Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da série. Porém, caso não tenha lido o primeiro volume, recomendo que pule a sinopse.
Título: Corte de Névoa e Fúria
Autora: Sarah J. Maas
Tradução: Mariana Kohnert
Livro #2 da série Corte de Espinhos e Rosas
Editora: Galera Record
Número de páginas: 658
Nessa continuação, a jovem humana que morreu nas garras de Amarantha, Feyre, assume seu lugar como Quebradora da Maldição e dona dos poderes de sete Grão-Feéricos. Seu coração, no entanto, permanece humano. Incapaz de esquecer o que sofreu para libertar o povo de Tamlin e o pacto firmado com Rhys, senhor da Corte Noturna. Mas, mesmo assim, ela se esforça para reconstruir o lar que criou na Corte Primaveril. Então por que é ao lado de Rhys que se sente mais plena? Peça-chave num jogo que desconhece, Feyre deve aprender rapidamente do que é capaz. Pois um antigo mal, muito pior que Amarantha, se agita no horizonte e ameaça o mundo de humanos e feéricos.
Há aproximadamente 500 anos, aconteceu uma guerra entre humanos e feéricos - seres mágicos de todos os tipos. Um Tratado foi assinado para que ela tivesse fim, e o mundo foi dividido. Os humanos ficaram com um território minúsculo em comparação com o dos feéricos, e foi erguida uma muralha utilizando magia para que um povo não pudesse mais se relacionar com o outro.
Perto dessa muralha, vive Feyre. A caçula de três irmãs, com um pai que nunca deixou de mancar depois de perder sua fortuna e ter sua perna quase destruída por um de seus credores. A garota fez uma promessa à mãe no leito de morte de que cuidaria de sua família e, aos 14 anos, quando acabou o último centavo que possuíam, tomou a decisão de caçar para que tivessem o que comer. Ninguém se propôs a ajudá-la.
Cinco anos depois, Feyre enfrenta o pior inverno até então. Precisa se arriscar muito perto da muralha em busca de caça, e um dia acaba se deparando com um enorme lobo. Ela o mata, com uma dúvida sobre se o animal seria um feérico, mas nem assim hesita devido ao ódio que tem por aquela raça em seu coração.
Algum tempo depois, uma besta invade sua casa e lhe diz que precisa pagar a vida que tirou - que era sim de um feérico, afinal - com sua própria vida. Em um momento de misericórdia, diz a ela que pode escolher entre ser morta imediatamente ou viver no reino feérico por toda a sua existência. E é assim que Feyre atravessa a muralha e vai morar em Prythian, onde descobre que o que os humanos sabem sobre os feéricos está muito longe da realidade. Esse é apenas o começo do primeiro livro da série.
Neste segundo volume, tudo muda drasticamente logo no início. Feyre é uma personagem forte, corajosa, que luta pelo que acredita ser certo, mas quando a história se reinicia só vemos uma sombra da garota que ela era. Depois dos acontecimentos finais do primeiro volume, não teria como ser diferente. Ela passa por uma transformação completa e se sente profundamente infeliz. Claro que durante a narrativa acaba se tornando mais forte ainda, as mocinhas dos livros da Sarah são sempre extraordinárias.
O livro tem bastante informação, a autora nos revela fatos essenciais de que eu nunca desconfiaria. E isso muda toda a nossa visão sobre a história, e transforma mocinhos em vilões e vilões em mocinhos. Mas o jeito como isso é feito se encaixa perfeitamente na trama, e a Sarah conseguiu me manipular completamente do jeito certo, e me fazer amar as pessoas que ela queria que eu amasse. E o melhor é que esse amor foi sendo construído aos poucos, as pessoas ganhavam meu coração ao mesmo tempo que ganhavam o da protagonista.
Sobre romance, preparem-se. Como em Trono de Vidro (minha série preferida da autora), ela não usa o recurso do triângulo amoroso (pelo menos não entre os protagonistas - mais um motivo para amar a narrativa dela), mas Feyre não se rende a um amor do início ao fim.
No decorrer do tempo, acaba percebendo que mudou tanto que seu coração quer algo diferente - alguém que consiga conpreendê-la profundamente e respeitar suas necessidades. E é claro que encontra a pessoa perfeita para ela: uma pessoa cheia de qualidades e defeitos, imperfeita, que reconhece suas falhas e é capaz de fazer qualquer coisa pelos que ama.
Esqueci rapidinho do amor que ela viveu no primeiro volume. Este novo amor me fez suspirar, me fez gargalhar, me fez temer pelo futuro do casal. O livro tem algumas cenas de sexo, mas até eu que normalmente me incomodo com elas não tive nenhum problema para ler. E quando eu digo que não tem um triângulo, não quero dizer que mais de uma pessoa não deseje a protagonista ao mesmo tempo, apenas que ela está bem certa do que quer.
O desfecho me surpreendeu bastante e quase partiu meu coração. Não acreditei que tudo aquilo estava acontecendo, mas confio muito nas escolhas da autora e tenho certeza que, mesmo que eu tenha que encarar muito sofrimento ainda, as coisas vão terminar bem. A Sarah sempre me envolve completamente com sua narrativa e me emociona de uma forma profunda. A previsão é de que a série tenha seis volumes, e que seja publicado um a cada ano. Agora é segurar a ansiedade para saber o que ainda acontecerá no decorrer desta história.
Olá
ResponderExcluirEu finalizei essa leitura ontem e mais uma vez me surpreendi muito com a escrita da autora. Sua resenha ficou ótima e consegui me identificar muito com suas considerações. Fiquei surpresa com esse desfecho, muito surpresa na verdade.. que venham os próximos ne..
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Essa série eu pretendo ler, mas ficará guardadinha em minha memória e em meu caderninho até estar completa. Sou muito ansiosa e depois de ler que o fim deixou você com o coração apertado aí é que não quero ler agora mesmo, mesmo estando muito curiosa. Beijos
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro, assim como todos os outros da autora. A série me chama muita atenção e o universo criado é muito curiosa e me deixa curiosa para saber mais e mais. Foi muito bom poder acompanhar um pouco sobre esse volume através da sua resenha e espero que eu possa ler em breve, pois estou certa de que a leitura será muito boa.
ResponderExcluirJU, o que mais me chamou a atenção foi "esquecer" o amor d primeiro livro e suspirar cm o segundo. Como assim??? hahahahaha
ResponderExcluirAinda não li nada da autora, mas acho que começarei po r esta série.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Olá
ResponderExcluirEssa já é a segunda resenhabquebconfiro sobrebo livro dois, mas a outra,ao contrário o da sua, tinha os Spoiles kkk. Eu estou muito curioso para ele essa série, pois a outra da autora não me chama tanto a atenção. Acho essas capas um arrasos. E pelo que vi na duas resenhas, esse livro é cheio de Riviera voltas não é? Mocinhos Vilões e Vilões Mocinho? Me encantou mais ainda. Até mais vê
Abçs
A cada resenha que leio dessa série, fico mais curiosa pra ler, haha.
ResponderExcluirO que mais me chamou atenção foi você ter dito que há interesse romântico na personagem principal, mas ela é decidida e sabe quem ela quer, muito diferente de muitas personagens por aí, né?
Ótima resenha!
Virando Amor
Oie!
ResponderExcluirNossa, esperar um ano pela continuação é crueldade rsrs Mas como é escrito pela Sarah, certeza que será um ótimo livro. Eu ainda não li esse segundo livro, mas será uma das minhas próximas leituras. Espero fazer isso em breve.
Bjks!
Histórias sem Fim
Olá Ju,
ResponderExcluirEstou louca para ler esses livros, mas eles parecem deixar o leitor tão ansioso pela continuação que não acho saudável para mim ler esse livro sem ter todos lançados.
Gostei muito de saber que a protagonista era forte no primeiro livro, mas que, nesse volume, é uma sombra do que foi. Acho isso bacana demais. Outro ponto que me agradou foi você ter esquecido do amor do primeiro volume com tanta facilidade. A Sarah parece ter trabalhado isso bem;
Vou deixar a dica anotada, mas não sei se vou ler logo rs.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Oi, td bem? Eu sou completamente apaixonada pela capa e a premissa desses livros embora ainda não os tenha lido. Mas uma coisa que vc disse vão fazer com que eu espere um pouco mais para iniciar a série pois seis livros e um por ano....meu coração não vai aguentar esperar quatro anos para concluir a série. Então é melhor esperar um pouco mais.
ResponderExcluirBj
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar dessa série, mas, mesmo tendo uma temática que tem fantasia no meio, eu fiquei bem curiosa. Primeiro, sem triângulos amorosos! Eu não acho nem um pouco necessário esses triângulos amorosos. Segundo, pelo romance ser desenvolvido aos poucos e não instantaneamente! Enfim! Depois disso e do que você ressaltou sobre a narrativa da autora, só me resta ler, não é mesmo? rs
Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Olá...
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Confesso que nunca tive taanto interesse assim por essa série, mas, ao ler sua resenha me animei bastante! Adoro livros em que o autor consegue surpreender o leitor, e isso é danado para deixar a tão temida ressaca literária, né?
Beijos
MEU DEUS DO CÉU! Você acredita que só agora eu notei que a autora é a mesma que da série Trono de Vidro? Só isso já bastaria para me convencer e eu querer, mas a sua resenha e o fato de ter uma personagem tão forte e tão corajosa, que enfrenta e vai atrás para poder cuidar de sua família cumprindo a promessa feita pela sua mãe... Nossa, realmente não conhecia a história, mas tenho certeza que irei amar e mal vejo a hora de ler! Obrigada por fazer uma resenha que mesmo quem não leu o anterior pudesse acompanhar <3
ResponderExcluirBeijos
www.brookebells.com
Olá Ju,
ResponderExcluirEu adorei o seu blog. E gostei demais da resenha, pois além de ser sincera você ressaltou alguns pontos sem dar Spoiler.
Eu estou muuuito interessada nessa série/trilogia? E como a autora é mesma mulher que arrancou o meu coração (E meu dinheiro)em Trono de Vidro, espero ler o mais rápido possível.
Sobre a escrita da autora, como pode ver eu já conheço e adoro. O modo como ela envolve o leitor é magnífico, adorei.
Beijoss, Enjoy Books
Oi Ju, tudo bem? Vou te confessar que não li a resenha inteira. Estou louca pra ler esse livro, então estou evitando ao máximo qualquer tipo de informação sobre ele. Espero que eu goste tanto quanto todas as outras pessoas que gostaram, já que nunca vi comentários negativos sobre ele. Abraços
ResponderExcluirFicamos tão tristes com esses acontecimentos inesperados em um final de um livro que gostamos não é? Mas sempre devemos confiar na autora, como você frizou. Gostei de como a autora desenvolveu o enredo e os personagens na continuação da série, isso é extremamente dificil.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu li o primeiro volume no ano passado e gostei, mas não ao ponto de querer continuar a série, tanto que não fiquei animada com esse volume, sabe? Mas lendo sua resenha fiquei feliz em ver que a autora deixou a continuação muito boa. No entanto, confesso que não tenho vontade de ler no momento.
Beijos :*
Olá =)
ResponderExcluirA capa e o nome desse livro são encantador.Eu nunca li nenhum livro desta autora, mas vontade não falta. Como assim esqueceu o primeiro amor (do primeiro livro) e suspirou com o segundo ? Haha' As vezes é acho ruim quando um casal nos conquista e depois eles termina, mas faz parte da vida. Então é bom saber que o segundo de fez suspirar. Beijos'
Nossa, seis volumes? Esses autores não cansam? hahahaha
ResponderExcluirQuero começar a ler, mas agora tomei um banho de água fria, pois pensei que seriam somente três.
Essa mudança na personalidade de Feyre deve ser interessante, e saber que ela não se envolve em um triângulo me deixa satisfeita, detesto triângulos.
Mas, novamente, seis livros? Não sei mais se lerei! rsss
Beijos
MEU DEUS, que livro gigante, 600 páginas, realmente ele deve ser muito bom, me lembrou um pouco a serie game of thorones, mas o livro não me chamou tanta atenção,, nao só pelo tema, mas pela quantidade de páginas e de livros na série, sinto que não conseguiria levar para frente
ResponderExcluirOi Ju,
ResponderExcluirConfesso que amo quando a autora nos conduz de uma ponta a outra pela sua narrativa. Gosto bastante da ideia do "parece mas não é", vilão que pode ser mocinho e vice versa, dá uma dinâmica legal a história. Ainda não li nenhum dos dois livros, na verdade Trono de Vidro está como prioridade de leitura dessa autora, mas espero gostar e me encantar com a escrita da autora, assim como você.
Bjim!
Tammy
Oi
ResponderExcluirApesar de não ter lido o primeiro livro da série, confesso que por não ter ficado tão interessada assim, arrisquei a leitura da sua resenha. Gostei muito das suas impressões e essa dualidade das personagens me chama atenção. Também fiquei querendo saber o que ocorre no final, que termina partindo seu coração. Espero que o próximo chegue logo às suas mãos.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias