quarta-feira, 19 de outubro de 2016

[Resenha - Galera Record] Confissões de um amigo imaginário

Postado por Ju às 11:00
Título: Confissões de um amigo imaginário
Autora: Michelle Cuevas
Tradução: Luisa Geisler
Editora: Galera Record
Número de páginas: 176

Jacques tem uma leve suspeita de que ninguém gosta dele. Professores o ignoram solenemente quando levanta a mão e até mesmo seus pais precisam ser lembrados de colocar um lugar à mesa para ele. Graças a Deus por Fleur, a irmã e companheira constante. Mas então Jacques descobre uma verdade devastadora: ele não é o irmão de Fleur; é seu amigo imaginário!



Jacques Papier é uma criança com uma vida normal. Tem sua irmã, com quem está sempre e que é sua companheira de aventuras, mora com seu pai e sua mãe, frequenta a escola e tudo. Tem sua cama, seu lugar à mesa… estaria tudo bem se não fosse por um detalhe: depois de 8 anos, Jacques descobre que não tinha realmente a vida normal que imaginou que tivesse. Na verdade, nem sabe se o que ele tem poderia ser chamado de vida: é um amigo imaginário, e nada mais. Jacques surta e isso o faz começar a ter experiências bem diferentes. 

Era raro, eu soube naquele instante, que algo de que você tinha se desfeito porque não percebia seu valor voltasse para você.

Crianças são mesmo incríveis, e a garotinha que conhecemos no início desse livro não foge à regra. Claro que ela sabe que Jacques não passa de um amigo imaginário mas, como ele não tem consciência disso, faz tudo o que está a seu alcance para ele se sentir real - mesmo porque, não é por ser fruto de sua imaginação que é menos real para ela.

A realidade está apenas nos olhos de quem vê.

A leitura fluiu muito bem e achei interessante acompanhar a vida de Jacques, que acaba descobrindo que tem um papel muito importante: ajudar as crianças a crescerem de forma saudável. Ele acaba se tornando amigo imaginário de várias - uma de cada vez, claro, até não ser mais necessário - e isso faz com que passe a se conhecer e se aceitar melhor também. E o protagonista não é o único amigo imaginário que conhecemos, ele acaba se relacionando com outros, o que achei bem legal.

Os capítulos são curtos, a letra de um ótimo tamanho, um pouco maior do que estou acostumada mas ideal para o público a que o livro é destinado. Várias pequenas ilustrações foram colocadas no decorrer do texto para complementá-lo.

É um livro infantil, então não foi uma leitura que teve muito impacto sobre mim, mas acredito que teria muito mais a dizer às crianças. A história ensina a valorizar o que se tem, a nunca deixar de sonhar, a fazer o bem a todos que podemos ajudar. E o final é bem fofo e perfeito para o enredo. Recomendo com certeza para o público alvo.

Eu só sou invisível se me sentir invisível, seja eu imaginário ou não.

19 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia o título, mas parece ser interessante, especialmente para o público jovem mesmo. De qualquer maneira, acho esse tipo de leitura muito válida, e não tenho dúvidas de que seja uma leitura fluida, ainda mais por capítulos curtos. Fiquei bem curiosa sobre as ilustrações <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Melllllll dellllssssss que premissa mais amorzinho. Li um livro no passado, que trazia um amigo imaginário como protagonista e adorei. Lendo sua resenha, mega me animei para conhecer este aqui, porque o autor deve ter uma sensibilidade bem afinada. Dica anotada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gente, que premissa mais encantadora. Eu ainda não conhecia o livro mas já fiquei curiosa para ler e acho que é um livro que vai além da idade, todos podem gostar e eu acho que a leitura deve ser muito gostosa. Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser incrível apesar de ter uma pegada mais infantil. O personagem principal descobrir que é um amigo imaginário deve o levar para uma aventura super legal e divertida. Adorei conhecer o livro.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai que enredo lindo. Adorei muito e fiquei curiosa para ler.
    Quando a pessoa acha que já leu de tudo vem esse protagonista imaginário. Apesar de ser um livro infantil, não me desanima. Muito pelo contrario, quero mais ainda ler, para saber como a literatura tem sido feita hoje em dia para nossos baixinhos.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gosto de as vezes ter uma leitura do gênero, nos deixa mais leves.
    Adorei a premissa da obra e os ensinamentos que ela propõe em nos passar e acredito que não sirva só para as crianças.
    Devemos valorizar o que temos e não desistirmos de nossos sonhos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro, mas achei bem girinho, ainda que seja mais dirigido as crianças...! Compreendo que não te tenha marcado de uma forma da profunda, mas e bom que passe essas mensagens essenciais a futuros adultos do nosso mundo! :)

    Que bom que o final foi ideal para a historia! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Adorei conhecer sua opinião!
    Quando vi esse livro dentre os lançamentos da Galera, fiquei muito interessada em ler, mesmo se tratando de um livro infantil. Sei que essa leitura não me causará impacto algum, mas, quero adquirir esse exemplar, para quando estiver precisando de uma leitura leve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. oie, eu gosto de vez em quando de ler livros infantis e esse acho que é um que eu gostaria de conhecer, é muito bacana essa história do amigo imaginário e da amizade entre as crianças.

    ResponderExcluir
  10. Que trama fofinha! Nunca tive amigos imaginários, ahahah, mas me interessei pela obra mesmo assim. Adoro leituras infantis, e pode ser que também não tenha tanto impacto pra mim, mas adoro esse tipo de leitura leve e fofa de vez em quando.
    Capa muito fofa, né? <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e que inusitado este enredo... E o amigo imaginário que surte em vez da guria! Muito bom! Já tinha me apaixonado pela capa,mas o enredo parece ótimo. Vou anotar sua dica, Ju!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, que diferente um livro narrado pelo amigo imaginário. Deve ser uma leitura interessante. Pelo que você relatou, ele parece ser bem leve, daqueles que guardamos para ler entre livros arrebatadores. Anotei a dica! Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Achei esse livro tão lindo! Me apaixonei pelos personagens, e também achei incrível acompanhar o Jacques em suas aventuras, apesar de ter achado a história toda bem triste. O final acabou comigo...haha' achei lindo, mas me emocionou muito.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Achei esse livro muito fofo!!!! Para as crianças, que são o público alvo da história, deve ser uma ótima dica.
    Gostei muito da ideia da autora e os personagens parecem ser muito fofos, principalmente o Jacques.
    Para os pequenos, eu amei esse livro só pela sua resenha, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/para-que-dividir-nunca-jamais.html

    ResponderExcluir
  15. Oi

    Nunca gostei de amigos imaginários, haha, mas esse me parece ser bem fofo e com uma história realmente acrescentadora~~ . Eu achei os detalhes da edição e a premissa bem legal, eu só não tenho mais vibe para livros juvenis. Mas a dica está anotada, quem sabe eu não me deparo com ele e o leia?

    beijos =)

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bem?
    Quem nunca teve um amigo imaginário na vida que atire a primeira pedra. Eu tive muitos. Rsrs. Achei uma história bem bacana para contar para os meus filhos. Adoro ler para eles.
    Dica anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e me apaixonei, o que já era meio que esperado, visto que eu amo esse gênero kkkk E é realmente uma leitura bem agradável, o Jacques é puro amor e acho que todos serão conquistados por ele

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ai, estou morrendo de curiosidade de ler esse livro, pois acho a sinopse interessante e a capa lindíssima.
    Gostei muito de ter lido sua resenha e fiquei feliz em conhecer a mensagem que o livro traz e como Jacques entende que ele é importante. Nunca tive amigo imaginário, mas deve ser uma experiência e tanto.
    Quero mais ontem.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!
    Não conhecia esse livro e me encantei logo de cara..já quero ler!!
    Deve ser angustiante vc ser "ignorado" por todos,quero saber mais sobre essa amizade de Jacques e Fleur ^^

    https://www.facebook.com/anne.c.viana/posts/10154226233028541?pnref=story

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo