sexta-feira, 21 de outubro de 2016

[Resenha - Bertrand Brasil] O evangelho de Loki

Postado por Ju às 11:00
Título: O evangelho de Loki
Autora: Joanne M. Harris
Tradução: Ananda Alves
Editora: Bertrand Brasil
(Grupo Editorial Record)
Número de páginas: 336
Skoob

A épica história de Loki, o Deus trapaceiro. Com sua notória reputação para trapaças e enganações, Loki é um deus nórdico sem igual. Nascido demônio, é visto com profundas suspeitas por seus companheiros deuses, que jamais o aceitarão como um deles; por conta disso, Loki promete se vingar. Mas enquanto o deus-demônio planeja a derrocada de Asgard e a humilhação dos seus opressores, poderes maiores conspiram contra os deuses e uma batalha é arquitetada para mudar o destino dos Mundos. Do recrutamento por Odin do reino do Caos, através dos anos como solucionador de problemas de Asgard, até a perda do seu posto no desenrolar para o Ragnarök, este é o Evangelho de Loki, a sua longa e curiosa versão da história — e se alguém disser o contrário, não acredite!

Este livro narra os acontecimentos da mitologia nórdica de uma forma diferente: do ponto de vista de Loki, considerado o trapaceiro. O protagonista conversa conosco durante toda a história, e a narrativa em primeira pessoa foi uma escolha mais que acertada, porque ele é extremamente cativante. Não tem como não torcer para o Loki, por mais que ele faça coisas com as quais não concordemos.

Ele conta que, no início, vivia no Caos. Era um demônio, filho de um relâmpago e de uma pilha de galhos secos. Sua forma original era a do Incêndio. Até que foi convocado por Odin, que lhe prometeu que seria considerado um deus e seu irmão (e sim, na história original da mitologia Loki é considerado irmão de Odin, e não de Thor, como retratado nos filmes), bastando apenas aceitar ser aquele que eventualmente desafiaria a Ordem em Asgard. Mas não foi bem assim que as coisas aconteceram.

Um Incêndio é difícil de controlar: volátil, imprevisível. Não estou criando desculpas nem nada, mas faz parte da minha natureza ser problemático.

Loki, antes de começar a trapacear, teve que encarar uma trapaça de Odin que garantiu que ele não tivesse como recusar sua proposta. A partir daí ele nos mostra como nunca teve o que foi prometido, como nunca foi considerado um dos deuses. Acompanhamos tudo o que ele passa, suas fases deprimentes e glamourosas, até uma espécie de fim do mundo - o Ragnarök.

Adorei essa leitura! O livro tem menos diálogos que o habitual, e isso normalmente me incomodaria, mas é tão gostoso ter o Loki falando com a gente que demorei a reparar nesse detalhe. Eu sempre queria mais, a narrativa é divertida e me conquistou facilmente.

O tamanho da fonte e o espaçamento permitem uma leitura confortável, as folhas são amarelas e o livro é dividido de uma maneira diferente: são quatro partes, cada uma delas divididas também em lições em que Loki nos expõe o que aprendeu desde que foi obrigado a assumir o Aspecto humano e habitar o corpo de um jovem com cabelos vermelhos - claro que ele não perdeu a capacidade de assumir seu Aspecto flamenjante quando necessário. Aliás, Loki era um metamorfo, e podia utilizar também outros Aspectos - outras formas.

Não esperem um final feliz, as coisas não terminam bem para basicamente ninguém. Também não existe exatamente um fim, não é como se todas as personagens não estivessem mais vivas após o Ragnarök, que é a destruição do mundo como existia para o renascimento de um mundo diferente no futuro - apenas precisam passar por mudanças, nem sempre agradáveis. Mas até nosso protagonista, que não tem um destino nada bom, mostra que não perdeu a esperança de ter uma existência melhor. Recomendo a leitura para quem curte mitologia e também para quem não sabe nada sobre o assunto e busca apenas uma leitura diferente.

23 comentários:

  1. Olá
    Eu adoro o Loki, preciso confessar. E é sempre bom poder conferir um novo enredo sobre esse personagem tão intrigante e conflituoso. Eu tinha visto esse livro em outro lugar, e estava ansiosa para conferir alguma resenha a respeito, por isso adorei ler seu texto e fico feliz que tenha curtido a leitura, porque me motivei bastante.. ahh, e não, realmente não espero um final feliz.. e amo mitologia <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Que capa mais linda! Amei a proposta apresentada e achei uma graça você comentar acerca da pouca presença de diálogo. Isso geralmente me incomoda, mas vou acreditar quando diz que não faz falta. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. A perdida aqui só se tocou de quem era o Loki quando você comenta sobre os filmes... Quando o assunto é mitologia nórdica eu sou bem por fora (na verdade nem os filmes acompanhei direito). Mas fiquei curiosa e com vontade de ler o livro por causa da sua resenha. Não era um livro que estava na minha lista, mas que acabei de colocar :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  4. Não conheço nada da mitologia que envolve os personagens e talvez, teria medo de me sentir perdida na leitura. Mas acredito que seria uma boa porta de entrada para me interessar mais pelo assunto. O fato de não terminar bem, já deixou meu coração apertado mas quero ler, mesmo assim.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não conheço muito da mitologia nórdica, mas obviamente já ouvi falar muito do Loki. Fiquei curiosa por saber mais, ainda mais no livro dele. É sempre bom ver a outra versão. Achei interessante ser em primeira pessoa e ele conversando com o leitor. Eu não sei se o fato de não ter muitos diálogos me incomodaria, geralmente sim, então fico um pouco receosa. :x Contudo, fiquei bem curiosa. Espero ter oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Adoro livros sobre mitologia, principalmente a nórdica. Este me interessou porque além disso é narrado pelo ponto de vista de Loki, o que acredito que tenha deixado a história ainda mais interessante.
    Gostei dos pontos que você ressaltou na resenha e principalmente saber que mesmo sendo todo errado, Loki consegue cativar o leitor.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Adoro mitologia em todos os sentidos, e principalmente a nórdica, não conhecia esse livro mas vou anotar a dica, pois é muito interessante saber mais sobre a vida do Loki e sua comunicação direta com o leitor.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Geralmente pouco diálogo também incomoda, mas dependendo do tema do livro e do personagem, é realmente bem gostoso saber mais sobre ele. Nunca li nada sobre mitologia, e Loki so conheço pelos filmes da marvel, adoraria saber um pouco mais sobre esse personagem nesse livro. Adorei a resenha
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ju. Acho muito interessante que a narrativa seja feita do ponto de vista do trapaceiro, porque aí conseguimos ter uma outra visão da história. Gosto muito quando é em primeira pessoa, sinto que nos aproximamos mais do narrador.
    Eu conheço pouco da mitologia nórdica e esse me pareceu um bom livro para começar, apesar de não ter um final feliz.
    Abraços.

    Papel, Palavra, Coração

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Fiquei bem curiosa para conferir como o personagem consegue conversar conosco e assim prender nossa atenção, sendo tão cativante.
    Confesso que a falta de diálogo é algo que me incomoda bastante, mas acho que como você talvez essa aproximação de Loki, ainda mais sendo tão divertido, talvez supriria essa falta.
    Adorei a resenha e já anotei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, primeiro quero dizer que apesar de Loki ser o vilão das histórias eu sempre gostei dele. Kkk. Acho que évo caso daqueles vilões que não decidimos se odiamos ou não.
    Achei interessante conhecer a história de Loki sobre ser irmão de Odin e com certeza quero ler esse livro como também indicar para meu noivo que vai adorar.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Este livro parece ser bem interessante. Li um livro recentemente que apresenta um pouquinho sobre a mitologia nórdica e fiquei bastante curiosa para saber mais a respeito. Deve ser interessante observar os acontecimentos do ponto de vista de Loki. Gostei muito da sua resenha. Fiquei bastante interessada na leitura deste livro. =]
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Adoro mitologia, mas devo admitir que não conheço muito sobre mitologia nórdica. Parece ser um bom livro para eu me inteirar.
    E adorei que o livro é contado através do ponto de vista de um personagem complexo, conhecido como trapaceiro, mas que é impossível não gostar.
    Gostei e vou conferir.

    ResponderExcluir
  14. Só conheço o Loki do Filme Thor, e fiquei com medo de ler esse livro e ele acabar se tornando mais cativando que o "cara bonzinho" hahaha Pelo que você falou, Loki parece ser o típico malandro bom de papo, que pode fazer o que quiser e convencer os outros que ele está certo. Fiquei curiosa para ver se é isso mesmo e claro, aprender mais um pouquinho sobre mitologia!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Confesso que não sou muito fã de mitologia, tanto que não leio e nem vejo histórias assim. Mas quando vi esse livro fiquei curiosa, pois achei interessante trazerem a história pela visão do personagem visto como trapaceiro. E agora lendo sua resenha fiquei animada, pois o Loki parece ser bacana mesmo e adoro leituras divertidas. Só um ponto que eu não gostaria muito é ter poucos diálogos. Enfim, gostei bastante da resenha e espero ler o livro um dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Eu gosto bastante da mitologia nórdica, apesar de não conhecer muita coisa sobre. Ainda não conhecia este livro, eu acho, mas gostei, principalmente por ele ser narrado pelo Loki, personagem do qual eu gosto bastante ♥ Ele parece ser um personagem muito divertido.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Loki já me encantou apenas com sua resenha, e percebi que ele consegue se tornar marcantes em suas narrações. Me interesso por livros com poucos diálogos, isso torna a história mais volúvel e surpreendente. Já vou correndo colocar este livro em minhas metas.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei muito interessante, pois sempre torci muito por Loki e sempre o achei um personagem bem construído e desenvolvido. Gostei de saber que ele conversa com o leitor ao longo do livro.
    Já tinha ouvido falar que Loki era irmão de Odin e, não, de Thor. Gostei da divisão que você falou que o livro tem e vou anotar a dica, com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  19. Também não gosto de livros com poucos diálogos, mas que bom saber que a narrativa compensa. Fiquei empolgada para conferir a obra, pois adoro a mitologia nórdica, mas sei pouco sobre ela. Fiquei empolgada também por ter Loki como principal.
    Beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Todos os personagens tem a sua versão da história. Seja o bom ou ruim. Conhecer como foi a vida de Loki deve ter sido divertido e emocionante principalmente para quem curti a mitologia nórdica. A sua resenha mostrou como a leitura é boa e como vale pena conhecer o lado desse vilão.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Olá, faz tempo que não leio um livro fantasia puxado para mitologia. Deve ser interessante conferir o lado do vilão, diferente do que estamos acostumados. Vou conferir! Ótima resenha, abraços

    ResponderExcluir
  22. Olá, O livro não me interessou muito, na verdade não conheço quase nada desses deuses, acho que só ouvi falar do Loki por causa de um filme, acho KKK, mas para quem gosta do tema parece ser um livro super legal,adoro livros que tem bastante narração e não tanto diálogos

    ResponderExcluir
  23. Oi, etudo bem?
    Eu gosto bastante de mitologia, e geralmente quando leio algo sobre é referente a mitologia grega, mas fiquei bastante curiosa quanto a obra e o fato de ainda não ter lido nada da mitologia nórdica ajudou nisso. Vou anotar a dica aqui e espero poder conferir a obra em breve haha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo