domingo, 20 de dezembro de 2015

[Resenha - Intrínseca] Cidades de Papel

Postado por Ju às 22:00
Título: Cidades de Papel
Autor: John Green
Tradução: Juliana Romeiro
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 368

Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma. Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte. Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.

Margo e Quentin são vizinhos desde os dois anos de idade. Quando crianças, estavam sempre juntos, até que um dia encontraram um homem morto encostado em um carvalho no parque. Foi o início do fim da amizade. Agora, em seu último ano no ensino médio, Margo é uma garota extremamente popular e Quentin, bem... ele é apenas mais um. Tem ótimos amigos, mas não possui um lugar importante na estrutura social do colégio. 

Nutre uma paixão platônica por Margo, e não parece que um dia terá oportunidade de transformá-la em algo real. Até que a garota, do nada, aparece na janela do seu quarto, dizendo que precisa que ele a ajude em um plano de vingança. Eles têm uma noite arriscada e emocionante e, na manhã seguinte, Q acredita que tudo será diferente - ou melhor, igual aos velhos tempos. Só que logo descobre que Margo desapareceu, aparentemente sem deixar rastros. Mas não é do feitio dela sumir sem deixar pistas (a garota já fugiu de casa algumas vezes) e ele mergulha numa investigação para encontrá-la.

Já li várias resenhas negativas desse livro, e peguei para ler com um pouco de receio. Não amei do jeito que amei A Culpa é das Estrelas, mas também não vi nada de realmente negativo nele. O final não foi o que eu queria, mas fez sentido e por isso tive que me conformar... rs... Embora a investigação de Quentin dure praticamente o livro inteiro, e ele demonstre muitas vezes estar completamente perdido, voltando aos lugares sem nem saber porque, achei isso normal, afinal, ele não é um investigador profissional. Sim, fica completamente obcecado para saber o que aconteceu, mas além de ser realmente apaixonado pela garota ele a conhece há muito tempo.

Achei os personagens bem construídos, tanto os principais quanto os secundários. Os amigos de Q não são perfeitos, mas mostram-se quase sempre dispostos a ajudar. Claro que às vezes se irritam e querem deixá-lo por sua conta, mas qual é o adolescente que nunca perde a paciência, principalmente se um amigo próximo passar a lhe dar bem menos atenção?

Cidades de Papel não tem nada de muito especial na diagramação, a não ser nas páginas iniciais e nas páginas que iniciam cada uma das três partes em que ele é dividido, que depois se dividem em capítulos. As páginas são amarelas, a fonte tem um tamanho bom e não encontrei erros. Nunca achei essa capa verdadeiramente bonita, mas gosto mais dela agora que sei que é muito significativa.

A leitura fluiu bem para mim, levei apenas algumas horas para terminar. Essa foi minha primeira leitura da Maratona Literária #ChristmasWithCreepy, que é composta por 5 desafios. Se eu cumprir três já me sentirei satisfeita, já que duvido que eu consiga ler algo nos dias 23, 24 e 25, e ela vai apenas do dia 20 ao dia 26 de dezembro. Amanhã inicio mais um livro!

10 comentários:

  1. Oi, oi! Tudo bem?

    Eu já li esse livro há um tempo e é um dos meus preferidos do autor. Eu não sei porque muita gente criticou a história. Eu adorei e achei a Margo completamente louca e misteriosa. Talvez seja isso que fez eu me apegar tanto a ela...

    Eu ainda não vi o filme porque tenho medo de não ser tão bom quanto foi a adaptação de "A culpa é das estrelas".

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Meus sais... Quanto John Green já encontrei essa semana... o pessoal ta empolgado mesmo com os livros dele...rsrs... Eu mesma nunca li nada, e nem curto muito o estilo, mesmo estando lendo muitos livros do gênero ultimamente, nada chegou a ser MARAVILHOSO, mas conseguiram me prender o que já é um grande feito para quem não gostava de ler era nada do estilo né?
    E sua resenha só reforçou um cadinho mais meu desinteresse pela obra resenhada. Já não me fazia a cabeça antes, depois de ler que não é lá a melhor coisa do mundo, tirou o restinho mínimo de interesse que poderia ter.
    Mas meu projeto 2016 é lutar contra minhas birras e dar um jeito de ler alguns autores que não escrevem coisas que gosto... John Green é um deles... espero poder mudar de opinião após conhecer seu trabalho.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Apesar de já ter assistido o filme e gostado não pretendo ler o livro, mas sua resenha está ótima!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Sempre tive receio de ler esse livro, por conta dessa investigação, penso que pode ser cansativo de ler. YA normalmente me dá uma preguiça, mas colocarei esse na lista. Gostei que vc ressaltou os pontos positivos do livro, não é sempre que isso acontece nas resenhas, geralmente as pessoas não gostam de um determinado ponto e descrevem o livro como ruim, sem ao menos citar o que ele tem de bom, parabéns. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ju.
    Eu até achei a premissa do livro interessante, mas por ser do autor eu fico com um pé atras de comprar e acabar me decepcionando igual já aconteceu com dois outros livros que li dele. Infelizmente até agora não consegui ver no autor o que dizem dele. Li ACEDE e Quem é você, Alasca e não gostei de nenhum dos dois. Mas que bom que você gostou, mesmo não tendo gostado tanto quanto de ACEDE e tomara que você consiga terminar a maratona hehe

    ResponderExcluir
  6. Eu também peguei esse livro para ler com receio devido aos comentários, a busca da Margo não achei tão tediosa quanto mencionam, o final faz sentido na medida do possível né? Q foi meio que um tapado na busca (ele não conhecia a Margo adolescente mais profundamente), mas a experiência dele com seus amigos pau para toda obra foi bela!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi li Cidades de papel no inicio do ano devido a muitas criticas negativas que havia lido , queria tirar minhas próprias conclusões , achei o livro bom apenas isso nada de extraordinário ou algo do tipo este endeusamento pelos livros do Green as vezes me irrita sabe ,o livro de fato é interessante com personagem bem construídos mais infelizmente não suprimiu minhas expectativas
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie tudo bom?
    Ai como tem gente que gosta desse livro? Simplesmente foi o pior livro do Green pra mim, mas né, gosto é gosto

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Eu nunca li nada desse autor, mas muitas pessoas que eu conheço amam ele e amam praticamente todos os livros dele, algo muito interessante nesses livro foi que eles acabaram chamando muitas pessoas para a pratica da leitura e isso é fantástico, eu particularmente não sei quando terei a oportunidade de ler algum livro dele, mas espero começar pelo mais famoso dele "A culpa é das estrelas". Beijos

    Blog - Leer Soñar Crear
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Cidades de Papel é um livro que não funcionou muito pra mim. Não consegui simpatizar com a Margo.
    Adorei sua resenha e espero que dê certo a maratona, pena que não vi antes, pois adoraria ter participado.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo