Título: Crise Financeira na Floresta
Autora: Ana Paula Hornos
(Selo Geraçãozinha)
Este livro de educação financeira para crianças ensina, de forma lúdica e divertida, a importância do trabalho, do poupar e investir, e o impacto das dívidas e do consumismo. Traz conceitos sobre empreendedorismo e trabalha valores como honestidade e ética. Indicado para crianças de 7 a 12 anos, esta história pode ser útil para qualquer um que queira entender como se forma uma crise financeira e seus impactos. É fundamental ensinar, desde cedo, valores de educação financeira às crianças para que se tornem adultos e cidadãos responsáveis, bem-sucedidos e éticos ao lidarem com o dinheiro.
Assim que vi o lançamento desse livro fiquei curiosa para conferir. Achei bem inovadora a ideia de ensinar educação financeira para as crianças com uma história de ficção. O início da biografia da Ana Paula diz que ela "é educadora financeira, palestrante, coach, autora e mãe". Não me espanta que tenha conseguido criar uma história de muita qualidade, que apresenta conceitos às vezes considerados complicados de forma extremamente simples e direta.
A autora mostra de forma bem lúdica como se ganha dinheiro e como devemos lidar com ele. Tudo começa com a famosa história da cigarra e da formiga, e a formiga está bem cansada de ter que trabalhar em dobro para emprestar folhas à cigarra. A cigarra, por sua vez, não tem a menor vontade de trabalhar e oferece sua viola em garantia do pagamento.
O que a formiga não sabe é que ela ofereceu o mesmo a vários outros animais... e quando um dos negócios da floresta passa por dificuldades e vai cobrar as dívidas dos clientes, tudo pode desmoronar quando os bichos descobrem que ninguém tem como pagar o que deve!
Como funciona um banco? Devemos emprestar dinheiro a todos que nos pedem? Quando precisamos de um empréstimo, podemos oferecer algo para garantir o pagamento a mais de uma pessoa? Essas e outras perguntas são respondidas, e o legal foi que a autora não deixou de lado o conceito de ética ao falar de dinheiro. Isso é muito importante na formação de pessoas responsáveis e honestas.
Li o livro bem rapidinho, ele não tem nem 30 páginas. É indicado para crianças de 7 a 12 anos e, além da Ana Paula ter inserido vários conceitos importantes no meio da narrativa, foi incluído um encarte que dá mais detalhes sobre eles e apresenta reflexões e lições transmitidas pelo livro. Adorei tanto o texto quanto as ilustrações, todas bem coloridas, que deixaram tudo mais divertido. Vocês podem conferir aqui um trecho do livro, pela parte disponibilizada dá para ter uma ideia da qualidade do trabalho. É uma obra que recomendo bastante!
Olá Ju,que iniciativa bacana. Realmente a autora foi bem criativa em usar elementos de fábula para explicar às crianças como cuidar bem de suas finanças. Ótima indicação.
ResponderExcluirBeijos Beto
blogcoisastriviais.blogspot.com
Own gente que fofura!!! toda vez que vejo um livro infantil eu penso no meu filho, ainda tem 2 anos mas já tem uma pequena grande coleção de livros kkk compro vários pra ele, mesmo os que são como esse, indicados para crianças maiores, eu compro e guardo, se bem que de vez em quando eu sento com ele e leio esses também, adorei!1 com certeza vou comprar na minha próxima compra de livros =D
ResponderExcluirQue bom seria se esse tipo de livro fosse usado em todas as escolas, a educação no Brasil carece muito de matérias para "vida".
ResponderExcluirAdorei.
bjs
poyozodance.blogspot.com.br
Olha eu como já sou bem grandinha não sou muito chegada nesse livro não, mas eu espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura para os meus sobrinhos, porque com certeza eles iriam gostar. É uma boa indicação. Eu gosto de livros assim também, porque estimula a criança a ler. Enfim...Eu gostei muito da estória e trás uma lição bastante valiosa =]
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/luz-camera-e-acao-12.html
Gente que sensacional!
ResponderExcluirPrecisamos mesmo começar a ensinar essas coisas para os pequenos e nos livrarmos dessa mentalidade onde dependemos sempre de um empregador.
Já me convidaram para dar aula de empreendedorismo, mas acabei não aceitando a oferta porque achei que a escola só queria cobrir tempo vago e não estava levando a ideia a sério. Vou indicar esse livro para todos os meus alunos.
beijos
diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br
Eu adoro livros infantis, sempre que tenho um tempinho leio algum. Esse eu não conhecia, mas achei genial. É preciso explicar como funciona o dinheirinho desde cedo. E muitas vezes os pais acabam não dando importância pra esse assunto, ou não sabem explicar de uma maneira que a criança entenda. E a escritora tem um belo currículo. Adorei a dica.
ResponderExcluir;D
Profissão: Leitora
Uau, que livro legal!
ResponderExcluirCom certeza eu vou levar esse livro pra sala de aula!! Os alunos entendem e gostam muito mais com livros e quaisquer material de apoio diferente!!!
Parabéns pela resenha e pela dica!!!
Bjs
Oiii!!
ResponderExcluirJu, eu trabalho em uma assessoria de imprensa e cuidamos de um grupo de colégios particulares. Lá eles tem um programa onde um determinado grupo tem aulas financeiras e até mesmo problemas de homens contemporâneos, onde eles ensinam as crianças a resolver alguns problemas. EU acho isso bem legal, porque é bom ensinar desde cedo (se não vão ter varias Ana Paulas por ai comprando livros adoidados)
Vou usar a dica desse livro para atualizar as redes dos colégios. Adorei!!
Beijinhos
Olá!!!
ResponderExcluirNo momento atual do país este livro é perfeito para mostrar as crianças como lidar com dinheiro e faze-los entender que mesmo querendo não é uma boa hora para gastar com supérfluos. Minha filha de tanto falar que estamos em tempos difíceis ela tem analisado custo benefício das coisas.
Abraços
Carla Fernanda
Ideia incrível a do livro!
ResponderExcluirÉ muito importante ensinar desde cedo a importância do dinheiro e como gerir ele, para que a molecada não fique achando que o dinheiro do papai e da mamãe caem do céu, como a maioria acredita hoje em dia.
Amei a resenha e a dica do livro, não tenho filhos ainda, mas adorei saber que existem autores engajados em auxiliar os papais aí que precisam educar seus filhos.
Raíssa Nantes
Oi Ju, quase solicitei esse livro para resenha, mas acabei desistindo por estar muito enrolada com as leituras de parceria. Acho muito legal a autora já abordar essa relação de responsabilidade financeira com as crianças. Com certeza essa é uma ótima dica de leitura para se ter em casa.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Olá Ju! Que máximo esse livro, gostei bastante da ideia dele! Temos que ensinar os pequeninos mesmo como a lidar com o dinheiro, e a forma lúdica é a melhor maneira! imagina que coisas positivas isso trará para eles. Amei mesmo! Beijos!
ResponderExcluirhttp://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/
Quando vi uma postagem com lançamentos, esse livro me chamou a atenção pois acho importante falar sobre dinheiro e sua importancia desde cedo.
ResponderExcluirFiquei contente ao ler a resenha e ver que a autora conseguiu uma forma ludica e cheia de mensagem para o público alvo do livro. Mais ainda em ver que o livro aborda a questão da ética - já que além de entender como funciona as questões financeiras, é preciso ser honesto!
Adorei saber mais sobre o livro e ele com certeza vai estar entre os presentes no natal!!!!
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Adorei o livro.
ResponderExcluirMuito importante ensinarmos a educação financeira desde cedo e esse livro tratou de forma lúdica e atrativa para as crianças.
Adorei a dica e vou indicar para meus priminhos;
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oi, Ju! Também li este livro e gostei muito da forma como a autora trabalho o tema, deixando-o bem leve e claro para que as crianças compreendam o quão é importante gastar o dinheiro de forma adequada.
ResponderExcluirBeijos da Fê
As Catarina´s
Ju,
ResponderExcluirMesmo tendo 22 anos, eu preciso ler esse livro, sabe? Eu sou mega consumista e acabo não conseguindo não tendo muito exido na minha situação financeira. Adorei a prática de ensinar crianças, pra elas já saberem o quão é importante economizar ou até então saber tudo sobre a crise que passamos. Parabéns pela ideia da autora.
Bjs
♡ Amantes da Leitura