terça-feira, 22 de dezembro de 2015

[Resenha - Novo Conceito] Ame o que é seu

Postado por Ju às 23:30
Título: Ame o que é seu
Autora: Emily Giffin
Tradução: Elenice Barbosa de Araújo
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 312

O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito - ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto um desperta o melhor do outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, aquele que partiu seu coração sem se explicar, aquele que ela não conseguiu esquecer. Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse.

Ellen é casada com Andy, o irmão de sua melhor amiga desde a faculdade, há quase um ano. Ele é aparentemente o homem perfeito, amigo e companheiro. Ellen sabe que o ama, e ama também a família que se tornou sua depois do casamento. Mas não sente aquele tipo de paixão arrebatadora por ele, o tipo de paixão que sentia por seu ex-namorado, Leo. Atravessando uma rua, ela dá de cara com o ex. Pouco tempo depois, seu telefone toca: ele quer saber se era mesmo ela. Os dois se encontram, e assim começa a confusão de sentimentos da protagonista.

Esta foi minha segunda leitura da Maratona Literária #ChristmasWithCreepy, e passei o tempo todo em uma relação de amor e ódio com o livro. Amor, porque ele é muito bem escrito, fiquei extremamente curiosa e ansiosa para saber quem a Ellen escolheria. E não só isso, os homens em questão lhe proporcionariam vidas completamente diferentes, e isso aumentou ainda mais minha ansiedade pelo desfecho. A parte do ódio se deveu exatamente ao triângulo amoroso formado, já que odeio esse recurso com todas as minhas forças. E o que mais me irrita nisso é o fato da indecisão dos personagens mesmo, tenho muita dificuldade de acreditar no amor de um casal quando um dos componentes dele demonstra tanta dúvida. Não foi diferente com esse livro.

Confesso que acreditei mais no amor da Ellen e do Leo que da Ellen e do Andy, mas não o suficiente para tomar algum partido. Fora que ainda tinha o dilema de se ela trairia ou não o marido, e traição é outra coisa que me tira do sério. Em compensação, adorei alguns personagens secundários. A irmã da protagonista, Suzanne, foi alguém que me surpreendeu bastante, não dava nada por ela no início, mas acabou tendo uma participação essencial no enredo. O pessoal que trabalha com a Ellen também é muito legal. Infelizmente, a Margot, irmã do Andy, foi meio que uma decepção, me pareceu muito superficial e não consegui ver a amizade forte que supostamente teria com a Ellen.

O livro nos faz refletir sobre o que é importante em nossas vidas. Até quando conseguimos abrir mão de algo por alguém? E até quando isso é saudável? Não seria melhor pensar em um meio-termo, uma saída que permitisse a felicidade das duas pessoas, mesmo que não fosse a coisa ideal a ser feita?

Até consegui entender a Ellen um pouco, porque a vida dela passa por uma reviravolta praticamente completa bem de repente. Isso fez com que minha leitura ficasse mais fluida. Não amei, mas gostei. Acho mais bonita a outra capa que a editora lançou para esse livro, mas essa ao menos combina com vários outros livros da autora. Não entendia a presença dessa câmera em destaque na imagem, mas como agora sei que a protagonista é fotógrafa ela começou a fazer sentido. A diagramação tem detalhes delicados, com flores no início e no fim dos capítulos. Não encontrei erros de revisão.

21 comentários:

  1. Que capa mais fofa é essa?
    Eu não conhecia o livro e por isso achei a capa linda, mas vou procurar as outras pra decidir kkk
    Pela tua resenha eu gostei bastante da história, não sei se morreria de raiva ou se gostaria, provavelmente os dois. Fiquei curiosa para saber os detalhes da história

    ResponderExcluir
  2. A capa é muito fofinha. Mas não gosto de romances e são poucos os que me chamam a atenção. Acho que esswa de triângulo amorosos estão meio clichês já...
    Fica para uma próxima dica!
    Beijos
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Olá, até tenho um livro dessa autora mas ainda não o li. Eu gosto de romances e talvez dê uma chance para esse livro, não me incomodo muito com triângulos amorosos. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  4. que resenha linda a sua! fiquei com muita vontade de ler esse livro. Novo conceito sempre arrasa


    Adorei seu blog e segui :3 Poderia dar uma olhadinha no meu?

    Beijos da Maidy!
    http://www.dearmaidy.com.br/

    ResponderExcluir
  5. eu tenho, mas ainda não li, os livros da Emily me deixam incomodada em alguns pontos, pensativa em outros, preciso ler quando estou preparada para tais sensações
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiie Ju,

    Como você também não gosto dessa estória de traição e triângulo amoroso. Sabe, adoro quanto alguns personagens secundários tem um papel importante e acaba também nos conquistando. Fiquei com pena da Ellen, deve ter ficado numa sinuca de bico, porque o amor é tão complicado, né? É tão difícil a gente dá ter certeza de algo, ainda mais com a pessoa que a gente quer passar o resto da vida.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Poxa, eu não consigo gostar dos livros dessa autora. Esse foi o meu segundo, mas odiei tanto quanto o primeiro. Acho a escrita dela tão cansativa *-* Fico feliz que você tenha gostado mais do que eu.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/12/o-ultimo-dos-canalhas.html

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Muito legal a tua resenha. Adorei.
    Em geral eu me irrito com triângulo amoroso sabe?
    Não sei porque mas eu não gosto não.
    Mas de qualquer tua resenha mostra uma leitura leve e gostosa. Não focada só no triângulo em si. Aí é legal.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Ainda não li esse livro e fiquei curiosa com a trama, mas concordo com avocê, triângulo amoroso já deu, né? Até concordo que em algumas tramas aficam bem interessantes, mas é algo tão batido, que torna-se cansativo.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Já li este livro tem um tempinho e sua resenha me fez lembrar alguns detalhes que havia esquecido. Ele nos propõem questões para refletir e passar a lindo o que é importante na vida. Gostei bastante do livro e da escrita da autora.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Oiee,
    Li este livro em 2012 e lembro muito pouco a respeito da ttrama e nem sequer me lembro se ela ficou ou não com o Leo. Quando fiz a leitura estava me iniciando nesse mundo literário por isso nem soube julgar o livro de forma correta.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  12. Amo Giffin

    Mas esse é o livro que menos gosto dela.
    Acho que ela cresceu muito como escritora.
    Senti o mesmo que você ao ler esse livro.
    Quer uma dica? Leia Questões do Coração. Lindo e sensível.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Eu só li um livro dessa autora até hoje, mas também fiquei nessa de amor e ódio... Acho que por isso eu acabei não lendo mais nada dela.

    Feliz Natal!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Eu entendo perfeitamente o seu sentimento, faz tempo eu li um livro dessa autora e fiquei impressionada com a escrita dela. E não foi só isso, ela parece entender muito bem o comportamento humano. Cheguei a pensar que ela fosse psicóloga, ou alguém da área, pois seu texto é muito real, os sentimentos dos personagens são muito reais. Esse eu ainda não li, o triângulo amoroso não me incomoda, mas a traição sim, eu não aceito. Só por causa da qualidade da autora, eu não vejo a hora de ler todos os seus livros. Adorei sua resenha!
    Vim aqui especialmente desejar um Feliz Natal!!! Que toda a magia envolva seu lar e traga muitas bênçãos, alegria, saúde e amor!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amiga dei esse livro uma vez de presente para minha mãe e assim que iniciou a leitura ela disse que parecia ser uma estória muito bonita, mas ela achou a escrita da autora um pouco cansativa por causa das descrições e tudo mais. Isso sinceramente também me cansa, mas eu ainda não o li não. Agora lendo a sua resenha vou ver se leio, não sei quando, até porque tenho outros livros da autora aqui também, mas tenho um pouco de receio por ser massante. Mas vamos ver, quem sabe lendo me agrade né? Minha mÃe teve um ponto de vista e eu posso ter outra. Eu gostei bastante de tudo que você falou sobre o livro sinceramente. Acho que vou gostar, ainda mais porque nos faz refletir sobre nós mesmos e sobre a pessoa próxima a nós =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-star-wars-estrelas-perdidas-e-o.html

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Não curti muito a leitura desse livro, não gosto quando tem tanto drama nos casais, mas ainda vou procurar ler outros da autora.

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler algo da autora... mas acho que não começaria por esse, pois também não curto muito triângulo amoroso... e eu acho que a traição começa quando pensamos em alguma outra pessoa quando estamos em um relacionamento... e isso já me irrita muito.

    Mas que bom que mesmo com esses problemas, foi uma leitura fluída de se fazer, e com alguns personagens bem construídos.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  18. Olá Ju! Então, eu sou um pouco traumatizada com o livro da Emily, li Uma Prova de Amor e fiquei muito entediada com a leitura, a protagonista é muito irritante. A premissa desse livro é bem legal, fiquei interessada, espero que passe o trauma. beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Procurei a outra capa e, concordo, é mais bonita kkkkk esse tipo de livro é bem minha cara, pra ler num sábado inteiro sabe. Acho que vou marcá-lo para um tempinho livre no ano que vem!
    bjssss

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Até gostei da proposta do livro, mas ultimamente estou detestando tanto triangulos amorosos, que não consigo pegar nenhum livro assim, eu fico meio com o sentimento "você não ama nenhum dos dois, pois se amasse não tinha dúvidas".
    Mas, só posso falar isso do livro se eu ler né; :P

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju, gosto muito da autora, mas este eu ainda não li. É uma decisão meio difícil, mas acho que estarmos bem deve vim em primeiro lugar, pois do contrário não conseguimos fazer ninguém feliz.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo