Título: A Menina da Neve
Autora: Eowyn Ivey
Tradução: Paulo Polzonoff Junior
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 352
Alasca, 1920: Um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando um do outro cada vez mais ele, no duro trabalho da fazenda, ela, se perdendo na solidão e no desespero. Em um dos raros momentos juntos durante a primeira nevasca da temporada, eles fazem uma criança de neve. Na manhã seguinte, ela simplesmente desaparece. Jack e Mabel avistam uma menina loira correndo por entre as árvores, mas a criança não é comum. Ela caça com uma raposa-vermelha ao lado e, de alguma forma, consegue sobreviver sozinha no rigoroso inverno do Alasca. Enquanto o casal se esforça para entendê-la, uma criança que poderia ter saído das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se ela fosse filha deles. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam ser, e o que aprendem sobre essa misteriosa menina vai transformar a vida de todos eles.
Jack e Mabel são casados e têm quase 50 anos. Não têm filhos, mas não por sua vontade, chegaram a perder um recém-nascido. A vida perto da família, com tantas crianças ao redor, acabou tornando-se insuportável para eles, e decidiram se mudar para o Alasca, um lugar que o governo tentava povoar e para isso oferecia incentivos. Só que a vida naquele local se mostrou bem complicada. As terras que eles precisavam cultivar estavam longe de ter as condições ideais para isso, e Jack não tinha mais a juventude necessária para lidar com ela, e nem ninguém para ajudá-lo.
Os dois acabaram se distanciando devido às dificuldades. Até que, na primeira nevasca, começam repentinamente uma brincadeira na neve. Decidem fazer um boneco, e depois o transformam em uma menininha, colocando inclusive um cachecol e luvas de Mabel para complementar sua obra. Só que, pouco tempo depois, percebem que o boneco derreteu e que as peças de roupa sumiram. Não demora para que comecem a ver uma garotinha perto de sua casa usando as coisas desaparecidas... mas quem é ela e porque corre desprotegida pela neve?
A Menina da Neve foi uma leitura bem diferente do que eu esperava. Achei que o livro fosse ser sobre o casal e a menininha, e que o mistério sobre o que ela era e de onde vinha seria o foco da história. Me enganei. Para falar a verdade, as coisas não são esclarecidas com todas as letras em nenhum momento, embora eu tenha chegado às minhas conclusões. O enredo engloba um período de vários anos.
Achei a narrativa lenta, mas isso é algo que o livro pede. Combinou perfeitamente com o tipo de vida que os protagonistas levam, ditada pelas estações do ano. Em um lugar com um inverno tão rigoroso, só lhes resta torcer para que o resultado do trabalho das outras estações consiga mantê-los vivos até a próxima primavera.
Os personagens, aliás, foram muito bem trabalhados. Não só os principais como também os secundários, uma família bem inusitada e divertida que mora do outro lado do rio, formada por pessoas simples e generosas que acabam tornando os dias do casal bem mais interessantes.
As páginas são amarelas, a letra tem um tamanho confortável e a diagramação está muito linda. Amei a capa, além de ser maravilhosa tem tudo a ver com a história. Teve uma coisa que me incomodou no início, mas depois me acostumei. Sempre que a menina aparece, não há travessões nos diálogos, as falas de cada um são colocadas apenas em linhas diferentes.
É um livro que faz refletir bastante, principalmente a respeito de até quando vai a liberdade individual de cada um. Essa história exemplifica perfeitamente para mim o fato de que o ser humano confunde muito amor com posse. Mas alguns personagens amadurecem bastante e aprendem a aceitar o outro como ele é. Só que mesmo assim as convenções sociais acabam mudando destinos e trazendo desfechos nem sempre felizes. Foi uma leitura que valeu a pena, apesar das ressalvas.
Eu fiquei bem curiosa com a divulgação desse livro, e achei a capa linda. Mas comecei a ler e não rolou para mim. Acho que eu não estava no momento certo para ler algo diferente ou sei lá. Então uma das colunistas do blog irá fazer a resenha...
ResponderExcluirAchei essa coisa das falas do personagem só estar em linha diferente meio estranha. Não que isso seja um grande erro e tal, mas para quem tá acostumado a ler e vem isso de forma diferente confunde um pouco e dá uma quebrada na leitura...
Mesmo assim, que bom que apesar das ressalvas você considerou a leitura boa. Acho que isso é o que importa :)
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Oi, flor… Gostei de saber que, embora lenta, a narrativa combina com o ritmo da vida dos personagens. Pode parecer boba, mas esse tipo de característica demonstra alta maturidade na escrita da autora. Poucos conseguem atribuir o ritmo da narrativa em equilíbrio aos acontecimentos narrados. Já conheço a história do livro por meio de outras resenhas, mas gostei de saber que suas impressões sobre o enredo também foram positivas. Quero logo conhecer obra.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oiee ^^
ResponderExcluirLi ontem uma resenha desse livro que me fez colocá-lo no topo da listinha de desejados. A blogueira falou tão bem dos personagens, enredo e etc que eu não tive dúvidas de que precisava lê-lo. É uma pena que o livro não tenha sido tudo isso para você, confesso que, saber que a leitura é um pouco cansativa me desanimou um pouco :/
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oie!
ResponderExcluirEu fiz a leitura desse livro no sábado, e gostei muito do que eu encontrei na trama. Confesso que não gostei de alguns detalhes da última parte da trama, mas no todo, gostei muito da história. Muito emocionante e delicada.
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Tenho lido diversas resenhas dessa obra, e a cada uma delas minha vontade de ler o livro só aumenta. Achei a história linda e adorei todo esse ar de mistério que a autora deu a trama.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Ai ju...Sua resenha foi uma tortura!!!!! Esse livro tá na meta de 2015 e eu não consegui ler aindaaaa. Nem devo conseguir. E esse post some joga na cara o que tô perdendo.. nem que eu tenha que ler em plena virada de ano eu pego esse livro. Amei sua escrita!
ResponderExcluirBjsss
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br
Oi Ju, tudo bem???
ResponderExcluirBom eu acho a capa desse livro linda, mas confesso que não pretendo ler o livro... achei interessante a coisa do casal... fazer um boneco de neve e ele virar uma menininha... mas fiquei com essa interrogação do porque isso aconteceu e o que se enconde por trás deste fato, mas pelo que percebi isso não foi bem explicado e não foi o foco... infelizmente, porque acredito que queria saber dessas informações, já que o inicio do livro deu ênfase para isso... Xero!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirtoda vez que vou na livraria fico babando por conta dessa capa, acho ela linda. A história parece ser bem bonitinha, talvez eu leia um dia. Gostei do que vc falou no final, sobre o limite d a liberdade individual e quando o amor vira posse. Gostei, bjus!!!
http://www.lendoaestante.blogspot.com/
Oii Ju,
ResponderExcluireu já li várias resenhas sobre esse livro, e como você disse, achei que fosse sobre o casal e a menina, mas pelo visto me enganei também. Acho essencial quando os personagens são bem explorados, e isso me deu vontade de ler, a maioria das resenhas realmente giram em torno do garotinha, eu não tinha noção disso. E legal que o livro trás um ensinamento, já queria ler antes, quero ler mais agora!
Bjinhos
Que história diferente, realmente me chamou a atenção. Eu acredito que a história não tenha obrigatoriamente que explicar tudo, às vezes partes em aberto dão um toque bem sofisticado.
ResponderExcluirÓtimo texto
Beto
blogcoisastriviais.blogspot.com
Oi
ResponderExcluirEu já tinha visto esse livro por aí E li uma resenha dele. Mas pela resenha que li a boneca parecia um mistério Ou fantasma. E a impressão Que tive era que tudo se focava nisso. Mas penso tua resenha eu vejo que me enganei feio.
Não tinha me interessado pela obra até então. Agora fiquei bem curiosa!
Parabéns pela resenha.
Bjs
Hey!
ResponderExcluirParece ter uma história bem diferente e, ao meu ver, o ritmo lento parece ter sido usado pela autora para passar a sensação de uma vida na neve, bem pacata.
Beijos.
http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirApesar das ressalvas feitas, sinto vontade de ler o livro. Acho que não é uma leitura para agora, pois algo lento - mesmo que seja o que a trama peça - não é o que preciso. Estou em busca de algo mais veloz e implacável.
O que me agradou foi saber das reflexões que o livro traz. Acredito que ainda não tenha lido algo que gere esse tipo de reflexão.
Adorei a resenha.
Beijos
Bru
Um Oceano de Histórias
Toda vez que eu vejo a resenha desse livro eu quero e muito ler esse livro. Ele é simplesmente emocionante a história. Não tem como não sei apaixonar. Acho que vou chorar horrores ao ler esse livro!
ResponderExcluirVou já separar a caixinha de papel!!!!
Sua Resenha foi o máximo!