Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Tradução: Regina de Barros Carvalho
Ilustrações: Dave McKean
Editora: Rocco
(Selo Rocco Jovens Leitores)
Número de páginas: 160
Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Nele, Gaiman encara pela primeira vez o desafio de escrever fantasias assustadoras para as crianças e vai além dos tradicionais dragões, príncipes encantados, frágeis princesas ou gigantes padronizados que habitam esse universo, criando uma personagem com a qual as crianças podem facilmente se identificar. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.
Sempre tive vontade de ler algo do Neil Gaiman, mas achei que estaria mais segura lendo um livro juvenil... bem, é verdade que ele não me deixou completamente aterrorizada, mas garanto que me deu bons sustos. Como eu já disse várias vezes por aqui, sou uma das pessoas mais medrosas do mundo... rs...
Coraline se mudou com os pais para uma casa bem antiga, que foi dividida em apartamentos para que pudesse abrigar algumas famílias. A maior parte das portas, ao serem abertas, revelam um outro cômodo, ou uma saída para a rua. Mas não uma delas. Ao descobri-la trancada, a garota questiona a mãe sobre onde vai dar, já que tem um instinto explorador muito forte. A mãe pega uma chave bem antiga e mostra a Coraline que atrás daquela porta está uma parede de tijolos, que foi colocada ali para separar o apartamento deles do vizinho.
Só que um dia, ao ficar sozinha em casa, a menina ouve alguns ruídos estranhos e decide dar uma nova olhada atrás da porta... qual não é sua surpresa quando encontra um longo corredor escuro, que acaba levando-a para uma espécie de realidade paralela, onde estão presentes seus pais e seus vizinhos - em versões bem diferentes e bizarras.
Coraline é uma protagonista muito interessante. É extremamente curiosa e esperta, e mesmo nos momentos mais difíceis não desiste de ajudar quem precisa dela. Se eu me deparasse com o mundo com que ela se deparou, provavelmente sairia correndo e gritando... mas a garota enfrenta seu medo e mostra toda sua coragem ao tentar conseguir um final feliz para quase todos (claro que vilões não estão incluídos).
O livro tem ilustrações e são muito bem feitas, várias delas assustadoras (pelo menos para mim). Retratam bem as personagens que conhecemos no decorrer do enredo. Na história, está presente um gato preto, que tem um papel muito importante, e isso me fez gostar ainda mais de acompanhar os acontecimentos - e também me fez sentir uma enorme simpatia pelo autor, que escolheu logo um gato preto, o que é mais discriminado, para ser um companheiro essencial da protagonista.
Foi uma leitura rápida, que me deixou curiosa para conhecer outros livros do Neil Gaiman. E já tenho mais um filme na fila para ser assistido, já que Coraline também foi adaptado, como O Lado Bom da Vida, que foi resenhado ontem. Já leram? Já assistiram? Me contem o que acharam. :)
Olá :)
ResponderExcluirO livro mais é ótimo né? Confesso que a animação me deixou com um pouquinho de medo rsrs
Beijão,
http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/
Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas sempre gostei muito do filme, tanto que é por ele que conheci o livro :3
ResponderExcluirJá vi outras resenhas desse livro em outros blogs, acho que se eu pegar este livro para ler, vou acabar lendo em um dia kkk
Bjs,
Túlio.
Olá, Ju.
ResponderExcluirEu li só um livro do autor até a gora e infelizmente eu não consegui ver o autor que todos falam. Achei o livro chato e confuso. Aconteceu igual ao John Green hehe. Mas ainda quero dar outra chance ao autor e esse será o livro escolhido. Eu já vi fotos de algumas ilustrações que você citou e fiquei muito interessada nessa história. Espero que ele me agrade.
Olá Ju!
ResponderExcluirTambém morro de vontade de ler algo Neil Gaiman, todo mundo ama o autor! E acho que eu ia gostar bastante de Coraline, amo obras sombrias e que dão sustos nos leitores! Ótima resenha, parabéns!
Beijos!
Visite o Mademoiselle Loves Books!
http://www.mademoisellelovesbooks.com
Oi Ju, adorei o blog e sua resenha...
ResponderExcluirAdoro o enredo de Coraline, sou super apaixonada pela adaptação...já li a HQ da Graphic Novel, mas nunca encontro o livro original para comprar.
Beijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
Oie, Ju! Bom, essa é segunda resenha que leio a respeito do livro e como sou um pouco medrosa creio que seria uma leitura boa para se fazer. Gosto quando tem ilustrações, mas sei que ficarei como vc, assustada, rs.
ResponderExcluirGostei da resenha e espero conhecer a escrita do autor um dia
Beijos da Fê
As Catarina´s
Olá, esse livro parece ser uma graça! Eu já assisti ao filme e é um dos meus preferidos, eu sou apaixonada pela animação. Acredito que esse livro iria me cativar também, eu amei a sua resenha!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Olá!
ResponderExcluirQuero bastante ler algo do Neil Gaiman, já tenho uns dois livros dele no meu Kindle, mas ainda não tive vontade de ler. Coraline me pareceu ser bem intrigante, eu gosto disso.
Abraços, Heitor Botti
shakedepalavras.blogspot.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirQuero ler algo do Neil Gaiman já tem um tempo. Coraline é um livro que me atrai bastante para começar, porque é um livro que só vejo elogios. E também porque gosto muito de livros mais sombrios e assustadores.
Beijos,
Andy!
Só li João e Maria escrito pelo Neil Gaiman e foi bem curtinho. Conheço a história de Coraline pelo filme e realmente acho que é assustador, eu também sairia correndo e gritando, rs... Contudo quero muito ler o livro e ver as ilustrações, imagino que esteja muito interessante.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Oiie Ju,
ResponderExcluirTambém nunca li nada do Neil, porque como você sou mega medrosa haha só lendo a resenha já fiquei com medo. Como você, acho que se eu entrasse nesse mundo sairia correndo igual uma louca e essa criança fica e ajuda, não dou conta mesmo rs Apesar de dá medo, parece ainda ser mais leve né? Quem sabe eu também não me permita a lê-lo para perder um pouco do medo né? Adoro ilustrações em livros.
Bjs
♡ Amantes da Leitura
Olá, sou louca para ler esse livro.
ResponderExcluirE ainda não li por falta de vergonha na cara mesmo hahahahah...
Na verdade ainda não li nada dele, mas esse o Oceano no fim do caminho estão dentro da minha lista faz séculos.
Agora com sua resenha, vou ler com certeza esse o mais rápido possível, pois me deu muita curiosidade.
beijos.
Giuliana
Ainda não li o livro, mas assisti ao filme! Achei muito bacana e mesmo sendo um tiquinho assustador achei divertido. O livro ainda vou esperar um pouco mais para ler. heheh
ResponderExcluirAbraços!