quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

[Resenha - Galera Record] Me abrace mais forte

Postado por Ju às 22:00
Oi gente, boa noite! 

Daqui a pouco nos despedimos de 2015... Amanhã vou fazer uma postagem contando para vocês como foram minhas leituras desse ano, mas não esperem um top 5 ou 10 porque duvido que eu dê conta de selecionar livros para isso. Desejo um 2016 maravilhoso para todos! E agora, vamos à última resenha do ano?

Título: Me abrace mais forte
Autor: David Levithan
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Galera Record
Número de páginas: 224

Uma novela musical do universo de Will & Will – um nome, um destino, escrito em parceria com John Green e o primeiro livro juvenil com protagonista gay a figurar na lista do New York Times. Em Me abrace mais forte, o personagem Tiny Cooper, um dos mais carismáticos da trama, disponibiliza o roteiro do musical que acompanha sua trajetória: do berçário até o ensino médio. Com participação especial do fantasma de Oscar Wilde, o roteiro revela os detalhes da vida amorosa de Tiny, seu relacionamento com seus vários ex-namorados, a amizade com a babá lésbica, a relação com os pais e o encontro com o amigo Will Grayson.

A orelha de Me abrace mais forte diz que ele "é o roteiro completo do musical" apresentado no livro Will & Will, e não sei bem a participação que o Tiny tem na história original, já que não li. Mas mesmo sem conhecê-la fiquei com vontade de conhecer essa, afinal, sou muito fã de musicais. Tem gente que não entende como os atores/músicos/dançarinos podem estar numa hora cantando e noutra falando, mas a transição entre esses momentos me fascina e a forma como as músicas são essenciais para o enredo também. Quando Mamma Mia esteve em cartaz em São Paulo assisti cinco vezes... sim, sou fã nesse nível. =) 

Então claro que fiquei curiosa para conhecer essa novela musical, que conta a vida de Tiny Cooper desde o seu nascimento até seus 16 anos. Eu sei, não é muito, e isso me fez ficar completamente horrorizada quando descobri que o segundo ato era focado nos 18 ex-namorados do rapaz. Mas logo percebi que ele não levava muito ao pé da letra o termo namorado. Relacionamentos relâmpago de um dia foram considerados na contagem - mesmo que tenham sido platônicos.

Na mente de Tiny, é assim que as coisas acontecem: o encontro é fofo, tudo fica fofo e vocês se amam fofamente para todo o sempre, amém.

O texto é muito divertido, é realmente um roteiro, só que com observações hilárias do diretor/ator/produtor/faz tudo da peça, que é simplesmente Tiny. Ele dá orientações bem detalhadas para quem quiser montar o espetáculo. Eu sei, o garoto é bem modesto, por ele sua história seria mostrada em todos os cantos do mundo.

Como já disse, tudo começa quando ele nasce... e, como dizem as orientações:  "A maioria dos bebês chega ao mundo chorando, ofegando ou soltando meleca. Não Tiny Cooper. Ele vem ao mundo cantando", então existem instruções específicas para Tiny ser representado pelo mesmo ator em todas as idades, que deve usar crachás quando a idade é alterada... rs... 

No início, vemos como foi crescer sendo desde sempre "grande e gay", como ele se define. A história de Tiny mostra que, às vezes, o maior obstáculo para a nossa felicidade somos nós mesmos. Quando o garoto decidiu "sair do armário", descobriu que todos que realmente importavam já esperavam pacientemente que fizesse isso, dando a ele o tempo necessário.

É sempre mais fácil culpar os outros por nos impedirem de fazer alguma coisa. Mas às vezes a única pessoa que nos impede... bem... somos nós mesmos.

Mas não pensem que a vida dele foi fácil em todos os momentos. É claro que teve que enfrentar um pouco de preconceito, principalmente no time de futebol americano. Mas gente, é um musical, tudo se resolve muito rápido e o protagonista sempre leva a melhor.

Uma coisa que me atraiu muito nesse livro foi o fato de ter a participação especialíssima do fantasma de Oscar Wilde. Sou fã dos textos dele e adorei acompanhar os diálogos em que ele aparecia. Muito sábio esse fantasma.

Você pensa que é um ator, Tiny. Todos pensamos que somos atores e que recebemos o roteiro. Mas sabe qual é a verdade? Você é o escritor. Você é o compositor.

O livro é bem-humorado e bem rápido de ler. Pude ver a maior parte das cenas com bastante facilidade, adorei acompanhar a trajetória do Tiny e acabei gostando mais do que pensei que fosse gostar. Recomendo a leitura.

Talvez haja alguma coisa que vocês tenham medo de dizer, ou alguém que vocês temam amar, ou algum lugar aonde têm medo de ir. Vai doer. Vai doer porque é importante.

26 comentários:

  1. Oi, eu adorei o Will & Will, então PRECISO ler este livro e me divertir novaente com o Tinny. Acho a escrita do Levithan maravilhosa e sua resenha me deixou ainda mais curiosa porque quero conferir os comentários do faz tudo" da peça!!! Amei a dica!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse quote "É sempre mais fácil culpar os outros por nos impedirem de fazer alguma coisa. Mas às vezes a única pessoa que nos impede... bem... somos nós mesmos." é simplesmente perfeito e um tapa na cara dos cheios de desculpas rsrs
    Minha colaboradora resenhou um livro de David Levithan e desde então quero conhecer algo do autor, mas não ouvi falar nesse livro ainda. Já eu fiquei meio assim com a história do fantasma hahah Mas, pela resenha como um todo acho que irei gostar.
    -Mari

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Para todos que tiveram a oportunidade de ler Will e Will, esse volume é de leitura obrigatória. Leve, espirituosa, divertida e ao mesmo tempo, mostra as dificuldades e dúvidas de Tiny. Um ótimo livro, muito diferente dos que eu já li.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante a participação do Oscar Wilde no roteiro de Tiny Cooper. Não conhecia o livro, mas me parece ser uma leitura muito leve, divertida e agradável, ao mesmo tempo em que aborda uma questão de muita relevância na sociedade atual, que é a homossexualidade. Gostei da sua resenha e já coloquei o livro na minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Saudades de ler algo do Levithan! Esse livro eu enviei para a resenhista do meu blog e estou aguardando a resenha dela, mas só pela sua eu já estou com vontade de ler!! Parece ser uma estória bem leve e descontraída e com quotes incríveis, dignos do Levithan. Caso eu leia, espero também curitr a leitura.
    Beijos e feliz 2016!
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Primeiro queria te parabenizar pela resenha. Está incrível. Eu sou louca para ler Will & Will e já tinha visto esse livro mas não tinha lido a sinopse. E me encantei. Quero muito ler e parece ser maravilhoso e engraçado. Gostei bastante da sua resenha e claro, do livro.
    Um grande beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  7. Oii Ju, tudo bem?

    Eu adorei a leitura de Will & Will, e adorei o Tiny, mesmo ele sendo essa pessoa modesta que ele é... rs. E a preparação dele para o musical é ótima. Então quando soube que a Galera iria trazer esse livro, fiquei bem animada... e pela sua resenha, parece um livro bem divertido, cheio de tiradas ótimas... e que poderemos conhecer um pouco mais da vida desse personagem. Com certeza é um livro que pretendo ler.

    Beijinhos,

    Rafa || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Nossa o livro parece super divertido, nuca imaginei um musical em livros, tomara que alguém resolva transforma-lo em musical de verdade, ainda mais co a participação de luxo de Oscar Wilde.
    Ainda não li nada dos autores, imagino que esse sejá um bom livro para começar

    ResponderExcluir
  9. Oscar Wilde.... estou esperando chegar um livro desse autor deslumbrante!
    Ju, confesso que nunca li uma novela musical, acho que nem musicais, mas parece ser interessante. Também não li Will e Will, pq estava na moda e eu não curto muito quando todo mundo ta lendo kkkk
    Vou marcar no skoob, parece ser muito bom!
    bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu fiquei completamente apaixonada por Tiny em Will e Will e olha que ele é apenas um personagem segundário. Então, é claro que fiquei super contente com o lançamento desse livro e mais ainda em saber que, mesmo você não tendo lido Will e Will gostou desse - o que quer dizer que eu provavelmente irei amar!!!
    Sua resenha me deixou arrependida de ainda não ter comprado o livro - mas desse mês não passa :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. Amiga eu sinceramente não tive muito interesse em ler esse livro ainda não. Talvez eu venha a ler em ebook mais pra frente, mas mesmo assim gostei da sua resenha principalmente por você falar que tem partes divertidas que o autor narra. Eu queria muito ler para poder conhecer, mas não sei se vou pega-lo por agora. Mas mesmo assim fico feliz que tenha gostado do livro =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resumo-do-mes-dezembro.html

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu já li algumas resenhas sobre esse livro e achei super interessante por ser um musical, que aliás ainda nunca li. E achei super diferente o fato de ele falar com o fantasma do Oscar Wilde, no mínimo curioso.
    Já está em minha lista de livros e autores que quero ler e por ter veia mais engraçada acho que vai pular alguns na fila.
    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju,
    Assim que der leia Will e Will, a participação do Tiny no livro é fundamental. Eu diria até que ele é o personagem principal da história. Sou apaixonada por ele desde que li o primeiro, e tem um trecho no livro que diz "nós te apreciamos Tiny" eu faço coro com os personagens, eu também o aprecio.
    Esse livro sobre o musical, é obrigatório para mim, não vejo a hora de lê-lo.
    Te desejo um 2016 de ótimas leitura
    bjs
    Luana Lima
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem??

    Nunca tive muita vontade de ler esse livro antes da sua resenha... Mas adorei a forma como ele parece ser leve e rapidinho. Esses livros que nos surpreendem positivamente são incríveis né? Acho que o segredo é não esperar muito deles hehehe

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostei muito da sua resenha, até então pelas outras resenhas que já tinha lido eu não havia ficado interessada nesse livro, mas depois de ler a sua que foi tão bem escrita, repensei minhas ideias iniciais e quero ler esse livro (mas pretendo ler outro do autor antes), parece ser divertido e num estilo interessante e diferente do que tenho lido ultimamente.

    ResponderExcluir
  16. Menina, conheci esse livro recentemente e já está me minha lista de leitura. Percebo que é um juvenil homoafetivo e foi o que chamou minha atenção, quero ver como a temática é tratada para os jovens.

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, tudo bem??
    Nossa nem sabia desse livro, mas adorei a premissa... eu curto a escrita da autor... ele é muito bom... que bom que você curtiu, pude sentir a sua empolgação em cada linha da resenha... também adoro musicais... sua resenha ficou show!!! Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiee..
    Estou bem curiosa em relação a esse livro, pricipalmente por ser um conto de will e will, Tinny era bem carismático no outro livro e mereceu uma história só dele..
    Amei a resenha..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Ooi! Confesso que não entendi muuuito bem como pode funcionar um musical no livro, nunca tivesse tipo de experiencia hahaha mas achei interessante e fiquei curiosa. Já faz um tempo que ando querendo ler algo do David Levithan, então é uma boa para começar.
    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  20. Oiiie
    Eu adoro o autor mas esse livro não me chamou tanta a atenção, fico feliz que foi melhor que você pensava pois tenho visto muitas críticas, e quem sabe um dia eu arrisque a leitura, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ju tenho um amigo que simplesmente ama esse livro, mas até ler sua resenha eu não fazia ideia do que se tratava a não ser que é um livro LGBT. Mas agora estou curiosa, principalmente por se tratar de um roteiro, deve ser bem humorado e gostoso de acompanhar pelo pouco que vc disse. Mas não vai dar para dar uma chance a ele agora, quem sabe mais para frente!

    ResponderExcluir
  22. Apesar dos pontos positivos citados e de ler na resenha que é um livro bem interessante, não fiquei atraída por sua história, mas quem sabe mais para frente? No entanto, acredito que quem aprecia o gênero, terá uma boa opção de leitura.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  23. Ei, tudo bem?
    Adoro a escrita do Levithan, e apesar de não ter lido Will e Will, estou bem animada com esse livro. Nunca li um musical, então espero me surpreender positivamente.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  24. Caramba, parece ser um livro maravilhoso!!! Pretendo ler em breve :D

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e não li Will e Will então talvez fiquei um pouco perdida, mas gostei da premissa e espero ler os dois livros em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Já li um livro desse autor, mas tenho vontade de ler os últimos lançamentos dele. Também sou a louca dos musicais e sempre tento explicar para as pessoas porque esse gênero é tão bom. A premissa desse livro é diferente e por isso chamou minha atenção.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo