sábado, 5 de dezembro de 2015

[Resenha - Fundamento] Brotherband 5: A Montanha

Postado por Ju às 19:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da série. Porém, caso não tenha lido os outros volumes, aconselho que pule a sinopse.


Título: Brotherband 5 - A Montanha
Autor: John Flanagan
Tradução: Edite Siegert Sciulli
Livro #5 da série Brotherband
Número de páginas: 360
Editora: Fundamento

Do mesmo autor de Rangers – Ordem dos arqueiros, mais uma fantástica e imperdível saga. Depois de enfrentar os comerciantes de escravos de Socorro, Hal e a tripulação do Garça-Real retornam a Araluen e recebem uma nova missão do rei Duncan: proteger sua filha, a princesa Cassandra. Ela sofreu um atentado que, felizmente, foi frustrado. Contudo, os assassinos pertencem à seita de Imrika, conhecida por caçar e perseguir suas vítimas até a morte – incansavelmente. Esses fanáticos precisam ser detidos antes que seja tarde e, assim, os Brotherbands e Gilan, o lendário arqueiro de Araluen, partem à procura do covil inimigo na temida Montanha do Escorpião, localizada no deserto de Ephesa. Só que, quando religião e morte se misturam, nem mesmo a calmaria das águas mais profundas dará trégua aos corajosos aventureiros. No caminho, um tirano sedento por vingança e um grupo de cruéis mercenários unem forças para tomar o Garça-Real e impedir Hal e seus amigos de chegar a seu destino. É o início de uma sangrenta batalha por mar e por terra que pode sair muito caro à jovem tripulação. O perigo espreita entre as sombras. Contando com a experiência de Thorn e a agilidade de Gilan, Hal precisa combinar as habilidades de marinheiros e arqueiros para enfrentar adversários impiedosos. Mas será que Hal conseguirá comandar e proteger todos ao mesmo tempo? Ou sua jornada terminará antes de começar? Uma nova geração desafia a antiga, renegados se tornam lendas e mais uma aventura acontece!

Brotherband é uma série escrita por John Flanagan, o autor da série Rangers - Ordem dos Arqueiros. O que elas têm em comum? São séries juvenis do gênero aventura, se passam na Idade Média, dão um grande destaque à amizade e são repletas de ação. O que têm de diferente? Enquanto os protagonistas de Rangers são arqueiros, os protagonistas de Brotherband são marinheiros, o que lhes faz ter um estilo de vida bem diferente. 

Hal é o skirl, o capitão do navio Garça-Real, e ele e sua tripulação (que são amigos que praticamente formaram uma família e são chamados de garças) estão sempre dispostos a cumprir qualquer missão que seja apresentada a eles. São enviados para Araluen, que é o cenário principal de Rangers, devido a um tratado entre Araluen e a Escândia, e desde o quarto livro começamos a ter contato com um personagem famoso da outra série, Gilan. 

Neste volume nos encontramos também com o Rei Duncan e sua filha, a princesa Cassandra, além de Crowley, o comandante da Corporação dos Arqueiros, além de outros que fazem pequenas participações. No início fiquei um pouco decepcionada pela ausência de Will e Halt (os arqueiros do meu coração), mas o trabalho era perfeito para Gilan, qualquer outro arqueiro teria chances menores de concluir a missão, então no fim tive que aceitar que o autor pensou realmente em tudo e me rendi. E a missão que os protagonistas recebem não é qualquer uma: a princesa está sendo ameaçada de morte e uma organização de assassinos não vai sossegar enquanto não alcançar seu objetivo. Gilan precisa ir à sede dessa organização e Hal e os garças ficam responsáveis por transportá-lo e auxiliá-lo.

Preciso dizer que não é preciso ter lido Rangers para ler essa série. Quem leu tem o bônus de reencontrar personagens queridos, e já se lembra logo de cara de alguns fatos que são mencionados. Mas o autor não permite que ninguém fique perdido em nenhum momento, e conta tudo o que um novo leitor precisa saber para acompanhar perfeitamente o enredo de Brotherband.

Tanta coisa acontece nesse volume que senti que tinha lido vários livros... cada uma das partes em que o livro é dividido (são quatro, que contêm no total 51 capítulos e um epílogo) conta uma parte bem definida da história. John Flanagan não me deixou perder o interesse em nenhum momento, a narrativa dele é bem ágil e até nos momentos em que temos menos ação ainda tem muita coisa em que prestar atenção, os personagens são bem trabalhados e estão em constante desenvolvimento e acabam por surpreender o leitor muitas vezes.

No livro anterior, tive problemas com a leitura exclusivamente por causa da tradução. Nesse, o problema desapareceu completamente. Os termos com que eu já estava acostumada felizmente foram retomados e isso fez com que minha leitura ficasse mais fluida. Só encontrei um errinho de diagramação, em que parte da fala de um personagem no final de um capítulo foi parar no início do outro, mas isso foi facilmente percebido e não me atrapalhou. Fora isso, achei a revisão excelente.

A fonte tem um tamanho bom, as folhas são amarelas e o livro tem detalhes bem bonitos em todas as páginas, com o bônus de uma ilustração que representa uma invenção de Hal, que não vou contar qual é. O garoto é extremamente criativo e vive encontrando soluções que facilitam sua vida e a dos outros, só nesse livro foram duas invenções muito legais. Mais uma vez, amei um livro do autor, e recomendo suas séries para qualquer leitor.

21 comentários:

  1. Olá :)
    Adoro a série Rangers, mas não sabia que o autor tinha outra série no mesmo estilo!
    Adorei a resenha e com certeza foi pra minha wishlist imensa!

    Bjks,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, tudo bem?

    Como eu já disse em outras resenhas, os livros não fazem muito meu estilo, mas suas resenhas são tão boas que até dá vontade de conferir. Achei bem legal poder "rever" os personagens de outra série, dá para matar um pouco as saudades e que bom que o leitor que não ler " Rangers" não fica perdido nessa. Que bom que o problema da tradução foi resolvido, é péssimo quando estamos acostumadas com alguns termos e eles mudam isso. E é ótimo que o autor consiga manter o interesse durante toda a história, mesmo nas partes mais paradas.

    Adorei a capa, é a que eu mais gostei dentre as outras da série.

    Beijinhos,

    Rafa || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  3. A Fundamento está investindo nuns lançamentos bem legais, principalmente para os leitores mais jovens, o que é ótimo. Só que Brotherband não faz o meu estilo e dificilmente o leria.
    Beijos e ótimas leituras,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. Oi, não conheço a escrita do autor ainda.
    Tenho 3 livros do Rangers e ainda não os li.
    Se este livro for meio que uma continuação de Rangers, prevejo que lerei também rs.
    Beijos, Maisa.
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhum livro da série e não é exatamente o gênero que realmente eu gosto. É maravilhosos quando a editora dá uma atenção a mais a uma publicação e os erros vistos em volumes anteriores, são corrigidos nos lançanteiros.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu ainda não li nenhum da série, então fiquei perdida em alguns dos fatos apontados na resenha. Já recebi indicações sobre esse livro, e tenho a vontade de lê-los. Apenas vou deixar mais para frente, pois não tenho dinheiro para comprá-los.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ju.
    Eu não li os livros anteriores, nem conhecia essa série até agora. Nunca li nada do autor, apesar de ter o primeiro livro de Rangers aqui em casa que ganhei em um sorteio. Eu não li porque quando fui ver, vi que era uma série enorme e dai como não tinha os outros acabei deixando lá na estante. Não sei se quero ler esse livro, mas que bom que resolveram os problemas que você tinha encontrado no livro anterior.

    ResponderExcluir
  8. Oiê
    NOossa eu amo histórias de aventuras! e já vi coisas bem legais sobre essa serie e a outra A Ordem dos Arqueiros! Mas o que me deixa chateado é saber que ambas as serie tem bilhões de livros, rsrs! e os livros da Fundamento são bem carinhos!
    bjks

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia essa série, mas já ouvi falar sobre Rangers. Fico feliz que você tenha gostado de "Brotherband 5", e que os problemas de tradução tenham desaparecido aqui. Fiquei curiosa para conhecer a história, por mais que não seja um dos meus gêneros favoritos. Gostei da capa também :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gente, não sabia que podia ler essa série sem ter lido Rangers, adorei! Porque parei no terceiro da série. hahaha
    E adorei que é com marinheiros. <3
    Adoro a escrita do autor, e amo juvenis, então quero ler essa série nova, pra mim, em breve!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    A capa é linda, mas estou fugindo um pouco desta premissa. Aventura juvenil. Mas gostei muito da resenha e da premissa e guardei a dica para indicar para meu irmão e primos.

    beijos e boas leituras.

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ou, Ju! Não tinha conhecimento de nenhuma das séries e confesso que mesmo depois de sua resenha não fiquei tão curiosa para ler. Se fosse um filme com certeza eu veria

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  13. Desde a faculdade quero ler Rangers e ainda não tive a oportunidade. Essa história parece ser cheia (mas cheia mesmo) de aventuras, ação, suspense... daquelas de roer as unhas (mesmo eu não tendo esse hábito). Eu vou ler Rangers primeiro, porque assim me sentirei mais familiarizada com Brotherband. Adorei a sua resenha.
    -Mari

    ResponderExcluir
  14. OI,

    Eu não conhecia esta série, mas fiquei ansiosa para ler. Adoro os Rangers. Sua resenha ficou muito boa. Li com prazer porque não me importo com spoilers.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi sua colocação, a resenha NÃO possui spoilers, como avisei no início.

      Excluir
  15. Olá,

    Eu não conhecia a série e fiquei feliz em conhece-la, porque se passa na idade média, eu não tinha o hábito de ler livros do gênero, mas depois de Trono de Vidro quero ler todos, para saber se são tão boas estórias. E acredito que por se tratar de um infanto-juvenil será uma leitura mais leve e rápida.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ai que saudade de Halt e Will!!!! Faz tanto tempo que li Rangers, buscando os livros seguintes da série que vou ter de reler tudo para relembrar.

    Estou com muita vontade de ler Brotherband, ainda mais agora depois da sua resenha, nossa... Gilan *-* marinheiros *-* EU QUERO!!! kkkk

    Mas... uma série grande de cada vez rsrs

    bjs - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  17. Amiga eu já ouvi falar da série, mas eu sinceramente não tive muito interesse em fazer a leitura não. Eu acho que quero terminar de ler os que já tenho na estante, porque eu estou com uma pilha enorme, mas o livro me parece ser bom pelo seu ponto de vista. Espero poder ler assim que tiver chance, porque por agora estou dando um tempo sabe? ando tão cansada que preciso de umas leituras de livros que não seja série, apesar que agora fim do ano vou ler uma hahahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-beije-me-onde-o-sol-nao-alcanca.html

    ResponderExcluir
  18. Achei a capa linda, mas como não li o livro que você citou e nem os primeiros me senti meio que perdida lendo a a sua resenha. Fiquei curiosa porque gosto de histórias juvenis, que tenham muita ação e suspense e muita correria. Quem sabe ano que vem eu me anime né? Estou cheia de series intactas na estante e proibida de adquirir mais até que leia todas elas, ou pelo menos a metade delas.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu não conhecia essa série, mas ela parece ser mto boa como todas as séries que a Editora Fundamento publica! Eu fiquei com muita vontade de ler e vou procurar na livrari aqui da minha cidade pra ver se eu gosto mesmo!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju!
    Eu já sabia da sua paixão por esse autor, leu a série dele que é imensa, parece eu com o Irmandade, gostei que curtiu mais esse livro e que não teve problemas com as traduções, espero que continue lendo as obras dele e indicando para nós! Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo