quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

[Resenha - Intrínseca] O Lado Bom da Vida

Postado por Ju às 23:30
Título: O Lado Bom da Vida
Autor: Matthew Quick
Tradução: Alexandre Raposo
Editora: Intrínseca

Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele "lugar ruim", Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

Pat acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Não se lembra do que aconteceu para que fosse parar lá, e não tem a menor ideia de quanto tempo se passou desde que foi internado. Só sabe que sua esposa, Nikki, pediu que ficassem um "tempo separados". Pat fica sob a guarda dos pais e precisa ir a consultas semanais para que não tenha que voltar para o "lugar ruim". 

A mãe faz tudo por ele, mas seu pai o ignora o máximo que pode. Ele se tornou um viciado em exercícios, pois acredita que o fato de ter engordado depois do casamento foi uma das coisas que fez com que Nikki preferisse ficar longe dele. Também está praticando a máxima "é melhor ser gentil que ter razão", pois acha que sua falta de gentileza, o fato de rir às vezes de sua esposa e a questão de não se esforçar sempre para agradá-la também influenciaram na separação. Aos poucos, Pat entende que o problema é muito mais profundo que isso.

Esse livro estava na fila há alguns anos. Comprei assim que foi lançado, pois fiquei bem curiosa para conhecer a história. Até conheci o autor na Bienal do Rio de 2013 e isso fez com que minha ansiedade pela leitura aumentasse bastante, já que ele é extremamente simpático. Só agora consegui encaixar na fila-monstro de leitura.

Estou fascinada pelo Pat. Poucas vezes achei um personagem tão encantador. Ele é imperfeito, e sabe disso, mas tenta sempre ser bom. Esforça-se para vencer seu temperamento meio nervoso e se tornar uma pessoa melhor. Mesmo que isso seja causado por sua obsessão pela Nikki, é fofo. Apenas uma coisa me incomodou: o fato dele ler alguns livros, livros que sua esposa utilizava em suas aulas, e normalmente contar o final deles. Depois que ele falou do primeiro livro pulei as partes em que falava sobre os outros. Apesar de serem clássicos, são livros que quero ler e me incomodo bastante com spoilers, então preferi evitar esses trechos.

A leitura fluiu muito bem para mim, mesmo não tendo muita ação no livro. A verdade é que ele é mais reflexivo, fala muito sobre relacionamentos de todos os tipos: familiares, de amizade, amorosos... adorei ver como o Pat começou a perceber que tinha um número enorme de pessoas que desejavam o seu bem, pessoas que estavam em sua vida apenas por gostar dele, que queriam ajudá-lo a se recuperar e a seguir em frente. Foi muito legal ver o protagonista encarando aos poucos a realidade, parando de fugir dos acontecimentos e os aceitando.

Foi ótimo perceber que, apesar de não estar em um de seus melhores momentos, Pat não deixou de acreditar em finais felizes e na existência do lado bom da vida. Foi uma leitura bem gostosa, não são todos os livros que transmitem uma mensagem de esperança, às vezes sinto falta de histórias assim. Agora pretendo assistir ao filme, e logo devo contar para vocês minha opinião sobre ele.

15 comentários:

  1. Oieeee
    Nossa, eu terminei de ler esse livro tem uma semana, ainda não consegui postar a resenha dele no blog e pretendo fazer isso logo logo, eu tive as mesmas impressões que você. Eu esperava mais do livro, escutei tantos comentários sobre ele que criei mutias expectativas, não digo que não foram atendidas, sim foram, mas eu pensei que fosse algo a mais!!! também estou louca para assistir ao filme, mas não sei se gostarei tanto quanto gostei do livro

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Tenho vontade de ler o livro e assistir ao filme, mas ainda não chegou minha oportunidade. Gostei de como falou da narrativa e acabei ficando curiosa, mesmo o livro não tendo muita ação. Gosto quando o livro nos dá esperança e também sinto falta disso em minhas leituras.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  3. Confesso que sou fã do Mathew Quick e todos os livros do autor são dignos de atenção e amor, porque as histórias são originais e muito humanas. Também fiquei encantada pelo Pat e torci por ele o tempo inteiro!!! Sua resenha conseguiu expressar o que o livro nos traz: essa mensagem de esperança que não pode se perder, mesmo em meio aos tumultos da vida!!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sou doida pra ler esse livro, tá na minha lista! Gosto de livros assim mais reflexivos, nos faz pensar um pouco mais.

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee...
    Tenho muita vontade tanto de ler esse livro quanto de assistir ai filme, mas ainda não o fizz..
    As vezes gosto de ler um livro mais calmo onde o foco é voltado para o autoconhecimento e superação, adorei sua resenha o livro parece ser uma delicia de ler..
    Beiijos..

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus!! Preciso urgentemente desse livro, já faz um ano que ele está na minha lista :/
    Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler ele, acho que vou acabar enfartando se não ler kkk Já conhecia a história dele pelo filme (sei que não é o melhor a se fazer no caso rsrs) mas estou apaixonado pelo livro e pretendo comprar ele o mais rápido possível :)

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu li este livro há uns anos atrás e gostei. Mesmo ficando entediada em alguns momentos, como a parte do futebol americano. Adorei o filme, mas prefiro o final do livro.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee
    Assisti o filme, ainda não li o livro.
    Acho uma história muito linda, gosto quando os personagens vão amadurecendo aos poucos.
    O Pat é muito doidinho no início, mas da pra ver ele recuperando a consciência e percepção de mundo ao longo da história, achei isso lindo.
    beijos
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já assisti ao filme e adorei! Gostei muito da atuação dos atores e espero ter a oportunidade de ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro e os spoilers de clássicos não foram problemas para mim, pois conheço poucos dos mencionados e não pretendo ler os mesmos :P
    Mesmo o Pat tendo uma neura em ser uma pessoa melhor para ter a esposa de volta também gostei dele e de parte de seus vícios, como as cenas dele no futebol, conseguiu trazer mais para perto familiares e amigos que estavam distantes.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Ju, eu tentei assisti esse filme mas eu não consegui pq eu achei parado, dai pensei em ler a obra, mas acabei deixando de lado depois.
    Gostei muito da sua resenha! Sabe, eu não tinha pensado dessa forma. Gosto de ler obras que nos faz refletir e pensar sobre nossas vidas e atitudes.
    Gostei de saber como Pat é e agora vou dar uma chance com certeza!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Li resenhas bem desanimadoras ano passado,acho que a sua foi a única bem positiva que li e isso me animou. Vou tentar lê-lo ano que vem, livros que me passem coisas para reflexão, que falem de família, sentimentos, sempre me chamam a atenção.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Você me deixou com a sensação de que esse livro é um daqueles que deixa algo bom na gente depois que o fechamos. Fiquei com o coração apertado quando disse tudo o que ele estava fazendo para melhorar só para ter sua esposa de volta. Parecia uma criança e isso me deixou triste, pois ele não precisa ser alguém que ele não é para conseguir amor. Por isso fiquei mais tranquila quando ele mesmo acabou descobrindo isso. Sua resenha ficou linda e também me fez refletir sob o lado bom da vida, é isso que levarei para o meu dia hoje.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Esse foi o primeiro livro que li do Matthew e gostei da narrativa simples e profunda, cheia de significado nas entrelinhas.
    Até hoje não tive oportunidade de ver o filme também e quero muito ver sua opinião depois.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Amiga já faz um bom tempo que tenho esse livro na estante e até então eu ainda não li. Vi apenas uns trechos do filme, mas não cheguei a ver ele todo sabe? Mas estou bastante curiosa após ler sua resenha, porque me parece ser uma trama muito bem desenvolvida e com personagens divertidos apesar de tudo. Eu não sei se irei gostar, até porque achei o filme meio paradinho, mas mesmo assim quem sabe eu venha a gostar do livro né? Adorei saber um pouco mais. Faz tempo que não leio uma resenha desse livro e foi legal ler aqui. Acho que pegarei para ler ano que vem. Quem sabe ! =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/sem-querer-me-apaixonei-por-voce-4.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo