segunda-feira, 11 de agosto de 2014

[Resenha - Petit Editora] Deixe-me partir

Postado por Ju às 23:00
Título: Deixe-me partir
Autora: Tânia Fernandes de Carvalho

Uma das situações mais difíceis pelas quais passamos é a inevitável separação de um ente querido para o outro lado da vida. Ficam o vazio da ausência de quem partiu e muitas outras questões sobre como estaria esse ente. O objetivo deste livro é justamente dar subsídios àqueles que estão passando por essa fase tão difícil para entender e administrar melhor este momento.



Deixe-me partir não é um livro de ficção. A autora trabalha em um grupo de apoio a enlutados, e achou válido escrever algo que pudesse falar da dor e das perguntas que a morte traz. O livro é da Petit, e é claro que as explicações levam em conta o que a doutrina espírita ensina, mas não acho que a leitura só seja válida para pessoas dessa religião. Mas, se a pessoa não acreditar em Deus ou em vida após a morte, aí já fica mais complicado. De qualquer maneira, quem acha que a morte é o fim de tudo não deve ver muito sentido em buscar apoio para seu luto. 

A maior ofensa que podemos fazer à nossa própria consciência é negar a existência de Deus e desertar da fé.

Francisco Cândido Xavier

Uma das primeiras coisas que é falada é que o corpo vai, mas o sentimento permanece. Se você ama uma pessoa que "partiu", não é porque ela está em outro lugar que esse amor desaparece. E vice-versa. O espírito que se transferiu para o outro lado da vida não vai deixar de amar você. Então, claro que não vai querer te ver sofrendo. 

Achei legal que a autora teve o cuidado de dizer que cada um tem seu modo de lidar com a dor, e precisa de um tempo diferente para conseguir seguir em frente, e esclareceu uma questão importante: ninguém pediria para você não chorar por alguém que se foi, mas o choro saudável é o de saudade, e não o de desespero. Porque ao notar seu desespero o espírito não vai conseguir seguir em frente, não conseguirá ser feliz sentindo todo o seu sofrimento. Lembre-se: ele também te ama e quer o seu bem.

O livro tem informações super úteis para ajudar a identificar o luto saudável, que é necessário, e o luto patológico, que impede que a pessoa retorne a suas atividades cotidianas e indica que o enlutado precisa de ajuda psicológica e, provavelmente, psiquiátrica. Diz que é normal que um luto dure semanas, ou meses. Mas, se durar anos, a pessoa realmente vai precisar de auxílio para seguir com sua vida. 

São abordados temas como as fases do luto, mortes coletivas (grandes tragédias), morte de crianças, experiências de quase morte, aborto espontâneo, morte de animais de estimação... Existem muitas citações de personalidades e também textos de autores desconhecidos sobre o tema. No final do livro, existe um questionário para que o enlutado preencha, e consiga perceber todo o caminho que já percorreu. Existe também um glossário bem pequeno com alguns termos espíritas básicos utilizados no texto.

O objetivo de Deixe-me partir é ajudar quem está passando pelo luto e muitas vezes nunca pensou a respeito. É um livro que vou guardar com todo carinho e que tenho certeza que pode ser útil para muita gente.

O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que têm medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam, mas para os que amam, o tempo é eternidade.

W. Shakespeare

15 comentários:

  1. Oi Ju
    Eu tinha visto esse livro da Petit, mas não parei para analisar muito bem. Gostei da premissa dele. Verdade, cada pessoa tem uma maneira de lidar com a dor, mas esse livro parece de grande ajuda. Eu pretendo ler. Recentemente perdi um ente querido e sei como a dor é forte, mas o que dói mais é a lembrança. Obrigada pela dica.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju, perdi meus pais muito nova, e eles eram novos para morrerem, e foi doloroso. Concordo com muita coisa que li na resenha, que, acredito, independe de religião. Chorar por saudade é normal e nunca passa, mas chorar por desespero é horrível, você não consegue fazer a vida prosseguir, para no tempo, não faz nada direito. Já o choro de saudade é aquele perante lembranças, saudáveis, com muito sentimento de felicidade envolvido, de quando estávamos juntos. Acredito que a mente, o coração e alma de quem fica aos poucos aprende a lidar com a dor, afinal, existe um motivo para estar vivo e o ente querido não. Me emocionei até.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ju adorei a sinopse e adoro esse tema, nem todos lidam com a dor da morte da mesma maneira , na verdade não seria perda, e sim uma nova fase. Devemos sempre manter aquela saudades gostosa, do bem sem ficar lamentando a ida do ente querido, pois isso não traz paz ao espírito. Adoro livros desse tema e já vou comprar para ler. ótima dica. beijos

    ResponderExcluir
  4. Ju, eu não costumo ler livros espíritas, e esse trata de um assunto muito delicado, acredito que possa até ser útil, mas essa seria uma leitura muito densa e que eu não gostaria de fazer por mais que ele traga algum tipo de ajuda pra enfrentar o luto. Prefiro não ter que pensar nessa imensa dor fazendo a leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Realmente, cada pessoa tem uma maneira de lidar com a perda de um ente querido, mas uma coisa é certa: a dor é igualmente intensa para todos.
    Confesso que não tenho o hábito de ler nada desse gênero (sejam livros espíritas, católicos ou de qualquer outra religião), mas entendo a utilidade desse tipo de livro e a necessidade que algumas pessoas têm de certas palavras ou explicações para poder seguir adiante quando o assunto é a perda de alguém.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ju, esse não é o meu tipo de leitura pelo simples fato de eu acreditar em coisas diferentes. Sou de outra religião, tenho outra fé, então não teria por que ler esse livro. Que bom que funcionou pra vc, assim como acredito que irá ajudar outras pessoas, mas eu dispenso.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju,
    Não fiquei interessado nesse livro. Tenho uma outra crença e por conta disso, acho que a leitura não fluiria comigo. Mas é uma excelente escolha para os adeptos da religião espírita e para quem ter vontade de buscar compreender o luto, e ter uma explicação para que vem depois da morte, ne?
    Sua resenha tocou em pontos muito importantes do livro e eu adorei! Suas resenhas são sempre maravilhosas! :)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,

    Acredito muito que corpo se esvai, a alma repousa e o sentimento permanece. Acredito na vida eterna.
    Pelo que entendi é um livro que se propõe ser de autoajuda para pessoas que estão em momento difícil após a perda e acho que quanto mais tristes ficamos, quanto mais nos apegamos a lembrança do ente querido que se foi, mais difícil fica para este ser deixar sua alma repousar.

    Acho o livro válido e também a proposta da autora, talvez eu o leia porque sempre me deparo com as pessoas e suas perdas e este livro poderá me dar dicas interessantes e importantes para ajuda-las.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Pela capa já da pra perceber que esse livro tem uma pegada um tanto quanto espiritual, e acho isso muito legal. Meu pai é espírita então apesar de não ter seguido a religão dele, sempre acho muito interessante alguns dos livros que ele me conta, e esse também parece legal. Apesar de para mim não passar de ficção, é uma boa de vez em quando!

    Abraços
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser muito interessante, bem tocante mesmo. Pelo contexto dele, acredito que eu não iria ler neste momento. Mas com certeza em algum momento da minha vida eu sentiria a necessidade de saber o que está escrito nele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju

    A morte é algo inevitável mas mesmo assim é bem difícil enfrentar a perda das pessoas que amamos.
    Independente de religião acho que cada um deve procurar um caminho para enfrentar essa dor.

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  12. Hey Ju, esse é um tipo de leitura complicada pra mim, porque é uma crença diferente da que eu sigo..
    Eu até acredito que possa existir vida após a morte, mas isso é algo que eu vou ter que morrer para ter certeza rs

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Os livros tem muito poder e muitas funções, espero que ajude muitas pessoas que precisam passar por essas horas difíceis. Não curto muito não ficções, mas nunca digo nunca para nada!
    Boa resenha!
    Beijos!!!!
    Paulinha Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!
    Adorei a resenha, e gostei da proposta.
    "Se você ama uma pessoa que "partiu", não é porque ela está em outro lugar que esse amor desaparece." Essa parte é a mais pura verdade!
    E eu acredito em vida após a morte, então não teria nenhum problema em ler o livro rsrs
    Gostei muitíssimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju, tudo bem?

    Ninguém está preparado para a morte, precoce ou não, portanto acho o livro de grande utilidade, pois demonstra justamente nosso lado como humanos e o que quem está em um lugar melhor.

    Parabéns pela resenha tocante!

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo