Título: Túneis da Morte
Autor: Niel Bushnell
Tradução: Denise de C. Rocha Delela
Editora: Jangada
Quando Jack Morrow descobre que não é um menino comum, ele é arrastado quase imediatamente numa aventura surpreendente, muito além de qualquer coisa que um dia tenha imaginado. Isso porque Jack é um viajante, alguém com a capacidade de viajar através das Necrovias, túneis multidimensionais que ligam cada lápide ao dia em que a pessoa morreu. Ao se ver na Londres devastada pela Segunda Guerra Mundial, na companhia de David, seu avô, na época ainda adolescente, Jack percebe que sua chegada a 1940 não passou despercebida. Forças malignas de um mundo secreto são convocadas a encontrá- lo. Enquanto Jack luta para sobreviver nessa aventura cheia de perigos e surpresas, ele acaba por desvendar o segredo sombrio da sua família, e se empenha, numa corrida contra o tempo, para tentar mudar o seu destino...
Tive muita dificuldade de escolher um livro do Grupo Editorial Pensamento para resenha. Fiquei super em dúvida entre Cidade da Meia-Noite, O Estranho Mistério das Quartas-Feiras e Túneis da Morte; mas meu fascínio por viagens no tempo acabou vencendo e optei pelo último.
Confesso que fiquei com medo da história ser muito mórbida ou assustadora em excesso. Felizmente, não é. O personagem principal é Jack, um garoto de 12 anos que descobre completamente por acidente que é um Viajante. Isso quer dizer que ele pode viajar através das Necrovias, uma espécie de ligação que cada lápide tem com o dia em que a pessoa que está enterrada naquele local morreu. Jack nem sabe, mas essas viagens podem ter um preço. Qual? Bom, leiam para descobrir.
Adorei Túneis da Morte! A narrativa é ágil, os diálogos bem trabalhados. É o primeiro volume de uma série, só que não tenho a menor ideia do que acontecerá no segundo livro. O autor não deixou pontas soltas, mas é claro que as personagens não descobriram tudo o que há para descobrir.
Jack tem ainda muito a aprender sobre o mundo que conheceu por acaso. É bem legal acompanhar o crescimento do personagem, e vê-lo aprendendo a não colocar sua vontade em primeiro lugar, se seu desejo puder causar problemas. Houve algumas reviravoltas bem significativas no decorrer da história, então tenho certeza que outras virão.
Não conseguia parar de ler, o livro é muito viciante. Passamos por várias épocas durante a leitura, mas em momento nenhum fiquei perdida ou confusa. O leitor é sempre bem situado quando uma passagem de tempo acontece.
O autor dá bastante destaque para o valor da família e dos amigos. Adorei ver relações importantes se formando, e houve até uma personagem que aprendeu uma lição valiosa apenas observando o quanto alguém pode arriscar por outra pessoa.
O livro tem bastante ação, me senti dentro da narrativa em vários momentos; me assustei algumas vezes nos trechos que se passam durante a Segunda Guerra Mundial, em que bombas atingem a cidade.
As personagens são bem trabalhadas, as atitudes de algumas delas realmente surpreendem. Teve um momento em que fiquei completamente de boca aberta e querendo esganar uma pessoa, para depois ter que engolir minha atitude por julgar sem saber todos os fatos. Adoro quando um autor faz isso comigo, me faz relembrar que não tenho o direito de julgar, principalmente se faço um julgamento sem conhecer tudo o que envolve um determinado comportamento.
Espero que o segundo livro não demore a ser lançado por aqui, ele saiu este ano no exterior. Apesar deste não ter um final nada desesperador, estou extremamente curiosa para saber o que o autor reservou para os outros livros.
- Mesmo livros grandiosos sempre acabam, e eles são melhores por causa disso. Você acha que uma bela história fica melhor se ela nunca terminar? Mesmo a mais nobre aventura se torna tediosa, sem sentido. A maioria dos heróis virtuosos seria corrompida pelo tempo e se tornaria homens comuns e hediondos. Não, há uma boa razão para morrermos.
Olá Ju, que bom que o livro te surpreendeu. Mas lendo a sinopse eu já não havia gostado muito da premissa, mas depois desta sua empolgação com a mesma, eu meio que fiquei abalada. hahahahahahaha
ResponderExcluirSei lá, deve ser interessante seguir a historia de um garoto que viaja no tempo, mas não sei se eu vá gostar tanto assim como você. Mas se alguém me der de presente com certeza eu leio.
Adorei sua resenha!
Beijokas Ana Zuky
Ola Ju gosto de aventuras e viver as emoções, viagens no tempo sempre são interessantes e trazem muitas informações, que bom que gostou do livro, vou esperar sair a continuação para ler . Assim não fico com a curiosidade aguçada rs
ResponderExcluirbeijos
Joyce
oi linda..esse e um livri que cho que se fosse para as telas ia ser bem interessante,livros com viagens no tempo sempre sao interessantes,apesar de ser bem surreal,mais para isso que sao feitos os livros para viajar em um mundo desconhecido e inexistente ne?
ResponderExcluiradorei
MIL BEIJOS
www.zilandramakes.com.br
Achei meio macabro, sei lá, tenho medo... haha
ResponderExcluirPrefiro uma leitura mais light!
Beijos
Little Bit of Glamour
Ju,
ResponderExcluirAdoro esse tipo de literatura, fiquei encantada com a resenha e pelo livro falar de viagem no tempo, uma temática que adoro desde De volta para o futuro.
Achei criativa a ideia de o tempo passar de acordo com a lápide e com a data da morte. Fiquei curiosa em saber como eles voltam do tempo em que foram!
Com certeza vai pra listinha da bienal!
Beijos
Chrys Audi
Blog Todas as coisas do meu mundo
To bem querendo ler um livro viciante, me interessei
ResponderExcluirbjs
Tenho um pouco de medo de livros assim, mas ao mesmo tempo me instigam muito!! hehehe Adorei a sua resenha.
ResponderExcluirBeijos
Você tirou as palavras da minha cabeça! "Será que não vai ser muito mórbido?" mas se você diz que a leitura é viciante e impossível largar o livro eu vou acreditar, gosto muito do tema viagens no tempo. Também sou muito família, então essas ligações dão um gostinho melhor pro livro.
ResponderExcluirAo ler a sinopse, tive a sensação de ser mórbido, macabro, sinistro. Necrovias??? Quanta criatividade!
ResponderExcluirMas sua resenha me tranquilizou e até despertou minha curiosidade. Que bom que vc escolheu o livro certo. ;)
Beijinhos!
Giulia - prazermechamolivro.com
Adoro livros sobre suspense e viagens no tempo !! Quero ler hehehe :) - estou vendo o book trailer a meia noite e confesso q deu medo hahaha bjs
ResponderExcluirSó de ler a sinopse já me interessei, é o tipo de leitura que gosto., deve ser surpreendente.
ResponderExcluirBjú, Cih
http://quadrofeminino.com/
Adoro esse tipo de literatura, viagens no tempos e lendo a sinopse e sua resenha me deixou intrigada
ResponderExcluirOi Ju
ResponderExcluirEsse mês acabei pedindo Fortaleza Negra para editora, enfim, quando eu vi esse lançamento não dei muita importância, mas depois de ler sua resenha fiquei extremamente curiosa em saber mais da obra. Gostei da premissa do livro e acho que vou dar oportunidade para essa série.
Beijos,
www.leitorasempre.com
Nossa, não conhecia este livro e achei bem interessante, achei bem legal você citar que narrativa é ágil e a leitura é viciante, gosto de livros deste tipo, um pouco de ação como você citou também é ótimo para um bom livro. Achei bem legal você citar que se sentiu dentro do livro e se assustou com as bombas, os melhores livros são aqueles que te fazem esquecer do seu mundo e te levam para o deles, adorei esse livro, vou colocar nos desejados, adorei a dica, Abraços.
ResponderExcluirOlá, primeiramente essa capa é bem legal. Depois ainda vejo uma premissa interessante e uma resenha de uma leitora que foi surpreendida. Logo, me interessei. Adoro viagens no tempo, pensar sobre o paradoxo dessas viagens e também de aventuras repletas de ação. Espero poder conferir tudo isso de perto em breve.
ResponderExcluirAbraço!
www.umomt.com
eu to com muita vontade de ler esse livro! gosto desses infanto-juvenis que não são romances melosos, sabe?
ResponderExcluirAdoro viagem no tempo aka doctor who (L)
hahahahah
www.umbigosemfundo.com.br
Oi Ju!
ResponderExcluirQuanto elogios! E eu não dei muita bola para ele assim que vi aqui! Ainda bem que era do seu gosto e que te deixou viciada! Nada melhor!! <3
Eu adoreiiii que passei o mouse pela capa ali em cima e ele mudou de cor! ahahha
Que lindo!
Louca - me ignora! ahahh
Beijos
Paulinha Juliana
Também adoro viagens no tempo! Pela capa e sinopse eu nunca o leria, mas sua resenha me deixou bem curiosa =)
ResponderExcluirProvavelmente na sequencia o protagonista irá partir em uma nova aventura. Eu gosto disso, mas o autor precisa ter cuidado para não se perder!
E antes de ir, LEIA CIDADE DA MEIA-NOITE *-------------*
Esse livro é muito, muito bom Juh!
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Olá Ju!
ResponderExcluirLendo a sua resenha parece ser o livro só de viajem no tempo e descobertas que o personagem vai fazer, mas quando vi o book trailer pareceu que envolve terro. Coisas sobre cemitério e acabei não gostando muito.
Beijinhos!
http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Suelen, eu sou a pessoa mais medrosa do mundo... não tem terror nesse livro. E os cemitérios fazem apenas figuração... hehe... Beijo!
Excluir