terça-feira, 9 de agosto de 2016

[Resenha - Planeta] Raio de Sol

Postado por Ju às 08:30
Título: Raio de Sol
Autora: Kim Holden
Tradução: Regiane Winarski
Editora: Planeta
(Selo Outro Planeta)
Número de páginas: 448

“Faça épico”, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo – não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor – único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista – ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

Talvez essa seja a resenha mais difícil que já tive que escrever. Falar de Raio de Sol vai ser bem complicado, porque não posso dizer basicamente nada para não estragar a leitura de vocês, então vai ser difícil mostrar o quanto o livro é incrível. Mas acreditem em mim quando digo que é um dos melhores livros que já li na vida, mesmo que o pouco que possa falar dele faça parecer que a história não tem nada de mais.

Preciso avisar que é uma leitura que vai destroçar o coração de vocês. Das 446 páginas, chorei durante umas 170. Sim, é isso mesmo que vocês leram. Quando comecei a chorar não parei mais até o livro terminar. Quer dizer, não foi bem assim. Levei vários dias para finalizar a leitura porque simplesmente não aguentava o quanto a história doia em mim. A cada dia, depois de chorar horrores durante poucas páginas, eu parava de ler e guardava o sofrimento para o dia seguinte. Não dá para sofrer tanto de uma vez só.

Raio de sol nos apresenta Kate Sedgwick, uma garota que não tem o apelido que dá título ao livro à toa. É simplesmente uma das personagens mais cheias de vida que tive a oportunidade de conhecer. Uma garota que não aceita viver uma vida que não seja feliz. Que traz luz às vidas de todos que estão à sua volta. Que não consegue guardar um pingo de ressentimento, perdoa sem pensar duas vezes. Que é boa apenas porque é assim e é grata por todas as bênçãos que recebe. Uma daquelas pessoas preciosas que às vezes nos fazem sentir que somos os seres mais sortudos do mundo por ter alguém tão fantástico do nosso lado.

Kate está começando a faculdade um pouco mais tarde que o normal devido a experiências pelas quais passou antes, e pretende ser professora de crianças especiais. Tem um amigo da vida toda, Gus, que é o vocalista de uma banda que está gravando seu primeiro álbum, e pela primeira vez os dois estarão longe um do outro. E, infelizmente, não posso dizer mais.

Muita coisa acontece no livro, o passado de Kate vai sendo revelado aos poucos para o leitor. Ela conhece muita gente nova, pessoas que passamos a conhecer muito bem também, já que ganham bastante espaço no enredo. O livro é repleto de amor, amor que vem de todos os lados, e é lindo acompanhar isso. A escrita da autora é muito fluida e no início a gente simplesmente não consegue ver as páginas passarem, mesmo porque são repletas de diálogos e a leitura se torna naturalmente mais rápida. Também são trabalhados temas pesados, como bulimia, bullying, suicídio, perda... Kate é uma protagonista muito forte e que, por mais problemas que tenha para encarar, está sempre disponível para ajudar os amigos – e até os que não são tão próximos assim dela.

O livro promove várias reflexões, e com certeza me fez querer ser uma pessoa melhor. Ver como a Kate lida com a vida nos faz lembrar que às vezes reclamamos demais, sem motivos reais para isso. É impressionante como o ser humano tem a capacidade de transformar um problema idiota em uma grande coisa e consegue se esquecer de que outras pessoas estão lidando com problemas muito mais sérios, problemas reais e bem dolorosos. É uma leitura que indico para qualquer pessoa, um livro especial que merece ser lido e relido por todos.

16 comentários:

  1. Olá
    Esse livro é maravilhoso e já está entre minhas melhores leituras desse ano. Kate, a protagonista é um verdadeiro raio de sol, e tudo é muito perfeito. Ok, sou suspeita em falar, mas recomendo muito essa leitura para todos. Sua resenha ficou ótima, e concordo mesmo que o livro traz muitas reflexões sobre a vida de um modo geral. São tantas temáticas nesse livro, e o melhor é que a autora soube muito bem como abordar cada um deles. Adorei mesmo ♥
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Ju, adoro livros assim, mais dramáticos e com abordagens melancólicas porque inevitavelmente, nos faz ter reações como a sua: pensar na vida, tentar parar de reclamar e sobretudo, tentar ser uma pessoa melhor.
    Quero muito ler este livro!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá amore,

    Que capa belíssima, já fiquei curiosa pela leitura.
    Em relação à história pelo que li em sua resenha sei que vou amar - e já anotei a dica.
    De fato nós temos a mania feia de transformar nossos problemas como se fosse o pior do mundo e não olhamos ao nosso redor pra ver que tem gente que está com problemas piores e não param pra reclamár - e também não deveríamos fazer isso, por que reclamar é clamar duas vezes...

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju,
    Mais uma resenha extremamente apaixonante que leio desse livro. Estou me perguntando porque não li ainda. Adorei, adorei ler sua resenha e não tenho dúvidas que esse livro também será uma de minhas melhores leituras da vida.
    Adorei saber que você chorou, pois adoro livros que me causam isso. Também gostei de saber que o passado da protagonista é revelado aos poucos. Quero muito esse livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Só vejo resenhas positivas desse livro. É muito bom ver que as pessoas se apaixonaram por ele logo no começo. Parece ser uma história maravilhosa e trata de temas muito pertinentes. Eu imagino o quão doloroso seja essa parte que você chorou, a ponto de parar a leitura por não conseguir mais sofrer. Preciso ler esse livro o mais rápido possível.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Adorei a resenha e imagino como deve ter sido difícil sofrer tanto com uma leitura. Ainda mais difícil resenhar sem estragar a leitura quando algo nos atinge de tal forma.
    Mal posso esperar para me afogar em lágrimas também.


    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adoro livro que faz chorar kkkkkk
    Faz tempo que esse livro estava em meus desejados, mas não sabia que ele era tão profundo e incrível assim (procurando uma oferta dele agora mesmo).
    Adoro quando o autor consegue passar os sentimentos do personagem para o leitor, e fazer com que ele se emocione o tempo todo com o que está acontecendo.
    Sem dúvidas depois da sua resenha quero ele mais ainda

    ResponderExcluir
  8. Hey!
    Eu simplesmente amo livros desse tipo! Gosto de pensar quando leio alguma coisa, então eu tenho certeza de que me identificaria muito com esse. Além do mais, mesmo que você não possa falar muito do enredo para não ser spoiler, imagino que deva ser incrível, principalmente porque te fez chorar. Aliás, ao ler a sinopse, a frase de efeito dela me lembrou muito o Barney de How I Me Your Mother, e como eu amo esse personagem, já gostei dessa.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu só via a capa do livro circulando nas redes sociais, mas não imagina que o enredo do livro era algo tão rico assim, a premissa é muito instigante, mas o que me convenceu que eu tenho que ler esse livro foi quando você disse a história vai destroçar o seu coração ai já acabou com todo emocional da sua leitora aqui. Amei a capa. Por mais que o livro tenha muitas paginas a leitura parece ser bem fluida ♥

    ResponderExcluir
  10. Oieee
    Menina você me fez arrepender de não ter optado por esse livro pra resenhar, gostei muito da tua resenha, você conseguiu me deixar curiosa e com vontade de fazer essa leitura, vou adicionar esse título na minha lista de desejados e espero ter a oportunidade de um dia fazer a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Confesso que a primeira coisa que eu pensei foi:
    "466 páginas? D-U-V-I-D-E-I"
    Tenho muito problema com livros que eu acho que "não deveriam ser tão grandes", mas, gente. Sua resenham e deixou muito curiosa. Muito mesmo.
    Bls

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Vi esse livro por aí, mas não parei para ler sobre, sabe? E realmente é muito difícil transmitir o que uma história nos causou quando não podemos comentar muito sobre ela, mas você conseguiu me deixar animada e passar a emoção que sentiu. A Kate parece ser uma personagem incrível, imagino que deva ensinar muita coisa para o leitor e fiquei curiosa para saber mais sobre o passado dela. Enfim, é um livro que acredito que me emocionaria muito e também conquistaria.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Uau! Que resenha intensa e cheia de sentimento! Deu pra sentir o quanto esse livro foi importante pra você e o quanto a historia te tocou.
    E já posso dizer que preciso desse livro pra ontem, só por causa da sua resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Nossa guria,
    Só pelo que você já passou da obra, dá para ver que deve ser um livro muito especial. Realmente a gente reclama muito de tudo, né! Temos que aprender a levar a vida de uma forma mais leve e positiva.
    Adorei a dica!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu só tinha visto o livro por aí mas não sabia do que se tratava. Puxa, sua resenha ficou um amor, muito emocionante. Eu gosto de livros que me fazem chorar, principalmente livros em que nós amamos os personagens assim. A Kate parece ser mesmo incrível, sem espaço para mimimi. Já quero muito ler.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Uau eu morro de curiosidade em ler esse livro, primeiro porque chama muito minha atenção e o enredo é cativante. Fiquei querendo conhecer mais da protagonista, ela nos passa uma mensagem muito bacana mesmo, fico feliz em ver que você gostou bastante da obra e indica. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo