terça-feira, 16 de agosto de 2016

[Resenha - Arqueiro] A longa e sombria hora do chá da alma

Postado por Ju às 09:00
Título: A longa e sombria hora do chá da alma
Autor: Douglas Adams
Tradução: Fabiano Morais
Livro #2 da série Dirk Gently
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 224
Skoob

Kate Schechter devia ter prestado atenção aos avisos que o universo tentava lhe dar. No aeroporto de Heathrow, prestes a embarcar para a Noruega, a americana pensa em todos os sinais que lhe diziam para não fazer aquela viagem. Ainda assim, ela não está nem um pouco preparada para a explosão do balcão de check-in, que destrói parte do terminal. Enquanto isso, no norte de Londres, o detetive Dirk Gently está no fundo do poço: sem dinheiro, vive de bicos como quiromante numa tendinha. Refletindo sobre seu fracasso, ele lembra de repente que, na verdade, tem um cliente e está absurdamente atrasado para o encontro aquela manhã. Porém, o investigador chega tarde demais. Sentindo-se culpado pela sina do homem, ele resolve mais uma vez fazer uso da interconexão de todas as coisas e vê uma ligação do seu caso com os estranhos eventos no aeroporto. Abrindo caminho em meio aos elementos mais absurdos, Dirk se depara com uma máquina de refrigerante que aparece nos lugares mais improváveis, uma águia hostil que insiste em atacá-lo, um hospital sinistro para casos exóticos, horóscopos insultuosos e uma calculadora de I Ching. Neste delicioso livro que dá continuação à série de Dirk Gently, o leitor se surpreenderá ao observar como todas as peças do quebra-cabeça se encaixam para formar uma trama genial e hilária.

Kate Schechter é uma nova-iorquina que atualmente vive em Londres, que considera uma excelente cidade para morar, exceto pela questão de não haver entrega de pizzas. Ela perdeu o marido em um acidente em Nova Iorque, e desde então se envolve apenas com homens completamente egocêntricos – ou seja, homens que não fariam tanta falta assim se desaparecessem. Decide viajar para a Noruega para tentar se encontrar com o cara que está em sua vida no momento, mas o destino não parece querer deixar isso acontecer. Kate precisa enfrentar vários imprevistos e, quando finalmente consegue encontrar o balcão de check-in, ele simplesmente explode. 

Dirk acorda e começa a torcer para conseguir um cliente, até que se lembra de que tinha um... só que deveria estar na casa dele às 6:30 da manhã daquele dia. Mas será que ele se importaria com várias horas de atraso? Dirk nunca saberá, já que quando chega ao local a cabeça de seu cliente não faz mais parte do corpo e o máximo que ele consegue é resgatar parte do pagamento combinado. 

Como se isso não fosse trauma suficiente, descobre que a funcionária da empresa aérea que estava trabalhando no momento da explosão no balcão de check-in, e que é a única desaparecida, é sua ex-secretária. Dirk se vê na obrigação de entender como aqueles estranhos acontecimentos poderiam estar interligados, uma vez que como detetive holístico acredita na interconexão fundamental de todas as coisas. E, quando bate na traseira do carro de Kate, fica ainda mais determinado a desvendar aquele mistério.

No primeiro livro, achei que Dirk não parecia ser o protagonista. Nesse, a participação dele foi muito mais marcante, embora a Kate também tenha ganhado um bom espaço no enredo. Foi só nesse volume que o detetive me ganhou, no primeiro achei que ele fosse um explorador de velinhas sem coração. Mas o fato dele ter ficado ao menos intrigado para descobrir o destino de sua ex-secretária me fez nutrir certa simpatia por ele. E passei a admirar mais sua inteligência e sua capacidade de dedução e de interligação dos acontecimentos.

Esse foi o único livro do Douglas Adams que não me deixou completamente satisfeita, houve duas ou três coisas que não entendi exatamente o motivo de estarem no enredo, ou que não consegui interligar com os outros elementos. Mas tendo a achar que eu é que deixei passar alguma coisa, já que os seis livros dele que li antes juntaram todas as peças com maestria. Não acho que a série ter ficado incompleta tenha algo a ver com isso, já que cada livro narra um caso diferente em que o detetive Dirk Gently se envolve. Acredito que o fato de ter lido bem devagar devido à minha falta de tempo possa ter prejudicado meu entendimento, posso ter perdido alguns pequenos detalhes importantes – porque acreditem, qualquer detalhe em um livro do autor é essencial. 

Mesmo assim, foi uma leitura de que gostei muito. Tudo que consegui ver se interligando foi muito legal, e o autor acrescentou um elemento que não havia trabalhado em seus outros livros: a mitologia. Como adoro o tema, isso só tornou a leitura ainda mais interessante para mim. É uma pena que a série não tenha mais volumes, e que Douglas Adams tenha nos deixado tão cedo – é um autor que com certeza ainda tinha muito a oferecer aos seus leitores, e de quem eu com certeza leria muitas outras obras.

21 comentários:

  1. Explorador de velhinhas sem coração... Gargalhei alto quando li isso. Douglas é um dos grandes nomes da literatura, li o primeiro livro dessa série e acabei esquecendo da continuação. É muito chato que o autor de uma serie tao incrível tenha indo embora tao cedo ne? Adorei todos os detalhes da resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju
    eu quero muito ler esses dois livros, especialmente porque gosto muito do estilo de escrita do autor e é mesmo uma pena que ele tenha nos deixado tão cedo. Sua resenha ficou ótima e me deixou ainda mais curiosa para adquirir os dois.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi, gente eu estou até envergonhada mas não sabia da existência desses livros. Achei o título interessante e fiquei com dó da quantidade de desastres que o protagonista sofre e curiosa para saber de qual forma elas se interligam. Adorei a forma como abordou o livro e pretendo ler para saciar as curiosidades que você me deixou.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Posso dizer que o que mais me intrigou foi o fato de que em Londres não se entregam as pizzas? hahahaha Isso é verdade na vida real????
    A protagonista sofre muito heim???
    Fiquei curiosa e pretendo ler os dois livros em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju,
    Lembro que li a resenha do primeiro livro e fiquei bem interessada na leitura. É uma pena que esse livro não tenha tido todas as peças encaixadas como os demais do autor foram para ti. Como você disse, ter lido o livro devagar pode ter feito você perder alguma coisa que ligaria tudo.
    Achei legal a participação de Dirk ter sido mais forte nesse volume. Anotei a dica mesmo com as ressalvas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá , tudo bem ?
    Tenho visto sobre este livro em alguns blogs, fiquei decepcionada em saber que o livro não te agradou, acho a escrita do autor muito fluída, mas ainda não li esse...
    Agora não entregar pizza em Londres, isso realmente é frustrante.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que o livro não me agradou, apenas que foi o único que não me deixou completamente satisfeita. Gostei muito da leitura. ;)

      Excluir
  7. Oi!
    Adoro o Douglas Adams, acho ele um excelente autor mas não sabia da existência desse livro haha. Fiquei curiosa pra ler algo "novo" do autor e as aventuras desse detetive parecem dar uma boa leitura, mesmo com a questão de todas as peças que não se encaixam.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá amore...
    Primeiramente parabéns pela descontração na resenha, isso é muito legal e diferenciado!
    Ainda não li nada desse autor, quem sabe em breve, já que os comentários a respeito dele são positivos sempre.
    E como assim... não entregam pizza (OMG) sério mesmo¿!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu nunca li nada do autor, e, sinceramente, não tenho vontade, não. E saber que o livro não te conquistou totalmente me desanimou ainda mais, pois eu estou querendo livros mais TCHÃN, sabe? hehe' Mas quem sabe um dia...
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Então... não entregam pizza em Londres?! O.O hahahahah Eu não conhecia a obra, nem o autor, mas fiquei super instigada pela premissa da história. Fora que esse título chama bastante a atenção também. Adorei ser apresentada ao livro, e assim que puder vou conferi-la.

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  11. Até hoje, só li o Guia do Douglas, e é um dos meus livros da vida. Amo de paixão, e vira e mexe pego pra reler pelo menos um trecho. É claro que já conhecia esse, mas ainda não tive oportunidade de ler. Tente reler, pode ser que você tenha deixado passar alguma informação, por isso talvez não tenha conseguido interligar algumas coisas.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju! Tudo bem?
    Ri muito com sua resenha, a sinopse já é hilária, lendo sua resenha então, o riso saiu fácil. Que titulo comprido, não? Não conhecia o livro e fiquei surpresa por saber que esse é o segundo, quem um antes desse! Vou ler certamente, adoro livros com personagens que são um pouco atrapalhados e desastrados, onde tudo parece dar errado! Dica anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Ainda não conhecia este autor mas em uma breve pesquisa vi que ele é bastante talentoso. Quanto a obra, apenas pela sua resenha ja fiquei muito curiosa pra conhecer o desenrolar dessa história.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Olá ♥
    Bom não li nada do autor, e mesmo pegando sua resenha pelo segundo livro fiquei curiosa em varios quesitos creio que minha curiosidade só sera saciada se ler os dois livros, sua resenha foi muito bem composta na medida certa para deixar as pessoas com vontade de ler, vou procurar mais a respeito dos livros. Aproposito amei a capa do livro♥Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu sou uma entusiasta do Douglas Adams. Mas ainda não li essa série dele, então to meio confusa em relação ao enredo. Mas fiquei feliz que ele tenha abordado a mitologia nesse livro, coisa que realmente ele pouco fez (nunca fez rs). Esse livro está com certeza na minha lista, espero ler até o final de ano se meu dinheiro me permitir HAHAHAH parabéns pela resenha!


    beijoss

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu já li uns livros do autor, mas não é um gênero que leio com frequência, só que eu ainda pretendo ler mais livros dele, porque me deixam curiosa e tudo indica que realmente merecem todos os elogios. Bom, logo de início fiquei desanimada ao saber que esse era o 2° volume, mas depois animei ao ver que o detetive lida com casos diferentes, logo acredito que não interfere em nada ler esse sem o primeiro. Os acontecimentos são bem doidos, em? Fico me perguntando aqui como tudo vai ser conectado kkkk Enfim, é um livro que parece ser bem bacana, então vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Gente,que historia confusa,li pelo menos 3 vezes para tentar entender o que realmente havia acontecido kkkk
    e quando entendi não foi algo que me chamou atenção
    só li um livro do douglas da serie mochileiro das galaxias e não gostei tanto e não sei se pretendo ler outros livros do autor por agora

    ResponderExcluir
  18. Não li esse livro ainda, mas só por ser do Douglas Adams já me interessa. Sou super fã do Guia do mochileiro das galáxias. Como esse livro é o segundo de uma série, precisarei ler o primeiro antes, mas acho que vou encarar, diz algo me diz que vale a pena. :)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Hi baby, tudo bem? não conhecia esse livro do Douglas Adams, dele só li o primeiro do Guia do mochileiro das galáxias dai outras leituras entraram no caminho e ainda não continuei a ler a série mas pretendo pois gostei muito! adorei sua resenha mas só estou com medo de ler e também não gostar tanto que nem você kkkk mas veremos...

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não sabia dessa série e devo dizer que chamou minha atenção, eu nunca li nada do autor e acho que seria uma boa dar uma chance a esses livros, ainda mais por ter mitologia envolvida no meio. Gostei muito da sua resenha, tenho certeza que vou gostar deles também!

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo