quinta-feira, 25 de agosto de 2016

[Resenha - Novo Conceito] O ano em que te conheci

Postado por Ju às 11:00
Título: O ano em que te conheci
Autora: Cecelia Ahern
Tradução: Ana Paula Corradini
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 336

Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornar-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato. Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com dramas familiares. Eles precisam de ajuda. Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer. Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.

Eu não havia lido a sinopse antes de iniciar a leitura, afinal, gosto muito dos livros da Cecelia e não precisei disso para ter vontade de conferir a história. Então esperava por algo bem diferente, por uma arrebatadora história de amor, e não foi isso que encontrei. O ano em que te conheci foca principalmente na amizade e no autoconhecimento.

Aqui, os protagonistas são Jasmine e Matt. Jasmine tem 33 anos, e desde os 5, quando um primo fez o grande favor de contar a ela que morreria, tornou-se alguém que não deixa nada para depois e que foca no presente, nunca no futuro. Por isso não é nada estranho que trabalhe criando novas empresas, transformando-as em negócios rentáveis e depois vendendo o que construiu e começando tudo novamente. Acontece que da última vez não criou a empresa sozinha. A ideia era de outra pessoa e ela foi contratada para ajudar o negócio a tomar forma e a prosperar.

Ou seja, por mais que tenha sido essencial para o sucesso, acaba sendo demitida ao tentar negociar a venda daquela empresa, já que o dono não tem nenhuma vontade de desfazer-se dela. Jasmine até poderia trabalhar para a concorrência, se não fosse por uma cláusula de seu contrato: continuará recebendo seu salário por um ano, devido a uma licença remunerada que a impede de causar algum dano à empresa levando seu conhecimento para outro lugar. Só que não tem a menor ideia de como sobreviver sem o trabalho. Sempre o colocou em primeiro lugar, e em segundo lugar sempre esteve sua irmã, Heather. Um ano mais velha, ela tem Síndrome de Down e Jasmine, apesar de admirar sua independência, sempre a considerou alguém que precisava ser vigiada e protegida.

Matt é um locutor de rádio que tem um programa bem polêmico. Nele, recebe convidados para falar sobre um determinado tema, mas há quem considere que os convidados não são nada qualificados e acabam fazendo colocações errôneas e preconceituosas. Foi em um desses programas que Jasmine passou a odiá-lo profundamente, muitos anos antes de tornar-se sua vizinha sem saber quem era o dono da casa em frente à sua. Acontece que ultimamente Matt tem chegado em casa completamente bêbado, gritando e fazendo todo o barulho possível até conseguir tirar sua esposa da cama para abrir a porta para ele, mesmo tendo a chave. De repente, a vida de Matt piora muito, ele recebe uma licença enquanto decidem se será demitido e sua esposa o abandona, levando seus três filhos com ela. E é aí que as vidas de nossos dois protagonistas começam a se cruzar de formas improváveis.

Achei esse livro bem melancólico. Ele tem, sim, alguns dramas familiares, mas nada tão complexo assim, então acompanhamos as vidas de Jasmine e Matt sem grandes reviravoltas durante um ano. No início, Matt é irônico e distante, e Jasmine o odeia profundamente sem contar a ele o motivo, mas à medida que se conhecem vão vendo que as aparências muitas vezes enganam sim, e que têm muito em comum. É conhecendo um ao outro que conhecem melhor a si mesmos, e conseguem começar a agir para ter uma vida melhor. A autora colocou alguns trechos bem divertidos durante a narrativa, que fizeram com que a leitura se tornasse mais descontraída.

Vários personagens secundários ganham espaço no enredo. Além de Heather, a irmã de Jasmine, conhecemos também seu pai, sua nova esposa e sua irmãzinha de apenas 3 anos. Temos um primo apaixonado por ela e um headhunter que surge do nada e não tem a menor ideia de que ela não poderá aceitar nenhum emprego. Os filhos de Matt também participam do enredo, com destaque para o mais velho que tem grandes problemas com o pai. Por fim, temos a presença dos outros moradores da rua sem saída em que Matt e Jasmine vivem, todos eles com mais de 70 anos e suas vidas aparentemente calmas e perfeitas.

Já achava a capa linda, mas agora a considero perfeita, já que retrata bem o principal cenário da obra. As folhas são amarelas, as letras são de um tamanho excelente. Foi uma boa leitura, mas sem nada demais, sem aquela coisa indefinível que transforma um bom livro em uma história inesquecível.

15 comentários:

  1. Oiii!
    Já tinha lido sobre o livro anteriormente e tinha achado interessante a história.
    Eu achei que fosse um romance, mas como vc mesma falou, se trata mais de amizade de um com o outro.
    Gostei, com certeza vou ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. estou lendo e a trama me parece ótima, Jasmine tem muito de mim e eu dela, por assim dizer rsrsrs e o mais bacana é que Cecelia sempre coloca a vida sobre uma nova ótica
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ju, como vai menina?
    Eu sou completamente louca para ler esse livro e vendo a resenha no seu blog fico imensamente feliz pois foi do jeitinho que pensei que seria, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, confesso que achei a premissa do livro meio morna e sem graça, não consegui me sentir conectada com os personagens e suas historias, mesmo gostando da sua resenha, não leria o livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da autora, apesar de ter dois livros dela na estante, preciso mudar isso e conhecer logo a escrita dela. Quero muito ler esse livro, ele está na minha lista, gosto muito de livros com dramas e quando são familiares mesmo que pouco profundos, me tocam bastante. Vou deixá-lo na minha listinha com certeza.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li um livro da Cecelia, mas recebi os primeiros capítulos para fazer as Primeiras Impressões e puxa vida! Como eu gostei desse livro!!! A escrita é linda, os personagens maduros e com tantos problemas comuns que os tornam bem próximos da realidade. Gostei de saber que não houve romance, é pura amizade. Doida pra terminar a leitura! bj!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu achei a premissa do livro bem interessante e já ouvi falar muito bem da escrita da autora. Quem sabe depois que eu terminar os da minha lista eu não leia ele..
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Meio que fiquei com a sensação de que li o livro ao ler sua resenha. Não que você tenha contado demais ou que tenha muitos spoilers, pois acredito que não foi isso - e nem foi por esse motivo a minha impressão.
    É que meio que antes de chegar ao final da sua resenha eu já tinha a sensação de que pode ser uma boa história mas que não seria inesquecível - e você meio que confirma isso.
    A capa é linda e é bom saber que ela combina com a história, mas não foi dessa vez que algum livro da autora me convenceu a querer conhecer sua escrita...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju.

    Até o momento eu li apenas um livro da Cecelia, O Presente e gostei da história. A sua resenha é a primeira que leio sobre deste novo livro que a Cecelia escreveu e parece ser uma história é muito boa e interessante. Deixarei a dica anotada para ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Já tive oportunidade de conhecer a escrita da autora em P.S. Eu te amo e gostei bastante. Quero muito ler outras obras dela e essa é uma das que estão na minha lista.
    A premissa do livro é bem interessante e fiquei curiosa para adentrar nesse mundo imperfeito de Jasmine e Matt.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, sou fã das obras de Cecelia, mas nos ultimos livros não tenho sentido ou encontrado aquilo me encanta tanto em suas obras, como se algo tivesse faltando. Depois de ler sua resenha tenho a sensação de que esse livro vai pelo mesmo caminho que os outros e não despertou minha vontade de ler, mesmo sendo de uma autora que adoro

    ResponderExcluir
  12. A capa realmente é linda e como já li outro livro da autora, estou louca para O Ano que te conheci, gostei do enredo e só acho uma pena que ele não tenha nada tão surpreendente, que o faça um livro espetacular, por tanto, compreendo seu ponto de visto, ainda sim, pretendo ler em breve.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  13. Olhando pela capa realmente parece um romance, a sinopse também reflete isso, bom saber que não é. Sinceramente não li nenhum livro é autora talvez lendo acabo amando os livros dela, mas esse não me desperto o interese. www.sejaamavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie, Ju!
    Eu também amei essa capa e acho a história bem chamativa, principalmente por focar na amizade dos dois e no crescimento deles. Mas vou deixar a leitura desse livro para o ano que vem. Porque esse ano não está lá muito bom para os meus livros, tadinhos, tão abandonados.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  15. Oieeee,
    Confesso que a capa desse livro ,e fascinou ,muito, mas no ano passado quando li Como se apaixonar da autora, fiquei meio decepcionada, por achar o mesmo que você, faltou algo para tornar o livro inesquecível, então fiquei com receio de me decepcionar de novo e por isso optei por não ler. Sua resenha é a primeira que leio e parece que fiz a escolha certa.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo