sexta-feira, 19 de agosto de 2016

[Resenha - Petit Editora] Pelos caminhos da vida

Postado por Ju às 11:00
Título: Pelos caminhos da vida
Autores: Cristina Censon | Espírito Daniel
Editora: Petit
Número de páginas: 384

Que perigos uma garota com poderes sobrenaturais pode representar à sociedade? França, século XIV. Adele, uma jovem de apenas 13 anos, se vê obrigada a enfrentar uma intensa jornada pessoal. Quando seu pai descobre que ela é sensitiva, passa a persegui-la. Obstinado, ele quer internar a filha para afastá-la de contato com as pessoas. Corajosa e firme em seus princípios, Adele foge da ira paterna ao lado de sua aia, a leal Justine, e vai ao encontro de Elise, única pessoa que poderia auxiliá-la a lidar com seus dons. Mas quem é Elise? O que ela pode fazer de verdade para ajudar a garota? Em sua fuga Adele também acaba conhecendo Aimée, jovem de igual sensibilidade. O que o destino reservará a essas mulheres fortes e corajosas, visionárias, donas de conhecimento e saber além do seu tempo?


Adrien acaba de perder toda sua família para a peste, que atingia muitas regiões. Ainda sem saber o que fazer, já que ele e a família cuidavam de parte da terra de um senhor, que de forma alguma o rapaz conseguiria manter produzindo sozinho, recebe repentinamente duas pessoas em sua casa, duas mulheres em busca de um pouco de alimento e descanso. São Adele e Justine, sua grande amiga e dama de companhia. 

Adele é uma garota prestes a fazer 13 anos, mas que parece ter bem mais do que isso. Durante toda a sua vida teve contato com o mundo espiritual, possuindo capacidade de conversar com pessoas que já haviam morrido e até de adivinhar o pensamento das pessoas que conviviam com ela. Até os 9 anos, teve a companhia de sua mãe, que possuía dons parecidos com os dela e a entendia. Mas, quando a mãe veio a falecer, seu pai tornou-se cada vez mais calado e menos compreensivo, até que decidiu que sua filha seria enviada para um convento em que poderiam curá-la. 

Só que o que a menina podia fazer em um ambiente como aquele seria considerado demoníaco, e ela correria risco de vida, já que o que se sabia era que alguns morriam devido às torturas aplicadas. Ao ter certeza da decisão do pai, Adele foge na companhia de Justine, em busca de uma mulher que sua mãe havia dito que poderia ajudá-la a lidar com seus talentos. Adrien decide acompanhá-las, e os três não têm ideia do que precisarão enfrentar em seu caminho.

Vou parar por aqui porque não quero ultrapassar a sinopse. Achei que o livro se resumiria a essa jornada, mas me enganei profundamente: ele vai muito além disso. Esse é apenas o começo, e à medida que as coisas acontecem novos desdobramentos surgem. Conhecemos não só a história de Adele, mas também as de vários outros personagens que cruzam seu caminho. A garota é muito iluminada e faz diferença na vida de todos que têm contato com ela. 

Adrien é um personagem que também me encantou, um rapaz de coração nobre e fundamentalmente bom. Ao perder sua família claro que sofre muito, mas consegue se levantar e mostra-se disposto a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger aquelas mulheres que acabou de conhecer. Nem imagina que muito longe do lugar em que sempre viveu um novo destino está sendo preparado para ele.

Um dia entenderá que nem todas as criaturas são efetivamente livres, mesmo sem nunca terem sido escravizadas ou dominadas. Impeça uma criatura de pensar por si e já a está conduzindo a uma prisão, mesmo que sem grades. Aprisione uma ideia, um pensamento e estará tornando um ser cativo. Jamais permita que seus pensamentos sejam vigiados e controlados. Podemos, sim, receber indicações de caminhos a seguir, mas o livre-arbítrio é nosso para decidir por onde ir. 

Em muitos romances espíritas nos são apresentados os acontecimento
s das vidas passadas dos personagens envolvidos, e assim podemos visualizar a justiça divina agindo. Neste, isso não acontece, só conhecemos os personagens pelo que fizeram na vida atual, mas ainda assim podemos ver as consequências das escolhas deles acontecendo. Conhecemos algumas pessoas extremamente generosas durante a narrativa, assim como outras com o coração endurecido, que não permitem de forma alguma que o amor guie suas decisões. E infelizmente, quando uma pessoa não consegue aprender pelo amor, acaba tendo que aprender pela dor. 

Gostaria de avisar para não se apegarem a ninguém. É engraçado como em romances espíritas a morte dos personagens dói bem menos em mim, mas é que muitas vezes nos é mostrado o despertar deles no mundo espiritual, o que demonstra que a morte não é o fim, apenas uma passagem para outra etapa. O espiritismo vê a morte apenas como o desencarne, como a volta do espírito à sua condição principal, ao mundo a que sempre retorna após as experiências no corpo. 

Temos um pouco da presença do mundo espiritual no enredo, fazendo o que está a seu alcance para que as programações dos encarnados não sejam alteradas bruscamente, mas sempre respeitando o livre-arbítrio de cada um. Até para sermos ajudados temos que dar abertura para que a ajuda aconteça. Se estivermos dispostos a insistir no mal, ninguém poderá fazer nada por nós.

A leitura fluiu muito bem, apesar das quase 400 páginas li o livro em apenas um dia. As folhas são brancas, mas o tamanho da letra e o espaçamento são ótimos, então minha leitura não foi prejudicada. Constantemente somos lembrados de que devemos sempre fazer o bem, e que seremos cobrados por tudo o que fizermos, e também pelo que deixarmos de fazer. É um livro que com certeza tem muito a ensinar, e uma leitura que aconselho para espíritas e não espíritas que tenham interesse em conhecer mais sobre o assunto.

Deus está do nosso lado quando pensamos o bem e procuramos fazer o bem. As chances de estarmos caminhando para um final favorável são muito maiores. Não é isso o que estamos buscando nessa vida? Ser e fazer o nosso melhor? Então posso garantir que Deus estará sempre do nosso lado. Você sempre respeitou a Deus e a seus princípios, os quais procurou seguir dando seus próprios exemplos. Você tem alguma dúvida de que Ele a ama e que cuidará de você?

19 comentários:

  1. To precisando ler livros novos! Adorei esse. Gosto muito de livros que além de inspiradores nos ensinam algo, sabe?

    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!
    O enredo desse livro parece bem interessante! Não curto muito livro espíritas, mas a história me chamou basntante atenção.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Eu nao sei se eu leria esse livro, kk a capa nao me chamou a atenção. Bom a resenha esta otima, espero que conquiste novos leitores para esse livro.

    Beijos de lacey ( autora laina suzan)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! Adorei a parte paranormal do livro, pensei que se tratava de um terrorzão rs. Acho maravilhoso o fato de muitos livros, além de trazer uma grande história, ainda ter a capacidade de passar ensinamentos para a vida. Geralmente, eu fujo de livros quando ocorre a simples menção de morte de algum personagem, mas este me deixou curiosa. O ponto forte que consegui captar foi justamente a mensagem positiva para a vida que ele passa.
    Resenha linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!
    Como eu já disse em outros comentários, livros espíritas não estão na minha "zona de conforto", mas eu tenho muita curiosidade em me aprofundar em livros com essa temática. Fiquei bem curiosa para saber mais a respeito de Adele e seus dons. E é claro, também fiquei curiosa para saber se ela consegue realizar sua missão. Achei interessante que nesse livro é retratado o que acontece após a passagem da morte. Com certeza vou lê-lo assim que tiver uma oportunidade.

    PS: A capa desse livro me lembrou os da série dos Bridgertons.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  6. Oiii Ju, como vai?
    Menina eu estou louquinha para ler essa obra, confesso que me apaixonei perdidamente pela sua resenha e só me incentivou a querer ler o quanto antes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju!
    Apesar da premissa do livro ser bem diferente de tudo o que já vi, não me interessei pela obra. Infelizmente, não costumo ler livros do gênero e tendo sobrenatural é um pouco mais difícil. Para quem gosta, com certeza será uma boa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu já li alguns livros espíritas - todos eles da editora Petit - e gostei bastante da experiência.
    Achei a premissa desse livro bem interessante e gostei do fato de que nesse livro abordam as consequências das escolhas da vida atual, os livros que já li falavam sempre dos acontecimentos nas vidas passadas.
    Gostei bastante da sua resenha e esperto ter oportunidade de conferir esta obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, gostei da resenha.
    Amo romances de época, mas esse não me interessou pois não curto muito esse tema espírita. Mas quem curte me pareceu um bom livro. Ah, gostei da capa também!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tudo bem?
    Eu já conhecia esse livro, mas ainda não li a obra. Tenho vontade de ler sim e, como você, gosto de livros espiritas.
    Que bom que o livro vai muito além do que você pensava, além do fato de ele trazer ensinamentos e fazer a gente aprender muita coisa.
    Dica anotada. Ótima resenha ;)

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Tive a feliz oportunidade de ler esse livro e simplesmente amei, me tocou muito, os personagens são fortes e ao mesmo tempo doces. A jornada de Adele e Adrien é forte, mas também muito bonita. Fora as mensagens belas que o livro nos presenteia. beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Já li algumas resenhas sobre esse livro e parece ser bem interessante, apesar de o gênero não me atrair muito. Quem sabe eu não o leia depois, não é? É sempre bom dar uma chance àquilo que a gente não conhece.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiii!
    Gostei do tema do Livro.
    Acho bem legal histórias que envolvem o espiritismo. Achei legal também a história sair um pouco do padrão. Ao invés de falar de vidas passadas, falar apenas da atual.
    Não conhecia o livro ainda mas pretendo ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju!

    Nunca li um livro espírita, acredita? Tenho muita curiosidade, mas sou tão leiga que sempre pensei que esse gênero traria as vidas passadas dos personagens... Gostei muito do diferencial desse livro, já que conhecemos só uma vida deles. E claro, já estou com vontade de conhecer um pouco mais da Adele e dos seus dons.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei a resenha...nunca li nada parecido e já vou anotar a dica!

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  16. Tem alguns romances que, apesar de espírita, nos despertam mais emoções que os comuns. Outros nos despertam justamente por serem espíritas. Acho que você sente menos a morte dos personagens, por já saber que alguns irão passar por isso, dado o gênero do livro. Mas é especulação, não sei ao certo. É mesmo uma história e tanto, e eu adoraria conhecê-la. Quem sabe mais pra frente? bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju!
    Esse livro esta na minha estante, só não consegui ler ainda kkkkkkk, ainda não tinha visto resenha dele e gostei muito da sua, já sei que vou adorar a leitura!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  18. Oieee, li poucos livros nesse nicho e sim, sempre tirei algo deles e isso é muito bom, você sempre termina de ler se fazendo muitas perguntas. Esse eu não conhecia,achei a capa linda.Essa editra lança muitos livros maravilhoso, pra quem ama o gênero está aí uma boa pedida.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Não sou muito de ler romances espíritas, mas senpre fico curiosa com alguns e esse chamou a minha atenção, parece transmitir mensagens muito bonitas e fiquei curiosa em saber mais das jornadas dos personagens.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo