quinta-feira, 11 de agosto de 2016

[Resenha - Arqueiro] Agência de investigações holísticas Dirk Gently

Postado por Ju às 08:00
Título: Agência de investigações holísticas Dirk Gently
Autor: Douglas Adams
Tradução: Fabiano Morais
Livro #1 da série Dirk Gently
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 240
Skoob

A série O Mochileiro das Galáxias consagrou Douglas Adams por sua fina ironia e sua capacidade de elaborar histórias hilárias e inusitadas. Porém, essa não foi sua única obra-prima. Também na década de 1980, ele criou o personagem Dirk Gently, cujos elementos principais surgiram quando escrevia episódios para Doctor Who, outro ícone britânico da ficção científica. Adams morreu em 2001, deixando dois volumes sobre as aventuras do detetive carismático e arrogante. Agora, finalmente, o primeiro livro é publicado no Brasil. Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação. Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime. De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.

Richard MacDuff trabalha em uma empresa de computação e foi convidado por seu ex-tutor para um jantar na faculdade em que estudou. Depois de se encontrar com várias pessoas que nem parecem ser de verdade, descobre que simplesmente esqueceu de buscar sua namorada para acompanhá-lo. Em um surto, deixa uma mensagem para ela prometendo mil coisas que não pode cumprir. O que faz com que tenha que dar uma de bandido (ou de Homem-Aranha) e escalar o prédio dela para roubar a fita da secretária eletrônica.

Seu ex-colega, Dirk, assiste por acaso à cena. Acontece que ele se tornou o dono de uma agência de investigações, especializada em divórcios complicados e na localização de gatinhos perdidos, mas acredita que Richard possa precisar de seus serviços ou não estaria escalando uma parede sem nenhum item de segurança. Embora eles não consigam se encontrar na primeira vez em que combinam, uma lista telefônica acaba tornando o reencontro possível. Só que as condições em que ele acontece são preocupantes, e o encontro acaba com Dirk sendo contratado para salvar Richard de uma enrascada.

O termo “holístico” se refere à minha convicção de que devemos nos concentrar na interconexão fundamental de todas as coisas. Não estou interessado em trivialidades, como impressões digitais, fiapos de tecido reveladores e pegadas inúteis e, sim, no fato de que a solução para qualquer problema pode ser encontrada na maneira como se configura e se entrelaça o todo.

Embora o Dirk e sua agência sejam o que dá título à obra, achei que Richard teve mais importância na história, ainda que o detetive e toda sua capacidade de raciocínio lógico sejam os responsáveis pela solução do mistério que nem vou dizer qual é. Só adianto que temos a participação de uma égua, de um monge eletrônico (criado para acreditar nas coisas pelos humanos, livrando-os da difícil tarefa de acreditar em tudo que o mundo espera que eles acreditem), de um fantasma, e de mais alguns seres e mais algumas coisas que não posso listar porque spoilers não são legais... rs...

A história se passa nos anos 80 – por isso temos a fita cassete da secretária eletrônica – e adorei sentir o clima da época no enredo. Mais uma vez, Douglas Adams juntou vários acontecimentos que aparentemente não fazem sentido algum e no final conseguiu fazer tudo se encaixar e criou um desfecho genial. Confesso que no início cheguei a ficar um pouco perdida com tantos personagens que pareciam não ter ligação uns com os outros, mas mais uma vez o autor me surpreendeu. E nunca pensem que houve um esquecimento ou um erro de tradução: quando falta alguma informação, é porque foi emitida propositalmente.

Se você quiser mesmo entender alguma coisa, a melhor maneira de fazer isso é tentar explicá-la para alguém. Isso o obriga a destrinchá-la em sua cabeça. E, quanto mais lerdo e tapado for seu aluno, mais você terá que fragmentá-la em ideias cada vez mais simples. (…) O professor geralmente aprende mais do que o aluno. Não é verdade?

A história flui muito bem, as folhas são amarelas e a letra de um tamanho confortável. A diagramação é simples, com os capítulos iniciando na mesma página em que o anterior termina. O autor deixou essa série incompleta; quando morreu, em 2001, havia escrito apenas dois volumes. Logo trarei a resenha do segundo livro para vocês.

24 comentários:

  1. Oi Ju
    Achei ótimo saber que a ambientação se passa nos anos 80, além de expor detalhes como a fita. O autor escreve muito bem, por isso minhas expectativas são grandes a respeito dessa leitura. Sua resenha me deixou ainda mais motivada. Adorei e espero poder ler também!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,
    Fiquei imaginando toda a confusão que Richard se envolveu, pareceu até hilaria a cena dele escalando o prédio. Muito legal todo o ambiente dos anos 80 envolver o leitor, mostra que o autor soube realmente trazer essa época para as páginas. É uma pena que a obra tenha ficado inacabada.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Ei Ju, infelizmente esse livro nao faz meu tipo :( gosto daqueles romances bem clichês sabe? Mas pra quem curte o genero é uma otima pedida.
    https://facesemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    é o mesmo autor de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" não é ?!
    O autor tem um humor inteligente. Imagina escalar um prédio por conta de uma fita rsrsrs.
    Só uma pena ele não ter acabado.
    Beijos.
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Parece ser um livro bem agradável e com algumas cenas bem engraçadas. Gostei bastante da resenha e amo os livros da Arqueiro.
    Pretendo ler o livro em breve para me aventurar.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Apesar de não ter me atraído tanto, adorei ler a suas impressões sobre a obra. senti que é um livro bem inteligente e com elementos variados. Super legal para quem curte investigações. Pena o autor faleceu =/
    Valeu a dica e parabéns pela resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro ano passado e tive uma opinião completamente contrária a sua! rsrs.
    Eu achei a história confusa e sem pé nem cabeça do início ao fim! Eu li todo na esperança de que no final as coisas se encaixassem, mas para mim pelo menos nem tudo ficou claro.
    Eu não curti a escrita do autor e fiquei perdida durante vários momentos da leitura, o que me fez criar um trauma com os livros desse autor.
    Mas gostei de ler uma opinião completamente contrária a minha e ver que você gostou a ponto de achar genial.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju,
    Primeiramente, parabéns pela resenha, está incrível. Ainda não li nada do autor e sinto que moro embaixo de uma pedra. Adorei saber dessa temática dos anos 80 e fiquei bem curiosa para saber o que vou encontrar nessa história. Também gostei de saber que a história flui bem, estou precisando de um livro assim.
    Uma pena que a série esteja incompleta, acho que seria incrível completa.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá amoreca....
    Adorei sua resenha, embora não curta muito esses livros de época... esse até que me instigou um pouquinho... mais não a ponto de ler nesse momento... quem sabe no futuro.

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Nossa que história louca não é mesmo? Rsrs. Eu já conhecia obra, tanto que seu vôlei dois foi publicado agora! Nunca li nada do Douglas e depois dessa sua resenha acho que irei ler essa série, achei bem divertida ealça como você mesma disse! Amei essa capa. O fato de se passar nos anos 80 me deixou mais curioso,nunca li nada assim nesse período, parece ser bem interessante. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Puxa vida, que pena que ele n completou, a gente n sabe mesmo o dia de amanhã, não é? Gostei muito da premissa do livro, mesmo que o detetive n tenha ficado em foco nesse livro. Acho que a intenção do autor era ir narrando sobre o próprio Dick ao longo da série. Fico esperando p saber do 2º volume. bj!

    ResponderExcluir
  12. oie. douglas adams é um autor super famoso mas sinceramente não me interesso pelas obras dele e com essa não foi diferente. Creio que não me agradariam as partes que você diz que parece que nada se encaixa e só vemos o encaixe no final e também quando diz que as vezes pensamos que há erro de trasdução e na verdade não é. Essas coisas me incomodariam bastante, mas que bom que você gostou da história.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, não conhecia o livro e na verdade, se não houvesse na capa a indicação que o autor escreveu Mochileiro das Galaxias, eu não me lembraria dele só pelo nome. Adorei saber da ambientação nos anos 80 e fiquei curiosa em como o autor administra tantos personagens. Quero ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ola Ju dessa vez a premissa não me chamou muito atenção, porém leio muitos elogios a escrita do autor. O fato de ter até fita cassete nos remetendo aos anos 80 me agrada, fica a fica para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Gente, eu não sabia que o Douglas tinha morrido *-* Nunca li nada dele, mas, tirando este livro, não tenho curiosidade de conhecer, e minha curiosidade em relação a "Agência de investigações" é bem pequena, então eu não acho que o lerei tão cedo. Mas fico feliz em saber que você gostou e se surpreendeu com a história, é muito bacana quando o autor joga um monte de coisas sem ligação nenhuma na história, e depois junta tudo, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Acho que a expectativa por essa autor é bem grande, então imagino que esse livro seja ótimo. Adorei que ele é ambientado nos anos 80, pois adoro essa época e seus objetos. Mal posso esperar para conferir mais essa obra prima.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca li nada do autor mas vejo tantos comentários maravilhosos sobre seus livros que fico muito curiosa. Eu gostei de saber sobre o livro e a sua impressão dele, não sabia que o autor havia deixado essa série inacabada e depois vou querer ler a sua resenha so segundo volume.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu vi esse livro mas acabei pensando que era mais um do universo do mochileiro das galáxias, e acabei não pegando pra ler.
    Achei a história bem gostosa de acompanhar, e pela sua resenha deu pra perceber que o autor foi brilhante ao desenvolver o mistério tão improvável e cheio de personagens.
    Uma pena que a série tenha ficado incompleta

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Adoro o autor e sua escrita leve. Já li Guia dos Mochileiros da Galáxia e esse livro para ser tão divertido quanto.
    Principalmente a parte da escalada.
    É realmente uma pena que a série tenha ficado inacabada.
    Mesmo assim, acho que vou me aventurar a ler.
    Me deseje sorte ;)
    Beijos, Mila

    a-viagem-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Não estou acostumada a ler esse tipo de livro, mas essa capa está linda e estou começando a me interessar pelo assunto já que tanta gente fala bem. Pena que a série ficou incompleta. Boa dica, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Estou com esse livro na estante para começar a ler e sua resenha me convenceu a começar a leitura o quanto antes. Esse autor é incrível e, mesmo que pareçam um pouco confusas no início, as histórias que ele cria são ótimas e imagino que essa não seja diferente, já que a ideia de juntar coisas aleatórias funcionou bem no Guia do mochileiro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Achei a premissa bem louca, mas o que esperar do autor? haha Eu li O Guia do Mochileiro das Galáxias, primeiro volume, mês passado e adorei! Já coloquei esse nos desejados, pois acho que irei gostar muito também. Sua resenha ficou ótima!! :D
    E ah, essa capa é maravilhosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Falam super bem desse autor, e morro de curiosidade para ler algo dele, mas a oportunidade nunca surgiu. Achei que esse livro tem uma pegada mais para a comédia, e por isso acredito que será uma leitura mais leve, como adoro essa combinação, com certeza anotarei a dica :)

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor, mas morro de vontade de ler esse livro, acho que ele traz um enredo muito contagiante, ainda mais por se passar nos anos 80 e ter toda a temática diferente da atualidade. Gostei muito da sua resenhe e com toda certeza lerei logo que tiver uma oportunidade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo