quinta-feira, 18 de agosto de 2016

[Resenha - Galera Record] Prata: A revolução do carrasco

Postado por Ju às 11:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da série.

Título: Prata – A revolução do carrasco
Autor: Eoin Colfer
Tradução: Alves Calado
Livro #2 da série Prata
Editora: Galera Record
Número de páginas: 384

A jovem agente do FBI, Chevie Savano, volta à Londres contemporânea, após uma viagem pela era vitoriana, e encontra as coisas bem diferentes de como as deixou. A Europa está sendo governada por um movimento fascista conhecido como Boxita, que controla todo o território por meio do terror e da intimidação. As memórias de Chevie retornam fragmentadas, e no momento que ela aprende sobre o programa do professor Charles Smart, inventor da máquina do tempo, ele é morto pelo serviço secreto da polícia. Agora, eles estão atrás de Chevie, mas ela consegue escapar, fugindo para o passado. Ela encontra Riley, que está sendo perseguido por agentes futuristas, e o salva. Trabalhando em equipe, cabe aos dois descobrir o paradeiro do Coronel Clayton Box, que pretende aumentar ainda mais seu poder, lançando um míssil em cada capital europeia. 

No livro anterior, o autor nos apresenta uma trama muito interessante sobre viagem no tempo. Quando a máquina do tempo é inventada, é claro que algumas pessoas pensam em usá-la de forma nada honesta, manipulando governos e regimes, decretando toda uma nova ordem mundial. Ao perceber isso, o homem que a inventou foge com todo o material necessário para tornar esse plano impossível, interrompendo o Programa de RelocAção de Testemunhas Anônimas – PRATA – do FBI, um revolucionário projeto que permitia que testemunhas importantes fossem escondidas no passado. 

Chevron Savano é uma Agente Especial menor de idade que participou de um piloto do FBI em que adolescentes treinados ficariam responsáveis por detectar a presença de terroristas em escolas. Após um grave incidente, é enviada para Londres para tomar conta de um objeto esquisito que não tem a menor ideia do que é... e que é capaz de mudar toda a sua vida.

Frequentemente acho que deveria simplesmente abandonar a coisa toda. Acho mesmo. A viagem no tempo poderia ser um presente para a raça humana. Aquele que pudesse controlá-la poderia fazer coisas boas pelos homens. Mas você precisa se perguntar: considerando a trajetória da humanidade, isso é provável?

Não vou falar sobre a história que se desenrola no primeiro volume. Neste livro, conhecemos uma espécie de realidade paralela. Algo aconteceu no passado e acabou alterando todo o futuro. Chevron é uma cadete do Império Boxita, um governo fascista que controla quase todo o globo terrestre e que domina todos através do medo e da intimidação. Um governo em que o Coronel Box é considerado um deus enviado à Terra para purificá-la e fazer dela um mundo justo, o que obviamente é um convite para o surgimento de fanáticos, que derramam sangue sem nem questionar o motivo.

Chevie está com um grande problema: alguém começou a falar em sua cabeça, uma pessoa que ela apelidou de Chevie Traidora, que não é ninguém mais que ela mesma, o que restou da garota que pertencia ao FBI, a que viveu um futuro diferente. Começa a falar de coisas que ninguém sabe o que são, e isso faz com que suspeitem que é uma espiã. A vida da garota está por um fio e lhe dão uma chance de provar que é fiel ao regime... será ela capaz de fazer algo que considera fundamentalmente errado?

Como no livro anterior, neste temos trechos que se passam na Londres atual e também na Londres da época vitoriana (final do século XIX). É impressionante como o autor ambienta bem as coisas, e como consegue incluir cenas de estilos tão diferentes em suas obras. É um livro de ficção científica e aventura, e tem cenas de suspense que me deixaram agoniada, cenas que embrulharam meu estômago de tão nojentas, cenas que me pareceram até melodramáticas e me fizeram rir bastante. A leitura fluiu muito bem.

O outro protagonista é Riley, um aprendiz de mágico (e de bandido) da época vitoriana, que faz amizade com Chevie no livro anterior e nesse tem muito mais oportunidades de demonstrar suas habilidades. É um personagem que eu amo mas, surpreendentemente, outro ganhou ainda mais meu coração: Otto Malarkey, o rei dos aríetes, a maior classe organizada de bandidos de Londres. Ele seria um vilão, mas frente ao grande vilão, um ser completamente detestável, quase vira um mocinho. 

No final do livro, os protagonistas são apresentados a uma nova missão, algo menos grandioso que salvar o mundo, mas muito mais pessoal para um deles. Não acho que o enredo será só sobre isso, estou bem curiosa para saber qual será o futuro que conheceremos no terceiro volume, já que mais uma vez os acontecimentos históricos tomaram um rumo diferente. Espero que o próximo livro não demore para ser publicado.

18 comentários:

  1. Primeiro de tudo quando eu não conheço um livro ou um autor eu julgo o livro pela capa e dessa eu passaria bem longe kkkkkk.
    Não conhecia essa serie adorei essa resenha e fiquei bem curiosa para conhecer um pouco mais dessa serie Prata.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju
    eu também li essa sequência recentemente e concordo com seus comentários, especialmente sobre o desfecho e estou bem curiosa para o que vem a seguir. As ambientações em Londres são maravilhosas mesmo. Li bem rapidinho, assim como o anterior.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Me explica como você consegue fazer a resenha de um segundo volume de uma série e me deixar mega curiosa quanto ao primeiro volume? Porque eu fiquei assim ao ler esta resenha, precisando ler o primeiro volume AGORA!!!!
    Curiosa com o aprendiz de bandido, ops, de mágico.
    Adorei
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju,
    Adorei a sua resenha do livro e achei bem legal esse volume abordar uma realidade paralela. Ainda não conhecia a série e, por curtir muito essa questão de viagem no tempo, fiquei bem curiosa em relação a leitura e acredito que vá gostar.
    Vou torcer para que o próximo volume saia logo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Uau, nada sabia sobre essa nova série do autor, mas... uau! Gostei muito de ver um pouco de ficção científica, misturada com uma Londres vitoriana e o FBI. Que mistura! Hahaha. Gostei da ousadia do autor e de como uma máquina como essa poderia realmente mudar tudo... dá até medo imaginar algo parecido. Quero ler o primeiro volume, com certeza, porque este segundo me pareceu genial.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Embora tenha gostado da resenha, o livro em si não me despertou interesse.
    É interessante ver essa mistura de ficção ligada ao FBI.
    Não pretende ler os livros, mas adorei conhecer um pouco mais sobre as obras do autor.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    A resenha está ótima, pena que temas que envolvam investigação policial não são muito o meu forte porém como eu gosto de ficção cientifica talvez seja uma experiencia nova para mim. Irei procurar o livro e experimentar esse tipo de enredo. ]
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu não conhecia essa coleção e a proposta do autor parece interessante. No entanto, apesar de a sua resenha estar muito bem escrita, penso que esse livro não funcionaria para mim, não é bem o estilo que costumo ler. Agradeço a oportunidade de conhecer essa história, mas vou deixar passar a dica. Até mais

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom? Eu não conhecia esse livro e achei a proposta interessante, mas não estou começando séries novas no momento. Adoro livros que se passam em Londres, ainda mais na era vitoriana *-* Bem, espero ter a oportunidade de ler esses livros no futuro. Gostei muito da sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju, tudo bem?

    Olha, vou te falar que achei essa capa bem estranha! hahaha
    Sei lá, achei muita poluição visual...bom, mas não só da capa é feita uma história, não é mesmo.
    Eu me senti meio indiferente...não senti vontade de ler, mas também não posso dizer que não leria.
    Eu gosto bastante desse negócio de viagens no tempo, mas são poucos os autores que conseguem trabalhar bem com esse artifício.
    Gostei desse negócio de agente especial menor de idade...é uma coisa meio Pequenos Espiões? rsss
    Enfim, não digo que leio e nem que não leio. Digo quem sabe.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas se é sobre viagem no tempo, com certeza eu vou gostar.
    Adorei saber que o autor conseguiu ambientar bem a era vitoriana, acho que vai ser bem interessante conhecer melhor essa época.
    Fiquei curiosa pra ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!
    Há muito tempo atrás eu li o primeiro livro da série Artemis Fowl e não gostei nada. Achei muito ruim o desenrolar, confuso a escrita e nem consegui ler os outros livros. Depois disso, fiquei com muito receio de ler qualquer outro livro do autor. Então infelizmente passo a dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju! Conheci o livro a pouco tempo, por conta de outra resenha que foi tão positiva quanto a sua. Gosto quando o autor toma rumo que nem esperamos para a história, isso me deixa empolgada para continuar uma série. Tomara mesmo que a sequência não demore.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Nossaaaa, que legal saber que já tem a continuação. Ainda não li o primeiro mas o enredo me atraiu muito, principalmente por que eu amo histórias sobre viagens no tempo e esse livro parece ser uma excelente leitura. A capa continua bem bonita.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tudo bem por aí?

    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e essa capa não me agradou muito (se eu fosse julgar pela capa kkk), mas a prissa da história é bem interessante. No momento, eu não leria, mas eu vou pesquisar um pouquinho mais sobre ele e sobre o autor e talvez eu adicione na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. Não tinha ouvido ainda falar do livro, e busquei ler a resenha do primeiro livro. Amei a premissa da série, e acredito que seja aquele que deixa com água na boca, acertei?

    ResponderExcluir
  17. O essencial em histórias com viagens no tempo são os personagens com interesses malignos rsrs, quero ler essa série, amo o gênero mas ainda não tive a oportunidade, a narrativa parece ser na medida certa, amo ficção científica, amei a resenha e vou procurar mais sobre o volume anterior, espero que o próximo esteja com a mesma qualidade

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Apesar de você dizer que não contem spoilers dos livros anteriores eu fiquei bem de pé atrás, porque coisas que você não considera spoiler eu posso considerar, e isso já me aconteceu em outros blogues. Mas fui lendo meio em diagonal e é uma série que me chama a atenção e por isso vou procurar pra ler.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo