segunda-feira, 22 de agosto de 2016

[Resenha - Galera Record] A caçadora de bruxos

Postado por Ju às 11:00
Título: A caçadora de bruxos
Autora: Virginia Boecker
Tradução: Alves Calado
Editora: Galera Record
Número de páginas: 308

Ânglia, 1558. A prática da magia é ilegal, e infratores são queimados na fogueira todas as semanas. Elizabeth Grey é uma das melhores caçadoras de bruxos do rei. Ao lado de Caleb, seu parceiro e interesse amoroso, ela localiza e captura Reformistas – rebeldes suspeitos de praticar feitiçaria – para que sejam julgados e executados conforme manda a lei. Até que, inexplicavelmente, Elizabeth é incriminada e presa sob a acusação de praticar a arte que ela mesma se dedicou a erradicar. Abandonada para morrer nos calabouços frios do reino, a jovem espera, em vão, por algum sinal de Caleb, antes que a febre dê fim à sua vida. A salvação, no entanto, acaba vindo pelas mãos de seu maior inimigo: Nicholas Perevil, o mago mais poderoso e procurado de Ânglia, que se propõe a resgatá-la em troca de um favor. Mas em retribuição, Elizabeth precisa se voltar contra tudo aquilo que fora levada a acreditar e, ao fazer isso, se coloca diretamente na mira do inquisidor mais sanguinário do reino, o temível Blackwell. À medida que Elizabeth se associa aos reformistas, suas crenças sobre a legitimidade da proibição da magia são profundamente abaladas. Ela se vê em meio a intrigas políticas de proporções épicas e percebe que seus antigos aliados agora são seus inimigos mortais. Será que Elizabeth está pronta para decidir onde repousa sua lealdade, afinal de contas? E qual o preço que pagará por tal decisão?

Ânglia, 1558. Após um mago ter ultrapassado todos os limites e ter causado a peste, dizimando grande parte da população, foi proibido qualquer uso de magia no reino. Feiticeiras e magos são mortos todas as semanas em praça pública, já que as leis são extremamente rigorosas. Elizabeth é uma garota loira e baixinha de 16 anos que ninguém imaginaria ter o trabalho que tem: é uma das melhores caçadoras de bruxos a serviço do rei e do inquisidor. 

Só que há algum tempo não tem mais desempenhado suas tarefas com a mesma perfeição de antes, e acaba desobedecendo a regra mais importante de todas: mata um mago ao invés de capturá-lo com vida. Aparentemente, conseguiu escapar de pagar por isso, mas logo depois se embebeda de forma absurda e, ao tentar voltar para o castelo discretamente, acaba deixando cair algumas ervas que não poderia possuir de forma alguma. 

Acusada de ser feiticeira, Elizabeth terá o mesmo destino de todas as pessoas que capturou: a morte. Ou teria tido, se não tivesse sido salva por ninguém menos que o líder dos Reformistas; os rebeldes que, possuindo magia ou não, não aceitam que as pessoas sejam proibidas de utilizá-la para o bem. A garota passa a conhecer o outro lado da história, e faz descobertas chocantes, bem difíceis de acreditar. Mas não pode deixar de pensar sobre qual seria o lado certo nessa luta.

Elizabeth é uma personagem que me causou diferentes reações. No início eu quis sacudi-la e dizer para aprender a pensar por si mesma, porque ela direcionou toda a sua vida devido às escolhas de um garoto, Caleb. Era uma pessoa que confiava cegamente e, apesar de achar algumas coisas estranhas, nunca acreditou que deveria questioná-las. Mas a protagonista cresce muito no decorrer do enredo, começa a aceitar que poderia estar errada, aprende a raciocinar, a não ser apenas uma cumpridora de ordens. Pela primeira vez na vida, tem a oportunidade de fazer amigos de verdade, embora sua insegurança e seu medo façam com que duvide que aquilo poderia acontecer com ela. Se transforma em uma pessoa extremamente corajosa e passa a ter um enorme desejo de fazer o que é certo.

O enredo é muito bem desenvolvido e a autora dá pistas sobre o que o maior vilão da história está armando, mas não consegui juntar todas as peças. Mas quando uma reviravolta acontecia, ou uma revelação era feita, eu pensava que realmente aquilo tinha sido sinalizado. Adoro quando isso acontece, quando deixo passar pistas importantes mas me lembro de que elas estavam lá, prontas para serem notadas.

Só tenho duas ressalvas a fazer: a primeira é que o livro tem muitos erros de revisão, principalmente no início. Isso chegou a me incomodar bastante no começo, mas depois o problema diminuiu e minha leitura fluiu mais facilmente. A segunda é que eu esperava mais uso de magia no enredo. Mas isso não pode ser considerado exatamente um ponto negativo, foi apenas uma expectativa que eu tinha que não foi atendida. Acredito que, devido aos últimos acontecimentos deste volume, a magia estará mais presente no próximo, que estou ansiosa para conferir.

20 comentários:

  1. Olá!
    Eu vi esse livro nos lamentos da Record mas essa é a primeira resenha que leio dele. Achei muito legal a história e também ficaria muito irritada com essa submissão da personagem, mas saber que ela cresce na obra foi muito legal, deve ter sido ótimo ser capaz de acompanhar esse desenvolvimento. Fiquei muito curiosa com o livro e vou adicionar na minha lista de leituras.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a premissa do livro Ju. Estou sempre comprando livros da Galera, ainda mais com dois irmãos mais novos. Gosto de livros com magia e após Trono de Vidro o interesse esta mais forte. Colocando mais essa série na lista. :)

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Esse livro será uma das minhas próximas leituras e fiquei bem mais curiosa depois de ler seus comentários. Sem contar que espero que a protagonista possa surpreender... Gosto do gênero e acredito mesmo que o enredo possa ser bem desenvolvido, pelo menos é o que espero rs. Nossa, uma pena sobre os erros de revisão :/
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, ainda não conhecia o livro ou passou por mim sem que eu desse a devida atenção. Fiquei imaginando se estes erros de revisão que te incomodaram diminuíram ou você que se envolveu mais com o enredo e não os percebeu. Não sou de ler muito o gênero fantasia, mas fiquei interessada nesse.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ola amore...
    De cara não curti muito a capa do livro não... nem a temática bruxas... mas dei uma chance a sua resenha... e vamos lá.
    A questão de não envolver só bruxas já me fez mudar de ideia... afinal amooo livros que envolvem magia... fantasia...
    Mais ai você pões tudo a perder a falar que esperava ter mais magia... desisti de ler

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju,
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa dele interessante. É uma pena que o livro tem erros e que não houve muito a utilização de magia, eu achei que teria pela premissa do livro, mas, ainda assim, quero ler o livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Hey!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas eu simplesmente amo coisas que envolvem magia e fantasia! Faz tempo que não tenho uma boa leitura do gênero. Essa história parece ter potencial, principalmente por você ter dito que o enredo é bem desenvolvido, e isso é importante em qualquer obra literária. No entanto, torci o nariz ao saber dos vários erros de revisão, quem sabe um dia eu me arrisque? Gostei da sua resenha.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu já li vários livros com temática de bruxaria e sempre gostei. Pela sua resenha ele parece ser bem interessante. Você comentou que esperava ver mais magia no enredo, pode ser que a autora tenha escolhido da enfoque em outros aspectos da protagonista, mas se tratando de um livro de bruxas, sempre criamos essa expectativa. Gostei da resenha!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto a capa dele e estou louca para fazer a leitura sua resenha me deixou com mais vontade ainda amo esses livros de magia a bruxaria é um tema que mesmo tendo mil livros sobre sempre tem aquele que faz a diferença e nos deixam encantados.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Nossa, é uma pena o livro ter tantos erros de revisão a ponto de encomendar na hora da leitura. Acho a sinopse desse livro super incrível! Mas ainda não tenho ele. Quero muito poder ler e tirar as minhas dúvidas, acho esse tema de bruxos muito bom e quero ler mais livros nessa pegada. Sem falar que a arte dessa capa está um arraso não é mesmo? Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gosto bastante de filmes que apresentem tal premissa, mas não lembro de ter lido nenhuma obra que traga na trama caçadores de bruxos, ainda mais se tratando de uma caçadora e isso me deixa bastante curiosa.
    Embora queira muito ler, fiquei extremamente desapontada pelo fato de ter tantos erros de revisão pois isso me incomoda muito na leitura, ainda mais quando gritantes.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro e achei bem interessante que as pessoas perseguiam os magos. Nada contra eles, né? É só que normalmente nos livros magos, feiticeiros e outros seres extraordinários são quase sempre superiores, que acabei achando legal eles serem perseguidos no começo. E qua bom que a personagem mudou de atitude, é muito legal quando vemos o personagem crescer e amadurecer na nossa frente.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    O livro não me chamou muito atenção, mas a premissa parece agradar quem gosta do gênero. Uma pena ter tanto erros de revisão no início da leitura, acho que também esperaria que tivesse mais o uso da magia, caso eu lesse. Espero que goste do próximo!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Adoro histórias de bruxas (mesmo que não usem muito magia, como voc~e citou) e esse livro está me chamando muita atenção no momento.
    Adorei saber que a protagonista mesmo que inocente demais no começo amadurece muito e se torna mais forte ao final. Espero que a editora publique a continuação logo

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Fantasia é meu gênero preferido é eu curti bastante a premissa desse livro com essa coisa toda fe caça aos bruxos, de magia e de rebeldes que me lembra a inquisição. A única coisa que me deixou com o pé atrás foi a quantidade de erros que você mencionou encontrar durante a leitura. Mas mesmo assim eu daria uma chance pois é um tema que me atrai bastante.
    BJ

    ResponderExcluir
  16. Olá 💜
    Tenho visto a capa desse livro rodando no instagram,em momento algum imaginei que o enredo era tão encantador assim.Não me agradou muito foi saber que o livro tem erro de revisão, a editora poderia dar uma olhadinha nisso, pois realmente isso atrapalha o fluxo da leitura.A premissa é um tanto instigante e convidativa em breve pretendo ler.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu estava bem animada para fazer essa leitura e apesar de não ler muita coisa do gênero, acabei me decepcionando um pouco, pois eu esperava mais :/ Bom, a protagonista realmente dá vontade de sacudir algumas vezes, mas ela amadurece bastante, o que é bacana. É bom ver que você gostou da leitura, eu tambem gostei, mas agora estou enrolando para resenhar kkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju! Realmente não tem como não gostar quando o autor mesmo nos dando as dicas, ainda conseguimos nos surpreender. Eu não tinha visto este livro ainda, mas gostei da sua indicação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu fiquei na maior curiosidade para ler esse livro e quase o solicitei quando ele veio na news como possibilidade de escolha. Agora, ao ler sua resenha não sei ao certo se fiz o certo ou não.
    Quer dizer, esse lance da revisão iria me incomodar muito - ainda mais que não é uma coisa comum na editora, que embora tenha alguns erros aqui e ali como todos, não chega a ser tantos ao ponto de incomodarem. Outro ponto é que eu achava que teria bastante magia também - tinha a mesma expectativa que a sua e esse seria mais um ponto negativo...
    Enfim, não consigo me decidir se quero ou não ler. Quem sabe quando o segundo sair ele me empolgue tanto a ponto de querer ler esse correndo para ler o segundo...
    Quem sabe, não é mesmo?
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oie...
    É simplesmente uma pena um livro que tanto lhe agradou ter tantos erros de revisão assim... Isso me incomoda muito!
    Mas, enfim, pelo conteúdo excelente acho que vale a pena dar uma chance, né?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo