segunda-feira, 1 de agosto de 2016

[Resenha - Arqueiro] A Garota Italiana

Postado por Ju às 07:00
Título: A Garota Italiana
Autora: Lucinda Riley
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 464

Aos 11 anos, Rosanna Menici vê sua vida transformada para sempre quando conhece Roberto Rossini, um jovem cantor de ópera. Depois desse único encontro, ela se deixa guiar pelo próprio talento e embarca numa viagem que, ao longo dos anos, a leva de uma vida simples em Nápoles para os palcos das mais famosas óperas do mundo. É então que seu caminho cruza novamente com o de Roberto. Arrebatados pela paixão, eles passam a dividir os holofotes e encantar as plateias onde quer que se apresentem. No entanto, segredos do passado ameaçam a felicidade do casal e seu relacionamento quase obsessivo começa a afetar a carreira de Rosanna e a vida de todos à sua volta. Com Roberto, ela se vê perdida numa paixão que a consome e sem a qual não pode viver. Com cenários deslumbrantes e diálogos emocionantes, A garota italiana narra uma jornada de autodescoberta e dedicação à arte e nos lembra que o amor não faz desistir dos sonhos: ele nos dá forças para sonhar mais.

A Garota Italiana conta a história de Rosanna Menici, uma garotinha que nunca recebeu muita atenção dos pais, que só tinham olhos para sua linda irmã mais velha. Mas nunca se ressentiu disso nem acreditou que era falta de amor, achava a irmã tão linda que considerava natural que tivesse mais do que ela. Sempre gostou de cantar e aos 11 anos sua voz fez com que alguém a notasse pela primeira vez. E não qualquer pessoa, mas o filho dos melhores amigos de seus pais, Roberto Rossini, que estava terminando sua formação em uma escola para cantores de ópera.

Ele diz à menina que não pode desperdiçar seu talento, que precisa começar a estudar canto imediatamente e, com a ajuda do irmão, é o que ela faz. Muitos anos depois, Rosanna vai para a mesma escola em que Roberto se formou, e os caminhos dos dois se cruzam novamente.
 
O livro não foca apenas em Rosanna. Seus pais, seus irmãos, sua melhor amiga e alguns personagens do mal - normalmente ricos que frequentam a ópera - ganham espaço. Recebemos várias informações sobre as vidas deles e adoro quando personagens secundários fazem parte do enredo desse jeito. Todos mostram seus defeitos e a maior parte deles esconde segredos, o que faz com que se torne bem fácil amá-los ou odiá-los. Mesmo que não dê para imaginar como tudo pode ter uma ligação, no final a autora une as pontas soltas e entendemos porque ela nos forneceu detalhes sobre a vida de tantas pessoas.

Lucinda aborda vários temas importantes. Com certeza vocês devem conhecer alguém que mudou completamente ao começar um relacionamento amoroso, ou até vivenciaram algo do tipo vocês mesmos. Isso é bem retratado na protagonista, que de uma garota bem ligada à família e super dedicada à carreira torna-se uma mulher que só tem olhos para o ser amado e que se esquece de todos os que sempre estiveram ao seu lado, inclusive pessoas que lhe ajudaram a crescer profissionalmente planejando sua carreira cuidadosamente e o irmão que fez tudo o que estava a seu alcance para que ela conseguisse realizar seu maior sonho.

Vemos também relacionamentos que existem exclusivamente por interesse, e pessoas que acham que devem punir-se por erros cometidos ao invés de tentar se perdoar por eles. Algumas personagens guardam segredos que, caso tivessem sido revelados na época certa, com certeza poupariam bastante sofrimento no futuro. Só que consideram que é mais importante esconder coisas que alguns poderiam condenar.

Demorei bastante para ler o livro, como ele se passa no período de 30 anos (de 1966 a 1996) muita coisa acontece e, para mim, foi necessário acompanhar os acontecimentos aos poucos. São muitas pessoas e muitos lugares para conhecer, embora a autora tenha trabalhado todos bem e isso permita que o leitor não fique confuso em nenhum momento.

A única ressalva que tenho é que esperava que o livro me despertasse mais emoções. Houve sim um momento em que cheguei a chorar, mas achei que me envolveria mais com todo o enredo. Só que como não consegui compreender algumas atitudes tive problemas com isso. E não é nem que tenham sido atitudes difíceis de acreditar, eu apenas não concordava com muitas delas e não consegui me colocar no lugar dos personagens. Mesmo assim, foi uma leitura que valeu a pena.

29 comentários:

  1. eu gostei de ler esse livro para poder comparar as duas escritas da autora, magistralmente bem elaborado a garota italiana não tem aquelas nuances que já é de se esperar em livros da Lucinda, mas traz a tona uma paixão tão boa e tão devastadora que é impossível não amar o livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola Ju lindona essa capa está linda, gostei dos temas abordados como o amor que acaba deixando a protagonista com olhos fechados para muitas coisas e pessoas e somente enxerga seu amado, ainda não li nada da autora pretendo começar com a outra série. Fico feliz que a autora conseguiu dar espaço a vários personagens sem se perder. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju
    Lucinda Riley escreve maravilhosamente bem e estou ansiosa para conferir esse também. Adorei sua resenha e fiquei ainda mais curiosa quanto ao desenvolvimento. Que bom que, apesar de algumas coisas,foi uma leitura proveitosa para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie amoreca... adorei a capa do livro e a história parece muito boa pelo que li em sua resenha... adoro essas histórias que envolve musica, talentos, sonhos...
    Já está anotado aqui nas próximas aquisições.

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    De fato, todo mundo conhece alguma mulher que mudou completamente por causa de um amor. Tenho dois históricos na minha família e não pretendo ser o terceiro.
    Sempre ouço bons elogios a respeito da escrita da Lucinda Riley, mas nunca li nenhum de seus livros.
    A Garota Italiana não me chamou a atenção no seu lançamento, mas agora após ler a sua resenha e descobrir que o livro tem como tema a música e a voz da protagonista, fiquei entusiasmada pra conhecer a obra. Pois também gosto de cantar.

    -Kaah
    cdumaeleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho curiosidade para ler esse livro e essa capa é muito bonita. A trama me pareceu ser bem envolvente e acredito que eu vá gostar muito quando eu o for ler, mas digo que eu realmente estava achando que era uma história muito mais emocionante. Gostei muito de ver a sua resenha, conhecer um pouco mais sobre a história e ver sua impressão.

    ResponderExcluir
  7. Olá sou suspeita a falar porque amo todos os livros da Lucinda mas a garota italiana eu ainda não li porém estou louca para ler. 😀 Engraçado que você disse que não lhe despertou muitas emoções mas que até chorou o que é muito a ver com que a Lucinda escreve.,, acho ela muito criativa viu Parabéns pela leitura e até mais um beijo não vejo a hora de ler esse livro também!

    ResponderExcluir
  8. Oi JU, quando o livro se passa em um espaço de tempo grande, como no caso deste aqui, 30anos, também gosto de prestar bastante atenção no que o autor ou autora, usa para pontuar esta passagem de tempo. Realmente, quando não concordamos com as atitudes dos personagens, o envolvimento é menor.
    Dica anotada, espero poder conferir em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Apesar de você dizer que esse livro aborda vários assuntos acho que o foco maior deve ser o romance gênero que não gosto muito. Acho que se eu fosse ler seria mais pela ambientação na Itália.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Acho a capa do livro linda, ainda não li nada da autora, mas já vi vários comentários positivos sobre as obras dela, entretanto, tive a impressão de que é uma leitura um pouco mais pesada, talvez pelo fato de ser uma estória com um tempo de 30 anos, e com isso, não leria a obra. Mas adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju,
    Não sei porque, mas todos os livros da autora, em minha mente, são associados a livros emocionantes que me agradarão bastante. Fiquei um pouco triste por saber que você sentiu falta disso nessa obra.
    Achei a premissa do livro bem interessante e gostei de saber que ela é um cantora lírica e que recebe ajuda de uma pessoa. Outra coisa que me agradou foi que o livro se passa em um longo período.
    Enfim, anotei a dica e vou relevar a questão da emoção.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  12. Hey!
    Das três resenhas que já li sobre esse livro, essa foi de longe a mais detalhada e que me permitiu conhecer mais o enredo. Eu adoro livros que abordem assuntos delicados e imagino que a autora tenha feito isso com muita competência. Li comentários que esse não chega aos pés das histórias mais atuais dela, porém, eu me arriscaria a ler do mesmo jeito, principalmente por falar de ópera, algo que nunca tive a oportunidade de conferir nem ao vivo e nem na literatura.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada da Lucinda, mas tenho curiosidade de conhecer a escrita dela! confesso que a premissa de A Garota Italiana não me chamou tanta atenção, mas mesmo assim acredito que seja um bom livro e que a história me agradaria.
    Não sei se lerei em breve, mas com certeza quero ler futuramente!


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Sabe que nunca li nada da autora?! E olha que tenho um livro dela na estante, rs.
    Eu gostei bastante da premissa desse livro, acho bacana abordagem dele sobre relacionamentos. Fiquei curiosa para saber em que ponto a personagem acabou se tornando uma mulher submissa ao amado. E tô curiosa sobre os tantos segredos que rodeiam a trama e seus personagens.
    O livro parece ter uma ambientação bem legal também <3
    Gostei da resenha e já anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro mas confesso que não me interessei la muito ate porque não sou muito de romances de época... :) E a premissa não me agradou muito também! :) ahah

    Bem, e sempre mais difícil conseguir uma leitura fluida num espaço tao prolongado de tempo realmente! :) E tenho pena que não te tenhas sentido assim tao envolvida! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu morro de vontade de ler algo da Lucinda, mas olha, com essa quantidade de páginas eu sempre deixo passar, pois sempre vejo pequenos detalhes nas resenhas que não agradam tanto, e ler quase 500 páginas para ser um livro mediano é meio chato.
    Mas achei a trama da história bem interessante, só acho que esse recurso de vários anos pode deixar meio cansativo o livro, eu pelo menos acredito que me sentiria assim

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mas gostei da premissa. Também gosto quando a autora também foca nos personagens secundários, isso nos aproxima ainda mais da história. Uma pena não ter conseguido se envolver totalmente com os personagens, a resenha ficou ótima!
    Virando Amor

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju

    Nunca li nada da autora, mas sinto vontade.
    Entretanto, não sei se começaria por esse livro em questão. Não consegui comprar a história dela se apaixonar pelo cara aos onze anos e ele meio que já vira um projeto de vida dela... pelo menos e absorvo isso quando leio as resenhas. Posso até ler, mas não agora, prefiro começar a conhecer a escrita da autora através de um outro livro.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Nunca li nada da autora mas sempre tive muita vontade. Mas não sei se começaria com esse livro. Isso de o relacionamento mudar totalmente a vida dela não acho nada legal nem saudável. E o livro se passar em um período tão grande realmente rende vários acontecimentos, espero que ela saiba trabalhar todos eles.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju!
    Sou fã da Lucinda, e tenho todos os livros dela publicados no Brasil, mas curiosamente, este eu fiquei com o pé atrás e acabei não comprando ou pedindo para a parceria. Senão me falha a memoria, este foi um dos primeiros romances dela. Acho incrível como ela costura tão bem um enredo tao denso com tantos personagens, sem deixar o leitor confuso ou as pontas soltas. Uma pena que não tenha sido tão bom como você esperava.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Eu to para ler o livro, mas estou esperando um momento certo. Muita gente disse que esperava coisas diferentes do livro e que as emocionasse mais. Fiquei um pouco desapontada com isso, mas me deixa muito o curiosa esse período de 30 anos e os acontecimentos. :D

    Adorei a resenha, como sempre excelente.

    beijo!

    ResponderExcluir
  22. Oiii!!

    Eu não li nada da autora mas acompanhei a divulgação pra obra.
    O enredo é bem bonito e fico feliz em saber que a autora soube compor bem a obra.
    Mesmo você dizendo que não conseguiu se envolver 100% eu tentaria ler e me emocionar como aconteceu contigo.
    A resenha está nem escrita como sempre.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Nossa que história linda!

    Amo romances musicais, eles tem uma alma totalmente diferente, cheia de vida, desafios e conquistas. Dá para perceber que a personagem cresce bastante em sua trajetória, dando ao leitor uma lição d vida.

    Meu primeiro livro da Lucinda vai chegar esse mês, estou ansiosa, espero que seja tão bom quanto A Garota Italiana.

    Amei sua resenha.

    Beijinhos ;*
    Jessica Correa
    www.blogmodernagem.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?

    Eu fiquei sabendo desse livro desde que ele seria lançado, mas no entanto nem cheguei a ler a sinopse, mas havia me encantado com a capa dele, que acho super linda.

    Fiquei surpresa com essa premissa, não esperava por isso. Achei bem legal e interessante.
    Pelo o que percebi o livro vai levar a garota dos 11 anos para mais velha, né?! Achei legal quando há essa transformação tão grande assim no personagem. E gostei também de saber que s personagens secundário tem importância.

    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  25. Oi. Tudo bem?
    Eu já li um livro da autora e gostei bastante, mas sempre sao leituras um tanto paradas, então nem sempre fico animada com livros dela, sabe? Mas gostei dos temas que esse livro aborda, achei interessante isso de abordar a questão da pessoa mudar quando entra em um relacionamento, porque é algo bem frequente, né? E imagino que essa autora tenha trabalhado bem isso é tudo interligado nisso. Enfim, é uma leitura interessante e que um dia espero fazer.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Oi Flor.
    Infelizmente não arrisco a leitura desse livro. Tenho visto opiniões bem divididas e como não conheço a escrita de Riley, tenho medo de ter uma primeira impressão não muito positiva. Mas adorei sua resenha clara, objetiva e sincera.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  27. Sempre vejo comentários positivos para os livros da Lucinda, mas de certa forma eles não fazem muito o meu estilo.
    Achei a premissa desse bem interessante e até fiquei com uma certa vontade de ler, mas essa coisa de que não te emocionou tanto quanto poderia me deixou pensando que não é o momento certo para eu arriscar a leitura - acho que seria muito mais crítica do que você se acontecesse o mesmo comigo.
    Adorei a capa do livro - a Arqueiro está arrasando nas escolhas :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu ainda não li nada da Lucinda, mas vejo muita gente falando bem doa livros dela. Sua resenha me mostrou que a história é muito boa e que há vários temas abordados no enredo. Gostei muito da capa e assim que puder vou ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?

    Acho que se eu ler esse livro, terei dificuldade de me conectar com os personagens, sabe? Pelo menos pela sua resenha, vi que que eles possuem características que não me agradam. Inclui um longo período de tempo (30 anos) e eu demoraria para ler esse livro também. Porém, como eu gosto de sair da minha zona de conforto e essa obra não parece ser as que eu leio normalmente, poderei dar uma chance e ver se me agrada também.

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo