segunda-feira, 12 de outubro de 2015

[Resenha - Galera Record] A Garota Gotic e o fantasma de um rato

Postado por Ju às 17:00
Esta resenha foi escrita por mim e publicada originalmente no blog Ler e Imaginar.


Título: A Garota Gotic e o fantasma de um rato
Autor (texto e ilustrações): Chris Riddell
Tradução: Janaína Senna
Editora: Galera Record


“Um conto deliciosamente gótico do premiado autor da série Otolina” - The Bookseller’s Buyers GuideAda Gotic é a filha única de Lorde Gotic. Eles moram no enorme Palácio Sinistro. Lorde Gotic está sempre ocupado com seus eventos e convidados, então nunca pode dar atenção à filha. Ele acredita que crianças devem ser ouvidas e não vistas, portanto, Ada é obrigada a usar botas gigantescas para que seu pai possa sempre ouvi-la chegando. Tudo isso torna difícil encontrar novas amizades, e a garota se sente muito sozinha. Quando William e Emily Cabbage se hospedam no castelo, Ada percebe que tem algo de muito suspeito sobre Malavesso, o guarda-caça interno. Com a ajuda dos hóspedes e de um rato-fantasma chamado Ishmael, Ada decide investigar. Mas será que ela vai conseguir convencer o pai de que suas suspeitas são verdadeiras antes que seja tarde demais? O livro reúne mistério, humor, amizade e aventura em uma edição maravilhosa com as inconfundíveis e elaboradas ilustrações de Chris Riddel.


Ada Gotic perdeu a mãe, Parthenope, quando ainda era bebê. Ela era uma equilibrista. Estava treinando no telhado do palácio em que a menina mora durante uma tempestade, e acabou morrendo. Ada é muito parecida com a mãe, e seu pai, o Lorde Gotic, não consegue conviver diariamente com ela e com a dor que sua simples presença lhe causa. Então estipulou regras: eles têm apenas um encontro semanal, e a garota deve usar sempre botas que fazem bastante barulho para que ele possa ouvi-la e, com isso, evitar vê-la.

Um dia Ada encontra um rato fantasma em seu quarto, e decide ajudá-lo com o que quer que precise resolver para poder ir para um lugar melhor. É assim que começa a explorar lugares no Palácio Sinistro em que nunca esteve - lugares com nomes bem divertidos, como "O Jardim Secreto" e "O Jardim Ainda-Mais-Secreto". E é em suas explorações que descobre que tem algo muito errado acontecendo.

Embora possa parecer pelo título, o ratinho não tem uma participação muito grande - exceto pelo final, em que ele consegue enfim descobrir o que o prendia a esse mundo, o que resulta em um conteúdo extra muito legal (é a única parte do livro que ganhou cores, inclusive). A história é bem original e inteligente, temos a participação de várias criaturas mitológicas e também de personagens ligados à leitura de alguma forma - escritores e personagens famosos.

O enredo é interessante, mas o que mais me encantou foi a constante presença de ilustrações, feitas pelo próprio autor. Elas enriquecem bastante a obra, são lindas e nos dão ideia da imensidão dos lugares que Ada explora. No início temos inclusive um mapa que me fez rir bastante, principalmente pela presença do "Hipódromo para cavalinhos de pau metafóricos", que depois descobri que era usado todos os anos para uma corrida... só não conto do que... rs...

O livro transmite boas lições, como o poder da amizade. Personagens secundárias ganham espaço no enredo, sendo as principais as que integram o Clube do Sótão, em que algumas crianças se reúnem semanalmente em segredo. Só que o autor não aprofundou muito as personagens, então, embora eu tenha torcido para que tudo terminasse bem, tudo o que eu sabia sobre grande parte delas era quem era do bem e quem era do mal.

Este é o primeiro volume de uma série, e teve um bom fechamento, mas o autor deixou ganchos para uma continuação. O Goodreads mostra que quatro livros já foram publicados, e com certeza vou querer conhecer os outros quando chegarem por aqui.

12 comentários:

  1. Olá, bela resenha. Pelo que você disse, parece que o autor não explorou bem os personagens, não? Sou curioso e particularmente não gosto quando os assuntos deles ficam abertos.
    O público alvo é infantil? Porque se for juvenil, realmente parece que deixa a desejar pela sua resenha.
    Ah, e ilustrações de vez em quando são ótimas, não? Principalmente feitas pelo autor, da mais valor à obra, acho eu. :)

    Grande abraço

    perplife.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os assuntos não ficaram em aberto... os personagens não foram explorados muito profundamente, mas achei o suficiente para o público-alvo. Diria que é um livro infantojuvenil, o autor não esclarece a idade da protagonista mas acredito que ela tenha no máximo 10 anos.

      Excluir
  2. Oiii tudo bem??
    Então, eu já tinha ouvido falar do livro, e de sua história, porem não me chamou a atenção, não faz meu gênero, apesar de estar tentando sair da zona de conforto, não creio que irei começar com esse, porem parabens pela resenha.

    Beijinhos
    Kah Fernandes
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, não conhecia o livro e nem sabia do que se tratava, mas achei a mãe da personagem muito inconsequente, como assim treinar no telhado do palácio em meio a uma tempestade? E que pai é esse que prefere não encontrar com a filha para não lembrar da esposa morta? Ainda bem que ela ainda vai conseguir se aventurar nesse castelo. Não sei se leria o livro por agora, mas acredito que em um momento de descontração seria uma boa pedida. Dica anotada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Ju eu amei essa capa, e gostei muito da premissa, como ver o pai só uma vez por semana e fiquei curiosa com essa aparição do ratinho no final. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju, o enredo do livro parece ser bem legal e pela sua resenha e algumas fotos que vi a diagramação e as ilustrações estão bem fofas *-* Uma pena que o autor não tenha se aprofundado nos personagens. Espero poder lê-lo em breve *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu me encantei demais com a capa desse livro e as ilustrações, que pude ver em um outro blog. Mesmo não sendo o publico-alvo dele com certeza pegaria para ler. Acho que mesmo com as ressalvas sobre os personagens é algo a não ser tão considerado, justamente pelo livro ser feito para um publico mais novo e até por ter outras a serem lançados. Quem sabe nos proximos a autora explore mais esse aspecto.


    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Fala Ju, bão?

    Apesar de eu ter amado a diagramação, ilustração e todo o trabalho editorial do livro, esse livro não é para mim. Claro que eu iria adorar um livro que fala do fantasma descarnado de um rato, mas esse livro passa uma ideia muito infantil e eu gosto de ler esse tipo de livro só quando estou de ressaca literária. Bacana que o autor fez um conteúdo colorido no final e que você gostou, mas acho que vou passar essa dica.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Eu conheço esse livro, Juju, já li uma resenha sobre ele e fiquei encantada, porque é um livro para um público mais jovem, mas com um tema diferente e perfeito apra o mês de outubro, risos... Adoro casas mal assombradas, e se for um castelo melhor ainda, é claro que me deixou curiosa para descobrir esses lugares, para saber quem é desse clube, que adorei o nome e já me deu vontade de participar dele. Sabe, adoraria comprar esse livro, mesmo que não tenha muita idade, achei ele a minha cara, e essas ilustrações devem ser lindas!!!!!! Só achei muito triste ele afastar a filha dele. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bom? Aiiiiin, eu amei a capa, que fofa! Adorei a premissa e a sua resenha (ótima por sinal) só fez reforçar a minha vontade em adquirir essa belezura! Pelo que pude ver é uma coisa meio infantil né? Só que com algumas lições mais profundas que só com um pouco mais de maturidade vc consegue captar, ou tô errada? Adorei o ratinho, mas pelo que vc falou deveria ter mais participação né? Adorei o fato de ser uma série, ultimamente tô com azar danado pra séries, nunca gosto nem do primeiro livro. Dica mais que anotada, já quero muito. Bjos

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    A capa por si só não me chamaria atenção de forma alguma. Mas ao ler a resenha, fiquei mais tentado a dar uma olhada nesse livro, ainda mais quando você fala sobre criaturas mitológicas e personagens ligados à leitura. Muito legal sua resenha. Parabéns.
    Beijos


    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, tudo bem?

    Achei a história bastante original, e coitada da Ada, ficar sem poder ver o pai porque ela lembra a sua mãe. Fiquei curiosa quanto a esse universo e os lugares são bem diferentes, o mapa deve ser super interessante e fiquei bem curiosa para ver as ilustrações. Adoro esses livros que podem não parecer, mas trazem mensagens e lições importantes.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo