Título: Como se apaixonar
Autora: Cecelia Ahern
Tradução: Bárbara Menezes de Azevedo Belamoglie
Número de páginas: 352
Editora: Novo Conceito
“Momentos são preciosos; às vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, mas, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar.”. Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor. Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo. Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?
Amei o último livro da Cecelia que li, A Lista. Ele se tornou o meu favorito dela. Não sei se por esse motivo, estava com um nível absurdamente alto de expectativa quando iniciei a leitura de Como se apaixonar, e ele acabou não me conquistando totalmente. Mesmo assim gostei bastante do livro. Vou tentar explicar melhor... rs...
Sabem aquela frase que diz que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Não é exatamente verdade. Em um mês, Christine se depara com duas tentativas de suicídio de pessoas que nunca viu antes. No primeiro caso, um homem acaba atirando nele mesmo, e fica entre a vida e a morte em um hospital. Na segunda vez, ela consegue fazer com que outro homem desista de se jogar de uma ponte... mas apenas temporariamente.
Esse homem é Adam, e ele diz a Christine que ela tem até o próximo aniversário dele, que acontecerá em duas semanas, para convencê-lo de que a vida realmente vale a pena, ou ele se matará de um jeito que ninguém consiga impedir. Como ela ainda está atordoada pelo resultado da experiência anterior, decide largar tudo de sua vida durante essas duas semanas para se dedicar exclusivamente à missão de salvá-lo.
Eu testemunhara uma das coisas mais reais da minha vida, e isso me fez querer parar de fingir, isso me fez querer ser verdadeira e que tudo na minha história fosse real e honesto.
Assim começa a convivência desses dois, que no início é complicada... imaginem, de um dia para o outro eles começam a passar todos os momentos juntos. Isso causa inclusive algumas situações constrangedoras... rs... Christine é mega fã de livros de autoajuda, e é com o auxílio deles que ela se propõe a tornar a vida de Adam melhor. Claro que isso gera situações bem engraçadas, e o mais legal é que ela acaba percebendo que não pode contar sempre com soluções prontas em sua vida.
- Você deve dar o poder a ele. Você deve deixá-lo ter a própria vida nas mãos. (...) Você não pode consertá-lo. (...) Você é uma solucionadora, Christine, mas, se realmente quiser ajudar alguém, ser uma amiga para alguém, às vezes precisa ouvir e deixar que a pessoa faça o trabalho sozinha. Esteja ao lado dela. Isso é tudo.
A narrativa é bem parada... é um livro sem muita ação, sem grandes reviravoltas. O romance não é daquele tipo que faz a gente suspirar o tempo todo, é mais aquele tal de amor tranquilo, um amor que vai chegando sem que ninguém perceba e de repente já se tornou um sentimento imenso e poderoso. Sinceramente, achei que o livro nem estava me envolvendo tanto assim, foi só quando quase no final as lágrimas começaram a cair que eu percebi o quanto me importava com aquelas personagens e com seus destinos.
Às vezes, você pode saber algo e não saber ao mesmo tempo.
Não é uma leitura para se fazer com pressa, pelo menos no meu caso o livro pediu algumas pausas para que eu fosse digerindo os acontecimentos. Não foi uma leitura arrebatadora - e eu esperava que fosse, por isso não atingiu completamente minhas expectativas -, mas o livro me colocou para refletir sobre muitos aspectos da minha vida. Valeu a pena conhecer a história.
Oie!
ResponderExcluirAhhh agora desanimei para ler... achei que era melhor...
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Helloo, Ju! Tudo bem?!
ResponderExcluirEu nunca li nada da autora, mas já conferi muitos comentários positivos sobre ela e a curiosidade sempre vinha cada vez que lia uma resenha de suas obras. Eu fiquei com vontade de ler esse livro de acordo com o que a trama foi apresentada, mas então você disse que é uma leitura arrastada e isso me desmotivou bastante. Como estou atolada de leituras essa obra não será minha prioridade, mas em breve estarei conferindo alguma obra da autora!
Beijin...
http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/
Oiee =)
ResponderExcluirGosto da escrita da autora ou pelo menos dos livros que li dela, a capa desse está linda, espero ter a oportunidade de lê e torcendo para ter opinião contrária a sua, não gosto de livros parados me deixa cansada.
Beliscões da Máh <3
Blog | Twitter ||Instagram
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirQueria muito ler esse livro pois gosto muito da autora. Nao imaginei que ele tivesse um ritmo mais parado, uma pena, achei que ia ter mais emoção durante todo o livro. Mas acho que vale a pena afinal, pois conseguiu até te arrancar lágrimas!
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oiee.
ResponderExcluirquando li a sinopse do livro senti que não seria o melhor livro da autora, vou ler ele sem grandes expectativas.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Olha eu sou extremamente fã da Cecelia e sinceramente estou com bastante expectativa para ler esse livro e o anterior que ela lançou, porque como eu amo romance, com certeza irei amar. Mas eu fiquei triste de saber que ele não atingiu suas expectativas e quando o livro também não tem aqueles grandes acontecimentos que mexem com a gente é chato mesmo. Eu também não curto. Mas eu vou ler pra saber. Quem sabe eu goste né?
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-ora-bolas.html
Ola Ju essa capa está linda, mas confesso que o fato da leitura ser lenta sem grandes emoções me desanima um pouco, ainda bem que quase no final as palavras emocionaram. Vou ler mas em outro momento. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
A honestidade da sua resenha foi o que mais me fez sentir desejo em ler esse livro. Não dava nada para ele – diferente de você, ainda não li nada da autora –, mas gostei MUITO da proposta. Gostei do enredo. Gostei de ver alguém dedicar duas semanas para fazer um desconhecido voltar a se apaixonar pela vida. E será que consegue? Nossa, se o cara se matasse, acho que a personagem também se sentiria acabada, não?
ResponderExcluirPretendo ler!!!
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Olá, Ju.
ResponderExcluirEu ainda não peguei o meu exemplar para ler. Comecei os outros antes. Eu também amei A Lista, mas não estou com expectativas muito altas em relação a esse não. Como já amei alguns livros dela e outros odiei, já nem fico tão ansiosa. Se gostar, muito bom, se não fazer o que hehe. Que legal que você chorou, provavelmente irei chorar também porque sou chorona hehe.
Blog Prefácio
Olá flor,
ResponderExcluirSou apaixonada pela escrita da Cecelia e, mesmo você não tendo gostado desse livro, não desanimei para fazer a leitura, ao contrário, fiquei mais animada, pois ela é uma das minhas autoras favoritas da vida e quero ter minha opinião. Fico triste que você não tenha gostado, mas espero que não desanime em ler outros livros da autora.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Não disse que não gostei, Bruna... apenas que ele não atingiu completamente minhas expectativas.
Excluiroi Ju,
ResponderExcluirmuito legal sua resenha...chato quando queremos muito ler um livro e ele nos surpreende de forma um pouco negativa né...
tua resenha está linda, mesmo o livro sendo um pouco "parado" tua resenha não está...hehe
beijinhos!!!
Eu Pratico Livroterapia
Oie.
ResponderExcluirQue pena que não te empolgou tanto quanto a lista. Mas acho que A lista é imbatível eu amei ele.
Bom, esse livro assim que eu vi fiquei meio temerosa, mas coloquei na lista de leituras e lerei ele para resenhar, espero que eu goste ao menos um pouco.
Nossa! Não sei nem o que falar agora.
ResponderExcluirDepois que li "A Lista" também criei bastante expectativa nesse livro, indo não li, estou esperando chegar, mas é bom que já diminuo a expectativa para não terminar a leitura frustrada.
Valeu pela sinceridade.
Bjim!
Tammy
livreando.com.br
Parece ser uma leitura bem intensa, curti a trama. Imagino que deve ser algo a ser lido aos poucos mesmo. Espero poder ler em breve a obra.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
A sinopse já não tinha me animado muito... Agora ao ver sua resenha acabei desanimando geral - narrativa parada e sem ser arrebatador me faz desistir de vez de um livro.
ResponderExcluirPelo menos, ao ler sua resenha não fiquei arrependida de não ter solicitado esse livro para a NC.
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Olá!
ResponderExcluirEu estou para ler esse livro e escolhi ele pela capa e por me passar uma questão de amor e cumplicidade. Espero gostar do livro e que ele atinja pelo menos as minhas expectativas.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi Ju... eu estava com tanta vontade de ler esse livro, mas lendo sua resenha não sei se vou ler... não teve nada haver com o que achou da história, mas sim o enredo que foi proposto... não me chamou atenção e nem me cativou infelizmente... pode ser que eu mude de ideia e resolva arriscar, mas em primeiro momento não quero correr o risco sabe... Xero!!!
ResponderExcluirEi Ju! Eu dei uma pesquisada em A lista há algum tempo e marquei pra ler. Esse de agora parece ser ainda melhor. Estou precisando de livros românticos, chega de thriller por esse mês!!!
ResponderExcluirBjsss
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/
Como eu disse na resenha, achei A Lista bem melhor que esse.
ExcluirOlá
ResponderExcluirEu gostei da premissa do livro,da autora eu comecei a ler Simplesmente Acontece e deixei de lado,pretendo terminar, livros que as coisas acontecem devagar com esse, você tender a acha realmente que a história não tá te envolvendo fiquei assim com Comer,rezar e amar,só final é que entendi, acredito que é mais ou menos caso desse livro,pretendo ler pra ver como é, quero ler A Lista e como você,já vi várias pessoas falando muito bem do livro.
Bjss
Olá!
ResponderExcluirApesar da sua resenha ser muito boa o livro não me chamou atenção nenhuma, nem pela capa :/
Beijos, Tabatha
http://aproveiteolivro.blogspot.com/