Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da série. Porém, caso não tenha lido os outros volumes, aconselho que pule a sinopse.
Título: Brotherband 3 - Os Caçadores
Autor: John Flanagan
Tradução: Pedro da Costa Novaes
Livro #3 da série Brotherband
Número de páginas: 312
Editora: Fundamento
Do mesmo autor de Rangers - Ordem dos arqueiros, mais uma fantástica e imperdível saga. Hal e os Garças seguem em sua incansável perseguição ao pirata Zavac. A busca leva o Garça-Real às águas traiçoeiras do Rio Dan. Seu destino é Raguza, uma cidadela sem lei, comandada por piratas e ladrões; onde Zavac teria buscado refúgio. Como Hal previra, o caminho até Raguza é perigoso e conturbado. Os Garças terão de lidar com companheiros feridos, fugas, falsas acusações e outras desventuras. Testes cada vez mais difíceis para os limites dos jovens homens do mar. Mas é em Raguza que a situação se torna realmente complicada. Lá, Hal não poderá contar com seus companheiros e vai precisar superar os próprios limites para enfrentar Zavac. Uma luta. Um contra um. Até a morte. Uma nova geração desafia a antiga, renegados se tornam lendas e a aventura continua!
Só para situar quem não conhece a série, Brotherband é o nome de um treinamento pelo qual todos os garotos da Escândia passam ao completar 16 anos. Lá, aprendem o básico sobre navegação e sobre combate, duas habilidades necessárias a qualquer cidadão do lugar. No primeiro livro, conhecemos Hal, um garoto que sofre preconceito por ser filho de uma ex-escrava. Mas acaba conquistando a admiração de muita gente, para perdê-la logo em seguida ao cometer uma grande falha. Esta falha muda o destino dele e de outros garotos e, só agora, no terceiro volume, a questão foi resolvida. Garanto que a espera valeu a pena.
John Flanagan tem o costume de às vezes estender uma história por vários livros, mas não por enrolar para solucioná-la, e sim porque tanta coisa acontece que fica difícil para os protagonistas alcançarem seus objetivos. Fiquei sem fôlego várias vezes durante a narrativa, e em outros momentos me peguei gargalhando. Os personagens criados pelo autor são muito espirituosos, e sempre acabam se tornando uma grande família. Consegui sentir como se eu estivesse lá com eles, como se fizesse parte daquela família também.
Quase morri de agonia algumas vezes, os obstáculos que esta turma precisa enfrentar não são fáceis de encarar. Mas, felizmente, já praticamente aprenderam a ler os pensamentos uns dos outros, fazem parte de uma equipe super harmônica e competente. A gente percebe a amizade e o amor que sentem uns pelos outros, e a cada livro eles aprendem mais com a convivência.
Grande parte da história se passa no mar, mas não precisei consultar o glossário de termos náuticos que o autor disponibiliza no início de cada volume nenhuma vez, já estou bem familiarizada com a linguagem utilizada. Além da leitura ter fluido ainda mais, consegui visualizar tudo que acontecia em detalhes. A narrativa é bem ágil, em alguns trechos mal dá para respirar. Amo quando um livro me tira o fôlego desse jeito.
As folhas são amarelas e a fonte tem um tamanho bom. Nem vi as 312 páginas passarem. O autor deu um ótimo fechamento para aquilo que surgiu lá no primeiro livro nesse volume, e deixou alguns ganchos, mais ligados às vidas pessoais dos protagonistas, para serem desenvolvidos nos próximos livros.
A única coisa que não gostei muito foi que ele inseriu um triângulo amoroso, mas pelo menos por enquanto não aconteceu nenhum envolvimento, então ainda não me incomodou. O que odeio em triângulos é aquela coisa da pessoa não saber quem ama e acabar se envolvendo com duas pessoas ao mesmo tempo. Aqui, uma garota sabe que dois garotos gostam dela, mas sabe também que precisa entender o que sente antes de se aproximar de algum deles. Palmas para a garota, que merece palmas por muitas outras coisas também. É uma personagem muito forte e inteligente.
Brotherband finalmente conquistou de forma irremediável o meu coração. Já amo Hal e seus amigos tanto quanto amo o Will e o Halt de Rangers (série escrita pelo mesmo autor), e isso não é pouco. Na verdade, é um amor infinito que faz com que doa me separar deles. Felizmente, a separação dessa vez será por pouquíssimo tempo - só o necessário para escrever essa resenha e me preparar para iniciar a leitura do quarto livro, que já está comigo. Espero que ele me encante tanto quanto o terceiro me encantou.
Oi Juh tudo bem, adorei a premissa da história e toda aventura, é p tipo de livro que se tivesse oportunidade eu leria, mas dessa vez vou deixar para uma próxima, suas resenhas são ótimas vou continuar a acompanhar a história assim.
ResponderExcluirBjkas
Oiii!!
ResponderExcluirJu, assim como você, estou cheia de livros para terminar, então vou passar essa leitura no momento. Eu não estou tão familiarizada com livros de fantasias, normalmente demoro semanas para concluir uma leitura. Mas gosto da forma como você fala dessa série. Eu achei muito legal o fato do glossario e principalmente de depois de um tempo você já estar familiarizada. Não gosto de triangulos e fico feliz que a personagem seja mais forte e menos mimizenta hahaha
Que o quarto livro seja tão bom quanto esse :D
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Não tem nada de fantasia nesse livro, Ani, é um livro de aventura.
ExcluirOlá Ju! Não conhecia a série, segui seu conselho e fui direto a resenha. A premissa é bem interessante, pelo que li parece que a história se passa em período parecido com a Idade Média, e amo quando leio livros baseados nesse período. Parece ser um livrk o emocionante e cheios de aventuras. Beijos!
ResponderExcluirhttp://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br
A história se passa na Idade Média mesmo, Suzana. =)
ExcluirOlá!
ResponderExcluirAinda não conhecia a série e mesmo não sendo fã do gênero, fiquei interessada.
Me parece um livro bem legal, e a personagem feminina também, adoro quando a personagem é forte, rs =)
Ótima resenha!
Beijos!
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu gostei e não gostei do enredo do livro.
Não conhecia a série "Brotherband", mas teve algo que me incomodou neste volume.Embora eu tenha gostado de alguns elementos que já vi em outros livros.
Abraço!
http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/
Oi Ju... assim como não sou chegada a livros de fantasia, tem alguns de aventura que não chamam a minha atenção. Esse pelo que você descreveu tem muitas e algumas que podem deixar o leitor sem fôlego ein... que bom que você curtiu, adorei ler toda a sua empolgação na resenha e isso é muito bom... quando se trata de uma série que a gente gosta, nada melhor de que terminar o livro e já ter o próximo para continuar... Xero!
ResponderExcluirOi Ju, tudo bem? Nossa, já está no quarto livro? Lembro que li a resenha do primeiro, e agora já está no terceiro... rs, dá para ver o quanto você gosta dos livros desse autor, e é ótimo quando isso acontece.
ResponderExcluirAh, livros que nos proporcionam as mais diversas emoções e que nos fazem sentir parte da história são tão bons. Adoro essa relação de amizade, companheirismo nas histórias, e sei como é se sentir parte dessa "família" e não querer separar-se deles. Por isso que as vezes eu adoro séries, porque demora mais para nos separarmos dos personagens. Que bom que já está tão familiarizada com os termos náuticos e já não precisa ir ao glossário a todo momento.
Ah, triângulos amorosos... não gosto, mas entendo quando ele é bem construído, e espero que seja o caso. Que a menina não fique em dúvida entre um em outro a todo o momento.
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia a série, achei a premissa interessante. Eu também morro de preguiça de triângulos amorosos, então gostei da postura da garota neste livro.
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirUau que livro incrível! Tudo nele me encantou! Quero pra ontem haha Até coloquei na wishlist *-* Se gostou tanto, vejo que vale muito a pena ler! Adorei a resenha!
Beijos, Nathália
www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com/
Olá, sinceramente acho as capas da Fundamento bem legais, pois retratam bem o que vamos ler. Já conheço a escrita do autor pôs pode ler o primeiro livro da série Rangers, e posso afirmar que fiquei encantada com o enredo. Então é certo que irei me identificar e gostar desse livro. Adorei a resenha,
ResponderExcluirbjs
http://www.loveebookss.com.br/
Olaaa
ResponderExcluirÓtima resenha e dica para quem curte o gênero, não é o meu caso, então vou deixar passar.
Beijos
Reality of Books
Ola Ju como os autores gostam de triângulos amorosos hein rss. A premissa da série é a minha cara, ainda mais tendo como cenário o mar e se passar a história em embarcações, vou ler as suas resenhas anteriores. Dica mais que anotada. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi, Ju!!
ResponderExcluirLegal a série, ainda não tinha ouvido falar dela. No momento não leria, não me interessou muito. Pelo que você falou de navegação, acho que encararia o livro quando estivesse perto do mar. <3.
Achei legal o triângulo amoroso se diferenciar dos demais e a menina ser prudente. Geralmente os autores descrevem uma personagem indecisa que irrita muito.
Beijo.
Ou eu to muito doida ou esse garoto da capa me lembra o Josh de JV huahuhuahua. Adoro uma história de aventura. Não conhecia a série, mas achei interessante. É maravilhoso quando nos envolvemos com a leitura a ponto de não sentirmos a história passar, né?
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirQue bom que o autor conseguiu fechar um ciclo que começou no primeiro livro da série. Já conhecia o livro, mas ele nunca chamou minha atenção. Odeio triângulo amoroso pelo mesmo motivo.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirque bom que a série te conquistou. Não estou com pique paa ler livros assim, mas acho uma boa pedida para quem gosta. Achei interessante a ideia do Hal ganhar a simpatia de todos e em pouco tempo perdê-la isso dá gancho pra muita coisa. Bjus!!!
http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/