quinta-feira, 8 de outubro de 2015

[Resenha - Galera Record] Despertar

Postado por Ju às 21:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da trilogia. Porém, caso não tenha lido os outros volumes, aconselho que pule a sinopse.


Título: Despertar
Autora: Meg Cabot
Tradução: Camila Mello
Livro #3 da trilogia Abandono
Editora: Galera Record

Terceiro e último volume da série Abandono, da autora número 1 da lista do New York Times. Pierce Oliviera, 17 anos, sabia que, ao aceitar o amor de John Hayden, seria forçada a viver para sempre no lugar que mais teme: o Mundo Inferior. No entanto, o sacrifício vale a pena, porque isso signifi­ca que ela vai poder ficar com o garoto que ama. Mas agora sua felicidade — e segurança — está ameaçada, e tudo porque as Fúrias descobriram que John quebrou uma de suas regras mais severas: ressuscitar uma alma humana. Se o equilíbrio entre vida e morte não for restaurado, tanto o Mundo Inferior quanto o lar de Pierce serão destruídos. Mas há apenas uma maneira de consertar tudo: alguém precisa morrer. 

Adivinhem quem releu os livros anteriores para finalmente ler o último volume desta trilogia? rs... Mesmo tendo uma fila gigante me aguardando por aqui, não conseguiria me lembrar de todos os detalhes dos outros volumes, então precisei fazer isso. Na verdade, a autora nos relembra de várias coisas no decorrer da narrativa, mas como eu não sabia que isso aconteceria preferi garantir que não seria necessário interromper a leitura para procurar detalhes nos outros livros. Fora que dificilmente consigo tempo para reler alguma coisa, e não existe uma desculpa melhor que o lançamento da continuação.

A trilogia Abandono foi inspirada pelo mito de Perséfone, que foi raptada por Hades e levada para o Mundo Inferior, e acabou chegando a um acordo de passar seis meses por ano lá e seis no mundo mortal. O Mundo Inferior, para quem nunca ouviu falar dele, é um lugar para onde as pessoas vão após a morte, e de onde são encaminhadas para seu destino final, de acordo com a vida que tiveram. Os protagonistas são Pierce Oliviera - uma garota de 17 anos com sérios problemas para controlar a raiva - e John Hayden - o governante do Mundo Inferior.

A eternidade é um longo tempo. Então, se eu fosse passar esse tempo com alguém, eu escolheria uma pessoa impossível - mas interessante.

Na resenha do segundo livro, eu disse que parecia que todo mundo tinha uma vida dupla que a autora ainda não tinha revelado. Ok, não é todo mundo, mas tem bastante gente que passa por isso - digamos que alguns sabendo e outros sem saber. Neste último volume, tudo (ou quase tudo) ficou claro. Só não entendi até agora como uma personagem que definitivamente não devia estar no mesmo lugar que os protagonistas ressurgiu das cinzas e apareceu por lá, mas consegui relevar.

As páginas são amarelas e a fonte tem um tamanho bom, e adoro o padrão das capas, mas acho que deveriam ter caprichado mais na revisão. Além de ter encontrado alguns erros de ortografia ou concordância, encontrei também um dos famosos errinhos de continuidade que me irritam muito - em dado momento os personagens dizem que são onze horas da noite, e seis páginas depois misteriosamente afirmam que passa pouco das oito. Mas enfim, só eu reparo nisso.

As personagens que já conhecíamos amadureceram bastante durante a narrativa. Um dos protagonistas não participou da história por uma boa parte do livro, e quando isso aconteceu a leitura se tornou mais lenta para mim, realmente senti falta da pessoa. Só que foi algo essencial para o desenvolvimento da trama, depois entendi isso e até me emocionei com uma consequência dos acontecimentos que ocorreram nesse período. A autora também nos apresentou a novas personagens que se tornaram muito queridas para mim.

Enquanto muita gente torce para uma série ganhar mais volumes, gosto de ter um final. Um final para mim, embora às vezes seja sofrido, é reconfortante. Então fiquei um pouco preocupada com o que a Meg escreveu no Posfácio, que é claro que as personagens desse livro podiam continuar a ter várias aventuras, e pode ser que um dia isso aconteça, mas por enquanto ganharão um descanso. Por mais que eu tenha gostado da trilogia, e saiba que o Mundo Inferior ganhou uma nova dinâmica do jeito que as coisas terminaram, não acho uma continuação necessária. 

Tudo terminou muito bem e não quero ver as personagens sofrendo novamente, e claro que para existir uma continuação elas precisariam sofrer... rs... Acho que já tiveram que enfrentar um número suficiente de problemas. Embora essa trilogia não tenha conseguido ficar entre as minhas favoritas, curti bastante a leitura. Adoro conhecer um pouco mais sobre mitologia através de livros de ficção que se baseiam em algum aspecto dela. Essa é a primeira série da Meg que consigo finalizar, e fiquei ainda mais animada para conhecê-la pessoalmente no evento que acontecerá no dia 20 deste mês em São Paulo. Espero ter disposição para madrugar e garantir minha senha.

Na vida cotidiana, recebemos escolhas. Fazer a coisa certa, não fazer nada, ou fazer a coisa errada. Com muita frequência, as pessoas escolhem não fazer nada. E tudo bem. É mais fácil. Às vezes, é difícil distinguir o certo do errado. Mas, de vez em quando, algumas pessoas escolhem sair das suas atividades cotidianas para fazer a coisa certa... (...) Se um número suficiente de pessoas escolher se deslocar um pouco para ajudar outra pessoa, o espírito da bondade acaba vencendo a escuridão.

12 comentários:

  1. Ola Ju vou precisar ler as resenhas dos demais livro para me situar um pouco mais na história, as capas são lindas e ela se entregar para viver no inferior me conquistou adoro um bom romance. Vou começar a ler o primeiro livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não conhecia essa trilogia, mas fiquei interessada, principalmente sendo da Meg, adoro a escrita dela!
    Já anotei na minha lista de futuras leituras =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, o que falar dessa resenha? Incrivel? Sim ou com certeza. Não conhecia essa trilogia, mas curtir muito a ideia de trazer o mito de Perséfone para uma nova releitura e aproveitar isso para construir uma nova história. Adoro esses mitos, histórias relacionadas a deuses e afins. Toparia sem dúvidas ler essa maravilha. Outra coisa: concordo muito com o que você disse sobre continuar um livro, que, às vezes, já foi finalizado. Isso acaba acontecendo e fazendo o livro perder a essência de uma boa história. Aliás, acaba se tornando um livro apenas para a autora lucrar.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia essa trilogia, mas adorei conhecer! Achei bastante interessante. Ainda mais por ser escrita pela talentosa Meg ;-)
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.worpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Eu já ia correndo lhe informar do evento assim que vi o título do livro, risos... Você vai poder autografar seus livros, que máximo!!!!! Aqui não vai rolar, vão distribuir as senhas muito cedo, uma pena. A Ani vive elogiando essa autora, ela tem muitos livros, mas essa trilogia chamou minha atenção em especial por falar de mitologia, um assunto que adoro. E fiquei bastante empolgada por todo esse mistério envolvendo o real caráter dos personagens, já pensou, ser enganada na trilogia inteira, genial!!! E eu entendo perfeitamente quando os personagens se tornam especiais, ah, parece que são nossos amigos, ou até nossa família. Esses são os livros que eu mais gosto de ler. Resumindo: Eu quero!!!! Eu quero!!!!! Eu quero!!! Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie! Não conhecia a trilogia, mas a capa me despertou muito interesse. Fui obrigada a ler a sinopse para saber, realmente, sobre o que era a história, hahah. Mas parece uma história interessante e que eu daria uma chance. Gosto desse tipo de enredo. :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju! Nunca tive muita disposição para os livros da Meg (só li A Mediadora) e não sou muito fã de mitologias, apesar de achar muito legal elas serem inseridas em diversas obras.
    Concordo com o que você sobre que para ter continuações os personagens precisam estar sofrendo e seria bom se a maioria dos autores pensassem da mesma forma. Que bom que ela fechou a trilogia se uma forma que não seja necessário mais livros. Pena que a editora deu uma pecada na revisão dele, mas tomara que melhore quando sair a segunda edição. Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,
    Eu li ate hoje um livro da Meg, e foi divertido, mas nada tão grandioso.
    Sobre está trilogia, eu me encantei em saber que a autora aborda uma mitologia, que tanto gosto, mas mesmo lendo sua resenha, me pergunto o que tanto sofreram, o que acontece, você só me deixou MIS curiosa com a história.
    Uma pena a editora não ter caprichado na revisão, mas quem sabe na próxima, agora sobre a autora dar a entender que talvez a história volte não achei legal, sei lá, fim, como você disse, pode ser doloroso, mas necessário. Só espero que ela desista. Rs
    Adorei a resenha.

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem??
    Adorei a resenha essa trilogia e uma das que eu quero ler da autora, porque adoro a escrita dela pela parte do sobrenatural e mitologia... saber que você curtiu me deu mais vontade ainda de adquirir os meus exemplares... adorei saber de tudo que escreveu aqui... dia 20/10 peguei minha folga de aniversário só pra eu madrugar lá e pegar minha senha, quero conhecer essa diva... e farei de tudo que tiver ao meu alcance para conseguir... de repente nos encontramos lá.. Xero!

    ResponderExcluir
  10. Eu conheço essa série da Meg a tempos e não tinha me tocado que ela aborda mitologia! =O
    Eu não tenho mais essa disposição para ficar relendo livros não hahah Por isso amo quando os autores tem consciencia que o livro leva um ano pra ser lançado e por isso vão nos lembrando os fatos importantes ♥
    E liga não, eu tambem reparo os erros de continuidade, só tenho preguiça de voltar para conferir hahah

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Li outra resenha recentemente deste livro e já coloquei a série em minha lista. É mesmo complicado ver as personagens sofrendo, pois sempre sofremos juntos né ¹?

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  12. Oi Juliana, estou doida para ler esse livro! Ontem mesmo eu estava olhando ele num site :) Mas percebi que ele é terceiro de uma trilogia. Então vamos para mais uma trilogia! Os unicos livros que já li da autora foi o Diário da Princesa.
    Aqui no Rio também vai ter evento com a autora e espero poder ir. Amei sua resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler essa trilogia.
    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo