quinta-feira, 15 de outubro de 2015

[Resenha - Jangada] Tempestades de Sangue

Postado por Ju às 20:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da trilogia. Porém, caso não tenha lido o primeiro volume, aconselho que pule a sinopse.


Título: Tempestades de Sangue
Autora: Kel Costa
Livro #2 da trilogia Fortaleza Negra
Editora: Jangada
Número de páginas: 302

Durante o último ataque de mitológicos à Fortaleza Negra, Sasha sofreu perdas irreparáveis. Agora, só o que ela quer é juntar os cacos e seguir em frente. Mas, quando menos espera, ela se depara com um esquema de tráfico de sangue dentro da Fortaleza e resolve usar essa informação para se aproximar de Klaus, o líder dos Mestres vampiros. Enquanto isso, Mikhail viaja na companhia dos irmãos numa caçada aos mitológicos, e está concentrado em encontrar seus inimigos e dar fim ao grupo que atacou a Fortaleza. Mal sabe ele que enquanto isso, Sasha está se arriscando para desvendar todo o mistério que envolve o tráfico de sangue, ao mesmo tempo que tenta se reaproximar do cientista Blake Campbell e descobrir mais sobre a Exterminator, a arma criada para exterminar os mitológicos, mas que também pode ser uma grande ameaça para os vampiros. Será que Blake está tramando contra os Mestres? Sem que imagine, as investigações de Sasha a levam a percorrer um caminho sem volta que acaba se transformando no seu pior pesadelo.

A trilogia Fortaleza Negra nos apresenta a uma realidade alternativa. A história se passa nos dias de hoje (bem, no caso do segundo volume, ele está uns dois anos no passado, mas isso não faz com que não seja uma narrativa contemporânea), mas o mundo que a autora nos mostra é bem diferente do que conhecemos. Os vampiros controlam todo o planeta. Têm pontos de controle espalhados pelo mundo, mas o governo central se localiza na Rússia. Lá, dentro de uma fortaleza praticamente impenetrável, localiza-se a Morada dos Mestres.

Mestres são os vampiros mais antigos e mais fortes que existem. Eles controlam os elementos - terra, fogo, água e ar. Existe uma hierarquia entre eles, de acordo com a ordem de nascimento, sendo que os mais velhos são os mais poderosos. Durante o governo dos vampiros, a vida dos humanos até melhorou. A criminalidade reduziu-se drasticamente, já que a punição para qualquer crime passou a ser extremamente severa, normalmente a morte. Ninguém mais passava fome, todas as crianças podiam frequentar a escola e todos tinham onde morar. Um mundo quase perfeito. Até que os mitológicos resolveram intervir.

Como mitológicos, entenda-se centauros e minotauros. Imagino que já tenham ouvido falar deles. Centauros têm a forma de cavalos até a cintura, e a forma humana da cintura para cima; minotauros são aqueles monstros gigantes com cabeça de touro e corpo parecido com o humano - apesar das patas e das mãos com garras. São naturalmente cruéis e aparentemente não é possível se comunicar com eles. Passam a invadir cada vez mais cidades e a matar todos os seres que cruzam seu caminho. Os vampiros passam a se importar e decidem intervir só porque acabarão ficando sem alimento se eles matarem todos os humanos.

A protagonista da trilogia é Aleksandra Baker - mais conhecida como Sasha - uma garota que acaba de fazer 18 anos e que tem um ímã para o perigo. Ela cresceu muito de um livro para o outro, se tornou uma pessoa ainda mais corajosa e disposta a tudo para fazer o que é certo. Infelizmente, tem talento para fazer burrices e loucuras, me deu vontade de sacudi-la em alguns momentos.

No primeiro livro, me irritei muito com os amigos que ela fez ao se mudar para a Fortaleza - Lara e Kurt. Agora, já me acostumei com eles. E acho que eles também melhoraram um pouquinho - bem pouco - seu comportamento. Pelo menos o Kurt não fez nenhuma chantagem emocional idiota com a Sasha, passou a tomar suas próprias decisões, mesmo que às vezes sejam decisões nada boas.

Neste segundo volume, a autora nos esclarece sobre a origem dos mitológicos e dos vampiros, e conhecemos um pouco da história dessas espécies. Alguns Mestres precisam fazer uma longa viagem e, à medida que passam por alguns lugares, recordam acontecimentos (um dos Mestres conta parte da história de outro jeito também, mas não vou falar disso porque prometi uma resenha sem spoilers). Descobrimos que eles foram bem importantes durante alguns momentos históricos, mesmo que ninguém tenha a menor ideia disso. Isso foi legal, a autora misturou a história criada por ela com acontecimentos reais, o que acabou dando mais veracidade ao enredo. Mas, de certa forma, teve também um lado ruim, porque nesses momentos a narrativa se tornava bem mais lenta. Só que foi algo necessário para que pudéssemos conhecer de verdade o universo criado por ela.

Achei o primeiro livro excelente, e esse não atendeu completamente minhas expectativas., mas não deixou de ser uma ótima leitura. Acho que demorei um pouco a me envolver com a narrativa por dois motivos: senti falta da ação frenética do primeiro volume, e também de um casal que passou algum tempo separado. Mais ou menos no meio do livro, ele voltou ao ritmo do primeiro volume, e aí não consegui mais largá-lo.

Na resenha de Fortaleza Negra, eu disse que o final do primeiro livro tinha sido cruel. Na verdade, ainda não sabia o que era crueldade. O jeito que a Kel terminou esse segundo volume foi infinitamente pior, não dá nem para saber quem vai sobreviver, vários personagens ficaram entre a vida e a morte na última cena. Então, preparem seus corações. A espera pelo último livro será basicamente insuportável e dolorosa. Só espero que não seja muito longa.

18 comentários:

  1. Adorei a resenha, Ju! Fico feliz que tenha gostado da continuação. Que pena que não atendeu às suas expectativas, mas prometo entregar um terceiro volume eletrizante pra vcs ;)

    Bjs!
    Kel Costa

    ResponderExcluir
  2. Juh uma amiga leu o primeiro livro e ficou fascinada, mas ainda não tive a oportunidade de ler, e pelo jeito a autora conseguiu levar bem a continuação, mesmo sem ter o mesmo ritmo da ação do primeiro livro, adorei essa capa.Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    A muito tempo não leio nada relacionada a vampiros, gostei do enredo mas não sei não!!
    Acho que vou me irritar também com a falta de ação na história e acabar me entediando!!
    A capa é muito bonita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu quero muito ler o primeiro livro, vejo tantos elogios a Kel que morro de curiosidade sobre a escrita dela.
    Espero ter a oportunidade de conhecer os livros em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Ainda não li nada da autora e não conhecia a série! Gosto de fantasia e acho que ainda não li nada que envolvesse vampiro e seres mitológicos! Já me deixou curiosa com a originalidade! Uma pena que vc não tenha curtido tanto o segundo livro quanto o primeiro, mas também fico feliz em saber que, mesmo assim, foi uma leitura prazerosa!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola Ju hoje termino de ler Fortaleza Negra e que leitura maravilhosa, não vejo a hora de ler Tempestades de Sangue, uma pena que o ritmo do livro caiu no começo, mas fico feliz em saber que Kel conseguiu reverter essa situação, Já amo o casal de protagonistas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Ju ainda não li a obra e nem tenho planos para fazer no momento, mas eu adorei saber sobre a evolução da personagem de uma obra para outra! Acho que a autora acertou bastante nesse quesito, quando estamos lendo uma trilogia torcemos por esse momento né?
    Sempre acho que o segundo livro é mais parado que o primeiro ><
    E que maaaaldade foi essa com o final HAHAHAH espero que o proximo livro cumpra com suas expectativas :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju! Achei bem legal a premissa dessa trilogia e fiquei bastante curiosa para ler. O segundo volume de trilogias sempre tem um andamento um pouco inferior aos outros dois livros, mas é um mal necessário para a conclusão da história. É bem legal a autora misturar fatos históricos com a sua própria história, uma pena que não tenha sido tão agradável essa parte para você. Fiquei curiosa para saber a outra forma que o Mestre conta a história rs

    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!!
    Adorei o primeiro livro. Estou louca para ler esse segundo.. Mas ainda preciso comprar. Que pena que não atendeu totalmente suas expectativas e que bom que depois retomou o ritmo.
    Eu adoro a Sasha. Entendo a raivinha que dá dos amigos dela, mas no final acho que mesmo assim gosto deles. hushauhsa..
    Medo desse final cruel, hein?
    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. Oiee, tudo bem?

    Sou meio chata com livros fantasia. Já vi vários elogios quanto ao livro da Kel Costa. Eu sempre acompanhava o blog dela. Mas ainda não me senti inclinada a ler o livro. E meu Deus, quanta maldade em dois livros!!! =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ju! A maldição do segundo livro só deu uma passeada nesse, mas rapidinho saiu, né? rsrsrs O eterno problema das expectativas que acabam sendo frustradas. Mas achei legal o final ser ainda pior, só de raivinha por vc ter reclamado do começo. kkkkkkkkkkk Boa sorte na espera.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju...
    Lendo sua resenha fico entrando em parafuso porque ainda nem li o primeiro... tenho tentado comprar o livro, mas anda muito caro... mas não desisti... porque quero muito conhecer essa história... mesmo que o livro não tenha atendido todas as suas expectativas... você gostou da leitura e o final te deixou angustiada... menina imagine só que estou mega curiosa com tudo.... adorei a sua resenha... xero!!

    ResponderExcluir
  13. Oláá
    Sua resenha está muito boa, não é o tipo de livro que chama minha atenção ou costumo ler, mas parece ser bem interessante e com certeza vou recomendar para alguns amigos.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu ainda não li esse livro, mas estou no Book Tour e já sou a próxima. Eu conheci a autora num evento, ela é muita simpática. E logo me interessei pela história do livro da Kel, amo histórias com vampiros e que tenham suspense e que tenham esse fator surpresa! Agora fiquei mais ansiosa para ler!
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Já pensou vivermos em mundo governado por vampiros, em que nós seres humanos somos respeitados e protegidos por eles, deve ser o máximo!!!!!!!! Ah, não me olhe assim, você sabe que adoro vampiros, risos...Eu gosto quando o autor aproxima o seu universo da nossa realidade, me envolvo mais, que pena que nessa hora a autora perdeu o ritmo do livro e que essa continuação tem menos ação, mas pelo o que falou do meio para o fim ela voltou com tudo e acabou com o coração do leitor!!! E pelo tom da sua resenha, tem muitos mistérios nessa história, já que não nos contou nada, sua malvada!!!!! Deixa, irei descobrir sozinha, será uma das minhas próximas leituras, risos.. Não vejo a hora de ler!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Pela capa do livro, eu confesso que não me sentiria interessada por ele. Mas sua resenha me fez me interessar pelo livro. Um mundo dominado por vampiros em que centauros e minotauros são os inimigos? Eu gosto disso. E tenho certeza que vou adorar conhecer Sasha (e provavelmente ficar irritada com ela, como você)!
    Beijos,

    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  17. Confesso que o livro não tem um enredo que me atrai muito. Normalmente eu busco por livros de comédia ou do tipo, mas tenho colaboradores que amam esses enredos, pode ser uma boa dica pra eles.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Eu tenho muita vontade de ler essa série pela premissa e pelas resenhas que leio sobre esses livros. Gosto da mistura meio distópica e sobrenatural. Outra coisa que eu curto são os cliffhangers e esse livro tem de sobra. Uma pena que o segundo não tenha sido tão bom quanto o primeiro, mas parece manter uma regularidade.
    Amo as capas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo