Título: Nora - O Começo
Autora: Géssica Soares
Editora: Novo Século
Compre: Site da editora | Saraiva | Submarino | Americanas
Compre o e-book: Saraiva
Sinopse: Nora tem dons e uma inteligência notável, mas que são sufocados pela displicência do povoado onde vive. Filha adotiva e possuidora de uma aparência nada comum, não consegue viver amigavelmente com os demais. A não ser com Pietro, seu único amigo, e com o senhor Filipino, o carteiro e viajante da redondeza. Além deles, encontra consolo nos livros, já que vive sob as imposições da Igreja. Repentinamente, Nora terá de acompanhar Filipino em uma de suas viagens, e nela descobrirá muito de sua origem, pois ele, o velho misterioso, apresentará à singela garota o mundo que a espera... (retirada da contracapa do livro)
Não entendi bem essa sinopse... O senhor Filipino na verdade toma conta da biblioteca, que me parece que ele mesmo montou (para a Nora), já que comprou a casa que a abriga e, uma vez por ano, faz uma misteriosa viagem de inverno. Também não entendi a parte sobre as imposições da Igreja... não percebi nada disso no livro.
O que eu percebi, é que Nora é uma garota que nunca se encaixou no reino em que vive. Ela tem uma aparência diferente, é muito alta, e sofre por causa de seu nome também (eu acho Nora um nome um tanto quanto normal mas, pelo jeito, onde ela cresceu era um nome muito exótico). Além disso, é filha adotiva, e isso sempre gerou preconceito entre as crianças de sua idade.
Na verdade, a garota não pertence mesmo àquele lugar. Ela é meio que a "reencarnação do mal". Nasceu entre os elfos e, em sua vida anterior, foi o ser mais maligno que já existiu. Perseguiu humanos e matou muitos deles, inclusive crianças. Ninguém sabe os seus motivos. Os sábios se reúnem quando ela nasce e tomam a decisão de enviá-la para um reino humano, para que ela possa gostar dos seres dessa raça e, quem sabe, não agir como da última vez.
Obviamente, ela não tem nenhuma ideia disso, até que completa 17 anos e coisas estranhas começam a acontecer. Quer dizer, mais estranhas que ela conseguir ler e controlar mentes desde criança... rs... Senhor Filipino a convida a ir com ele em sua viagem, e diz que ela frequentará a Escola de Aprendizes. É lá que ela vai aprender a lidar com seus poderes, para que eles não a dominem, já que, dessa vez, a dona deles é uma garota de bom coração.
Do seu lado, além do senhor Filipino, que será seu professor, ela tem os irmãos Lena e Útilles. Achei divertida a cena em que Nora conheceu Útilles (um elfo lindo e fofo), eu diria a mesma coisa que ela.
- Os seus cabelos são curtos. - Sim. Eu disse isso.
- O quê? - ele sorriu.
- Quero dizer... - Tentei consertar. - Imaginei que você tivesse... Não. Não você. Os elfos. Os homens. - E ficou pior.
Pois é... eu também só imagino elfos de cabelos compridos e magrinhos... No livro tem até um elfo "um pouco rechonchudo". Por mais que eu tenha tentado, não consigo imaginar um elfo assim. Ainda mais que no livro eles se alimentam basicamente de água e folhas de hortelã. Como alguém engorda comendo só isso? rs...
Mas eu gostei da história. Gostei bastante da narrativa. Quis socar a Nora e o Útilles em alguns momentos, mas depois acabou passando. Gostei bastante da Lena, a criadora de planos mirabolantes, e do senhor Filipino, o apoiador de planos mirabolantes. Odiei o diretor da escola desde o primeiro minuto.
Só não posso dizer que gostei do final. Achei tudo muito repentino. Não entendi eles só terem chegado à conclusão que chegaram naquela hora. Porque para mim estava bem óbvio, depois de um acontecimento anterior, qual o objetivo das pessoas com relação à Nora. E, bem, o final justifica o título. Nora vai (re)começar sua vida no próximo volume da série.
Lembre-se de aplicar o amor em tudo o que aprender. (...) Nada pode impedir que realize seus sonhos e desejos.
Aaaah Ju esse livro quando você divulgou eu li os primeiros capítulos e gostei muito, mas sua resenha me desanimou um pouco, principalmente por causa do final!! Eu prezo muito o final de um livro e acho que ele não deve ser repentino, mas um pouquinho mais demorado e surpreendente. A capa é linda, eu simplesmente apaixonei por essa capa!!! Espero ter um tempinho, rsrsr, para ler esse livro!!!
ResponderExcluirPrimeira coisa: adorei a capa, que linda! Engraçado vc mencionar diferenças entre a sinopse e a narrativa. Já percebi isso em alguns livros tb, leio a orelha e, quando termino o livro, não vejo o que foi mencionado na sinopse!
ResponderExcluirMas Nora parece interessante. Mistura magia, fantasia, mistério... Gostei.
Esse livro me pareceu confuso.
ResponderExcluirDa capa eu só gostei da saia da modelo - eu preciso de uma igual! - e a sinopse é estranha rsrs Realmente não conseguiu me conquistar!
Mas fiquei aqui imaginando Elfos com cabelo curto e gordinhos! kkkkkkk eu também não consegui imagina-los!
Beeijos, Dreeh.
Livros e tudo que há de bom
Então Ju, quando li os primeiros capítulos através de sua divulgação, lembro de ter gostado da história, ter gostado do início, da escrita da autora, e ter gostado da capa também. No entanto, após ler a sua resenha, a história me pareceu muito confusa, um pouquinho má construída, e fiquei bastante desestimulada em lê-la. A história pareceu não convencer você... sei não, vou pensar duas vezes antes se leio o livro ou não. Adorei a resenha Ju :)
ResponderExcluirLori, a história me convenceu sim! rs... Só o final que realmente achei muito corrido. E considerei as personagens bem mais inteligentes e espertas do que ficou parecendo no fim do livro.
Excluiraaaaaah sim sim ok ok... estou reconsiderando meu interesse pelo livro lkdaskjlkslskjd :)
ExcluirO livro parece ser bem ambientado e acho que até hoje não li um livro que aborde apenas elfos, achei bem interessante, mas estou fugindo de séries em curso.
ResponderExcluirAmei a resenha!
Beijos
ih finais assim me irritam, gosto de coisas todas cheias de reviravoltas e sem pontas solta que me deixem de boca aberta xp
ResponderExcluire pela sinopse o livro não me animou muito nao olha
Seguindo o Coelho Branco
Reino, elfos, reecarnação, até me assustei quando li isso na resenha, rsrs. A capa do livro que permitiu pensar em uma história diferente, sei lá... romance, acho.
ResponderExcluirA história é legal, me interessou bastante e também não consigo imaginar um elfo gordinho. :p
Mas eu ainda estou incomodada com a capa, rsrs. A menina até está vestida bem moderninha na capa e definitivamente não achei que combinou com a história - mesmo sendo bonita.
Odeio finais repentinos, tira a beleza a história e acaba com a empolgação do leitor assim, do nada.
;)
Gostei da resenha mais por ter elfos na história rsrsrs, mas sinceramente, não me chamou a atenção para ler...
ResponderExcluirBeijos
Parabéns pela resenha, deixa duvidas o que instiga a querer ler ahhaha, principalmente no contra ponto com a sinopse.
ResponderExcluirBem, sou amante da literatura brasileira e a Novo Século abre cada vez mais esse mercado para os brasileiros, com obras impecáveis.
Essa foi outra resenha que os trechos me conquistaram e eu tive que postar no face.
Gostei da parte que ela tipo é o Mal, mas ela não sabe né, mas será que ainda sobra resquício dessa maldade? Ela vai ficar com o elfo?
Ai god, esse obviamente vais ser um livro que eu necessito.
Ah, a capa é diva demais *-* reflete a parte de missão, de procurar algo....
Não me interessei por esse livro, apesar de você ter dito que gostou da história e da narrativa, a própria sinopse não despertou a minha curiosidade. Nora ser reencarnação do ser mais maligno que existiu me pareceu bem diferente e instigante, mas mesmo assim não me chamou a atenção o suficiente, ainda mais quando você disse que o final foi meio óbvio.
ResponderExcluirTambém não consigo imaginar elfos que não tenham cabelos grandes, sejam altos e bonitos - totalmente culpa do Tolkien hehe. Enfim, provavelmente não irei fazer a leitura, mas mesmo assim obrigada pela dica!
Ju, lembro de você ter falado deste livro, a história dele é meia estranha mesmo sei la haha. É até interessante, e pra mim Nora também é um nome normal haha. A história até parece legal, mas pelo que você disse o final é meio.. porque é ruim quando o final acaba com uma coisa que você já havia percebido..
ResponderExcluir