Mais uma novidade da Editora Biruta! Um livro que conta uma lenda indígena. Proposta interessante, não? =)
Editora Biruta lança Formigueiro de Myrakãwéra
No mais novo lançamento da Editora Biruta, um local amaldiçoado é explorado por dois jovens índios, que encontrarão algumas criaturas diferentes, como formigas gigantes e mortos-vivos. Trata-se do livro Formigueiro de Myrakãwéra, escrito por Yaguarê Yamã e ilustrado por Uziel Guaynê Oliveira.
O pano de fundo do livro é uma lenda indígena sobre a região que dá nome ao livro. Antes um local sagrado, tornou-se amaldiçoado por um feitiço lançado por um jovem pajé. Myrakãwéra é um local perigoso, e será palco das aventuras dos dois índios. O conhecimento dos mais velhos é uma máxima que dá o tom da narrativa.
A história é instigante e consegue transportar o leitor para uma realidade diferente, em que ele entrará em contato com outros aspectos da cultura brasileira. Tanto o autor quanto o ilustrador descendem de uma das tribos citadas no livro – o povo maraguá - e conseguem reconstruir a lenda de forma envolvente.
As ilustrações criam um diálogo coerente com a história ao fazer referência às cores e formas indígenas. Elas vêm dispostas num projeto gráfico instigante, característico da Editora Biruta. Com o livro, os leitores poderão conhecer essa lenda e, através dos elementos visuais, conhecer um pouco mais da cultura desses povos indígenas.
Sobre o autor
Ozias Gloria de Oliveira Yaguarê Yamã é escritor, ilustrador, professor e líder indígena. É filho do povo maraguá e descendente do povo sateré-mawé. Formou-se em Geografia pela universidade de Santo Amaro – UNISA, em São Paulo, onde lecionou no ensino público e iniciou a carreira de escritor.
Sobre o ilustrador
Uziel Guaynê Oliveira é artista plástico, escultor e ilustrador indígena nascido no Amazonas e filho do povo maraguá. Faz parte do NEArIn, Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas do Brasil. Já ilustrou diversos livros e ministrou aulas de artes no interior do Amazonas.
Sobre a Editora Biruta
A Editora Biruta, criada no ano de 2000 pelas sócias Eny Maia e Mônica Maluf, tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil. Os seus livros já receberam diversos prêmios, como o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e o Jabuti, além de terem sido inseridos em catálogos internacionais e selecionados pelo PNBE (Programa Nacional de Bibliotecas Escolares). A proposta da Editora Biruta é a de oferecer aos seus leitores o melhor texto, ilustrações criativas e projetos gráficos instigantes, por meio de temas que lhes acrescentem novas vivências e se abram a múltiplas interpretações – sempre de maneira lúdica e inventiva.
Nossa deve ser bem interessante mesmo, chamou minha atenção, gosto muito da literatura quinhentista e esse livro parece remeter-se a ela!!!
ResponderExcluirAchei bem interessante Ju, bem diferente de tudo que já li, bem brasileiro, nacional. A proposta é muito legal, nunca li um livro nesse estilo, baseado em lenda, e assim, como eu tenho contato com pessoas quem moram em interior, sempre gostei de ouvir essas lendas, de ouvir essas histórias que são passadas de geração em geração, acho muito legal. Dá até um medinho quando as vezes nos reunimos e contamos histórias meio que de terror que podem ser consideradas lendas, por mais que eu fique morrendo de medo, eu gosto açkjlasjdlksjds sou louca ou sim. Enfim, a premissa do livro é muito legal, tentei adicioná-lo aos desejados no skoob, no entanto não o encontrei ):
ResponderExcluirobrigado lorena pelo comentario, fiquei feliz. Com sinceridade do amig YY
ExcluirAcho as lendas indígenas interessantíssimas e este livro sendo escrito e ilustrado por descendentes indígenas torna a obra ainda mais interessante.
ResponderExcluirInteressante mesmo Ju, ainda mais por ser escrito por um líder indígena. Ou seja, escrito com conhecimento de causa. Deve ser um texto bastante rico em informações de nossa cultura.
ResponderExcluirMe interessei bastante pelo livro, já esta na hora de aprender um pouco mais sobre a cultura indígena e suas lendas. Fiquei bastante animada quando descobri que o autor e o ilustrador fazem parte de uma das tribos presente no livro, acho que dessa forma a história ganha um tom a mais de realidade e espero fazer a leitura em breve!
ResponderExcluirDevo confessar que a capa não em interessou, mas a resenha fez com que sim. Muito interessante historias de lendas, e o autor e o ilustrador serem indigenas deixa tudo com um contexto ainda mais solido. Achei uma diversão essa editora, sempre com ideias legais. (:
ResponderExcluirSem dúvidas é bem diferente do que está disponível no mercado. Num literário tão já cheio de magia, é incrível poder ver que há sempre uma nova possibilidade a ser explorada. =D
ResponderExcluirBeijos
Oi Ju! Que interessante esse livro, a sinopse mostra que o livro é bem envolvente, parece com alguns livros que eu lia da minha tia, mas eu não gostei muito da capa não! Eu acho que a aparência da capa também é importante para o leitor, mas no final o que conta é a história!
ResponderExcluirMeus amigos, acabo de ler os comentarios e fiquei muito feliz pelo interesse, sou Yaguare Yamã, adoro a literatura fantastica do qual o livro faz parte. O trabalho feito a partir de uma literatura fantastic baseada numa lenda realmente me chamou muito a tenção, abraços a todos
ResponderExcluir