domingo, 15 de setembro de 2013

[Divulgação] Lançamento da Editora Biruta

Postado por Ju às 11:00
A Editora Biruta lançou um livro que eu acredito que seria bem legal dar para uma criança, para que ela se conscientize desde cedo da responsabilidade que é escolher ter um animal de estimação.

Anúncios carentes de bichos abandonados por gente

Toda criança tem vontade de ter um bichinho de estimação. Eles enchem a casa de alegria, de latidos e de amor.  Mas... e aqueles bichanos que foram abandonados? Eles também desejam ser amados e ter uma casa para chamar de sua. Para que esses animaizinhos consigam ser ouvidos, o autor Almir Correia criou mais um livro para a coleção Poemas Birutinhas, publicada pela Editora Biruta: Anúncios Carentes de Bichos abandonados por gente.  Nele, há anúncios de todos os tipos de bicho, que tentam conquistar o amor de possíveis donos e amigos para, assim, serem adotados. Os gatos, cachorros e pangarés oferecem recompensas: de mordidas carinhosas e lambidinhas até um prato de estrogonofe – uma oferta do cavalo Galope. De maneira muito engraçada, marca registrada de Almir, os anúncios, em forma de poemas, ganham força com as belas ilustrações do artista plástico Rubens Matuck. A Editora Biruta, que sempre prima pela qualidade de suas obras, ajuda os bichinhos a mandarem o seu recado; afinal, só estão pedindo um pouco de amor, respeito e, é claro, um dono:

 “Sou Duque
 Viro lata
 Viro balde
 Viro até pneu
 Mas se você quiser
 Não viro nada
 Só pra você
 Ser dono meu.”

Sobre o autor
 
Almir Correia é escritor, professor e videomaker. Publicou pela Editora Biruta na Série Poemas Birutinhas: O Trem Maluco (2008), Meu Poema Abana o Rabo (selecionado para o Catálogo de Bolonha FNLIJ 2005), Com o Rei na Barriga e Anúncios Amorosos dos Bichos, os três últimos selecionados para o PNLD em 2004. Anúncios Amorosos dos Bichos foi selecionado como Altamente Recomendável pela FNLIJ em 2006.

Sobre o ilustrador

Rubens Matuck é artista plástico, escultor, escritor e faz desenho gráfico. É autor de mais de trinta livros infantis, e em quinze deles cuidou não só das ilustrações como também do texto. Pela Editora Biruta já publicou diversos livros, pelos quais já recebeu diversos prêmios.

Sobre a Editora Biruta

A Editora Biruta, criada no ano de 2000 pelas sócias Eny Maia e Mônica Maluf, tem seu foco na Literatura Infantil e Juvenil.  Os seus livros já receberam diversos prêmios, como o Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e o Jabuti, além de terem sido inseridos em catálogos internacionais e selecionados pelo PNBE (Programa Nacional de Bibliotecas Escolares). A proposta da Editora Biruta é a de oferecer aos seus leitores o melhor texto, ilustrações criativas e projetos gráficos instigantes, por meio de temas que lhes acrescentem novas vivências e se abram a múltiplas interpretações – sempre de maneira lúdica e inventiva.

10 comentários:

  1. Parece ser um ótimo livro e realmente seria uma boa ideia dar para uma criança ler, pra ele já se informar o quanto um bichinho de estimação precisa de cuidado e carinho ! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse seria um ótimo livro pra dar de presente para o meu afilhado que é apaixonado por cachorros e adora brincar com os meus dois poodles. E assim, sobre a realidade do assunto em si, quando li a sinopse, meu coração se apertou um pouco pois, eu não sei ver cachorros abandonados na rua, simplesmente não aceito cara, é inconcebível. Acho que se as pessoas não tem condições de criar um cachorro, ou não gostam, ou simplesmente não irão depositar nele todo o amor que eles merecem, não pegue para cuidar, e se não for cuidar, doe, antes de o cachorro se afeiçoar por você, para alguém que cuide. Se eu fosse muito rica, eu tentaria criar uma casa de criação, e cuidaria desses cachorros. Sou revoltada com quem abandona cachorros, é uma vida que você larga nas ruas... enfim, melhor eu parar por aqui antes que eu comece a chorar, pois só quem tem cachorro sabe o tamanho do amor que eles te repassam só no olhar, e sim, posso dizer que meus poodles são meus melhores amigos também, e já estou meio emocionada escrevendo sobre isso salkdjskdjalsj ótima iniciativa do autor, acho que tudo se começa pela educação, e ensinar às novas gerações que não se deve abandonar animal algum é um excelente passo para que essa prática acabe :)

    ResponderExcluir
  3. Que máximo esse livro! Adorei o poeminha que você escolheu para ilustrar a resenha. Acho que meu filho vai gostar, vou procurar pra nossa bibliotequinha infantil.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Realmente, parece ser um livro muito bom para ensinar as crianças a responsabilidade que é ter um bicho de estimação. Acho que ter um animal em casa é assumir a responsabilidade por um vida, ele vai depender de você e precisará de amor, muitas vezes as crianças não sabem lidar com isso, então os pais têm de conversar muito com as crianças antes de adotar um animal, caso contrário, eles acabam sendo abandonados pela pura falta de preparo de seus donos. Um livro que parecer ser uma ótima ferramenta nesse aspecto; divertido e educativo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adooooro nomes criativos e esse não é diferente.

    E a história parece ser bem cativante, eu amo os animais e amo ideia criativas para ajudar aos abandonados. Quem sabe com esse livro alguém não se decida adotar um animalzinho.

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Animais e crianças sempre é uma parceria que funciona rsrs. Crianças adoram histórias de bichinhos...

    ResponderExcluir
  7. Parece que tenho o livro certo pra minha priminha que fica levando cachorro pra casa e dai depois enjoa e leva na vó dela. Aiaiai, acho que pro meu lado de querer ajudar os cachorros de rua também serviria. Mas é importante mesmo conscientizar as pessoas do abandono de animais ):
    Bem, adorei a ideia dos poemas birutinhas, deve ser pra combinar com a editora né?! hahah
    Bem, o autor teve uma ótima ideia do tema, e o ilustrador vai fazer as crianças se interessarem realmente pelo livro.

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro bem fofo, com versos delicados e cheio de sentimentos. Acho também que seria uma ótima opção de livro para uma criança, até porque sempre tem animais abandonados que estão em busca de um lar, então quem sabe depois dessa leitura as crianças saibam valorizar mais esses animais que estão em busca de um dono e oferecem em troca bastante carinho :D !!

    ResponderExcluir
  9. Que livro legal Ju! Tratando de um assunto delicado com as criança, pois esse é um assunto super sério que devemos aprender desde novos mesmo, infelizmente eu não tenho cachorro, pois aqui em casa não teria lugar para ele brincar, mas eu gia tive vários, e eles acabam virando parte da família mesmo, não sei como existe esses monstros que tem coragem de abandonar/maltratar cachorros! Esse livro pode ajudar muito a conscientizar a nova geração para diminuir o numero de abandonos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo