Título: A Lenda dos Cristais
Autora: Ana Carolina Jalles
Editora: Novo Século
Leia um trecho | Skoob | Face
Compre: Site da editora | Saraiva | Extra | Livraria da Folha | Livraria Cultura
Sinopse: O legado da poderosa bruxa Morgana ainda não teve fim. Conta a lenda que Merlin e Morgana foram amantes e conceberam uma menina. Sarah, a descendente dessa história, teve sete filhas, que se distanciaram depois de um tempo, cada uma levando consigo um colar com um cristal. Mas este segredo não se manteve guardado para sempre. Após séculos, os cristais sobrevivem e vão parar nas mãos de sete garotas ruivas, que acabam se conhecendo quando esta antiga lenda vem à tona. E com ela, um terrível inimigo: Cien, o bruxo das trevas, está de volta, e desta vez mais forte. As guerreiras partem para a aldeia dos Dracheroter, a fim de aprender a usar seus poderes e lutar contra este feiticeiro e seus demônios no Stonehenge. Dessa forma, elas impedirão que uma magia torne a luz do sol negra, e transforme o mundo em escuridão por toda a eternidade. (retirada da contracapa do livro)
Eu não vou explicar aqui quem é Merlin, ou quem é Morgana. Apesar de ter descoberto, na última visita que tive em casa, que tem gente que não sabe quem eles são, não entendo como pode ter realmente alguém no mundo que nunca ouviu falar nesses dois (talvez porque eu seja completamente fascinada por tudo o que remete ao Rei Arthur). Se você, que está lendo essa resenha, é uma das pessoas que nunca ouviu falar deles, vai precisar procurar informações no Google se quiser saber quem são, porque eu me recuso a dizer mais. Mas saber ou não saber não influencia em nada o entendimento de A Lenda dos Cristais.
Há 2300 anos, sete bruxas, netas de Merlin e Morgana (isso quer dizer que não tem como elas não serem absurdamente poderosas), enfrentaram um ser maligno que perturbava o equilíbrio do mundo: o mago das trevas Cien. Elas não conseguiram matá-lo, mas ele foi banido. Sete colares, com cristais, ficaram com cada uma das bruxas, e foram enfeitiçados de forma que pudessem avisar quando a volta de Cien estivesse próxima, para que, nesse momento, elas se reunissem e lutassem mais uma vez. As bruxas se espalharam pelo mundo, mas os colares nunca se perderam. Uma descendente de cada uma delas, herdeira também da magia, é responsável por sua guarda, geração após geração.
- O que importa é que para as pessoas que acreditam, ele é real, e o que ele fez também é. (...) As pessoas dizem que só acreditam no que elas podem ver, mas você pode ver, realmente ver, a maldade ou a sinceridade, ou só o que é o resultado final?
É muito interessante a história que a Carol criou. Conhecemos adolescentes entre 15 e 16 anos de todos os tipos; algumas que já ouviram falar do significado dos cristais, outras que só usam o seu por ser uma herança de família ou simplesmente por considerarem o colar bonito. Jovens que vão precisar aprender a controlar sua magia adormecida para que o mundo não sofra nas mãos de Cien.
O livro tem 230 páginas, então é claro que não dá para conhecer as protagonistas (e as pessoas que as rodeiam) com uma profundidade absurda. Mas me espantei ao perceber que algumas partes do livro realmente me emocionaram, foi aí que notei que a autora desenvolveu as personagens o suficiente para que elas se tornassem palpáveis.
O texto é fluido, dá vontade de continuar lendo. Os conflitos evoluem bem, e algumas personagens crescem bastante também.
Eu adorei o fato de existir uma aldeia em que Morgana foi acolhida, e onde sua filha nasceu, que ainda abriga uma de suas descendentes. É ela a responsável por unir todas as portadoras dos cristais no lugar em que cresceu que, aliás, não é nem um pouco moderno... rs... eu enxergava as pessoas até com trajes diferentes enquanto lia os trechos que se passam na aldeia dos Dracheroter. Eles usam espadas, escudos, arco e flecha, enfim, coisas que fazem a gente se sentir no túnel do tempo. Muito legal.
Embora eu tenha gostado muito de A Lenda dos Cristais, não acho que uma sequência seria uma coisa essencial para ele. A história inclusive estava muito bem terminada, até que veio o epílogo e mudou tudo. Foi a única coisa que não me agradou. Mas, no geral, acredito que a autora fez um trabalho muito bom. =)
- Ainda tem muito para ser percorrido antes do fim, eu sei. Mas não se preocupe com isso agora. Agora todos estão dormindo. A guerra dará uma trégua essa noite. Sonhe. É para isso que servem os sonhos. Para nos tirar de uma realidade que é dura demais.
Éêê eu sei quem é a Morgana e sei quem é Merlin, hahhahaha. nossa Ju que demais ela pegou personagens de uma outra história e inclui no livro, simplesmente perfeito, sua resenha me deixou louca para lê-lo. A capa é linda ( eu já falei isso quando o livro foi divulgado heheheh). Outra coisa que achei interessante foram os cristais, que se tornaram colar e muitas meninas usavam porque era uma joia de família ou por acharem bonito!!! Esse livro deve ser ótimo!! E nossa Ju eu tenho uma preguiça de ler livros em serie, simples assim: NÃO gosto!! rsrsrs!
ResponderExcluirAih, Ju, acho que você vai me matar com minha próxima declaração, mas não são muito fã das história relacionadas ao rei Arthur. Sempre achei filmes e coisas a fins legais para assistir apenas uma vez, mas quando li a série As Brumas de Avalon confesso que meu conceito despencou, não gostei de nenhum livro e não é por que tudo dá errado, é por que a maior parte é sem pé nem cabeça. Foi só a Meg que tirou minha má impressão com Avalon High, mas continua não sendo um dos meus temas favoritos.
ResponderExcluirFico feliz que o livro te agradou, quanto ao epílogo, acho que vamos ter de começar a fazer protestos com todos os autores, pois tem sido frequente se ler um livro de bom a incrível e vir o golpe de decepção no epílogo.
Amei a resenha!
Beijos
Eu gosto de histórias de bruxas e magos, mas não achei essa história tão incrível assim. Leria se ganhasse o livro.
ResponderExcluirEstou me controlando muito para não comprar livros, quero primeiro ler todos os meus não-lidos, assim, estou me esforçando para não gostar de novos livros.
;)
OI Ju querida! Tudo bem com vc? tava com saudade daqui, de vc..eu escrevi outro comentário mas meu note travou, sei lá pq e perdi o que tinha comentado. Tem autor que não consegue fazer um personagem tão detalhado em tão poucas páginas. Não me lembro de ter lido muitas coisas de bruxas, se já li rs. Realmente é uma surpresa quando o livro finaliza e só no epílogo temos as surpresas para uma continuação, mas se ela te agradou, quem sabe coma continuação ocorra o mesmo
ResponderExcluirbeijos :)
Adorei, fiquei bem interessada. Sou super fã de Brumas de Avalon (e sim, sei quem é Merlin e Morgana hahahaha), já li os 4 livros 2 vezes e quero ler de novo! Senhora de Avalon vive olhando pra mim aqui na minha estante e está na fila. Então obviamente ia me interessar por A Lenda dos Cristais.
ResponderExcluirAchei interessante o foco um pouco mais adolescente (indo na onda literária atual, não?!). E bem imaginei que viria uma sequência, principalmente pelo número de páginas. Com tantos personagens, natural que a autora queira explorá-los mais. Quero ler, quero ler! :)
Adorei a citação: "As pessoas dizem que só acreditam no que elas podem ver, mas você pode ver, realmente ver, a maldade ou a sinceridade, ou só o que é o resultado final?"
ResponderExcluirQuando fala em sete cristais, já lembro dos anéis de "O senhor dos Anéis". Mas achei a história interessante, apesar de um livro com poucas páginas.
Oi Ju! Li o primeiro capítulo do livro quando você apresentou a parceria, e lembro de realmente ter gostado! De fato, a leitura flui de uma maneira que você deseja continuar lendo e não parar mais. Fora que gostei bastante da história das ruivas, o fato de cada uma ter seguido um rumo diferente e no fim todas estarem ligadas por uma história que acreditam ser lenda. A capa é lindíssima, e bom, creio que a sequência do livro será ótima! Espero poder lê-lo em breve :) adorei Ju
ResponderExcluirParabéns pela resenha Ju... e a Novo Século por esse livro, que pela resenha dá muita vontade de ler, tanto quanto a capa dá hahha.
ResponderExcluirÉ vou ter que pesquisar pra saber do Merlin e da Morgana... Todas as descendentes são ruivas, uau. Fiquei com muita vontade de ler e saber como todas se juntam, e se elas aniquilam de vez o bruxo Cien.
Nhá, mais um livro desejado no skoob (:
Parece ser uma boa história, mas não me chamou a atenção. Apesar da resenha ser positiva, o fato de o livro não se aprofundar muito nas personagens me incomodou um pouco, até porque adoro ter um preferido ou preferida, mas como deu a entender que teria uma continuação, quem sabe se no próximo livro a autora apresente as personagens de modo que possa haver um desenvolvimento maior delas?! Apesar de ter ficado curiosa em relação aos 7 colares, por enquanto não esta na minha lista de leitura...
ResponderExcluirAdorei o livro Ju! Essa coisa de lendas, profecias e tal sempre me atraem, com esse livro não seria diferente, principalmente pela magia, coisa que eu sou fascinada. No inicio da resenha você falou sobre Merlin e Morgana, eu fique meia perdida até minha ficha cair rsrs quase que eu não lembro.
ResponderExcluir