Título: Mago Aprendiz
Autor: Raymond E. Feist
Tradução: Cristina Correia
Livro #1 de A Saga do Mago
Editora: Saída de Emergência
Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug torna-se aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre. Com a sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. É então arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer. Mago Aprendiz é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.
Acredito que essa sinopse vai um pouco além do primeiro livro. Nada que possa estragar a leitura de alguém, e dá para deduzir que o que não vemos neste volume vai acabar acontecendo, mas tem um pequeno detalhe aí que ainda não foi completamente revelado. E esqueçam o que foi dito sobre no fim tudo ser decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos... nem elas são conhecidas por esses nomes, nem algo foi decidido quando o livro terminou. De qualquer maneira, vou ter que limitar o conhecimento de vocês dos acontecimentos à sinopse, porque me sinto incapaz de fazer um resumo.
Não estava nos meus planos ler toda a saga de uma vez, mas acredito que acabarei fazendo isso. Primeiro, porque realmente é muita informação e personagens infinitos fazem parte do enredo, e com a minha memória ruim vou acabar me esquecendo de detalhes importantes. Segundo, porque fico enlouquecida quando os autores param uma história no meio, e foi o que aconteceu. A narrativa é em terceira pessoa e atravessa vários anos. Além disso, acompanhamos núcleos diferentes em momentos diversos. É realmente muita coisa para processar e por isso tive que ler devagar.
O ritmo se alterna de acordo com os acontecimentos. Quando temos mais ação, a narrativa se torna bem ágil; em outros momentos fica mais lenta. O autor nos apresenta a muitos lugares, e amei a forma como foram descritos. Ele me fez entender algo que nunca tinha entrado na minha cabeça: o amor dos anões por aquelas montanhas com passagens infinitas dentro delas. Mesmo com todos os perigos característicos, pois nunca se sabe até que ponto já escavaram e seres das trevas sempre estão presentes, me deu vontade de conhecer aquele ambiente pela primeira vez.
A Saga do Mago é uma obra em que encontramos seres já conhecidos, como clérigos, magos (que difícil de prever), elfos, anões, goblins. Mas também encontramos seres novos e dos quais não conseguimos saber muita coisa no primeiro livro. Seres que chegam aparentemente do nada e mostram que querem conquistar o lugar, sem nem revelar o motivo disso. Com o tempo, surge uma suspeita sobre a razão da invasão, mas ninguém tem como confirmá-la.
Adorei o protagonista, Pug, que é um garoto órfão que sonha ser um soldado, mas que acaba se tornando aprendiz do mago. É honrado, esforçado e se torna cada vez mais corajoso. Ele é um dos meus motivos mais fortes para ler logo o segundo livro, já que não temos como saber o que está acontecendo com ele. Como eu disse, são vários núcleos, e o autor parou de dar notícias do núcleo em que o garoto se encontra muito antes do fim do livro.
Também adorei o mago que se torna seu mestre, Kulgan, e amei o fato dele ter um dragonete-de-fogo de estimação (que meio que adota o Pug quando ele chega). Um dragonete é uma espécie de dragão do tamanho aproximado de um cão de caça, que não consegue cuspir quase nada de fogo, só uma ou outra chama se estiver muito disposto. Imaginem o efeito que isso fez em uma pessoa louca por dragões... quero um pra mim!
Gostei bastante da leitura, mas com certeza preciso de muito mais esclarecimentos. O Raymond terminou o primeiro volume com algo que me fez ficar mais confusa ainda sobre os invasores... espero conseguir entendê-los melhor depois da leitura do segundo livro, que vou começar em alguns dias.
- É sábio saber o que se almeja e ainda mais sábio saber quando se alcança. (...) - De fato. E ainda mais sensato é saber quando algo é inexequível, pois o esforço passará a ser absurdo.
Sempre vejo esses livros por ai, e mesmo sendo fantasia, que eu adoro, ainda não criei coragem de ler. Com sua resenha fiquei com um pouco mais de curiosidade.
ResponderExcluirE espero que o autor traga os esclarecimentos no próximo livro.
Beeijo
http://resenhandosonhos.com
Olá Ju! Amo livros com essa temática, estão entre os meus preferidos! Com toda certeza estará na minha lista! Parabéns por sua resenha. Beijos!
ResponderExcluirOi! ^^
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar desse livro e me animei ainda mais em lê-lo com cada coisa que você descreveu. AMO seres fantásticos, magos... queria viver em um mundo onde tudo isso fosse real. :)
Vou colocar esse livro na minha lista de leituras, mas como é uma série, ele terá que esperar um pouquinho até que eu coloque em dia algumas leituras atrasadas.
Beijussss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
Oi Ju,
ResponderExcluirEssa é uma serie que não chama atenção, talvez pelo seu estilo.
Li algumas resenhas do primeiro livro, o que de certa forma foi a confirmação para minha primeira impressão.
Quando um livro é repleto de detalhes ele em ganha, mas quando percebo que tenho que fica lembrando de muita coisa fico um pouco desanimada, outro ponto que me desmotivou é esse intercalação de presente e passado, muitas vezes fico confusa quando encontro muitos detalhes.
De qualquer forma gostei da resenha.
Beijos
Mari - Stories And Advice
JU falou em Dragões já quero ler menina, gostei da premissa do livro e pelo visto os personagens são cativantes, mais uma saga para ler não sei se aguento rssss. A capa do livro está linda. Dica mais que anotada. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
O livro, a série, melhor dizendo, Vejo bastante coisas positivas e tbm me parece realmente um bom livro, para quem gosta do genero, algo mas "culto" é um prato cheio né?
ResponderExcluirInfelizmente o mesmo não me atrai, já tentei ler outros livros do selo, mas não curti não
http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluiressa série foge um pouco do meu estilo habitual de leitura, mas sempre vejo tantos elogios e estou bem curiosa. Gosto de histórias com criaturas místicas, embora veja mais em filmes, e definitivamente livros com protagonistas cativantes são tudo de bom!
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirBom infelizmente não curto essa temática de livro como você já sabe... mas fiquei encantada com toda a sua disposição na leitura apesar das partes confusas que o autor descreve... essa coisa da narrativa ser lenta e as vezes rápida... cansa um pouco, pelo menos na minha opinião, então acredito que se a pessoa curte a leitura, vale a pena passar por todas as transições que o livro passa... sua resenha ficou ótima... a Ninah, minha resenhista resenhou esse livro e lembro dela também ter gostado... Xero!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Ah! Jú, também ficou enlouquecida quando os autores param a história no meio e me deixam com uma baita interrogação na cara ou me sentindo como um bobo da corte; urrr odeio isso.
ResponderExcluirGostei de saber do ritmo da obra que é alternado de acordo com os acontecimentos. Como amo livros que nos dá detalhes de lugares, certamente com esta trama eu ficarei anotando como dica para um dia conhecer e quando o autor descreve de forma detalhada que me faz sentir no local, amooo.
Beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleitura.com.br
Olá Juh tudo bem, esse é um grande desafio para mim, ler um livro complexo, como vc destacou a presença de muitos personagens acaba mesmo deixando a gente perdida na leitura, mas tem muita gente que adoro esse livro, portanto eu ainda quero ler.
ResponderExcluirBjkas
Oláá
ResponderExcluirPoxa, bela resenha e que bom que gostou da leitura mas não é algo que chame minha atenção por não fazer meu gênero, mesmo assim, boca dica para quem curte
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Hahahahaha Ju, fico imaginando você louca por um dragonete. Mas confesso que eles parecem fofos!
ResponderExcluirApesar do enredo interessante, essa eh uma história que eu preferipreferia ver nas telonas. Muitos lugares e peraonagens me deixam pérdida.
Beijo, Andressa
Hey Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEu sou suspeito para falar dessa série, pois é uma das minhas fantasias favoritas. O motivo pelo qual o livro parece acabar assim do nada é que Mago Aprendiz e Mago Mestre são um livro só, mas a editora decidiu dividir em dois livros para não assustar os leitores com o tamanho. Sem falar que não tem como escrever a palavra MAGO na lombada só com 3 livros né!? HAHAHAHA. Concordo que são muitos personagens, mas como o tempo vamos no acostumando, ou eles vão morrendo HAHAHA. Confesso que em alguns momento achei a narrativa um pouco parada, principalmente quando envolvia o príncipe Arutha, mas fora isso, amo de paixão todos os livros da série.
Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
Ok, eu tô meio bolada. Como assim, a sinopse vai além do primeiro livro? Ela já revela todo o livro? Então isso não é uma sinopse, é um resumo! Hahaha Sério, só por isso eu já não acho que valha a pena a leitura. :\
ResponderExcluirOi, tudo bem? Esse tipo de livro não é muito o meu tipo de leitura, mas acredito que para quem gosta deve ser uma história interessante. Não gosto de sinopses que contam mais do que o necessário, mas ainda bem que não estraga a leitura.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Dei esse livro a meu Tio de aniversario e ele amou, ainda não tive a oportunidade de conhecer de perto mesmo os personagens mas espero logo consegui ler, e te entendo eu também não tenho uma memoria boa ai quando é serie gosto de ler um atrás do outro.
ResponderExcluircoisasdemineira.blogspot.com.br