Título: Sombra e Ossos
Autora: Leigh Bardugo
Tradução: Eric Novello
Livro #1 da Trilogia Grisha
Editora: Gutenberg
Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
Alina é orfã e foi criada junto com Maly e muitas outras crianças que perderam seus pais em uma guerra que já acontece há mais de 100 anos. Os dois acabam em regimentos militares: ela como cartógrafa, ele como rastreador. Um dia precisam atravessar a Dobra das Sombras - uma área de completa escuridão que divide o país e abriga animais muito perigosos - e o pior acontece: eles são descobertos pelos terríveis predadores e sua sobrevivência não parece ser possível.
Só que em um momento de desespero, em que Alina tenta usar o próprio corpo para proteger o amigo, ela faz algo inconscientemente que permite que todos sejam salvos. Isso causa uma grande mudança em sua vida, não pode mais ser considerada uma pessoa comum. É levada para viver com outros Grishas - seres que lidam com vários tipos de magia - e aprender a usar seu poder recém-descoberto. Mas nem entre os Grishas é considerada comum: seu dom é único, alguém como ela é esperada há muito tempo, e acredita-se que será capaz de acabar com a faixa de escuridão e permitir novamente a união de sua nação. Mas nada é tão simples quanto parece. Ela precisará enfrentar muita coisa e, pela primeira vez, sozinha.
Fazia tempo que queria ler essa trilogia e aproveitei a presença da autora no Brasil para encaixá-la na fila de leitura. Ela estará em São Paulo no dia 08/09 para bate-papo e sessão de autógrafos, Para mais informações sobre o evento, é só clicar aqui.
No início, a leitura fluiu muito bem para mim. Tão bem que por aproximadamente 70 páginas nem notei algo que costuma me enlouquecer: os diálogos não são sinalizados com travessões, e sim com aspas. Claro que a partir do momento em que percebi isso minha leitura se tornou muito mais lenta, até conseguir me acostumar. E bem, coincidentemente (ou não), percebi quando Alina e Maly foram separados, e para falar a verdade o início da vida da garota como Grisha me deu um pouco de sono... rs... Mas algum tempo depois notei que estava completamente envolvida pelo universo criado pela autora.
O livro tem algumas reviravoltas que me deixaram um tanto quanto pasma, não esperava por certas coisas de jeito nenhum, acabei sofrendo bastante junto com a Alina. Ela é ingênua e confia em todos com facilidade, e isso acaba complicando sua vida.
O problema em querer algo é que isso nos deixa fracos.
O trabalho da editora está muito bom. A diagramação ficou linda, no inicio do livro temos um mapa que consultei várias vezes. As folhas são amareladas e mais grossas que o normal, e a fonte tem um tamanho ótimo. Temos detalhes no início dos capítulos e também no rodapé de todas as páginas.
Leigh não terminou tudo no momento mais tenso de todos, mas mesmo assim o final foi meio enlouquecedor. Estou muito curiosa para saber o rumo que as coisas tomarão no segundo volume, e me sinto bem feliz por já tê-lo aqui comigo. Logo trarei minha opinião sobre ele para vocês.
Oi Ju!
ResponderExcluirNão posso deixar de comentar que o nome da minha bisa era Aline e eu AMO esse nome... Mas enfim. Se tem uma coisa que eu também odeio na face da Terra são diálogos sinalizados com aspas, sem or. Sem dúvida faz a leitura ficar mais lenta (pelo menos para nós, né? hahaha). Acho bem complicado personagens que confiam em todo mundo... Principalmente quando é obvio que o cara não é confiável.
Beijo!
http://www.roendolivros.com/
Olá Juliana, tudo bom? Parabéns pelo blog! Não conhecia o livro, gostei bastante da sinopse. Realmente, acho que a falta de travessão nos diálogos iam me confundir também rsrs. E gosto muito dessa temática sobrenatural, dá um up a mais na história. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirOlá, Ju. ^^
ResponderExcluirDesde o lançamento desse livro que vejo gente falando bem. Vou ler ele em breve (embora também não seja muito adepto aos diálogos sinalizados com aspas...)
O livro é curtinho, o que me fez pensar que provavelmente as letras seriam pequenas. Fico contente em sabem que não. Hahah
http://discodivinil.blogspot.com.br/
Grande abraço!
Oiiii,
ResponderExcluirOtima resenha, porém o livros não me atraiu não e meu tipo, eu tbm não fui a bienal (pausa dramática) e estou tentando me adiantar nas leituras.
Parabéns pelo trabalho.
Bjs
Booksandcarpediem.blogspot.com.br
Oi Juju, sua linda, tudo bem
ResponderExcluirVocê é malvada, não me disse nada, que poder é esse que ela tem, que predadores são esses, que guerra é essa. Só para me deixar curiosa, e conseguiu, risos.. Faz tempo que quero ler essa trilogia também, já tenho o primeiro livro, mas só vou ler quando tiver os três. Apesar da leitura ter sido um pouco cansativa, ainda assim acho que vale a pena. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi, Ju! Sempre achei essa capa linda e só por isso já tinha vontade de ler o livro; Confesso que fiquei um pouco surpresa pelo que se trata a obra mas mesmo assim acho que fiquei mais curiosa - principalmente para saber como é o treinamento de Alina.
ResponderExcluirBeijos.
Blog Estilhaçando Livros
Oi Ju, eu quase solicitei esse livro na parceria, pois a capa me chamou a atenção, mas não sabia que o livro tinha tantas coisas assim, e parece ser aquele livro com ação, mistério, e gosto muito disso. Bem, na próxima eu solicito hehe. Beijos.
ResponderExcluirOi Ju, tudo bem???
ResponderExcluirAdorei a sua resenha... achei a premissa desse livro ótima e já o quero para a leitura... claro que eu já conhecia alguma coisa pois a sua resenha é a segunda que eu leio... essa questão da menina descobrir os poderes, parece meio clichê, mas fiquei sabendo que a muita coisa boa acontece no decorrer da leitura... quanto as aspas quando li a primeira vez um livro assim me incomodei, mas depois terminei me acostumando.... grande parte dos livros da editora tem esse tipo de pontuação na narrativa... enfim... curti e fiquei mais curiosa ainda pela leitura... Xero!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Juh, estive em um bate papo da autora na bienal e, que pessoa simpática! Da até mais vontade de ler hahha
ResponderExcluirA história parece bem legal! Meio profética com isso de estarem esperando alguém como ela, não? rsrs
Bem, só sei que gostei e que vou acrescentar a lista de interesses =D
Beiijos, Andressa
Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois
Oieeee!
ResponderExcluirEste livro está na minha wishlist a bastante tempo.. fico louca p poder ler a cada resenha q leio, acho q os diálogos com aspas iam me incomodar tb, acho q ia ficar confusa hahahaha.
E deve da vontade de bater na Alina né? Sacudir e dizer acorda p vida minha filha hahahaha, bem meu tipinho..
Bjos
Aline Praça
www.leituravipblog.com
Oi Juliana tudo bem, a história desse livro me fascina, a tempos que quero ler essa trilogia, vi de longe a autora, e todos com quem encontrei na Bienal indicou de olhos fechados, adorei a resenha! Bjkas
ResponderExcluir