Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteiores da trilogia. Porém, caso você não tenha lido os outros volumes, recomendo que pule a sinopse.
Título: Ruína e Ascensão
Autora: Leigh Bardugo
Tradução: Eric Novello
Livro #3 da Trilogia Grisha
Editora: Gutenberg
A capital está em ruínas. O Darkling governa Ravka de seu trono de sombras. O destino da nação parece estar nas mãos de uma Conjuradora do Sol enfraquecida, de um rastreador sem forças e do que resta do que outrora foi um grande exército mágico. Oculta nas profundezas de uma antiga rede de túneis e cavernas, Alina está fragilizada e deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e de fanáticos que a adoram como uma santa. No entanto, sua esperança está em outro lugar e seus planos exigem que ela recupere as forças para sair dali o mais rápido possível. Para isso, terá de forjar novas alianças e deixar de lado as velhas rivalidades como Maly para encontrar o último dos amplificadores de Morozova. Porém, quando começa a desvendar os segredos do Darkling, ela descobrirá um passado que vai alterar para sempre a sua compreensão do vínculo que eles compartilham. O pássaro de fogo é a única coisa que separa Ravka da destruição, mas ele pode custar à Alina o próprio futuro pelo qual ela sempre lutou.
A Trilogia Grisha fala de um mundo em que humanos normais e Grishas têm vidas bem diferentes. Os primeiros, ou são nobres, ou pobres que não têm outra escolha a não ser servir seu país em uma guerra que já dura mais de cem anos, fazendo parte do Primeiro Exército. Os segundos, por terem poderes mágicos, compõem o Segundo Exército e costumam estar bem mais seguros, além de possuírem privilégios. A protagonista da série, Alina, de uma hora para outra descobre ser Grisha e portadora de um dom único, e sua vida muda completamente.
Essa foi só uma introdução para quem não leu as resenhas anteriores, não dá para contar nada mais sobre a história já que este é o último volume da trilogia. Este livro foi o mais parado dos três. Isso tornou minha leitura muito mais lenta, levei o dobro do tempo dos outros para ler, mas de certa forma foi algo necessário. Havia muita coisa a ser esclarecida e a autora reservou várias surpresas para esse volume. Fiquei de boca aberta muitas vezes, principalmente quando aconteceu algo que destroçou meu coração completamente.
Sofrimento é barato como barro e duas vezes mais comum. O que importa é o que cada homem faz com ele. (...) Não há como viver sem dor - não importa quão longa ou curta sua vida for. As pessoas vão desapontar você. Você vai ser magoada e vai causar danos também.
Já disse numa resenha anterior que a autora nos faz amar as pessoas e depois as tira de nós. Em Ruína e Ascensão não foi diferente, preparem-se para se despedir de várias personagens queridas. Não sei porque os autores não podem matar só as pessoas malvadas, mas tive que aceitar as perdas. Afinal, existe uma guerra em andamento (na verdade, durante a trilogia uma guerra vira duas), e um dos lados é liderado por uma pessoa extremamente cruel, que até pensa ter objetivos nobres, mas não se preocupa nem um pouco com o destino de quem se coloca em seu caminho.
O que é infinito? O universo e a cobiça dos homens.
Em muitos momentos odiei a autora, e em um específico quase peguei os três livros e joguei pela janela, mas ainda bem que depois de horas de pausa para me recuperar do ódio decidi continuar a leitura. O final foi (quase) perfeito (só faltou morrer uma pessoa insuportável para eu me sentir mais feliz), tudo se encaixou, não ficou nenhuma ponta solta. Foi muito melhor do que imaginei que fosse ser, porque algumas vezes achei que a Leigh não fosse chegar a lugar nenhum. Apesar de achar que o livro no geral poderia ser melhor, é uma trilogia que recomendo bastante. Torçam para eu conseguir autografar meus livros na terça, por favor... rs...
Olá! Não entendo esse autores que nos tiram os personagens que amamos, é que nem Game of Thrones, quando você diz qual seu personagem preferido, bum, ele morre. Gostei muito da sinopse e da seu resenha. Gosto de livros assim, na verdade, ultimamente estou curtindo muito gênero desse tipo. Beijos!
ResponderExcluirJu lindona ainda não comecei a ler essa série, as capas são lindas, como assim se despedir de vários personagens ? Não gosto dessa matança. mesmo necessária essa pausa de acontecimentos no livro deve me atrapalhar um pouco, gostei de saber que nesse livro houve vários esclarecimentos não deixando o leitor perdido. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Ai, meu Deus, mais uma trilogia. Eu tenho a impressão de que só existe trilogia hoje em dia! Hahaha Essa em especial não me chama a atenção, pelo menos não completamente. Mas sua resenha me fez ficar curiosa, então vou procurar o primeiro para ler em ebook. Adoro autores que nos jogam uma isca, nos fazem amar um personagem e depois arrancam tudo! XD
ResponderExcluirNao li essa serie, mas tenho curiosidade, vejo bastante resenhas e comentarios positivos e a sua resenha me prendeu, acho que vou comprar os livros o quanto antes haha
ResponderExcluirhttp://odiariodoleitor.blogspot.com.br
Ollá,
ResponderExcluirAcho as capas lindas dessa série, mas não conhecia o enredo que aliás parece ser bem interessante. Só acho meio triste gostar muito de um personagem e ele morrer depois hahaha. Bjus!!!
http://lendoaestante.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEsse livro foi minha ruína haha Sofri muito com o final. Também fiquei de boca aberta em várias partes haha É uma das minhas trilogias favoritas! Adorei a resenha!
Beijos, Nathália
livrosdagarotavermelha.wordpress.com
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirEspero que você tenha conseguido os autógrafos... eu fiquei mais corajosa em começar a leitura do livro, sabendo que o final dele é bom e atrativo... adorei saber desse detalhe... esse ado de ficar com raiva por causa das mortes... te entendo... já passei por isso... mais uma vez a resenha ficou ótima Ju. Xero!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirSempre vejo comentários mega positivos dessa série e as capas são incríveis. Já tive essa experiência em que o último da série é mais lento. Eu não sei muito sobe a trilogia, mas prefiro continuar assim porque quero que a narrativa me surpreenda.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oieee!
ResponderExcluirQuero muito ler esta trilogia!
Ouço muitos comentários positivos, mas já fiquei meio c medo destas perdas ai rsrsrs!
Espero q vc consiga autografar seus exemplares!
Bjos!
Aline Praça
www.leituravipblog.com
Oláá
ResponderExcluirJá ouvi falar bem sobre a autora e os livros da série, mas não são livros que chamam a minha atenção, sua resenha ficou ótima
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi, Ju, tudo bem?
ResponderExcluirSério que o terceiro já saiu? :O
Menina, desde o lançamento do primeiro volume eu fiquei super interessada, mas acabei deixando a ideia de lado, fui adiando a aquisição do meu exemplar... agora já são três livros que eu preciso comprar. rs
Acho esse universo criado pela autora bem interessante.
Ahhh, o que fazemos com esses autores que fazem com que no identifiquemos com personagens, que nos apeguemmos, só para depois matá-los? Ai, ai... aguenta coração.
E no final das contas: conseguu o autógrafo?
Adorei a resenha!
Beijos,
Amanda
http://www.confissoesfemininas.com/
Oi Ju,
ResponderExcluirbom, adorei a premissa deste livro, envolve distopia e fantasia, duas combinações perfeitas, minha opinião. rs
Mas como assim a autora mata os mocinhos? Certo que é guerra, mas dava para dar uma chance.
Se o livro desperta emoções como ira, então ele realmente deve ser muito bom, e por este motivo o adiciono na minha listinha.
Parabéns pela resenha, como sempre arrasando!
Beijos Ana Zuky
SA Revista
Oi!!
ResponderExcluirTudo bem?
Legal a premissa do livro. Me lembrou o estilo de GOT. hehe.. (mortes que nos deixam desoladas). Achei legal. Segue bem a estrutura desse tipo de fantasia.. "descobre que é tal coisa do nada! bum!". Vou anotar na lista do "hum, interessante... deixa vir a promoção". kkkk
Beijo