segunda-feira, 4 de maio de 2015

[Resenha - Galera Record] Uma História de Amor e TOC

Postado por Ju às 23:00
Título: Uma História de Amor e TOC
Autora: Corey Ann Haydu
Tradução: Alda Lima
Editora: Galera Record

Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de... garotos! Ela jura que está melhorando, que está tudo sob controle. Até começar a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, esta é só mais uma história de amor... e TOC.

Bea foi diagnosticada com TOC - Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Embora, no início, procure fechar os olhos para essa realidade, a garota sabe que faz coisas estranhas. Por exemplo, não consegue dirigir nem a 60 km/h, mesmo na estrada... ela acha que pode machucar alguém acidentalmente se não tomar um cuidado extremo. Também não gosta de se expor a objetos cortantes, pois as pessoas perdem o controle e, mais uma vez, existe a possibilidade dela machucar alguém se um deles estiver por perto. Também tem fixação por algumas pessoas (normalmente uma de cada vez) e se torna uma stalker completamente assustadora, pesquisando com um nível absurdo de detalhes a vida de quem observa. Sente que, se não vigiar o objeto de sua fixação constantemente, algo terrível acontecerá. E, acreditem, a Bea tem muito mais problemas do que esses que citei.

Então, quem não gosta muito do tema (eu adoro!), pode se cansar um pouquinho com a leitura do livro. O TOC ocupa grande parte da história. Não só o TOC de Bea, mas de todos os frequentadores de um grupo de terapia que ela se vê obrigada a frequentar, em que conhece alguém que começa a fazê-la se sentir apaixonada: Beck. O engraçado é que o TOC de todos os outros membros do grupo é bem mais visível que o de Bea (pelo menos bem mais visível que as coisas mais graves que ela faz, já que não conta para ninguém pelo que está passando), e ela se acha bem normal ao ver aquelas pessoas fazendo coisas como arrancar quase completamente o cabelo... mas será que seu caso não é mesmo tão grave assim? Como ela pode voltar a ser a Bea despreocupada de que sente tanta falta?

O início da leitura foi um pouco complicado para mim. O livro apresentou alguns problemas de revisão e outros que chamarei de problemas de continuidade. Sobre a revisão, o que mais me marcou foi um trecho em que a palavra "cara", aparentemente, apareceria três vezes, aí alguém foi lá e trocou por garoto. Mas o sentido era de rosto, então imaginem como a frase perdeu completamente o sentido. 

Sobre a continuidade, duas coisas me incomodaram mais: em um momento, a Bea é levada pela mãe para a terapia, e depois sai de lá dirigindo seu próprio carro, que supostamente teria ficado na garagem de casa. Em outro, ela diz que uma pessoa mora no sexto andar, depois é citada a sexta janela do primeiro andar como o local em que reside a mesma pessoa, e depois o sexto andar novamente. Fiquei enlouquecida com essas coisas. Esse tipo de erro me incomoda mais que simples erros de revisão.

Mas depois de um tempo essas coisas pararam de acontecer - ou eu parei de notar. Foi aí que consegui me ligar mais à história. Embora não tenha sido uma leitura completamente fluida, o livro se tornou bem mais interessante quando começaram a ser reveladas as origens dos problemas da protagonista. Porque sim, ela faz umas coisas bem loucas, mas sua loucura até que faz algum sentido levando em conta o que ela viveu. Ver a Bea entendendo as origens de seus comportamentos compulsivos e obsessivos foi algo bem legal.

Enfim, é um livro interessante pela visão que proporciona sobre o TOC e sobre o quanto é difícil e longa a luta para superá-lo. A pessoa cria rotinas que sente que são essenciais para a sua segurança e para a segurança dos outros também, por isso é muito doloroso abrir mão delas. Mas não é o melhor livro que li sobre o assunto.

18 comentários:

  1. Oii Ju, tudo bem? Gosto bastante desses livros que abordam doenças psicológicas que as vezes são bastante incompreendidas. Fiquei curiosa sobre a origem dos problemas de Bea e de como ela irá agir. Realmente os probleminhas de continuidade acabam incomodando mais do que os de revisão, mas que bom que a partir de um certo momento não te incomodou mais tanto assim e você pode aproveitar melhor a leitura. Adoro essa capa!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu consigo deixar passar erros de revisão, mas erro de continuidade me dói, Ja abandonei livro por isso. So esse fato ja me deixa com bastante duvida sobre se vou ler o livro o não... O tema me interessa, tenho pequenos TOC's (juro q são pequenos haha) mas sei que pode ser um problema sério, e fiquei bastante curiosa para saber mais sobre. Agora, se tem um livro melhor q esse sobre o assunto, ja fiquei curiosa! Indique, por favor!

    ResponderExcluir
  3. OOi Ju!

    Primeira vez que vi seu blog novo e AMEI fiquei apaixonada pelo novo layout <3 <3 <3

    Sobre o livro eu achei varias resenhas reclamando das mesmas coisas, vi gente que até parou a leitura por causa desses erros de continuidade. Fiquei pensando que poderia ser proposital sabe?

    Que bom que depois disso, foi uma leitura agradavel :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse livro e agora fiquei completamente louca de vontade de fazer essa leitura. Tirando esses erros que vc citou (que eu tbm ñ suporto), a leitura parece valer a pena.
    Já fiquei imaginando as cenas que vc citou, haha
    O enredo deve ser interessante demais, quero muito ler.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ju, minha querida <3

    Já tinha visto algumas fotos nas redes sociais e achei essa capa sensacional. Adorei a sua resenha, me parece uma história bem comovente. Fiquei imaginado as cenas que você citou. Quero muito ler esse livro!!

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ei Ju, tudo bem?

    Li um único livro sobre toc e era um "thriller psicologico" perturbador que eu adorei. Mas nesse livro parece ser algo engraçado. Fiquei curiosa. Bom saber que mostra a origem do transtorno e espero que faça sentido da estoria.

    Bjin da B

    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem?
    Recebi esse livro da Galera e estou super curiosa para lê-lo. Essa foi, de fato, a primeira resenha que pude conferir sobre a obra e já vou ficar mais esperta durante a leitura por conta dos erros de sequência (também me incomodam mais do que os de ortografia). Eu tinha uma imagem totalmente diferente sobre esse livro, pensei que o 'mocinho' era quem sofria TOC e a 'mocinha' era apenas stalker. Agora vou realizar a leitura de uma maneira diferente.
    Fico feliz em saber que de um modo geral a leitura foi produtiva ^^

    Mil beijos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju. Tudo bem?

    Eu li outra resenha desse livro e a pessoa também falou do erros de revisão e do furo na trama, e isso vai me deixar enlouquecida. Eu tenho esse livro aqui e vou ler em breve, mas apesar de tudo eu não vou com expectativas. Você gostou do livro, apesar de não ser o melhor né? Enfim, eu espero gostar um pouquinho. Sobre o transtorno eu tenho um primo com isso e sei como é, apesar que ele não seja obcecado como a protagonista. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, estava super ansiosa para ler alguma resenha desse livro pois ele já tinha despertado minha atenção. Sou super curiosa em relação ao TOC mas os problemas que você apontou no livro me desanimaram um pouco. Fiquei até pensando se não era uma maneira de despertar transtornos rsrsrs Fique curiosa, quais outros livros relacionados ao TOC você recomenda?
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Confesso que abandonei esse livro, os erros de revisão e os furos na história, como o lance do carro, me incomodaram muito? Tadinha da mãe dela, foi pra casa a pé HAHAHAHA Mesmo sendo um livro sobre TOC, as constantes repetições de que Bea estava se beliscando, ou doida para escrever no seu caderno me incomodaram. O que gostei na obra foi o humor, ri alto do momento em que ela encontrou a Jenny pela primeira vez e pensava aqueles comentários sórdidos sobre o cabelo dela. Bem humor negro, mas engraçado.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. To terminando de ler esse livro. Nossa que aflição que me dá essa fixação que a Bea tem! As vezes ela me irrita com isso. Amy & Matthew trata do TOC também, achei o livro melhor que esse. Como vc disse, Uma História de Amor e TOC é interessante, mas não é o melhor.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Eu não tive a oportunidade de dizer antes, mas agora, com tempo, quero registrar aqui: eu sei que você é apaixonada por Shakespeare (eu também sou), então, ver a referência ao teatro no nome do seu blog e nas máscaras e depois ver o seu filhinho ali, tão confortável no meio dos seus livros, tornou seu layout tão pessoal e tão a sua "cara" (que logo depois aparece, linda) ficou simplesmente perfeito!!!! Eu amei!!!!!
    Quanto a resenha, eu já tinha lido a resenha do Matheus sobre o mesmo livro e ele observou os mesmos problemas que você. Eu já tinha desanimado um pouco, confesso que ainda estou.
    Mas o início do texto não me incomodou, pois condiz exatamente com o comportamento de quem tem TOC, então, achei até pertinente. A autora poderia apenas ter apresentado esse comportamento ao leitor de uma outra forma para nos prender ao texto.
    Mas parece ser uma boa leitura, para nos entregarmos sem expectativas e aprendermos sobre o assunto e até nos emocionarmos sobre a origem do problema dela.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii, tudo bem?

    Gostei muito de saber que e um livro que aborda uma doença que nem todos se preocupam em saber como e. Isto e muito legal, sua resenha foi muito bem elaborada, está de parabéns, continue assim. Eu nunca li livros que abordem esse tipo de doença mais quem sabe eu não comece por esse.

    Beijinhos.
    http://brendalandim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ai, Ju! O Leo tb me falou desses problemas de continuação e revisão, que merda, hein?! Espero me desligar e parar de perceber pra curtir a história. Comecei a ler, mas precisei parar por mais de 1 vez. Eu também adoro o tema e tô doida pra concluir e ver se vou compreender a doença também. E diz aí: qual foi o melhor livro do tema que vc leu?
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bom? :D
    Eu acho que já tinha visto uma resenha deste livro e a pessoa havia recomendado. Acho que isso de sexto andar ou sexta janela pode ter sido erro de tradução mesmo. O que terminou sendo uma situação estranha hahahaha
    Acho que nunca li nada que falasse sobre TOC, mas acho o tema bem legal :D
    Bjs

    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ju, eu acho o TOC algo muito interessante. Já li um livro onde a protagonista sofria disso e foi bem legal entrar na mente dela. Fiquei sabendo dos erros de continuidade e de revisão do livro e essa foi uma das coisas que mais me desanimou na leitura. Fico feliz que você tenha gostado, mas acho que vou esperar uma segunda edição rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, tudo bem??
    Li uma resenha desse livro e não tinha essa ressalva sobre a revisão... acho isso muito chato quando acontece.... mas não é por isso que não vou lê-lo... apesar do tema ser bem interessante e uma temática diferente, não senti vontade de conhecer a história... xero!!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju!
    Olha, TOC não é um assunto que me atrai muito e esses erros que você comentou tira totalmente a minha concentração, acho que eu também não conseguiria me ligar com o livro no começo, talvez nem depois. Mas gostei da sua resenha, ficou bem claro o tema proposto, é algo bacana, mas não é pra mim hehe

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo