Título: Livro das Sombras
Autora: Cate Tiernan
Livro #1 da série Coven
Tradução: Rachel Agavino
Editora: Galera Record
Da autora da consagrada série Amada Imortal, uma nova trama repleta de magia, paixões e poderes ancestrais. Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. Intrigado com a habilidade de Morgana de manipular a energia dos ambientes, Cal logo descobre que ela tem algo especial. Assim como ele. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita: Cal desperta o poder de Morgana, seu amor e sua magia. Porém, isso gera mais problema para sua vida do que ela imaginara. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?
Morgana se acha uma garota bem sem graça. Há muitos anos tem Bree, que possui aparência de modelo, como sua melhor amiga; e a seu ver até sua irmã mais nova chama mais atenção do que ela - tanto pela aparência quanto pela personalidade fofa que possui. Mas, com a chegada de um novo garoto na escola, vê as coisas mudarem. Ele é bruxo, e convida colegas para conhecerem mais sobre essa parte de seu mundo. E Morgana começa a ter experiências bem estranhas - meio assustadoras, mas fascinantes.
Ao mesmo tempo, a garota percebe que está se apaixonando por esse garoto, Cal, que é meio que a perfeição em forma de ser humano de tão lindo. Para seu desespero, descobre que o mesmo acontece com Bree. Como ela poderá lidar com isso? É melhor abrir mão do que poderia ser seu primeiro amor? E é possível abrir mão disso sem tirar a magia de sua vida?
Então, sim, temos um triângulo amoroso, daqueles que eu realmente odeio... rs... Quando parentes ou amigos se envolvem em um passo ainda mais raiva que o normal. Mas acredito que no segundo livro isso estará superado, apesar de prever gente surtando de um jeito nada legal.
Comecei a ler esse livro com uma expectativa completamente diferente. Esperava algo muito mais focado nos relacionamentos do que encontrei. Não foi um problema, mas preciso dizer para vocês o que esperar. A mágicka (não, eu não desaprendi, eles escrevem assim para diferenciar da mágica ilusionista), no sentido de magia, é o foco na maior parte do tempo. Se você não consegue ouvir falar a palavra bruxaria, se isso te ofende de alguma forma ou vai contra as suas crenças, não leia. Ou leia se quiser expandir seus horizontes. A religião Wicca é destaque no enredo, acompanhamos o tempo todo adolescentes aprendendo mais sobre ela, tanto estudando em livros, quanto praticando em grupo. E bem, praticando de uma forma suave: eles têm encontros em que são dadas "aulas coletivas" sobre a teoria, sem fazer nenhum feitiço (pelo menos deveria ser desse jeito). Apenas formam círculos com algum objetivo.
Achei que a autora presumiu que o leitor sabe algumas coisas que eu, por exemplo, não sabia. Certas coisas que o grupo aprende nós aprendemos junto. Mas, por exemplo, nunca é dada a definição de coven, uma palavra que aparece com frequência e que dá nome à série. O livro apenas dá a entender que é um grupo de bruxos, sem falar exatamente o que significa fazer parte de um. Fiz várias pesquisas e encontrei dois sites que falam sobre isso de forma diferente: aqui, de um modo mais formal e aqui, de forma mais pessoal. E, por falar em definições, livro das sombras é um livro em que um bruxo descreve toda a sua vivência, resumidamente falando.
Embora eu nunca tenha tido nenhum contato com a Wicca, admiro as pessoas que a praticam. Já disse isso na resenha de outro livro em que a religião era muito presente na história: é um tipo de bruxaria em que as pessoas fazem o bem, tendo sempre a consciência de que todo ato volta com três vezes mais força para quem o praticou. Ou seja, fazer o mal, além de ser algo errado, seria uma besteira bem grande. É uma religião que pode ser praticada em grupo ou individualmente, com vários rituais, tendo como foco a natureza.
No livro temos também a parte que foca em relacionamentos, tanto em relacionamentos amorosos e de amizade dos adolescentes quanto no relacionamento da protagonista com sua família, mas são coisas de menor importância no enredo e quase nada tem um desfecho nesse volume. Espero que todos eles sejam mais explorados no segundo livro da série.
Livro das Sombras tem só 208 páginas e li bem rápido, em pouquíssimas horas. A narrativa é bem fluida, pelo menos para quem tem interesse no assunto tratado. Só senti mesmo falta de algumas coisas que já mencionei. De qualquer maneira, pretendo continuar a leitura da série.
Oi Ju!
ResponderExcluirNossa não conhecia o livro ainda e pela sua resenha fiquei com uma vontade enorme de lê-lo! Ouvi falar muito bem de Amada Imortal mas não li ele ainda. Adoro tramas com magia e tudo mais e fiquei curiosissima com esse. Com certeza entrou para minha wishlist!
Beijos
Carol
www.sobrevicioselivros.com
Oi Ju, que capa linda esse livro tem, ainda não tinha visto nem lido nada sobre ele e fiquei bem interessada. Nunca li nada que falasse sobre a Wicca e gostaria de ler para entender melhor. Gostei muito da resenha, e esse é mais um livro na minha lista de desejados.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Estou fugindo de séries no momento, mas o livro parece ser bem interessante, ainda mais pelo tema abordado. A capa também é bem bonita. Gostei de saber que a narrativa é envolvente =) Quem sabe um dia dou uma chance. Beijos
ResponderExcluirOláá!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, na verdade vi a capa nas divulgações de lançamentos da editora.
Achei essa capa maravilhosa, não tenho costume de ler nada do estilo, mas achei muito legal saber que é um livro que trabalha bem essa religião pois acho que é sempre bom aprender um pouco mais sobre todos os temas.
Gostei da sua resenha e ps: eu odeio triagulo amoroso :(
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Olá Ju, achei o tema abordado bem legal, mas eu estou fugindo de triângulos amorosos e isso não vai me deixar ler o livro por enquanto, mas quem sabe daqui a algum tempo eu não o leia =)
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirTriângulo amoroso me deixa desanimada, mas gosto de livros que abordam bruxaria. Não é uma série que leria desesperadamente, mas gostei da premissa. A capa é linda.
Beijos
Leitora sempre
Oi, estou lendo um livro nesse estilo, mas a autora explica tudo, e estou amando! Sua resenha ficou muito boa, parabéns, gosto de ler resenhas assim, onde a pessoa diz o que realmente achou!! Me interessei bastante pelo livro, estou com uma lista grande, mas quem sabe leio ainda esse ano!
ResponderExcluirOi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirEu fiquei interessada na leitura, nunca li nada de tão profundo da religião Wicca... mas sempre tive curiosidade, acho que esse livro seria uma boa escolha, mas trata-se de série e pra mim anda meio complicado iniciar séries, sem terminar algumas que tenho aqui, mas vai ficar na minha lista... Eu gosto muito de triângulo amoroso e me divirto, mas gostaria muito de ler algo inverso... a maioria que leio vejo meninos disputando a menina... e adorei saber que esse são as meninas disputando o menino... Xero!
Oiiii
ResponderExcluirFiquei bem interessada no livro, apesar de nunca ter lido nada relacionado com a religião. Achei bem interessante a forma que eles praticam, nada para o mal.
Com certeza lerei o livro, mas não por agora, pelo fato de estar fugindo de séries.
Enfim, adorei a resenha!
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/
Olá, Ju!
ResponderExcluirAssim como você também admiro a religião Wicca, apesar de ser um pouco leigo no assunto. Até por isso leria esse livro; para aprender mais. Como sempre, adorei sua resenha.
Abraços
www.estantejovem.com.br
Oi Ju!
ResponderExcluirAdorei a premissa do livro!! Para ser sincera, eu adoooro histórias de magia e bruxaria! Achei super legal que a autora entra no universo da Wicca, fiquei muito curiosa para ler!
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br