Esta resenha não possui spoilers deste livro e nem dos volumes anteriores (claro que a própria existência da protagonista já é meio que um spoiler, mas não realmente, já que isso não vai atrapalhar a leitura de ninguém).
Autora: Marina Carvalho
Editora: Galera Record
Um livro originado da série Simplesmente Ana, para os fãs de Carina Rissi e Colleen Hoover. Este não é um conto de fadas comum. Sim, existe uma princesa. Não uma donzela, mas uma jovem moderna, preocupada com os problemas de seu tempo. Há também um príncipe. Só não espere que ele seja um perfeito cavalheiro. Afinal, uma pitada de bad boy nunca fez mal a nenhum herói. Elena, filha da princesa Ana — a brasileira que se tornou herdeira do trono da Krósvia —, já não é mais a menininha apaixonada pelo primo Luka, com quem deu o primeiro beijo aos 13 anos. Cresceu, namorou, viajou o mundo. Mas uma notícia surpreendente a faz voltar para casa... justamente quando obrigações familiares também exigem a presença de Luka. O reencontro é explosivo. Luka não estava preparado para a adulta que a prima tímida se tornou. Uma mulher que sabe muito bem o quer. E quem quer.
Elena é a filha de Ana. Este livro se passa um bom tempo depois de Simplesmente Ana e De Repente, Ana, que se focam na história de sua mãe. Elena já tem 19 anos e é uma garota preocupada com o que acontece no mundo ao seu redor. Cresceu vendo a mãe trabalhar pelo bem dos outros, e resolve ir além. Chega a se inscrever em um programa de voluntariado que a envia à Nigéria para dar aulas a crianças.
Mas, de repente, recebe uma notícia que a faz voltar para a Krósvia antes do previsto. E qual não é a sua surpresa ao reencontrar Luka - um primo de segundo grau que parece fazer de tudo para escandalizar todos ao seu redor. Mais surpreendente que isso é perceber que, talvez, sua paixonite de infância/adolescência por ele não tenha terminado... No meio de momentos políticos conturbados e de questões familiares delicadas, Elena precisa entender o próprio coração e lutar por sua felicidade.
Então, sobre a Elena. Gostei dela logo de cara. Embora seja, sim, mimada por todos, e não ter nada contra mimos, a garota faz questão de ter a vida mais normal possível. Ela só não é decidida como a sinopse diz, pelo menos não no que se refere à sua vida amorosa. No início, meio que cria um triângulo amoroso em sua mente, e leva um tempo para esclarecer a situação para si mesma.
Talvez por conta dessa indecisão que senti na protagonista, levei um certo tempo para me conectar à história. Mas depois que isso aconteceu passei a torcer muito por finais felizes para todos - e preciso dizer que nem sempre o meu desejo foi realizado. O livro é narrado por Elena e Luka em primeira pessoa, no início de cada capítulo temos o nome de quem está contando a história naquele momento. Me causou certo estranhamento parte das cenas serem repetidas logo em seguida, mas isso aconteceu poucas vezes e acho que só na primeira vez chegou realmente a me incomodar.
Adorei a presença constante da Ana na narrativa. Deu para perceber que ela amadureceu muito, está sempre disposta a ouvir a filha sem julgá-la e aceitar as decisões que ela toma. Tudo o que quer é que Elena seja feliz.
Achei umas coisas meio sem sentido no enredo, tipo a protagonista estar com um esmalte de uma cor e no dia seguinte de outra, sendo que mal teve tempo para respirar no dia em questão... e gente, como uma pessoa entubada pode falar? Mas, passando por cima desses pequenos probleminhas, a narrativa da Marina continua muito fluida e agradável.
Quem ler essa história depois dos outros livros (Simplesmente Ana e De Repente, Ana) vai poder matar a saudade de algumas personagens, e morrer de ódio pela presença de uma pessoa específica. Mas também é possível ler sem ter conhecimento dos volume anteriores - no início do livro a autora faz um apanhado breve de tudo o que já aconteceu. Obviamente, se alguém escolher começar por esse livro já vai pegar logo de cara todos os spoilers possíveis... rs...
Preparem o coração para despedidas e para reconciliações. O livro tem cenas bem emocionantes, mas na maior parte do tempo o enredo é mais suave. Fiquei feliz com a forma como os fatos se desenrolaram (só uma coisa não foi perfeita, mas acho que o que eu não gostei passa uma ótima mensagem de não ficar adiando coisas importantes indefinidamente). Tinha me apaixonado pelo primeiro livro e morrido de raiva do segundo, mas com esse fiz as pazes com a história. Vou guardar todos os volumes com carinho e, quem sabe, reler um dia.
Oi Ju, tudo bom?
ResponderExcluirEssa capa é extremamente linda.
Confesso que me chamou mais atenção do que os outros.
Não posso falar muito já que não li os outros livros, e não iria querer começar a ler por este, já que eu não iria entender muito e não iria querer ler o spoiler dos outros livros.
Achei a premissa bem legal e leve :D
Bjs
Www.horadaleitur.blogspot.com.br
os livros anteriores são ótimos e creio que este também me agradará!
ResponderExcluir^^
Espero ler em breve
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Olá a todos,
ResponderExcluirPelo que pude perceber da resenha, trata-se de um conto de fadas moderno. É interessante observar como essa temática de princesas e príncipes ainda mexe com o imaginário de tanta gente.
Parabéns pela resenha.
Academia Literária-DF
Oiii Ju!!
ResponderExcluirEu não li os dois primeiros ainda, só achei para comprar na internet e não consegui concluir a compra com o vale cultura ¬¬'
Enfim, AMEI saber que a autora trouxe personagens dos demais livros, que a personagem é apaixonante. Já li Marina e fico muito feliz em saber que sua escrita é tão boa assim *O*
Pena que teve alguns errinhos, mas não tiraram o brilho da historia ;)
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Olá!
ResponderExcluirEu nunca li nenhum livro da Marina e tenho muita curiosidade a respeito da escrita dela.
Eu comprei o primeiro volume dessa série e tô ansiosa pela leitura, mas decidi não fazê-la agora porque já estava lendo um outro livro de princesa e não quis ficar na mesma coisa... Mas assim que puder irei lê-lo.
Adorei sua resenha!
Beijos!
www.livrosdajess.com
Quero ler os outros dois antes de ler este livro, ainda não conhecia nenhum, como não sabia do enredo dos anteriores, fiquei curiosa, acho que vou entender melhor!! Adoro contos de fadas, modernos então!! Parabéns pela resenha, ficou ótima!!
ResponderExcluirhttp://devaneiosdalila.blogspot.com.br/
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEu recebi esses dias esse livro de ação e estava na dúvida se poderia ler sem ter lido os outros, sua resenha me esclarecer e vou ler sim. Apesar de algumas ressalvas, estou um pouco animada para conhecer a escrita da autora. Espero gostar, né?. Em suma, parabéns pela resenha.
Beijos
Leitora sempre
Ju lindona ainda não li nenhum livro, mas essa capa já havia me chamado atenção e vou começar por esse. Que bom que a protagonista mesmo sendo mimada por todos não se tornou uma protagonista chata. Espero assim como você gostar da leitura. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Conheço uma menina que leu simplesmente Ana e toda vez que eu falo de um romance com ela, ela me pede (implora) para eu ler o livro, hehe. Depois da sua maravilhosa resenha, aí mesmo que eu quero os dois
ResponderExcluirBeijos
Oi Ju,
ResponderExcluireu não tenho interesse nos livros anteriores, por terem falado muito mal, e para não correr o risco de odiar acabei optando por não ler. Mas quando soube deste lançamento eu senti vontade de conhecer a história, pois a sinopse é bem interessante e puxa aquele lado que eu gosto do romance jovem. Mas eu tenho receios de achar a história forçada, como você ressaltou algumas coisas fiquei naquela duvida "Será?".
Bom para saber, vou ter que ler e assim descobrir. Fora que está capa é incrível, eu achei ela linda e diferente.
Beijos Ana Zuky
SA Revista
Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas morro de vontade. Só falta tempo e dinheiro hahahaha
ResponderExcluirEsse livro parece ser muito fofo, mesmo com os deslizes haha
Vai para minha lista!
Beijos ;*
Proseando com uma Bibliophile • Facebook • Instagram • Twitter