sexta-feira, 8 de maio de 2015

[Resenha - Galera Record] Contos de Fadas em Quadrinhos

Postado por Ju às 21:30
Título: Contos de Fadas em Quadrinhos
Organizado por Chris Duffy
Tradução: Rosa Amanda Strausz
Editora: Galera Record

Clássicos contados por extraordinários cartunistas. Numa terra nada, nada distante... Príncipes e princesas reinavam no reino do traço mágico. Cada um deles possuía um talento único. Alguns dominavam as cores; outros, a técnica. Mas todos possuíam a inegável capacidade de transformar tudo o que tocavam em algo mais divertido ainda. E o rei, Chris Duffy, reuniu esse grupo encantado para recontar, em quadrinhos, os mais amados contos de fada. Algumas fábulas se mantêm fiéis às originais. Mas outras trazem reviravoltas divertidas e, muitas vezes, emocionantes. Ao todo, dezessete histórias ganham novo colorido e humor. Nesta antologia única, histórias que todos conhecem se unem a outras não tão conhecidas. O resultado, divertido, mostra que nem tudo é estático no universo das fadas!

Assim que vi esse livro me interessei. Prestem atenção na capa: como foi que a Chapeuzinho e o Lobo ficaram tão amigos, já que ela chega ao ponto de ler para ele? rs...Vejam a cara de brava da vovó e a cara de "será que fiquei louco?" do caçador. Intrigante, não?

Em Contos de Fadas em Quadrinhos, 17 histórias foram escolhidas para ganhar "novas interpretações, novos estilos e cenários". Algumas se mantiveram fiéis às histórias originais, outras ganharam reviravoltas. Mas não, não no nível da imagem da capa... hahaha....


Minha adaptação preferida foi a de Cachinhos Dourados, ilustrada por Graham Annable. Achei genial, são apenas quatro páginas em que ninguém diz nenhuma palavra, mas foi a que mais me fez rir. As surpresas para mim já começaram na primeira história, de que eu nunca tinha ouvido falar: Mingau Doce, que foi ilustrada por Bobby London. Achei o traço incrivelmente familiar, e imediatamente fui remetida a Popeye. E adivinhem só? Ele roteirizou e ilustrou a tirinha diária do Popeye para jornais de 1986 a 1992!

Algumas histórias eu conhecia, mas por outro nome, ou sem nome nenhum - como Os Músicos de Bremen. ilustrada por Karl Kerschl. De outras tinha ouvido falar apenas de personagens que aparecem nelas, sem saber de onde vinham - como, por exemplo, Baba Yaga - a história foi ilustrada por Jillian Tamaki.

O resultado desta antologia ficou muito rico e interessante. Fui surpreendida diversas vezes, encontrei várias histórias com gatos como personagens - desde a super famosa O Gato de Botas até a completamente desconhecida para mim, O Menino que Desenhava Gatos. Quis colocar esse menino no colo e apertá-lo pela mania que ele sempre cultivou!! rs...


Ó, que surpresa, as histórias com gatos ganharam duas fotos... rs...

No final do livro, o Chris Duffy explica sobre o processo de seleção das histórias, e lista as referências que foram utilizadas para pesquisar os contos de fadas. Dentre elas, encontramos sites em que vários contos estão disponíveis. Depois disso, temos pequenas biografias de todos os participantes da antologia, e adorei conhecer um pouquinho sobre cada um deles. Foi uma leitura que gostei muito de fazer.

12 comentários:

  1. ju mais que coisa meiga esse livro *---*
    fiquei encantada viu.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Ahhh, sempre galera me matando com essas edições <3 Fiquei super contente com uns lançamentos que aconteceram este mes, que são de livros clássicos, tipo, os contos dos Grimm. Nem preciso de dizer que literatura infanto juvenil é minha paixão, ainda mais em HQ. Já estou apaixonado :3 Olha esse traço que fofo :3 Releituras são meu amorzinho pessoal.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Que graça de livro! Fiquei curiosa já com essa capa, não tem como não estranhar a Chapeuzinho lendo para o lobo rs
    Ainda não conhecia a edição, mas vou anotar a dica!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ju! Eu não sou fã desses contos de fadas, mas a ideia de ler uma segunda versão deles e totalmente diferente do que conhecemos me agrada bastante. Gosto quando autores, ilustradores, fazem esse tipo de trabalho.
    Acho que assim como você não sei o nome da maioria das histórias, ou não conheço todas (Por exemplo eu nunca ouvi falar de Cachinhos Dourados). Vou tentar dar uma conferida. Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oii Ju!

    Eu não conhecia esse livro e achei demais!
    Sou apaixonada por releitura e acho que quadrinhos são fascinantes *O*
    A capa está incrivel, acho que isso chama MUITO mais mais atenção né?

    Gostei de conhecer esse livro ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!
    Que coisa mais fofaaa que é esse livro!
    Sério, to encantada. E as ilustrações estão maravilhosas também. E você tem razão, a capa tá bem engraçada. Como assim chapéuzinho e o lobo são amigos? rsrs Fiquei bem curiosa!

    Beijinhos!
    Jaque | Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju :D
    Ahhh, que livro mais fofo <3
    Gostei bastante dos traços das histórias.
    Eu sempre gostei muito de contos de fadas, e pelo que eu vi tem histórias que eu desconheço.
    Posso ver se compro para o meu sobrinho hahah quando ele já estiver em idade para ler <3
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ju, eu me encantei por esse livro em quadrinhos, e claro que o grande diferencial está nessa lista final usada como refefência.
    Já corri pra pesquisar mas achei o preço bem salgadinho, por enquanto vou ficar na vontade.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Ju lindona me apaixonei por essa antologia ainda mais com temas de histórias clássicas e ilustrações lindas, amei a ideia e o resultado vendo aqui em sua postagem. Imagina se não quero rsss. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Que graça, Ju! Não imaginei que seria tão lindo! Amo contos de fadas, mas achei que seria mais sem graça.
    Tô pensando se estava disponível na última ou penúltima news. Será que rola pedir? rsrsrs Adorei a nova roupagem das histórias conhecidas e descobrir novas histórias.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Eu quero <3
    Adoro contos de fadas, e por mim teria tudo sobre eles na estante hahaha #MissãoImpossível
    Adorei eles terem modificado algumas histórias e principalmente por terem trago novas! Nunca é demais conhecer um conto de fadas. Adoro a História de Cachinhos Dourados, e fiquei bem curiosa por ela não ter nada escrito. Acho que vou roubar para ler quando a Giu pedir hahaah

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Juuuuuu
    Que livro lindo! Amei a chapeuzinho amiga do lobo mau! Adoro essas reinvenções dos contos de fadas e o equilíbrio do bem e do mau.
    Também adoro o conto da cachinhos dourados.
    Fiquei curiosa e adorara ler para o meu filho!!!!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo