segunda-feira, 30 de março de 2015

[Resenha - Novo Século] Ligações

Postado por Ju às 15:30
Título: Ligações
Autora: Rainbow Rowell
Tradução: Caio Pereira
Editora: Novo Século

Georgie McCoool sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente – mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura. Talvez sempre esteve em segundo plano. Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado – Neal está sempre um pouco chateado com Georgie –, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças. Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo. Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se isso fosse uma oportunidade única para consertar o seu casamento.

Georgie McCool é uma mulher de quase 40 anos que escreve programas de comédia. Mas ainda não conseguiu realizar seu maior sonho: escrever seu próprio programa, sem risadas gravadas, com um humor inteligente. Só que esse sonho, finalmente, está quase se tornando real. Ela e Seth, seu companheiro de trabalho desde a faculdade, conseguem uma reunião com um estúdio que está muito interessado no programa. Só que tem um problema: será no dia 27/12, e neste dia Georgie deveria estar na casa dos sogros, a muitos e muitos quilômetros de distância. E tem um problema maior: eles precisam levar o roteiro de quatro episódios à reunião, e quantos estão prontos? Obviamente, nenhum. E eles só têm dez dias para preparar tudo, ou seja, não podem perder nenhum minuto. Nada de Natal para ninguém da equipe.

Quando Georgie comunica ao marido, Neal, que não poderá ir, ele decide não cancelar a viagem e pegar o avião com as filhas. Isso a deixa desorientada, porque Neal nunca teve uma atitude do tipo. Ele sempre esteve lá, disponível e esperando por ela. Nossa protagonista começa a perceber que seu casamento pode estar muito mais frágil do que ela imaginava. Será que o amor que os dois sentem um pelo outro não será suficiente para mantê-lo? Georgie não tem a menor ideia, mas acaba conseguindo um recurso inesperado em sua luta para conservar o relacionamento: descobre uma forma de se comunicar com o Neal do passado, quando eles tiveram sua primeira briga muito feia e ficaram uma semana sem se falar.


- Como é que alguém pode saber se o amor é suficiente? É uma pergunta idiota. Tipo, se você se apaixona, se tem essa sorte, quem é você pra questionar se isso basta pra te fazer feliz? (...)
- Só porque você ama uma pessoa, isso não significa que as suas vidas vão combinar.
- A vida de ninguém combina. Combinar é algo em que se trabalha. É algo que você faz acontecer. Porque ama o outro.

Tive alguns problemas durante a leitura. O principal deles se chama Georgie. Sim, eu sei, apareceu uma oportunidade imperdível para que ela realizasse seu maior desejo. Mas acontece que não foi a primeira vez que ela colocou o trabalho em primeiro lugar e deixou a família na mão. E não é só pelo marido, ela tem duas filhas pequenas, que contavam com a presença da mãe ao lado delas. Os três sempre receberam migalhas. No decorrer da história, meu problema com a Georgie diminuiu bastante. até praticamente desaparecer, mas aí o estrago já havia sido feito. 

Meu segundo maior problema durante a leitura se chama Seth - o parceiro de trabalho de Georgie. Ele foi um dos fatores que fez ela se tornar quem se tornou, uma workaholic que nunca teve hora para chegar em casa. Fora que também dificultou um pouco a vida amorosa dela.

Mas não, eu não odiei todos os personagens. Minha impressão do Neal foi meio neutra. Ele também tem culpa da situação. Afinal, porque foi segurar sua insatisfação com o relacionamento por quase 20 anos para depois punir a Georgie sem nem lhe deixar falar nada? Muito maduro... Apesar disso, no restante, ele é um cara fantástico, que deixou de lado sua carreira para cuidar das filhas e que abriu mão de muita coisa pela esposa.

Quem eu amei mesmo foram as crianças. Alice, a mais velha, é muito inteligente e perspicaz; Noomi, a mais novinha, mais conhecida como gatinha verde, não tem como ser mais fofa, só atende o telefone dizendo miau... rs... Também adorei a irmã da Georgie, Heather. Implica com a irmã, mas não deixa de defendê-la com unhas e dentes. 

Apesar de todos os problemas que tive com os personagens, a leitura fluiu muito bem. A premissa desse livro é fantástica, e a narrativa foi muito bem construída. Temos vários flashbacks que mostram toda a história do relacionamento de Georgie e Neal. Só fiquei um pouco perdida na primeira vez que a Georgie conseguiu entrar em contato com o passado, depois esses momentos se tornaram bem tranquilos de identificar.

É um livro que nos coloca para pensar sobre o que é realmente importante. O que é tão essencial em nossas vidas que fica até difícil respirar imaginando que poderia não existir mais.  Ligações transmite belas lições e nos faz dar mais valor à família e ao amor.

13 comentários:

  1. Oiiii
    Amo os livros da Rainbow! A história de Eleanor & Park foi incrível e estou doida para ler Ligações.
    Como eu não costumo ler sinopse, gostei de saber um pouco do que se trata a história, espero gostar da leitura.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju!!!
    Li recentemente Eleanor & Park e me apaixonei pela história, e principalmente pelos personagens. Sei que vai ser difícil, quase impossível, outro livro da Rainbow superar este, mas pretendo ler outros livros dela! Ligações me interessou muito, gostei da sua resenha :)

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Primeira resenha que leio sobre o livro. Como não li nada da autora fico bem curiosa em relação a escrita dela. Gostei da sua resenha e da sua sinceridade. Pelas caracteristicas que você colocou das personagens eu tbm não gostaria deles nãi hahahah

    Pelo menos tem uma uma mensagem bem interesante para nos passar, isso que importa!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Juju, sua linda tudo bem?
    Mas que garotinha mais fofa, estou apaixonada por ela. Gente, ela atende o telefone miando??? Risos...Essa iria se dar bem com o seu gatinho, e como, talvez não, vai que ela é uma Felícia (personagem da turma do Pernalonga) da vida, kkkk
    O livro parece ter uma mensagem muito bonita, de que temos que valorizar o que é mais importante antes que seja tarde demais, lembra um pouco daquele conto famoso de Natal em que os fantasmas do passado, presente e futuro o visitam. Gostei Ju!!!!Vou colocar na lista.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?
    Essa foi a primeira resenha que li de 'Ligações' e fiquei mais curiosa ainda para realizar essa leitura. Não sabia muito bem sobre o que se tratava o livro e apesar de você citar que alguns personagens foram meio 'decepcionantes', eu realmente quero arriscar. Não sei o que eu faria na situação do marido, mas poxa, era Natal, né?! A moça deveria ter tido um semancol u_u Quero conhecer a gatinha verde ♥
    Fico feliz em saber que, de um modo geral, a leitura foi proveitosa ;)

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Ju lindona o fato de a protagonista ter mais de 40 anos já chamou minha atenção, nem sempre vemos protagonistas com essa idade, são outros objetivos, adorei saber das crianças e essas lições de vida e amor a família já me convidaram para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, ela não tem mais de 40, tem quase 40, mas de qualquer jeito é uma idade incomum. Beijo!

      Excluir
  7. Ju, confesso que eu tô com MUITO medo de Ligações. Li E&P e foi favorito da vida. Mas depois li Fangirl e não curti e tô empacada com Anexos há um tempão. Só resolvi insitir e pedir Ligações por causa de E&P e pelo prêmio do Goodreads. Espero que eu goste pelo menos das crianças e consiga ter as mesmas reflexões.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju não li nenhum livro da autora ainda. Mas tenho sincera curiosidade, no entanto não vou começar por esse, pelo visto os personagens não vão me agradar nem um pouco, então eu prefiro passar longe, pelo menos em um primeiro momento. Bom saber que os personagens não estragam o livro, mas sei lá eu não estou convencida rs

    ResponderExcluir
  9. ainda não li nada da autora, mas o povo fala muito bem!
    sou bem chata com personagens viu e super te entendo. sei bem como é quando a gente n gosta de alguém, mas que bom que no decorrer da leitura isso foi melhorando.
    não é um dos livros que eu mais queira ler d autora, mas acho que posso tentar dar uma chance pra ele ainda esse ano.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Nunca li os livros da rainbow, mas sempre escutei maravilhas sobre eles. Que pena que dessa vez os personagens não foram tão legais assim.
    Tem muita gente que leva o trabalho acima de tudo e esquece das pessoas ao redor. É uma vida triste, isso sim.
    Adorei a resenha :D
    Bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, meu primeiro contato com a Rainbow foi em Eleanor e Park, um livro que por sinal todos que leem adoram. Quero muito ler Ligações, ainda mais sabendo que a autora passa ao leitor mensagens como valorizar a família.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju.... eu ia repassar esse livro para um de minhas resenhistas até saber um pouco mais da história... apesar de não ser muito o enredo a qual eu estou acostumada, resolvi arriscar, pois a premissa é interessante. Ao ler a sua resenha tomei a decisão de ler... porque a idade da protagonista é um ponto chave para saber da história e as crianças também... essa questão de mães que trabalham fora... é complicado porque realmente e dificil dar atenção... eu digo por experiência própria e sou mãe solteira ainda... mas os finais de semana e feriados tento compensá-la deixando ela falar de tudo o que quer e respondendo todas as perguntas... levando ao parque para andar de bicicleta... as livrarias incentivar a leitura e tudo mais... esse tipo de livro sobre a relação familiar ultimamente vem chamando a minha atenção... Xero!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo