Título: A Playlist da Minha Vida
Autora: Leila Sales
Tradução: Amanda Orlando
Editora: Globo Livros
Fazer amigos nunca foi a coisa mais fácil para Elise Dembowski. Por toda a sua vida, ela foi o motivo das piadas e nunca estava por dentro das conversas. Quando uma tentativa desesperada de virar popular dá errado, Elise quase desiste. Um dia, Elise acha uma festa em um depósito e conhece aquilo que vai mudar a sua vida: a paixão pela música. A Playlist da minha Vida é um romance sobre identidade, amizade e o poder da música para unir as pessoas.
Para ser bem sincera, nunca tinha ouvido falar desse livro antes dele ser sugerido como leitura para o Clube da Liga. O título e a capa não seriam suficientes para chamar minha atenção (apesar de achar a capa muito bonita, não sou ligada em música), e eu provavelmente nunca chegaria a ler a sinopse. Mas que bom que ele foi o eleito para ser nossa leitura do mês, porque gostei muito da história.
Elise tem 16 anos e sua vida nunca foi muito fácil na escola. Sempre viram algo de errado na garota, o que fez com que ela sofresse bullying mais de uma vez. Antes de iniciar o segundo ano do ensino médio, faz uma tentativa de se reinventar. Passa o verão inteiro pesquisando sobre o que é descolado e o que não é, gasta boa parte de suas economias com roupas que nem curte, para no fim descobrir que aquilo nunca dará certo. Não é mudando sua aparência que ela vai conseguir mudar quem é nem o que os outros pensam dela.
Elise tem 16 anos e sua vida nunca foi muito fácil na escola. Sempre viram algo de errado na garota, o que fez com que ela sofresse bullying mais de uma vez. Antes de iniciar o segundo ano do ensino médio, faz uma tentativa de se reinventar. Passa o verão inteiro pesquisando sobre o que é descolado e o que não é, gasta boa parte de suas economias com roupas que nem curte, para no fim descobrir que aquilo nunca dará certo. Não é mudando sua aparência que ela vai conseguir mudar quem é nem o que os outros pensam dela.
A garota realmente perde todas as esperanças de que sua vida social melhore, até que um dia, quando decide dar uma caminhada noturna, algumas garotas lhe dizem que ela está indo para o lado errado. Sem entender nada, Elise acaba as acompanhando, e vai parar na "maior balada underground do mundo". Isso faz com que sua vida vire de cabeça para baixo mas, pela primeira vez, de um jeito bom.
No início, não estava curtindo a leitura. Não sei se pelo começo ser mais lento, ou por eu ter começado a ler em um momento ruim. Só que de repente o livro me fisgou, todo o drama adolescente da Elise começou a me fascinar. Passei a considerá-la uma amiga querida, e comecei a torcer para que ela descobrisse quem realmente era e tudo o que era capaz de fazer.
Senti uma felicidade imensa ao vê-la crescer como pessoa e aceitar a si mesma. A garota aprende muitas lições, e uma delas é que só ela é capaz de saber quem é de verdade. Deixa de dar tanta importância ao que o mundo pensa a seu respeito, e passa a trabalhar para ser quem ela deseja, para se sentir feliz e realizada consigo mesma. E isso não quer dizer que ela se isola do mundo, apenas que aprende a diferenciar as pessoas que a amam de verdade das pessoas com quem continuará convivendo, mas que nunca farão realmente parte de sua vida. Aprende que as pessoas que a amam vão sempre torcer por ela e respeitar suas escolhas.
Até eu que não sou muito ligada em música pude sentir a importância dela na história. Agradeço à Tati, do Leitora Viciada, que teve o carinho de preparar uma playlist com as músicas do livro para vocês. Aproveitem. =)
O Clube do Livro da Liga é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem. Nós Somos: Arquivo Passional| Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, Me Chamo Livro | SA Revista | Segredo Entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo
1. Ter endereço fixo no Brasil;
2. Comentar na resenha de um dos blogs participantes (links acima).
Atenção:
1. A promoção começa dia 23/03 e termina dia 19/04;
2. Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados;
3. O sorteado receberá um email e terá 48 horas para respondê-lo. Caso não seja respondido será feito um novo sorteio;
4. O livro será enviado em até 30 dias;
5. Não nos responsabilizamos por eventual extravio ou problemas com o correio, nem caso o endereço para envio seja passado errado.
Agora é só preencher o formulário abaixo e torcer. Boa sorte!
Eu vi apenas uma resenha falando sobre esse livro, e foi justamente nela que eu o conheci, mas ela deixou algo vago, e você a completou, dizendo o que aconteceu com a Elise e como ela conseguiu confiar em si mesma. Pela sua resenha, me identifiquei muito, já que eu sempre ligava para a opinião dos outros, não tinha a minha própria identidade, até que percebi que quem tem que me amar é sou eu e que ninguém irá ser feliz por mim. Se eu fosse escolher o livro pela capa, lógico eu escolheria, mas principalmente pelo nome, tenho uma mania é de que em cada assunto que eu estou passando, dou uma música para ele.
ResponderExcluirParabéns pela resenha e boa sorte com o blog!
Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito história que abordou o tema bullying e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história, gostei muito da playlist
ResponderExcluirOlá, assim como você eu não tinha conhecido o livro, e acho que não leria, mas achei bastante interessante a atitude da garota de deixar de ligar com o que os outros pensam e passa a aprender a lidar com as coisas e a ser quem desejar. Parece bom.
ResponderExcluirAtt,
decaranasletras.blogspot.com
Oi Ju,
ResponderExcluirQue Clube legal este que você faz parte, uma forma de estimular ainda mais as pessoas amantes dos livros a lerem mais e mais e a se arriscarem em gêneros e livros que não leriam por escolha própria em um primeiro momento.
Lendo sua resenha consegui sentir um pouquinho a Elise e gostar dela, imagino o que deve ser difícil ficar tentando satisfazer o desejos dos outros ou buscando alternativas para ser aceita. Mas, o importante é que ela foi crescendo e fazendo descobertas incríveis, pelo que entendi da sua resenha.
Bjs
Tânia Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Oi Ju.
ResponderExcluirA leitura não foi o que eu esperava, acho que o fato de ter uma outra ideia do assunto do livro atrapalhou meu envolvimento.
Gostei da ambientação e da forma como a protagonista encontrou a solução pra situação que estava passando conseguindo vencer sozinha.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi, Ju!
ResponderExcluirNão sei se encararia o livro porque ele realmente não me atraiu. No entanto amei a Elise e sua determinação... Talvez um dia acabe lendo. E adorei a ideia do clube do livro, aliás! Sucesso sempre pra vocês nos seus objetivos. E boa sorte aos participantes da promoção!
Com carinho,
Celly.
Me Livrando
Que cabeça oca eu sou! Acabei de perceber que o sorteio já aconteceu. Que aquele(a) que recebeu o livro tenha uma leitura maravilhosa!
ResponderExcluirOpa Ju, depois vou escutar a playlist que a Tati selecionou.
ResponderExcluirBom, o livro não é algo que seja tão interessante pra mim, mas gosto quando os personagens mudam para algo "melhor" (por assim dizer). eles acabam se tornando amigos próximos e queremos sempre o melhor para eles.
que bom que acabou gostando da leitura, mas não sei se no momento eu leria esse livro sabe.
Seguindo o Coelho Branco
Olá Ju, o livro parece ser bem legal e ver a protagonista crescer é sempre bem legal, mesmo que o tema esteja sendo muito abordado em livro fiquei com vontade de lê-lo.
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Oi, Ju!
ResponderExcluirBem, confesso que nunca tinha ouvido falar do livro, mas que ele me chamou muita atenção só pelo fato de ser centrado em música, que é uma parte tão importante da minha vida <3
Gostei da premissa da história, e é tão bom ver os personagens se desenvolvendo aos poucos, né? Ah é, já amei essa playlist só pelo fato de ter The Smiths aí! hahahah
Beijos, Letícia Lançanova
Palácio de Livros
Oi, Ju!
ResponderExcluirEsse livro também era novidade para mim, mas que bom descobrir que foi uma grata surpresa. Ao contrário de você, sou apaixonado por música (até toquei em uma banda por um tempo) e sei o quanto ela faz diferença na vida de muitas pessoas. Esta aí um livro que preciso muito ler.
Abraços
www.estantejovem.com.br
Olá tudo bem?
ResponderExcluirEu li outras resenhas do Clube da Liga e bom vou dizer, que apesar da capa não me chamar nenhuma atenção eu gostei bastante da sinopse. Eu gosto muito de personagens que crescem nos livros e o tema, apesar de polêmico, me chama muita atenção. Gostei bastante da resenha bem simples e objetiva.
Abraços, Carlos.
http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/