Título: O Ratinho do Violão
Autora: Marta Reis
Ilustrações: Thais Linhares
(Selo Geraçãozinha)
A gente fala búlin, mas a palavra é inglesa e até um pouco difícil de escrever: bullying. A história do Chiquinho é uma história de bullying, uma judiação que gente maldosa faz com os outros, com as crianças. O Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão como ninguém. O que importa se ele manca um pouquinho, né? Se você ficar um pouco triste de ver o menininho encolhidinho de tanta chateação dos amigos, vai ter uma surpresa lá no final do livro. E vai querer gritar: viva o nosso Chiquinho!
O Ratinho do Violão tem apenas 32 páginas. É um livro infantil, com toda aquela cara tradicional de livro infantil mesmo - formato maior, páginas coloridas e mais grossas. Fotografei uma página para vocês verem a qualidade do trabalho. =)
O livro está lindo, vocês podem conferir um pouco mais dele neste link. Mas mais importante que isso é o fato dele passar uma mensagem muito legal para as crianças. O bullying é algo que tem cada vez mais destaque, embora não seja novidade. Eu mesma fui muito perturbada pelos coleguinhas no meu tempo de colégio, mas naquele tempo isso não ganhava um nome. A gente que se virasse para superar o que quer que estivesse acontecendo. A ironia disso é que as pessoas que mais me perturbavam acabaram se tornando grandes amigas muito tempo depois.
Isso prova o que o livro mostra de forma bem lúdica: apesar da vítima de bullying sofrer muito com isso, quem o pratica normalmente não tem noção real do efeito que suas palavras e atitudes exercem, pelo menos quando falamos de crianças mais novas. Tudo bem que estou meio desatualizada sobre a realidade das crianças de hoje mas, as que me enlouqueciam quando eu tinha dez anos, em sua maioria, não sabiam mesmo o que estavam fazendo. Eu não seria amiga de gente do mal.
É importante que os pais não deixem de lado a responsabilidade de educar, que trabalhem os dois lados da questão: tanto frisando que não se deve julgar ninguém nem fazer a outra pessoa o que não queremos que façam com a gente (ninguém gosta de ser zoado, certo?); quanto sempre trabalhando no relacionamento com os filhos para que não escondam seus problemas.
A história do Chiquinho é encantadora; o assunto é sério, mas a forma como é tratado é super leve. Me surpreendi com os acontecimentos, achei o enredo bem criativo. É uma leitura que recomendo com certeza.
Oi Ju,
ResponderExcluirtudo bem??? Hoje é a minha primeira visita aqui no post. Adorei o que estou encontrando.
Estava procurando um livro para dar para o meu sobrinho. Acho que esse pode ser uma boa pedida. é bem ilustrado e tem um assunto importante.
Bjs, Fernanda D.
NovoRomance.com.br
Oi Ju, quando vi esse livro para solicitação eu estava prestes a pedir para poder ler para minha sobrinha, mas sei lá pq acabei esquecendo. Agora estou arrependida, parece ser uma história tão gostosa e instrutiva e essa ilustração que coisa mais lindaaaaa
ResponderExcluirJu amei a capa , a ilustração , adoro livros infantis, e o tema discutido nesse é de suma importância , assim como os pais devem acompanhar o comportamento de seus filhos em casa sempre. Adorei tudo vou ter que comprar e ler com Ian. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi Ju, solicitei essa livro para a editora também e fiquei encantada com a beleza do livro. Ainda não li pois pretendo fazer isso com a minha filhota. Com certeza é um livro que passa uma mensagem muito importante para filhos e pais.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Olá Ju, achei bem legal a ideia de trazer o tema de uma forma leve para as crianças...
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Oi Ju, tudo bem? O livro parece realmente muito bonito e com uma mensagem bastante importante. Acho muito importante desde cedo os pais ensinarem aos filhos, isso ajuda muito a quem pratica e a quem sofre.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafa // Vamos Falar de Livros?
Oi Juju, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro é a coisa mais fofa e linda que já vi. E esse nome chama a atenção, desperta a curiosidade, se eu fosse criança iria querer conhecer esse ratinho, risos... A mensagem do livro é muito bonita. Infelizmente, o que eu tenho visto na TV tem me assustado, o que as crianças fazem hoje é bem diferente do que faziam na minha época. Na minha época, colocavam apelido, zoavam, mas ninguém era perseguido ou diminuído, e era brincadeira, ninguém era excluído por conta do apelido. Acho que eu dei sorte, o máximo que fizeram comigo, foi uma brincadeira com a Priscila da TV Colosso, risos...
Ótima resenha e uma excelente dica para presentear.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Ju.
ResponderExcluirComo eu adoro um livro ilustrado, é claro que corri no link pra conferir mais detalhes e que coisa mais linda, com certeza as crianças vão ficar ligadinhas em tudo que se passa na história.
Mas o mais bacana é que é livro pra trabalhar o bullying com os pequenos.
Não só vou adquirir pra minha sobrinha como indicar na escola.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi Ju...
ResponderExcluirGostei do desenho nas imagens... achei bem fofa a capa... um trabalho excelente... não sei se seria um livro que eu leria, mas com certeza é um grande incentivo para ler com a Nicole... ela está na fase que está entrando na adolescência... e fala que esse livros são para criancinhas rsrsrs.... mas mesmo assim eu costumo ler algo e tentar mostrar para ela a moral da história.... xero!!
O meu está lá em casa me esperando. Pelo pouco que folheei, já adorei a qualidade do material e as ilustrações. Pedi só porque era infantil e já gostei de saber que se trata de bullying. Adoro esse tema!
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
OI, Ju!
ResponderExcluirTinha visto esse livro em um outro blog e tinha ficado bastante interessada, e eu tenho um fraco por livros ilustrados, então eu mal vejo a hora de ter o meu, e fiquei com vontade de comprá-lo para dar para meu sobrinho rsrs Acho interessante mostrar para ele desde cedo o quanto o bullying afeta a vida das pessoas...
Adorei a dica :)
Beijos!
http://www.aculpaedosleitores.com/
Oi, Ju!
ResponderExcluirJá havia lido outra resenha desse livro, e realmente parece ser super fofo. Mesmo abordando um tema tão complicado. O Bullyiing tem tido cada vez mais destaque, e realmente na nossa época isso não tinha nome. rs
Adorei a ilustração, parece mesmo linda pela foto.
Beijinhos
Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.
Olá tudo bem?
ResponderExcluirO tema é bem polêmico e deve ser abordado de uma forma bem sutil e de fácil entendimento para o público alvo. Pela foto da pra ver que as ilustrações sã demais e esse parece ser um excelente livro infantil. Realmente muito fofo.
Abraços, Carlos.
http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/