terça-feira, 10 de março de 2015

[Resenha - Fundamento] Rangers - Ordem dos Arqueiros: Arqueiro do Rei

Postado por Ju às 23:50
A resenha não possui spoilers sobre esse livro ou os demais da série. Porém, não aconselho a leitura da sinopse para quem não leu os outros volumes.

Resenhas dos livros anteriores: Livro 1 | Livro 2 | Livro 3 

Rangers - Ordem dos Arqueiros: Arqueiro do Rei
John Flanagan
Livro #12 da série

Arqueiro do Rei - Desde que sofreu um duro golpe do destino, Will Tratado, agora um celebrado arqueiro do reino de Araluen, não passa de uma sombra do jovem dedicado e corajoso do passado. Cansado, apático e sem vontade de viver, seu isolamento preocupa os amigos. Para evitar que Will perca o precioso título de Arqueiro do Rei, ele recebe uma nova – e diferente – missão: terá que treinar um aprendiz. Ou melhor, uma aprendiza: ninguém menos que Madelyn, filha de Horace e de lady Cassandra, que agora é a princesa regente de Araluen. Maddie, como é conhecida, embora seja carinhosa e esperta, tem atitudes arrogantes e impetuosas que incomodam seus pais e que podem pôr o reino em perigo no futuro. Talvez Will não tenha paciência para transmitir as técnicas e estratégias de um bom arqueiro para uma adolescente mimada e rebelde. Ou talvez esse desafio seja uma chance incrível de recomeçar. Afinal, voltar à ação pode ser o remédio que Will precisa para curar suas feridas. Mas, certamente, encarar um perigo real não é a melhor ideia. O que fazer quando não se pode fugir do destino?

Este livro se passa quase dezesseis anos depois do último (ou melhor, do livro 10, já que o livro 11 conta histórias de diferentes épocas). Já comecei a leitura com o coração destroçado, porque ficamos sabendo que o Will passou por uma grande tragédia, e isso fez com que se tornasse uma pessoa irreconhecível. Não existe mais nem sombra do rapaz alegre e cheio de vida que ele foi. Tudo o que quer é que lhe deixem em paz, nem a Corporação dos Arqueiros consegue despertar seu interesse. 

- Você é uma das raras pessoas que podem fazer uma diferença nesse mundo. (...) Você é um herói para milhares de pessoas comuns. Eles o veem como um modelo a ser seguido e o respeitam. Você lhes dá esperança e algo em que acreditar. Como ousa rejeitar essa responsabilidade? Como ousa jogar o respeito que sentem por você em seus rostos?

Mas claro que tudo tem um limite, e quando seus melhores amigos lhe pedem um enorme favor, ele não consegue recusar. E, assim, Will começa a retornar à vida.

Enfim, chegou a hora de encarar a despedida temporária desta série tão querida para mim, até que novos livros sejam lançados, mas não sem antes enfrentar fortes emoções. Mais uma vez, a narrativa do John Flanagan me fascinou. Fiquei tensa por bastante tempo durante a leitura, consegui me colocar na pele de uma nova personagem e sentir toda a sua revolta, seu medo, sua insegurança - e, no fim, sua coragem e sua determinação.

A amizade é foco da série desde o primeiro livro, e foi uma delícia ver o Will renascer com um empurrãozinho dos amigos. Também adorei continuar acompanhando a eterna luta do bem contra o mal, e ver que as pessoas más não conseguem ter um destino feliz. Não me lembro de já ter torcido por um vilão, e não pretendo começar.

Outro destaque específico desse volume é a mudança. A história mostra que às vezes o medo de mudar nos impede de encontrar soluções para alcançar nossos objetivos, que se abrir para o novo pode trazer ótimas surpresas.

Das novas personagens que conhecemos, uma, especificamente, se transforma drasticamente durante o enredo. Precisa superar o orgulho e o egoísmo, e aprender que todo ser humano é importante, e que a humildade é uma qualidade que ela precisa ter. Não é uma transformação em que não conseguimos acreditar, muito pelo contrário, é algo que acompanhamos passo a passo e que nos faz crer que todos podem, sim, se tornar pessoas melhores. É só querer.

O trabalho gráfico segue o padrão dos outros volumes, com detalhes coloridos nos rodapés e no início e no fim de cada capítulo. Dessa vez, a cor utilizada foi o cinza. A letra é de um tamanho bem confortável, e as páginas amarelas.

Para variar, amei a leitura. Recomendo muito a série para quem gosta de livros juvenis do gênero aventura. Na verdade, amo tanto que recomendo até para quem não é apaixonado pelo gênero, mas tem vontade de conhecê-lo melhor. Sei que é uma série imensa e que é difícil se animar a encarar tantos volumes, mas para mim valeu a pena cada segundo que passei ao lado de tantas personagens queridas.

12 comentários:

  1. Bom dia Ju, tudo bem?
    Não conhecia a série, e como você sugeriu, pulei a sinopse, hehe. Confesso que fiquei um pouco perdida em relação aos personagens, mas acho que no geral eu consegui entender o que se passou nesse livro. Essa série realmente parece ser longa e o livro parece ser recheado de fortes emoções - assim que é bom ♥

    Mil beijos :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Você conseguiu!!!!! Nossa!!!!! 12 livros, a sensação deve ser de estar crescendo junto com eles, é muito tempo convivendo com as mesmas pessoas. Aposto que está com saudades. Mudanças são sempre difíceis, representam um risco, mas são necessárias. Ju, eu senti todo o seu envolvimento com os personagens, adorei sua resenha. E o que falou sobre ele ficar irreconhecível e depois se recuperar, me fez pensar um pouco na figura da fênix.
    Sabe que você me cativou e me contagiou, se hoje eu quero ler essa série é por sua causa.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ju eu li o primeiro livro e amei a escrita a forma como ao autor destaca amizade, lealdade e o amadurecimento de Will, lendo sua resenha já fiquei com um aperto no coração sendo o último livro e sobre essa tragédia. No próximo mês vou continuar a ler mais dois da série. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Ju do céu, passa os livros pra cá! É livro demais pra uma criatura só. kkkkkkkkk Vou reler o 1 pra recomeçar a série. Lembro que eu amei o primeiro, mas como assim o Will vira isso tudo? #chatiada Bem, não sei o que aconteceu, mas espero gostar tanto quanto vc e conseguir ler os 12 livros.
    Achei ótimo que o tema amizade foi mantido e, principalmente, que o livro ensina que pessoas más não têm finais felizes (ainda que isso não seja plenamente verdade, o público-alvo precisa dessa lição pra ajudar na formação do caráter).
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?

    Nossa, já está no livro 12. Acompanho suas resenhas dessa série e a cada resenha fico mais ansiosa para ler a série. Até procurei ela na livraria, mas não encontro em promoção. Assim que achar vou comprar a série Rangers. Não é fácil está no livro 12 e não soltar nenhum spoiler, é por isso que gosto de suas resenhas, você escreve muito bem e sem dar detalhes da obra. Você sabe quantos livros vão ser?

    Espero ler essa série logo.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju...

    Nossa eu fico meio perdida com as resenhas dessa série... e já está no livro 12 ein... nossa... parece uma história bem legal.. que deve prender o leitor que gosta desse tema... bom não sei se eu leria essa série... gosto muito de trilogias a única série grande que li e que vou finalizar é House of Night... que gosto muito e que na época que conheci não era para ser tantos livros, mas ainda bem que foi finalizado... enfim... pelo que percebi tem bastante aventura e amizades marcantes... Xero!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju, essa serie pelas ultimas resenha que eu li aqui parece ser muito boa *--* Mas tantos livros Ç.Ç Vou deixar anotado o nome dela aqui e assim que tiver com minha fila menor vou procurar o primeiro livro para lê-lo...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Ju lindona <3

    Acho que não te falei que comprei os dois primeiros livros dessa série por casa das suas resenhas né? E também achei um amigo super viciado nessa série que ficou me falando tanto dela que eu tive que comprar. Adoro as suas resenhas, porque elas são sempre livres de spoilers (mesmo no 12º livros kkk). Parabéns Ju! <3

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, não conhecia a série mas saber que já está no 12º livro me deixou assustada. Legal manterem esse foco em relação a amizade, sinal de que a essência da série foi mantida. História de aventura não fazem parte do meu gênero literário favorito, então por enquanto passo essa leitura.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Não é o estilo de livro que eu gosto, gosto de romance, suspense!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia, mas para chegar ao livro 12, só pode ser muito bom, pela sinopse e sua resenha me interessei bastante, gosto desse tipo de livro.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia este livro, mas gostei bastante da resenha. Para ter tantos volumes assim a história deve ser excelente. Vou conferir as outras resenhas. Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo