segunda-feira, 2 de março de 2015

[Resenha - Novo Conceito] A Mais Pura Verdade

Postado por Ju às 22:00
Título: A mais pura verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Tradução: Leonardo Castilhone
Editora: Novo Conceito

Nunca é tarde demais para viver a maior aventura da nossa vida. Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Há alguns dias, falei de A mais pura verdade aqui no blog, na coluna Li até a página 100 e... Eu não tinha a menor ideia de que o teria em mãos tão rápido, mas quando vi a caixa com os lançamentos da editora corri e peguei para continuar a ler a história. Como eu já disse, quando a leitura começou a me conquistar a prova que a Novo Conceito encaminhou acabou... rs... O livro completo chegou hoje e foi devorado.

Mark é um garoto que tem uma doença extremamente grave. Mas, muito mais importante que isso, é um garoto com um sonho. Sabendo que seus pais não permitirão que ele o realize, não por falta de amor, mas por zelo e preocupação, foge de casa para torná-lo realidade. Junto com seu cachorro, com algum dinheiro, sua máquina fotográfica, um caderno para complementar o registro com haicais (um tipo bem específico de poema) e um plano muito louco na cabeça, o garoto não pretende falhar em sua missão: escalar o Monte Rainier.

O protagonista muda bastante no decorrer da narrativa. No início, é um garoto determinado, mas completamente revoltado e orgulhoso. Não suporta que queiram ajudá-lo, chega a ser grosso com quem tem a infeliz ideia de tentar. Acaba se tornando alguém muito mais gentil, paciente e agradecido, mesmo com todos os problemas que precisa enfrentar. Nos dá uma verdadeira lição de vida, mostrando que reclamar não resolve o problema de ninguém, que o que mais importa são nossas ações e os sentimentos que levamos dentro de nós.

Alguns trechos são de cortar o coração, em um único momento cheguei a chorar, ando muito sensível... rs... É bem tocante a relação de Mark com seu cachorro, Beau. Os dois são companheiros realmente inseparáveis, se amam e cuidam um do outro. O fato de estarem juntos é o que mantém viva a esperança de Mark.

A leitura fluiu muito facilmente para mim, o tamanho da fonte é bem confortável, as páginas amarelas, e a Novo Conceito teve um cuidado todo especial com a diagramação. 


A narrativa é em terceira pessoa, e o autor alterna entre os pontos de vista de Mark e de sua melhor amiga. Nos capítulos que se referem ao garoto, sempre existe a indicação de quantos quilômetros faltam para que ele chegue ao seu local de destino.

Só teve uma coisa no livro que me incomodou. A expressão "a mais pura verdade" é citada muitas e muitas vezes, achei a repetição meio cansativa. Mas isso não diminuiu o valor do livro para mim, é uma leitura que indico para todas as idades.

A vida é um saco. Essa é a mais pura verdade. Mais uma coisa que eu não entendo: por que todo mundo sempre tenta fingir ser o que não é?

19 comentários:

  1. Oi Ju, tudo bem?
    Acredita que ainda não tive tempo nem de ler a 'prova' do livro? haha,e você ai, já devorando assim que recebeu o exemplar! Esse livro parece bem aquele tipo de história que me emociona e cativa, estou doida para conferir com detalhes. E se tem cachorro, meu bem, ganhará mais ainda bem coração! Gostei de saber que o personagem nos dá lições de vida e que os pontos de vista são alternados - acho que deixa a leitura menos cansativa.

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Que quote foi esse?Adorei!
    Não sabia nada sobre esse livro,vi a capa dele em outro blog ainda hoje e fiquei curiosa,agora que vi a sua resenha minha curiosidade mudou para vontade de lê-lo.
    Achei a estória diferente e interessante e esse detalhe no ínicio do capitulo é lindo!
    Espero que eu possa conhecer esse tal de Mark em breve e não me arrependa da leitura.
    Beijos
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Eu vi essa capa mas não tinha despertado meu interesse..
    Mas agora com sua resenha eu achei bastante interessante e já vou colocar na lista de desejados! :D
    Gosto de histórias com um toque de drama que essa parece ter, já que ele tem uma doença e tals..
    e relação entre pessoas e animais me ganham completamente! <3

    Gostei muito da sua resenha!!!!!
    Parece ser uma boa história pra se ler!

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  4. aos pouquinhos este livro esta me conquistando, tenho lido uma opinião aqui outra acolá que tem me estimulado bastante!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oooi,

    Eu quero taaaanto essa continuação!!
    Eu fiquei morrendo de inveja de quem já recebeu hahahaha.
    Fico feliz que a história continuou evoluindo e sempre com qualidade, fiquei com medo de a continuação não ser tão boa.
    O "a mais pura verdade" já estava irritando desde a prova :(

    Estou mais curiosa ainda


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Foi uma boa ideia da editora essa degustação, e eu até me interessei pelo livo inicialmente, mas agora tenho visto tantos blogs falando sobre isso que acho que estou ficando alérgica à ele...rs

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju comecei a ler a pr[ova e acabei parando pq o livro não me conquistou no início, mas agora acho que devo voltar, pelo que você disse esse parece ser um livro bastante interessante e tocante até. Vou pegar para ler para ter uma opinião mais concreta, espero gostar!

    ResponderExcluir
  8. Ju lindona li os 6 primeiros capítulos e me encantei com Mark, lendo sua resenha fiquei ainda mais curiosa para saber se ele conseguirá realizar seu sonho, como ficará Jess sua amiga e esse cachorro fofo. Vou comprar para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tô esperando minha caixa, né? Nada até agora. Mas enfim... quero ler e já vou me preparar psicologicamente pra esse lance da repetição - odeio! Não sabia dessa personalidade irritante do garoto, mas que bom que ele mudou; se vc falasse que continuaria chato até o final, nem pegava.
    E tb amei a diagramação pelas fotos que vi e pelo livreto.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Então, eu tinha lido aquela sua primeira impressão da prova do livro.
    E eu já desconfiava que seria uma leitura emocionante.
    Historias com criança pra mim, já são especiais.
    Agora eu fiquei mesmo com vontade de ler esse livro.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Ah, Ju, sua resenha está tão sensível que me emocionou. Esse é um tema difícil para mim. Sempre saio machucada de histórias como essa. Você disse algo que é verdade: reclamar não muda nada. Só que esse pensamento nesse contexto é tão maior!!!! Mudar nossas atitudes nessa hora, é uma verdadeira prova de fogo.
    No fundo, acho que esse é o motivo por eu encontrar desculpas para não ter lido a prova ainda.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu estou louca pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju, tudo bem? Nossa, que maldade da editora terminar a prova logo quando o livro tá ficando mais interessante... rsrs. Enfim, gostei bastante da sua resenha e fiquei curiosa. Gosto de histórias com essa mensagem de superação e que nos dão uma perspectiva da vida de alguém que passa por tantas dificuldades e não desiste. O amadurecimento do personagem deve ser muito emocionante.

    Adorei a resenha e quero muito ler!! Achei linda a diagramação e achei bem legal essa ideia de mostrar quantos quilômetros faltam para ele chegar ao monte. Também gostei de saber que os capítulos são alternados.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju... nossa nunca imaginei que eu ficaria ansiosa para ler um livro com essa temática... a sua resenha só me deixou muito mais curiosa... realmente a frase " a mais pura verdade" é muito repetitiva para dar vazão ao título do livro, mas acredito que não precisava tanto rsrsrs, mesmo assim quero finalizar a leitura assim que o livro chegar... Xero!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, ainda não consegui terminar de ler A mais pura verdade, mas tb fiquei incomodada com a quantidade de vezes que o protagonista diz a mais pura verdade nas primeiras 95 páginas. Espero poder terminar de ler em breve.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju.
    Não vejo a hora de conferir como foi concluída essa aventura de Mark, adorei a degustação que a editora enviou, e meu livro já está aqui.
    Sinceramente até a parte que eu li, não percebi essa repetição do termo, se teve tanta assim, não me incomodou, acabou passando despercebido, me envolvi tanto com Mark e os riscos que ele corria, mas vou reparar isso na leitura do restante do livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ju!

    Comecei a ler o livreto que a Novo Conceito enviou e estou louco para ler o livro completo. Sua resenha me deixou ainda mais curioso e ansioso, essa é a mais pura verdade, hahahaah.

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Ju

    Vou ter que esperar mais um tantinho pra conhecer essa história, mas confesso que estou bem curioso com ela. Não sou muito de chorar lendo ou assistindo filmes, raras as vezes em que isso aconteceu, mas se tem um cachorro na história fico com o coração apertado de imaginar o que pode acontecer no desenrolar da trama. Acho que essa repetição também me incomodaria um pouco, mas se a história for realmente muito boa vou esquecer disso em um piscar de olhos.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  19. Acho meio trash quando o título do livro se repete na história. Sei lá, acho desnecessário. Quero ler logo A Mais Pura Verdade. Pelo que vi a galera comentando só a previa já dava para ver que o livro era ótimo. Pelo jeito o livro é uma grande lição.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo