quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

[Resenha - Geração Editorial] Centelha

Postado por Ju às 23:30
Esta resenha não possui spoilers desse livro ou do livro anterior da série. Caso você não tenha lido o primeiro volume, aconselho que pule a sinopse


Título: Centelha
Livro #2 da série Em Busca de Um Novo Mundo
Autora: Amy Kathleen Ryan
Tradução: Ana Death Duarte

Depois de Brilho, a saga nas estrelas continua… Após uma fuga desesperada da nave inimiga, Waverly e as outras meninas sequestradas conseguiram voltar para a Empyrean. Mas o clima por ali não poderia estar pior. Kieran, o menino gentil e sonhador que Waverly amava, assumiu o posto de capitão e passou a agir como um tirano de sangue-frio, deixando a Empyrean sob uma tensão sinistra. Seth Ardvale, líder brilhante e arqui-inimigo de Kieran, foi trancafiado na prisão, sem julgamento. As crianças prodígios que mantêm a nave funcionando estão revoltadas com o autoritarismo do líder. Para completar, uma explosão faz soar o alarme de mais uma ameaça. Eles não estão sozinhos. A tripulação aterrorizada terá que lidar com um inimigo pior do que a New Horizon, ou o delírio de Kieran. Seth descobre um passageiro clandestino na nave, que se move silenciosamente, deixando rastros de sangue por onde passa. O criminoso quer vingança. E só Waverly é a chave para entender seu ódio e impedir que ele detone sua bomba-relógio.


Centelha é o segundo volume da série Em Busca de Um Novo Mundo. Ele mantém o mesmo ritmo de Brilho; a história é muito bem desenvolvida e não consegui largá-lo antes de terminar. Comecei a reler Brilho ontem, terminei hoje cedo e emendei a leitura de Centelha. Foram quase 800 páginas nesses dois dias, e em nenhum momento me cansei.

Esta série se passa no espaço. Infelizmente, continuaram faltando explicações sobre porque a Terra se tornou inabitável e algumas pessoas foram escolhidas como tripulação de duas naves, com o objetivo de chegar a um outro planeta, chamado de Terra Nova. Faltaram outras explicações também, mas nada que eu acredite que já teria que ter sido revelado. Existe uma rivalidade entre as duas naves desde o primeiro volume. Dá para desconfiar, mas não dá para ter certeza, do que está sendo planejado pela pessoa que comanda uma delas.

As personagens do livro são enlouquecedoras. Todo mundo surta em algum momento, o que é até compreensível devido a todas as situações estressantes que precisam enfrentar, mas dá vontade de sacudir todo mundo e dizer para usarem o cérebro. Minha personagem preferida continua sendo a Waverly, uma garota disposta a fazer tudo o que for preciso para que as pessoas possam ser livres para escolher o que querem fazer com suas vidas. 

Dói ver o que o poder faz com as pessoas durante a narrativa. Este é um assunto que a autora já havia abordado no primeiro livro, e aprofundou nesse. Amy também continua abordando a religião e a forma como é inserida na vida das pessoas, se você não gosta que um livro toque nesse assunto, pode não curtir a leitura.

É o segundo livro que leio essa semana que tem um final um tanto quanto desesperador, o que me fez decidir que minha próxima leitura será um livro único. Meu coração já foi muito testado por esses dias, então prefiro deixar o pobrezinho descansar um pouco. Não curto muito esse tipo de final, mas é algo muito presente nas séries hoje em dia. Só me resta me conformar e torcer para que o último livro da trilogia chegue logo por aqui - ele foi lançado em 2013 no exterior.

15 comentários:

  1. Olá Ju, essa trilogia parece ser bem interessante, gosto de livros que trazem essa busca interstelar por um novo planeta, porem quando você falou que quem não gosta de religião abordado nos enredos pode não gosta eu me vi desmotivada para ler, mas quem sabe eu não de uma chance...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!!!!
    Então, eu não li a sinopse de Centelha, mas li do primeiro e achei bem interessante. Acho que leria essa série, uma pena porém as faltas de explicações, isso me incomoda um pouco. Gosto bastante de séries, mas elas geralmente tem esses finais que nos deixam agoniadas, isso tem acontecido com frequência comigo também, e realmente, as vezes é melhor pegar um livro único.
    Vamos torcer para que o último seja lançado logo então, pois só vou ler quando for lançado, essa coisa de esperar me deixa nervosa haha.
    Beijokas

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Já li um livro que se passa no espaço, é meio surreal. Mas eu achei interessante. Logo, esse livro também me chamou atenção. Sou atraída por livros que mostram o que o ser humano é capaz de fazer quando se tem o poder nas mãos. Esse foi um ponto positivo, e me fez ter vontade de lê-lo.

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  4. Esses dias também não estou muito apto para ler séries porque o final acaba com a gente kkkk então livros únicos estão sendo minha prioridade

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?

    Essa é uma série que desejo ler e pretendo fazer este ano, já li algumas resenhas do primeiro e deste segundo é fico mais curiosa para saber sobre essa população no espaço. Gosto de narrativas assim, que a gente fica apegado e não quer largar e fico satisfeita que você gostou. Esses finais sempre acabam com a gente, e sempre é bom ler um livro único depois.. porque tira um pouco daquela ansiedade..rsrs. Vou esperar uma promoção destes livros.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju
    As Vezes é melhor ler as séries depois que elas estão toda lançadas, mas sei que isso é muito difícil então temos mesmo que praticar a arte da paciência e esperar...
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  7. Ju do céu, eu preciso ler esse livro logo. Faz tempo que li Brilho, tô até com medo de ficar meio perdida na história. Gosto da abordagem religiosa, pois ela é um diferencial nas distopias de hoje. Também acho que algumas explicações só virão no último volume, e talvez esse lance da Terra também seja esclarecido. Tomara que eu goste de Centelha. E tô torcendo pra Geração publicar o 3 logo!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ju

    Nossa, leu um atrás do outro rápido assim? Vejo que a narrativa da autora deve ser viciante. Eu gostei da premissa, terra inabitável, essa rivalidade entre as naves e tudo o mais. Mas não gostei da parte em que ela toca em religião, muito menos o final que deixa a gente louco pelo próximo, sendo que ainda não foi lançado aqui. kkk Vou esperar lançar o terceiro para ver se leio.

    Att,
    decanasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vai chegar Ju!
    Eu peguei uma série para finalizar esses dias e decidi ler os ultimos dois livros juntos. Chega desse sofrimento de esperar o próximo rsrs
    Eu estou bem ansiosa para ler Brilho, sempre me interesso pelas resenhas da série e pelo visto a continuação a tão boa quanto. Mas acho que vou esperar o ultimo livro sair por aqui, nao quero ficar desesperada como você.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu amei Brilho e to lendo Centelha, na verdade não tava fluindo muito a leitura para mim e dei uma parada, mas pretendo voltar. Essa questão do poder já tinha me deixado com raiva no primeiro, então no segundo vai ser mais tenso. Tomara que eu goste.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  11. Ficar pressa assim a uma leitura é bom demais
    pois nos prende, é bom mesmo o coração
    descansar um pouco rs
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!
    A sua resenha me chamou a atenção. Costumo ler livros de ficção em que envolvam um futuro apocalíptico e com certeza, este entrará para a minha lista.
    Obrigada pela dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Apesar de não curtir muito livros de ficção, adorei sua resenha e fiquei interessada, pode isso?
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju! Adoro livros que são lidos em poucos dias, pois essas estórias tomam conta da gente e nos envolvem de uma certa forma que não conseguimos largar o livro antes que ele acabe. E esse é assim pelo que conta na sua resenha. Obrigada pela dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ju, 800 páginas em 2 dias? Nossa, um dia eu chego lá, você me inspira! Achei a história muito interessante e me lembrei de duas séries de TV, uma coincidentemente chama Terra Nova e a outra Os cem, não sei se foram inspiradas no livro, mas são ótimas e lembram partes do que você narrou.
    Bjús
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo