domingo, 18 de janeiro de 2015

[Resenha - Universo dos Livros] Deixe-me ir

Postado por Ju às 13:00
Título: Deixe-me ir
Autora: Daniela Sacerdoti
Tradução: Cristina Tognelli
Editora: Universo dos Livros

Em Deixe-me ir, seu segundo romance, a autora conta a história de Inary Monteith, uma editora que vive em Londres. Quando a irmã caçula encontra-se entre a vida e a morte, as coisas se tornam mais difíceis para Inary do que ela poderia imaginar. Após dormir com Alex, seu melhor amigo, ela o deixa de coração partido e viaja às pressas de Londres para a Escócia para cuidar da irmã doente. Em sua cidade natal, Inary tem de lidar com emoções intensas e lembranças dolorosas das quais tenta fugir. Enquanto procura se esquivar dos sentimentos confusos que sente por Alex e redescobre seu passado ao lado da família, ela misteriosamente perde a voz e readquire um sexto sentido da infância: a capacidade de ver espíritos. E quando uma voz do passado fica ecoando em sua mente “Leve-me para casa”, ela percebe que para libertar a si mesma é preciso desvencilhar-se dos fantasmas do passado. 

Item 33 - Narrativa alternada

Uma amiga me deu esse livro de presente, disse que achou a minha cara. Assim que li a sinopse, percebi que ela tinha razão. É um estilo de história que eu amo.

Inary trabalha com edição de livros, mas seu sonho real é ser uma escritora. Só que ela não consegue gostar de verdade de nenhum de seus textos, e a única pessoa para quem tem coragem de mostrá-los é Emily, sua irmã caçula. Uma irmã que tem um problema seríssimo no coração e que ela vê só de vez em quando, já que deixou a casa da família quando foi largada por seu noivo a três meses do casamento. 

Nenhum homem ou mulher deveria ter sua vida revolvendo ao redor de outra pessoa, só para depois ficar vazio e perdido quando ela fosse embora.

Inary simplesmente se sentia sufocada naquela cidade pequena, e não conseguia lidar com todos os olhares de pena. Isso destruiu o relacionamento dela com o irmão, que não achou nem um pouco justo ter que cuidar da irmã doente sozinha. E é quando essa irmã piora assustadoramente que ela precisa voltar à sua cidade natal e enfrentar todos os seus fantasmas.

E não digo fantasmas só no sentido figurativo. Tem esses também, mas Inary possui um dom herdado de sua avó: a visão. Embora esse dom esteja adormecido desde que aconteceu algo muito grave quando ela tinha 12 anos, parece querer voltar com toda a força. A garota vê espíritos, e isso é algo muito presente na história. A autora não liga esse dom a nenhuma religião em momento algum mas, se o assunto te incomoda, é melhor não ler.

A narrativa em Deixe-me ir é intercalada entre Inary, Alex e Logan. Alex é o melhor amigo da melhor amiga de Inary, e os dois se tornam muito próximos quando ela se muda para Londres, tentando deixar o passado para trás. Logan é o irmão ficou responsável por Emily. Inary narra a maior parte, e os outros dois fazem algumas pequenas participações, que achei ótimas para conseguir entender um pouco do que se passava na cabeça deles.

O livro tem drama, tem suspense e tem romance - apesar de ser um romance extremamente enrolado e da autora nem nos deixar curti-lo direito. Achei muito emocionante acompanhar o desenvolvimento das histórias tanto dos protagonistas quanto dos espíritos com que Inary se relaciona. Adorei acompanhar a garota fazendo as pazes com seu dom e aprendendo a lidar com ele.

Não posso falar da tradução como um todo, porque não li o original. Mas não gostei da tradução do título, acabou dando a ideia completamente errada, fazendo parecer que o foco seria diferente. O título original é Take me home (Leve-me para casa) e faz muito mais sentido. Gostei da capa, o lago tem muita importância na vida da protagonista, e ela é mesmo ruiva.

Adorei a leitura, apesar de ter achado o fechamento muito rápido, algumas páginas a mais de final feliz não fariam mal algum... rs... Mas a história não ficou com pontas soltas, eu queria apenas poder suspirar um pouquinho. Gostei muito das mensagens passadas pela autora, de perdão, superação, autoaceitação. As personagens realmente amadurecem e, com isso, conseguem ter vidas muito mais felizes, mesmo que tenham que superar provas difíceis. Leitura recomendada.

14 comentários:

  1. Oi Ju,
    nossa que historia. Ela trás o assunto sobre espíritos e sem focar em alguma religião. Alem de mostrar superação e aceitação de personagens.
    Fiquei bem intrigada para saber o que aconteceu com ela aos 12 anos, pois deve ser algo muito chocante.
    Uma pena a autora não se aprofundar mais no romance e dar umas painas a mais para o final, mas acredito que a mensagem ali, deixara muito gente pensativa.
    Já marquei aqui e espero poder o quanto antes conferir a leitura deste livro.
    Adorei a resenha e a capa é simplesmente linda.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ju,

    Amigos que sabem presentear <3 <3

    Eu não conhecia o livro e gostei da premissa. Principalmente por tratar de visões sem falar de religião, acho isso incrivel. Leria com certeza. Gostei de saber que o livro é alternado mas que não ficou confuso, eu gosto quando isso acontece.
    Fiquei chateada pela autora não ter trabalhado mais o "final feliz" mas o bom é que não ficou nenhuma ponta solta.
    Odeio quando as traduções mudam o sentido das coisas ¬¬


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa!
    Achei essa história muito triste, não costumo ler livros assim. Não faz muito o meu tipo, por isso eu passo essa dica.

    Abraço,
    Likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ju, eu nunca tinha ouvido falar do livro até agora hahahahah! Sua resenha me despertou interesse, adoro livros que envolvem o sobrenatural na sua forma pura, sem fantasiar demais. Sem duvidas vou arrumar um tempinho para ler!

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, o assunto realmente me chama a atenção, principalmente o fato de não se vincular a nenhuma religião. Fiquei curiosa em descobrir o que bloqueou o seu dom e quais são as pendências que ela tem em sua cidade natal.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  6. Opa! Acho melhor eu não ler então. rs
    Cara, me dá ódio quando a gente espera um livro inteiro pra ver os personagens felizes e isso acontece só nas últimas páginas, sem nos dar a chance de aproveitar a leitura e curtir a felicidade junto com eles. Pelamor!
    Por mais capas que combinem com o livro, pfvr! Não gosto quando mudam características físicas dos personagens.
    E tô adorando seu ritmo no desafio! ;) Tá de parabéns!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju, não conhecia o livro, mas fique com vontade de lê-lo mesmo o final tendo sido curto e deixa a sensação de que poderia ter dado mais um pouco. É sempre bom quando a capa não tem a protagonista totalmente ao contrario do livro, mas a tradução do titulo na maioria das vezes deixa a desejar...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem??

    Menina fiquei bem curiosa por esse livro viu... esse negócio de dom e ver espíritos dependendo do contexto da história e eu até gosto... imagino as feridas de Inary para querer sair de sua cidade e ainda deixar sua irmã não é uma coisa comum... enfim... mas existem situações que fogem do nosso alcance... gostei muito do que li.. Xero!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ju.
    Que livro complexo! Fiquei até com uma dorzinha no coração pela Inary, coitada. Sério, adorei sua resenha e a premissa do livro. Dica anotada.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Se a capa de fato combina com a história, já ganhou pontos comigo. Apesar de te ficado curiosa com o enredo, não sei se a parte que envolve os espíritos iria mexer comigo ou me incomodar.. Não é algo que eu gosto, além de me dar um certo medinho rs Mas quero saber o que aconteceu para ela deixar de ter as visões e a relação dela com o Alex. Se eu realmente não ler, te pergunto depois haha

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostei da capa, sinopse e muito da sua resenha!
    Gosto de história envolvendo dons e essa não parece desagradar! Poxa, chato esse lance da tradução errônea no título ein?
    xoxo
    xoxo
    http://www.bookmore.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!

    Não conhecia o livro, mas adorei tudo o que você disse. Eu gosto dessa coisa de dons/visões (visualizar espíritos parece meio medonho, mas é algo interessante).
    Confesso que fiquei com vontade de ler, mas nem sei se terei a oportunidade, a fila de desejados já está muito extensa hahahaha
    ahhh adorei essa capa :')

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ju!

    Acredita que eu não conhecia esse livro? Embora você não tenha gostado muito da agilidade do fechamento do enredo, o livro parece ser muito bom. Também gosto de livros que falam sobre perdão e superação! Sua resenha está muito bem escrita, moça! ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oooi Ju, tudo bem?
    Mais uma dica que vou anotar. Amo livro com espíritos e o melhor é que não foca em religião. Creio que assim fique bem mais interessante.
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca havia parado para ler sobre.
    Parabéns pela sua resenha! Está explicativa e ao mesmo tempo deixando o leitor curioso. :)

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo