sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

[Resenha - Novo Conceito] Eve & Adam

Postado por Ju às 18:00
Título: Eve & Adam
Autores: Michael Grant | Katherine Applegate
Tradução: Carolina Caires Coelho
Editora: Novo Conceito

Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias uns dos outros? Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve quase perde uma perna em um atropelamento. O processo de cura no luxuoso complexo Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker propõe um desafio a sua filha: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular genes humanos. Ela poderá criar o garoto ideal, sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.

Li várias resenhas positivas a respeito de Eve & Adam, e achei que fosse amar a leitura. Infelizmente, não foi o que aconteceu. Achei a história muito morna, e não curto nem um pouco quando um livro não me causa quase nenhuma reação.

Evening perdeu o pai há alguns anos, e não tem um relacionamento muito bom com a mãe geneticista, que é uma mulher extremamente fria e ocupada. A garota sofre um acidente e precisa enfrentar uma cirurgia de 14 horas. Ao acordar, vê sua mãe brigando com o médico querendo transferi-la com urgência. O que ela consegue, já que a nova ala do hospital foi batizada com seu nome. Logo descobrimos que havia motivos muito mais fortes para a pressa do que garantir a Eve o melhor tratamento possível.

Gostei da ideia, achei original. Eve é basicamente colocada para "brincar de Deus" enquanto está se recuperando, a mãe a coloca à frente de um projeto em que a garota precisará usar seu conhecimento de genética (inclusive pesquisando mais sobre o assunto) para criar o ser humano perfeito. Todas as escolhas que ela faz refletem em uma simulação.

São discutidas questões como ética, a importância da perfeição ou da imperfeição... Eve precisa aprender a lidar melhor com sua única amiga, com sua mãe e com um certo garoto. Precisa aprender a confiar e a não julgar, principalmente antes de conhecer todos os fatos.

Nenhuma das personagens me conquistou, e acredito que grande parte do meu problema com o livro se deva a isso. É uma história curta, de 269 páginas, e não achei que elas foram bem desenvolvidas. Não consegui me colocar no lugar delas. Nem consigo definir quem tem problemas maiores ou recebe as piores notícias, mas não me senti nem um pouco solidária. Me tornei indiferente a tudo o que acontecia. Mesmo assim, a leitura fluiu, mas não senti aquele prazer enorme em conhecer a história.

Vi em alguns lugares (fonte não segura... rs...) que o livro deveria ter uma continuação, apesar de não ser realmente necessária, já que a história teve um fechamento legal. Porém, este volume foi lançado em outubro de 2012 no exterior, e não existe nenhuma continuação cadastrada no Goodreads ainda. Mas existe uma história curta anterior, que pode ser baixada gratuitamente na Amazon.com (sim, em inglês). Não deixa de ser uma alternativa para conhecer um pouco sobre as personagens e decidir sobre a leitura.

18 comentários:

  1. cara sou doida pra ler esse livro, mas ainda não dei uma chance pra ele.
    a história me chama muito a atenção por ter todo esse lance da menina de criar um namorado perfil e tals, sou curiosa pra saber o q de fato a mãe dela faz e tals.
    gostei da resenha ju mesmo q vc n tenha curtido muito, pq assim sei q n vou ler com toda a empolgação pra n quebrar a cara.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Ju, concordo em gênero, número e grau com você! Eve & Adam tem um plot original e interessante, mas que infelizmente não foi bem conduzido. O livro começa bom, cativante e envolvente, mas os autores perdem um pouco do foco e começam a fugir do objetivo. Além disso, senti falta de um pouco mais de emoção narrativa e, claro, mais ciência!

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  3. Ooi,

    Ju, eu queria ler esse livro desde quando lançou. Vi muitas resenhas positivas e achei a sua muito boa. Não gosto quando não consigo me envolver com os personagens :(
    Gosto de me ver naquela situação. Sinceramente, espero que não tenha continuação, se você achou o final bom (confio em você) não há muita necessidade. As vezes parece que os autores querem encher linguiça com livros :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Uauuu, que história massa!
    Fiquei com tanta vontade de ler que eu já fui procurar saber onde comprar e já é a minha próxima compra.

    Bjo,
    Likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Apesar de achar que esse enredo foi bem direto e rápido, eu gostei da proposta e gostei dos personagens, os autores conseguiram instigar minha curiosidade, mas também existe aquela questão, eu fui em busca justamente de algo bem simples, então o livro supriu minha necessidade do momento.
    No goodreads o livro é cadastrado como o primeiro da série, então acredito que vem mais por aí, apesar de achar que a história ficou bem fechada eu queria um enredo do ponto de de vista de Adam.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?

    é péssimo quando não nos envolvemos com os personagens, o livro realmente perde toda a graça. O livro não me chama a atencao, infelizmente

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Poxa, eu também tenho visto nas redes sociais o povo falar muito bem desse livro. Confesso que já estava curiosa pra ler, e o tema também me interessou, mas agora rs já fiquei um tanto apreensiva. Talvez eu o leia mesmo assim, quem sabe.

    Beijos!
    Jaque - Prazer, me chamo Livro.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju.
    Eu também li muitas resenhas positivas deste livro, mas a que realmente vale é a sua. Achei a premissa bem bacana mas a falta de construção das personagens é algo que pesa negativamente. Esse vai ficar para a próxima.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ola Ju a capa me chamou atenção, mas a sinopse não me atraiu para ler, lendo sua resenha onde os personagens não te agradaram já tem um ponto negativo, gosto de livros com personagens marcantes . E o tema do livro não me agrada muito. No momento vou deixar passar a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Juju, tudo bem?
    Eu acho que o segredo dos grandes sucessos literários é a verdade que o livro nos passa. E para conseguir isso, o autor precisa dos seus personagens. Eu preciso acreditar neles para acreditar na história. Uma pena que eles não conseguiram te envolver. Eu estava com muitas expectativas, pois o roteiro é muito criativo. As vezes gosto de histórias novas, gosto de ser surpreendida.
    Por esse motivo eu ainda quero ler o livro, mas confesso que vai par ao fim da lista.
    Gostei muito da sua sinceridade, como sempre. Seu ponto de vista sempre faz a diferença para mim.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Ganhei este livro de presente de natal e estou super empolgado para fazer a leitura. Adoro essa parte biomédica, que envolve questões de genética e ética; perfeição e imperfeição. Adoro tudo e espero amar a leitura bem mais do que você!
    Uma pena que o livro não tenha lhe agradado.
    De qualquer modo, gostei da resenha!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, que pena que o livro não te conquistou. Lembro que quando vi essa capa fiquei encantada na hora. Embora você diga que não curtiu a história, achei tudo que você disse na resenha bem interessante. Então darei uma chance ao livro para ver o que acho.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Também já li que teria continuação. Acho a capa dele linda, e quero ler, pois ainda não li.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Poxa, achei tão interessante a premissa do livro :/ realmente é uma pena mesmo. É ruim quando não conseguimos entrar de cabeça em um livro :/ primeira resenha que leio dele kkkkk triste fim. Bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Jú,

    Como você li muitas resenhas positivas sobre o livro e até havia me interessado por achar que a essência da trama era interessantes, mas acabei me desinteressando ao ler sua opinião que sei ser sincera. Eu realmente sou o tipo de Ser que precisa se apaixonar pela trama, suas personagens e se sentir na história, sem isso fico com a sensação de que estou perdendo tempo.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ooooi, tudo bem?
    Sério mesmo que você não gostou do livro? Li tantas resenhas positivas, fiquei tão animada, até o pedi em um amigo secreto, mas não o ganhei :/
    Enfim, vou refletir mais sobre o livro e ver se a leitura vale a pena.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  17. Esse é um dos livros que eu desejo muito ler. Apesar de você não ter gostado tanto, eu ainda continuo animado e gostaria muito de poder conferir a história. Achei muito boa a premissa e espero poder ler esse ano ainda.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Ju!
    É muito chato quando um livro não nos prende. A leitura se torna enfadonha e não nos dá prazer. Eu gostei da capa, mas ficou só nisso.
    É uma história que tinha tudo pra dar certo, mas acho que a escritora não soube trabalhar. Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo