Título: Pretty Girl - 13
Autora: Liz Coley
Tradução: Magda Lopes
Editora: Benvirá
Como fazia todo verão, Angie arrumou as malas e seguiu para o acampamento das bandeirantes. Mas, quando as férias acabaram, ela não voltou. As buscas duraram três meses, até que as esperanças de encontrá-la se esgotaram. Não havia mais nada a fazer, ainda mais depois da nevasca que caiu sobre a montanha apagando todos os vestígios. Angie foi dada como morta e o caso, encerrado. Três anos depois, Angie aparece em sua casa; sua única lembrança é ter se perdido na floresta. Não reconhece a jovem magra, abatida e de cabelos longos e malcuidados que vê no espelho. Não sabe de onde vêm as cicatrizes e vergões, o anel na mão esquerda, o avental amarelo e a camisola de renda preta que estavam na única sacola que carregava consigo. São tantas as perguntas. Onde esteve? Com quem esteve? O que fez e, principalmente, o que fizeram com ela? Como sobreviveu? Como voltou para casa? Angie pode agora recuperar a sua vida, mas terá de ser capaz de preencher as lacunas da sua memória e entender tudo o que aconteceu. E essa tarefa, se possível, não será nada fácil.
Vi uma resenha desse livro há algum tempo atrás, não me lembro onde (se eu comentei no seu blog, pode me lembrar! rs...). Fiquei com muita vontade de ler, e quando o vi numa promoção da Fnac em que 3 livros custavam 20 reais logo arrumei mais dois para comprar junto com ele. Claro que o pobre livro não tinha previsão de ser lido, mas aí veio o Desafio Literário A fila precisa andar... para salvá-lo de uma longa permanência na estante de livros não lidos (sim, eu sou louca e separo os que já li dos que não li ainda). Com essa leitura, cumpro o item 15 de uma listagem de 36 itens em que devo encaixar os livros que não são de parceria: "que fale de perda de memória ou viagem no tempo". =)
Aos 13 anos, Angie cumpre seu ritual de todos os verões: vai acampar com outras bandeirantes. Acorda bem cedo e percebe que não vai conseguir dormir novamente enquanto não for ao "banheiro". Procura um lugar afastado e discreto para isso, e aí... nada. De repente a garota se vê no final de sua rua, com um saco contendo alguns objetos estranhos na mão, sem ter a menor ideia de como foi parar lá.
Caminha até sua casa e descobre uma coisa aterrorizante: esteve desaparecida por três anos. O investigador responsável pelo seu caso é chamado, e indica uma psicóloga para ajudar Angie a recuperar suas memórias. Aí vem o diagnóstico, que a deixa ainda mais assustada: ela possui TID - Transtorno de Identidade Dissociativa. Esse transtorno normalmente surge como um mecanismo de defesa em caso de um grande trauma, e a pessoa desenvolve outras personalidades que são totalmente independentes e compartilham seu corpo. Só uma identidade se manifesta de cada vez, quando é necessária. E a garota precisará descobrir quem são essas pessoas e o que sabem para ter sua vida de volta de verdade.
Ah, Angie, você estava tão zangada com a gente. Não sabe como salvamos a sua vida - como eu me esforcei com as garotas e com o portão para te manter pura, escondida e intocada, nossa Menina Bonita de Treze Anos. Era assim que te chamávamos. Sinto muito por não termos podido fazer nada a respeito das cicatrizes.
A autora conseguiu superar minhas expectativas. Achei brilhante a construção da história e das personagens. Ela permitiu que o leitor soubesse algumas coisas antes da protagonista, e isso só serviu para me deixar mais agoniada e viciada na leitura. Teve apenas um pequeno detalhe que achei que foi um pouco forçado, coincidência demais para o meu gosto, mas o restante considerei perfeito.
O livro trata de temas fortes (não vou contar quais porque seria spoiler), mas é o tipo de livro que faz isso sem chocar demais. Claro que só o fato de algumas coisas terem acontecido já é chocante, mas o leitor não é obrigado a acompanhar todos os detalhes sórdidos do que aconteceu, com aquelas descrições que dão até vontade de correr para o banheiro e vomitar. Fiquei muito grata à autora, não tenho estômago para livros que são escritos dessa forma.
A única coisa que não gostei foi que a fonte é um pouco menor do que estou acostumada. Mas, para falar a verdade, isso acabou não me incomodando. A história me envolveu de um jeito absurdo, eu simplesmente precisava saber o que cada uma das pessoas que dividiam o corpo da Angie tinha vivido e não seria uma letra pequena que me impediria de fazer isso. Adorei a capa, ela tem tudo a ver com o enredo.
O ritmo do livro é muito bom, a leitura fluiu do início ao fim. Por esse livro, com certeza valeu a pena furar a fila das leituras de parceria. Vi o book trailer só depois, e me deu até arrepios. Assistam, e leiam!
Oooi Ju!!
ResponderExcluirSomos loucas juntas, eu também separo os livros qe já li dos demais, pra não me confundir...
Ok, eu preciso desse livro!! Que demais esse enredo, eu adoro livros assim, fiquei extremamente curiosa e já me viciei só na sua resenha! Gostei de saber que a autora não pegou tão pesado assim, mas que foi super envolvente e com um tema muito bom.
Adoro quando eles sabem trabalhar assim!
Meu computador tá com problema e eu não consigo ver os videos ¬¬ vou tentar pelo app do celular.
Acho que esse vai ser o primeiro que vou comprar esse ano!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
tbm sou dessas q n tenho estomago pra ler certas coisas pq fica na minha cabeça e fico me sentindo até mal sabe.
ResponderExcluirachei intrigantes a história e to pensando em dar uma conferida nesse livro Ju :)
Seguindo o Coelho Branco
Oii Ju, tudo bem? Acho que você possa ter lido a resenha no meu blog, você comentou na minha resenha lá =). Enfim, fico feliz que tenha lido e que valeu a pena ter passado ele na frente da fila.
ResponderExcluirAdoro essa história, a forma como a autora contou a história da Angie, os absurdos que ela passou, mas de uma forma branda, sem chocar. Achei que ela abordou o tema do TID muito bem, mas sem detalhar demais e não ficar monótono, lembrando também que é um YA. Enfim, não me senti incomodada pelo que você achou que foi coincidência demais, apesar de concordar em algumas partes. Enfim, adoro esse livro e que bom que a letra pequena não te impediu de ler.
Não tinha visto esse Book Trailer e achei muito bom!!
Beijinhos,
Rafa // Vamos Falar de Livros?
Olá Ju,
ResponderExcluirnossa este livro promete e muito a quem o ler. Eu fiquei hiper curiosa para saber como foi que ela ficou 3 anos longe, e onde ela viveu, como viveu e tal.
Esta ai um mistério de prato cheio para quem gosta desta pegada.
Fico feliz em saber que a autora não pesou na hora de descrever certas cenas. Eu não ligo, ate gosto(não sou cruel! rs) mas assim ele abrange mais leitores.
A capa é legal, unica coisa que não gostei foi da fonte usada. Achei ela um tanto escrota.
Parabéns pela resenha Ju!
Beijokas Ana Zuky
Oi, Ju!
ResponderExcluirGente, eu seeeeempre perco essas promoções da Fnac! :/
uau,além de sumir do mapa por 3 anos e não se lembrar de nada a coitada ainda tem um transtorno desses?!
É, esse booktrailer dá mesmo arrepios!
Você me convenceu, PRECISO desse livro já!
Parabéns pela resenha!
Beijos,
Amanda
http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/
Oi,
ResponderExcluirnão conhecia o livro :o
Mas, eu meio que preciso dele hehe Adorei sua resenha, e estou com a minha Curiosidade a mil aqui. Como assim ela desaparece por 3 anos? O que aconteceu??? Como ela voltou???? Ain, eu quero u.u
E essa capa? Linda!!!!
Dica anotada!
Beijos!
Oi Ju!!!
ResponderExcluirEsse livro quem fez propaganda foi a Rafa HAHAHHA ela emprestou para mim em um dos Livros Viajantes do ano passado, mas não cheguei a fazer resenha. Porque eu sou perdida. HAHAHAHAH Adorei a sua resenha!! Fico feliz que tenha gostado!!
Beijos, Rob
http://estantedarob.blogspot.com.br
Oi Ju, nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro. Fiquei boba aqui, como assim sumir por 3 anos e não se lembrar? Preciso ler esse livro pois adoro esse tipo de tema. Li um livro que a protagonista também perde a memória mas a trama é bem diferente, foi Crescendo da Becca Fotzpatrick, conhece? Amo essa autora.
ResponderExcluirParabéns pela resenha, está muito bem escrita e despertou demais meu interesse!
Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Fontes pequenas também são um problema para mim, se ela for um numero menor que o que eu estou acostumada, eu já sinto e para quem tem 4 graus de hipermetropia no olho direito, faz uma grande diferença =P. O livro parece ser interessante, mas não é uma leitura que eu faria no momento. Adoro temas fortes, mas não estou no clima desse tipo de leitura. Não sabia que Pretty Girl era da Benvirá.
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oii Ju, que história interessante. Geralmente livros assim não costumam chamar minha atenção, principalmente por excesso de sangue e coisas do tipo, mas essa história de deixou arrepiada.Louca de curiosidade para saber o que aconteceu com a Angie nos últimos três anos!!
ResponderExcluirBeijos
Porão da Liesel
Fan page
Nossaaa Eu quero, eu quero, eu quero. Fiquei realmente arrepiada com o book trailer o.o E a sua resenha me deixou com muita vontade de ler. Como assim ela aparece em casa do nada? Eu acho muito interessante isso do TID *--* Realmente iria adorar a leitura. Se eu ver acho que eu compro.
ResponderExcluirwww.horadaleitur.blogspot.com.br
Olá
ResponderExcluirQue bom que a autora superou suas expectativas. Também acho sensacional quando sabemos de alguns fatos antes do próprio protagonista, confesso que em certas histórias isso me estressa, mas em outras me anima. Sobre as descrições, acho que na maioria das vezes elas são necessárias, eu gosto quando a autora fala de tudo e não priva o leitor de nada, mas acho que poderia acabar gostando do livro mesmo sem elas haha Já anotei a dica e boa sorte com o andar do seu desafio de livros comprados e não lidos.
Abraço!
www.umomt.com
Ih, Ju! Também me lembro de uma resenha desse livro, mas igualmente não sei onde. rsrsrs! Lembro que fiquei super curiosa com o tema, ainda mais por se tratar de um transtorno que nunca tinha ouvido falar. Deve ser muito louco vc ter várias personalidades e cada uma aparecer em um momento. Se só com a sinopse e as resenhas eu fiquei angustiada, imagina durante a leitura?! Pena que não vi essa promoção. :(
ResponderExcluirAh! Adorei sua participação no desafio. \o
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Olá Ju! Já ao ler a sinopse fiquei imaginando mil situações diferentes do que pode ter acontecido com ela. O livro me pareceu ser muito bom e sua resenha me deixou mais motivada a ler o livro.
ResponderExcluirBeijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirMenina do céu... fiquei super interessada pela leitura desse livro... eu amei a capa... e como sou louca por capa isso por si só já me ganhou... pelo que percebi de sua resenha... a história é tensa... e envolve personagens múltiplos... gosto disso... e isso torna a história bem melhor... o enredo me cativou... fico pensando como deve ser a mente dessa menina... a vida para ela não deve ser nada fácil... já está na minha lista... Xero!!
Ju lindona não conhecia esse transtorno. e o fato de ter várias personalidades , sendo cada uma ativada a cada situação já torna o livro bem interessante. Adoro livros com temas fortes, pois vemos outra visão sobre temas assim. Já entrando para minha lista de leitura. beijos
ResponderExcluirJoyce
Oi Ju.
ResponderExcluirEu também estou participando de um desafio e escolhi livros que estão na espera faz muito tempo.
Mas de repente a menina ficou desaparecida e ainda tem um transtorno assustador?! Já fiquei curiosa, mas não gostei de saber que ele tem uma fonte pequena, to cegueta rsrs.
Beijos.
Leituras da Paty
OOoi, tudo bem?
ResponderExcluirTa aí uma coisa que não faço, separar livros lidos dos não lidos. É uma boa ideia hahah, queria ter mais espaço para fazer isso.
Esse livro me chamou atenção no Halloween, onde um blog parceiro disponibilizou para sorteio.
Ele foi para os desejados, mas ainda não saiu de lá. Depois da sua resenha, e de saber a funo do que se trata.. já estou acessando uma livraria virtual =D
Beijooos!
Vivendo em Livros
Ahhh Ju eu vi no skoob qu evocê tinha lido esse livro e a capa me deixou curioso e caraca a história parece ser muito interessante. Esse é um livro do qual eu preciso e já está na minha lista, achei a premissa fantástica e a sua resenha me deixou mais animado ainda. Eu ainda nem tenho o livro e já estou querendo descobrir os mistérios dele.
ResponderExcluirAbraços, Carlos.
http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/
Oi, Ju.
ResponderExcluirNunca havia parado para ler nenhuma resenha desse livro, mas achei a premissa instigante. O fato dela aparecer em casa três anos depois do seu desaparecimento me deixou muito curioso. Espero adquirir essa obra em breve.
Até logo
Sergio H.
www.decaranasletras.blogspot.com
Oi Ju!
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio desse livro, achei a premissa dele muito atraente, me deixou curiosa. Só pelo fato dela reaparecer depois de três anos sumida me deu vontade de ler. Lista de desejados!!
Beijos, De
www.sacudindoaspalavras.com.br