Título: Homem-Aranha entre trovões
Autor: Christopher L. Bennett
Tradução: Guilherme Miranda
Editora: Novo Século
(Selo Marvel)
Nunca foi segredo para ninguém que J. Jonah Jameson usasse o Clarim Diário para seus ataques ao Homem-Aranha; e, por mais que o Amigão da Vizinhança se esforce, sempre será uma ameaça segundo a opinião pública. Mas as coisas tomam novas proporções a partir do momento em que a vida de Peter Parker vira de cabeça para baixo e pessoas muito próximas sofrem as consequências. Enquanto Manhattan é devastada por frequentes ataques, o Cabeça de Teia tem de enfrentar a engenhosidade de robôs movidos por um só intuito: acabar com sua vida. Como se não bastasse, o sentido-aranha alerta que o aracnídeo não pode confiar nem mesmo em Mary Jane e na adorável tia May, e na adorável tia May, e tudo aponta somente em uma direção: JJJ. A busca por respostas pode custar a vida do herói, e vilões como Electro estão dispostos a garantir isso!
Para ser bem sincera com vocês, do Homem-Aranha eu só sei o que vi em desenhos e em filmes... e nem todos os filmes eu vi. Mas ele sempre me encantou e, quando vi esse livro entre os lançamentos da Novo Século, tive que solicitá-lo.
Nele, vemos o protagonista se envolvendo de formas bem arriscadas em lutas com os vilões. Manhattan começa a sofrer ataques de robôs, e esses robôs parecem especialmente interessados em atacá-lo. Ele acaba lutando de um jeito em que algumas pessoas acabam saindo feridas, e J. Jonah Jameson, o dono do Clarim Diário, aproveita para atacá-lo mais uma vez e de uma maneira mais forte. A cidade não sabe se deve amá-lo ou temê-lo.
Os heróis são só uns valentões ególotras com um bom assessor de imprensa. Todos temos nosso lado negro, nosso egoísmo, nossa raiva, nosso ódio. A sociedade nos controla. Nós não fazemos as coisas torpes que queremos fazer porque tem gente olhando. Porque vamos ser punidos por isso. Para alguém que se esconde atrás de uma máscara... (...) não há consequências a serem enfrentadas.
Ao mesmo tempo que acompanhamos o Homem-Aranha tentando desvendar esse mistério, vemos também como está a vida de Peter Parker. Ele está casado com Mary Jane e é professor de biologia. Peter é o grande astro desse livro. Sofre um surto de autoconfiança muito grande no início, não ouve o que ninguém tem para lhe dizer, mas com o tempo acaba percebendo que sempre terá algo a aprender e que as pessoas sempre poderão surpreendê-lo. Gostei bastante do desfecho da história e, além disso, adorei ver as belas lições que ela passa.
Onde quer que eu olhe, vejo gente falando umas para as outras com ar de superioridade ao invés de ouvir umas às outras. Gritando umas com as outras, dizendo que elas não têm o direito de abrir a boca. (...) Ninguém nem responde aos argumentos mais, porque isso exigiria pensar sobre eles, e não podemos fazer isso. (...) É assustador o que as pessoas fazem hoje em dia para evitar admitir que outra pessoa possa estar certa em alguma coisa. É considerado um sinal de fraqueza dar um pouco de razão para o outro lado.
Eu havia tirado várias fotos da diagramação, que ficou perfeita, para vocês verem, mas aí pensei: no trecho que a editora liberou dá para ver tudo bem melhor! Então, cliquem aqui para conferir. A única coisa que não dá para ver por lá é o trabalho que fizeram por dentro da orelha, então mantive essa foto aqui na resenha. =)
Não ficou muito lindo isso? Dá até gosto olhar para o livro! Só senti falta de algumas ilustrações, afinal, é um livro sobre o Homem-Aranha! Mas acredito que o objetivo seja exatamente atingir a um público diferente, que prefere um livro a uma HQ, então terei que superar isso e me contentar com as ilustrações da capa e da contracapa ... rs...
Infelizmente, não sei dizer o quanto a adaptação foi fiel à história original, mas posso dizer que consegui acompanhar tranquilamente o enredo, mesmo não conhecendo profundamente o personagem. É claro que em alguns trechos, em que ele citava os vilões, fiquei meio perdida, sem saber quem era quem, mas mesmo assim adorei a leitura. O Homem-Aranha é um herói muito humano, e a gente acaba se identificando com todos os medos e conflitos que ele precisa encarar. Com certeza vou querer ler outros livros do selo.
Oi, Ju, estou louca por este livro! Sou marvete desde meus 10 anos de idade :)
ResponderExcluirBeijos.
Oi Juju!
ResponderExcluirMuito louca essa diagramação, dá gosto ter nas mãos um livro tão bem trabalhado. Achei interessante essa nova linha de publicações da Novo Século, eu também não conheõ quase nada do Homem-Aranha mas gostei do que você apresentou na resenha.
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
Oi Ju, estou na mesma situação que você, pois tudo que sei sobre o homem aranha vem de filmes e desenhos que assisti. Adoraria ler o livro pois adoro o personagem, e essa diagramação perfeita me deixou ainda com mais vontade. Bom saber que mesmo com sua pouca experiência sobre o personagem e vilões, a leitura foi agradável.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
ah ju eu adoro ilustrações, sinto falta também ainda mais quando a gente tá lendo algo relacionado a heróis <3 mas essa foto que aparece as páginas pretas me animou muito! adoro páginas pretas!
ResponderExcluirpoxa a história do livro é bem interessante, gostei muito. acho que vou adquirir ele.
Seguindo o Coelho Branco
Oi Ju... eu adorei a resenha... o livro parece ser bem legal de ler... eu também só conheço o homem aranha pelos desenhos e filmes na tv... já li um HQ do meu irmão e percebi um pouco de diferença porque no HQ temos os desenhos em ação de forma literal, já no livro nem tanto, mas mesmo assim fiquei bem curiosa para curtir a leitura... sei que iria adorar... Xero!!
ResponderExcluirOi Juju, tudo bem?
ResponderExcluirQuando eu era pequena, eu sempre via o desenho do homem aranha. De todos os super heróis, esse sempre foi o que mais gostei, até mais do que o super homem. E nunca perdi nenhum filme dele, até hoje. Eu simplesmente adoro, justamente por causa das lições de vida que ele nos dá. Tudo o que é dito nos faz refletir. Até mesmo esse chefe dele, por mais que ele não goste do homem aranha, suas colocações não estão totalmente erradas. Esse trecho que escolheu, por exemplo, essa parte sob se encender por trás de máscaras para ficar impune, é a mais pura verdade. O autor dessa história é um gênio, podemos enxergar várias críticas em seu texto. Ele usa o chefe dele e o próprio homem aranha para dizer várias verdades sobre a nossa sociedade, sobre o homem.
Adorei sua resenha, adorei a história!!!! As ilustrações são lindas!!!! Quero muito ler o livro.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Ju, vc tirou uma dúvida que eu tinha (e que me fez não solicitar). Achei que o livro fosse repleto de imagens, mais semelhante a uma HQ, mas pelo visto é texto mesmo. Bom saber que dá pra acompanhar, porque sou como vc, só vi os filmes (e pra ser sincera nem lembro direito. rs).
ResponderExcluirAdorei esse detalhe da orelha, NS mandou bem.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oooi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirNão sabia desse livro. Homem aranha só lembra meu pai. Foi um dos filmes que assisti com ele no cinema, e por isso fiquei mega curiosa para ler.
Amo ver coisas que me lembre a ele <3
beijooos!
Vivendo em Livros
Eu também só conheço Homem Aranha pelos filmes ou pelo desenho que eu adorava ver quando era mais nova. A diagramação do livro parece ser bem legal mesmo. Sinceramente, acho que qualquer super herói combina mais com HQ que com um livro em formato texto corrido. Mas, com certeza tem que vá gostar deste outro formato =)
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Olá Ju, também não li os HQ e só assisti os filmes e alguns desenhos, mas mesmo assim eu tenho vontade de ler esse livro e conhecer um pouco mais sobre a historia do Homem Aranha <3 E a diagramação pelo que a editora libero e pela sua foto esta realmente perfeita.
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
Olá
ResponderExcluirEssa foto do livro me deixou ainda mais curioso com ele. Também gosto muito do Homem Aranha e pretendo ler assim que der. Não li as HQs de Homem Aranha, mas tenho uma amiga que leu todas e é apaixonada, quando saíram os filmes ela disse o que tinha de diferente e tudo mais então eu sei mais ou menos haha um dia lerei Homem Aranha e as HQs para entender melhor.
Abraço!
www.umomt.com
Gostei de ver desse novo selo da NS, atraí muita gente porque nem todos gostem de HQ, mas amam a Marvel! Enfim, Spider Man não é nem de longe o meu favorito heroi, até porque prefiro os vilões. kk Gostei da edição do livro, um ótimo trabalho (que nem sempre a editora faz). Ótima resenha!
ResponderExcluirxoxo
Visita lá Bookmore
Olá Ju,
ResponderExcluirnão acredito que a NS fez um livro sobre o homem-aranha sem ilustrações. Isso pode?
Mas gostei da ideia da editora focar em leitores que gostam de livros ao invés dos HQ's, que pra mim tanto faz. Mas acredito que é mais fácil entrar e imaginar sendo um livro sem muita ilustração para dar outra visão. Uma forma de colocar a caixola para trabalhar. rs
Mas sabe o que mais me chocou? Ele estar casado e sendo professor, tipo, nunca imaginei ele tendo uma vida normal e tal, mas acho que isso fara a leitura ficar mais interessante.
Sabe que você acabou em atiçando não é. Vamos ver se consigo ele para minha leituras.
Ju que diagramação linda deste livro e essa contra-capa? Amei!
Beijokas Ana Zuky
Oiii
ResponderExcluirEstou achando incrível eles transformarem histórias que são só de HQs para livros. Eu sou uma que não lê HQ, mas com certeza leria um livro sobre.
Como aconteceu agora, o nome do livro me chamou a atenção de cara, o leria sem duvidas. E que diagramação linda é essa?! Meu Deus, dá é muito gosto de olhar para o livro.
Parabéns pela resenha!
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/
Wow, muito obrigado por ter postado uma resenha sobre o livro. É realmente incrível, e eu não tinha ideia de que a história contaria o momento da vida em que Peter casou-se com M.J. Pra falar a verdade, assim que eu vi a capa juntamente com o título havia associado que a história contaria a luta contra o Electro e que a Gwen morreria no livro.
ResponderExcluirMuito obrigado!
Como fá do Aranha devo dizer que adorei o livro pelo seu bom enredo condizente com o personagem apesar de achar que o autor exagerou no ponto de glorificar o Jameson que pra mim não passa de um grande hipócrita que adora falar que o Aranha desacata a lei enquanto o próprio J.J.J ficar fazendo merdas como criar vilões como escorpião e Mosca e financiar róbos Esmaga-aranha que sempre acabam colocando vários civis em risco.Pra mim Jameson merecia pelo menos um bom tempo na prisão depois de aprontar tanto e ser tratado com desprezo por todos de NY.
ResponderExcluir