Título: Minha vida daria um filme
Autora: Simona Toma
Tradução: Roseli Dornelles dos Santos
Editora: Fundamento
Toni é uma garota de 18 anos que vive em Milão com a família (e com um gato muito louco). Ela adoraria que a vida fosse como em um roteiro de cinema: tudo no lugar certo, na hora certa e com a pessoa certa. O problema é que no mundo real o roteiro é sempre inesperado e cheio de surpresas. E Toni e suas amigas, Clementina e Matilde, vão viver dias bem agitados. Quando Toni conhece Filippo, descobre o que quer dizer a expressão "amor à primeira vista", bem do jeitinho que só acontece nos filmes. E vai ser justamente no cenário caótico de um set de cinema que Toni viverá o seu momento de diva. Filippo é assistente de direção de um filme, então só resta a Toni - com Clementina e Matilde - participar das filmagens... E, em meio a atrizes neuróticas, figurinistas paranoicos e um diretor de cinema temperamental, ela terá a chance de escrever mais algumas linhas da sua história. Mas no cinema o que parece realidade é apenas ficção. Será assim com a paixão de Toni? Venha curtir essa história de amor (e algo mais) em um ensolarado verão italiano, pois o filme só espera você e sua turma para começar: luzes, câmera, e... ação!
Toni - um apelido para Antônia - tem 18 anos e mora em Milão com a mãe, os avós, um gato e uma cachorrinha. Sim, a família por si só já permite que o enredo nos prenda, afinal, são muitos moradores para uma casa só! Cursa o ensino médio e tem duas melhores amigas: Matilde e Clementina.
Após assistir ao show de sua banda preferida, ao tentar sair de perto do palco, Toni se vê esmagada por uma multidão que vem na direção contrária, já que vai começar mais um show. Prestes a passar mal, a garota é resgatada por Filippo, e levada para o backstage. Seria ele seu príncipe encantado? Só resta a Toni acreditar que sim, principalmente depois que é escolhida para ser figurante no filme em que ele trabalha como assistente de direção. Mas nem sempre as coisas são o que parecem...
Escolhi esse livro para ler porque ele reúne elementos que me atraem: Itália, gato, filme em produção. A vida de Toni é uma bagunça, e quando encontra Filippo ela passa a acreditar que tudo se tornará perfeito imediatamente. Já teve um namorado, mas sente que esse é seu primeiro amor de verdade. Mesmo que tudo que saiba sobre o garoto de seus sonhos é que tem um bigode que ela ama, trabalha como assistente de direção e tem a mania de desaparecer sem dar explicações - mas claro, ele tem um trabalho que exige muito sua presença.
A narrativa é fluida, só demorei um pouco mais para ler porque foi uma semana mega cansativa para mim. A diagramação é simples, a letra um pouco menor do que estou acostumada, mas as páginas amarelas compensam isso. Na capa, várias coisas têm alto relevo e brilho: o título, o nome da autora, as pipocas e as flores.
As personagens, apesar de parecerem loucas (normalmente de um jeito divertido), são muito bem construídas. Matilde é a amiga que nunca mede palavras, e Clementina a amiga viciada em fotografia e culinária, que se uniu à avó de Toni para criar um blog de receitas. Os atores principais do filme estão em pé de guerra, e o mesmo acontece com o figurinista e o cenógrafo. No meio das filmagens, entra em cena também Federico, o estagiário faz-tudo que se torna muito amigo de Toni.
Em alguns momentos eu quis realmente sacudir a protagonista e dizer para ela deixar de ser idiota e cega! Não sei como conseguiu deixar de ver tantas coisas. Mas em outros momentos ela me divertia demais, tanto ela quanto as amigas são bem engraçadas, cheias de boas tiradas. O avô da Toni é um fofo, um dos meus personagens preferidos, apesar de não aparecer tanto assim na história. Até a relação entre o gato e a cachorrinha é desenvolvida durante o enredo.
Em alguns momentos eu quis realmente sacudir a protagonista e dizer para ela deixar de ser idiota e cega! Não sei como conseguiu deixar de ver tantas coisas. Mas em outros momentos ela me divertia demais, tanto ela quanto as amigas são bem engraçadas, cheias de boas tiradas. O avô da Toni é um fofo, um dos meus personagens preferidos, apesar de não aparecer tanto assim na história. Até a relação entre o gato e a cachorrinha é desenvolvida durante o enredo.
Muita coisa se resolve no final, só que nem tudo é completamente fechado. A autora termina a história mostrando a possibilidade de recomeços, mas o que vai acontecer fica meio que subentendido.
E aí, o que acharam de Minha vida daria um filme? Alguém quer conhecer a história?
E aí, o que acharam de Minha vida daria um filme? Alguém quer conhecer a história?
Essa é uma das surpresas que prometi na postagem em que falei do aniversário do blog, a editora liberou o sorteio de um exemplar para vocês! =)
Para participar, é só preencher o formulário abaixo. É necessário curtir as páginas da editora e do blog no facebook, e ter endereço de entrega no Brasil.
Boa sorte!
a Rafflecopter giveaway
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirGostei bastante da resenha... achei legal o fato da menina considerar o assistente como o menino de seus sonhos... mas gostar de bigode??? Sério?? Cada um com seu gosto né... percebi que a menina pode me tirar boas risadas junto com suas amigas... a premissa parece divertida e descontraída... adorei... Participando viu... Xero!
Oooi Juuu!!
ResponderExcluirAdooooro essas novidades <3 <3 <3
Então, eu não li ainda, mas confesso que adorei o enredo e sua opinião, acho que teria a mesma reação querendo sacudir apersonagem hahahaha. Gosto desse tipo de história leve e divertida.
Vooou participar sim!!
E espero ganhar!
Beijnhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, agora de depois de ver esse resenha fiquei ainda curiosa em conferi essa história.
ResponderExcluirOi Juju, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEstou desconfiada de que ele não era um assistente de direção como dizia, ele era alguém famosos, risos.... E se você reclamou que ela não enxergava a verdade, é porque pode ser algo assim, não é mesmo?? Eu sei, você não vai me contar!!!!!
E essa confusão toda na gravação do filme, parece que vai render boas risadas. E essa capa é muito legal!!!!! É perfeito colocar um balde de pipocas!!!!! E ainda mais em alto relevo.
Gostei muito da história, ótima dica para ler depois de um drama.
Quem sabe não ganho no sorteio???
Participando!!!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Ju!
ResponderExcluirNão tinha prestado muita atenção na proposta desse livro, mas me diverti muito só de ler sua resenha. Da mesma forma que você, os elementos presentes no livro me encantam e a história parece ser bem dinâmica, divertida e diferente. Fiquei me perguntando o que exatamente Toni deixou passar e se tudo dará certo no filme. Será que vai ter continuação? =D
Beijos :*
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não tinha visto esse livro por ai e fiquei curiosa, parece ser bem bacana *o* De começo eu já estranhei o apelido da Antônia, é meio masculino, né? kkk Acho que eu iria adorar essa história de Toni, essa coisa dela ter encontrado seu príncipe encantado, também gostei bastante de saber que a narrativa é fluída, mas a letra ser um pouco menor é um pequeno ponto negativo :/ Enfim, gostei muito da resenha e vou torcer para ganhar o sorteio *o*
Beijos :*
Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com
Oi Ju,
ResponderExcluirFiquei apaixonada pelo livro só de ver a capa, achei ela mega linda, e eu quero na minha estante, então acho que o Filippo vai srr uma roubada na história e que ela vai se apaixonar pot seu novo amigo, espero que aconteça isso hahah. Assim que eu ligar o meu computador vou vir participar da promoção e que a sorte esteja ao meu lado hahah.
Mayla
Ju as protagonistas loucas já me ganharam , algumas risadas sei que estão garantidas, acho que nossa protagonista se encantou tanto por tudo que não viu coisas que estavam a sua frente. Amei a premissa do livro . Vou correndo para ler. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Hmmmm letras pequenas =( Qualquer 1 número a menos no tamanho padrão, eu já fico com dificuldade de ler. Independente da folha ser amarela ou não. =( O livro parece ser interessante, mas fiquei com um pé atrás com relação ao tamanho da letra. Vou procurar o livro na livraria para ver direitinho.
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Eu nem conhecia o livro, mas depois que o pessoal começou a receber os pedidos da parceria desse ano eu vi vc e mais uma blogueira recebendo e já fiquei atraída pela capa. Fui ler a sinopse, gamei! Aí vim conferir sua resenha e quero ler. Tô participando do sorteio, vai que a sorte me sorri e eu nem preciso pedir... rs!
ResponderExcluirAnimais na história = ♥. E gosto quando a personagem causa diferentes reações na gente durante a leitura.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Participando do sorteio. Não conhecia o livro. Parece tão divertido. Jura o que o rapaz dos sonho da protagonista tem bigode?! E ela ama isso! só rindo mesmo. Fiquei aqui tentando imaginar o personagem.
ResponderExcluirBeijos!
Ju, não conhecia o livro mas adorei a premissa e a capa é um arraso. Parece ser um daqueles que nos divertem durante a leitura. Já estou anotando a dica.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Oi, Ju!
ResponderExcluirEu já havia lido outras resenhas desse livro, e pra ser sincero não acho que ele faça o meu gênero. Entretanto, parece ser uma boa leitura, especialmente para quando você quer ler algo mais leve! Adorei sua resenha, mas fiquei meio chateado pelo fato da autora não ter fechado tudo que ficou em aberto!
Beijoca,
Sérgio H.
www.decaranasletras.blogspot.com
Me parece ser um livro bem leve e divertido...
ResponderExcluirótimo pra ler e relaxar..
estou participando da promoção.. porém sem querer acabei colocando o perfil do skoob, no lugar de tuitar..