domingo, 7 de dezembro de 2014

[Resenha - Galera Record] Onde deixarei meu coração

Postado por Ju às 23:55
Título: Onde deixarei meu coração
Autora: Sarra Manning
Tradução: Fabiana Colasanti
Editora: Galera Record

Simples, careta e sem graça. É assim que Bea se vê. Então quando a superdescolada Ruby e seu bando de populares passam a se interessar por sua opinião, isso só pode ser uma pegadinha. Certo? Pelo menos é assim que sempre acontece nos filmes... Mas o convite para passarem as férias em Málaga parece pra valer. E com um bônus: Bea pode se afastar da mãe irritante e controladora. No entanto, depois de apenas 48 horas na Espanha, Bea se flagra mudando o itinerário. A menina decide visitar Paris para encontrar o pai que nunca conheceu. Afinal, a cidade luz pode emprestar um pouco de clareza a um período nebuloso de sua vida familiar. No caminho, ela conhece Toph, um estudante americano mochilando pela Europa. Enquanto procuram pelo pai dela nos cafés e boulevards de Paris, ela perde a cabeça em vez disso. Será que Bea é a garota de Toph ou a boa menina que sua mãe espera que ela seja? Ou será esse o verão mágico em que Bea finalmente torna-se dona do próprio nariz?

Amei tanto o primeiro livro da autora que li, Os Adoráveis, que quando vi Onde deixarei meu coração nos lançamentos da Galera ele entrou imediatamente para a lista de desejados. Mas, dessa vez, não posso dizer que minhas expectativas tenham sido atendidas.

Bea é a filha perfeita. Esforça-se na escola, tem um bom relacionamento com a família, cuida de seus irmãozinhos gêmeos sem reclamar, nunca teve um conflito com seu padrasto. A garota nem parece uma adolescente, não se rebela nem mesmo para ter o direito de ao menos sair uma vez por semana à noite com suas amigas. Mas tudo começa a mudar quando ela misteriosamente se torna alguém que interessa à garota mais popular da escola. 

Começa a sair com essa garota e com as outras que sempre estão ao seu lado, e depois de alguns meses recebe um convite para passar as férias com suas novas amigas na Espanha. É sua primeira oportunidade de viajar sem a família, e ela se anima bastante com a nova experiência, até que chegam ao destino e tudo muda. Ela de repente se torna alguém indesejável, e após uma briga gigantesca decide que precisa sair daquele lugar. Resolve pegar um trem para Paris, para ir em busca do pai que nunca conheceu. E é quando ela dorme no trem que o destino lhe prepara planos diferentes.

Bea é uma garota tão perfeita no início que chega a ser irreal. Mas, com o tempo, se permite tentar descobrir quem ela é de verdade, do que gosta, o que deseja, sem se preocupar com o que as pessoas ao seu redor pensarão de suas decisões e atitudes. Quando chega a esse ponto, torna-se uma personagem bem mais interessante. A garota amadurece muito no decorrer da história.

Existem várias personagens secundárias com papéis significativos na trama, gosto muito quando isso acontece, acho que a história fica bem mais rica. Mas não sabemos nada profundo sobre elas, são apenas suavemente delineadas, só o suficiente para que cumpram seus papéis.

Acompanhamos um romance bem fofo, que até me convenceu, mas que não me deixou louca torcendo pelo casal. Também não o achei muito aprofundado, aliás, nada no livro conseguiu realmente me comover. Nem mesmo os dramas familiares que a protagonista acaba enfrentando.

Não sei absolutamente nada de francês, então alguns trechos na língua me incomodaram um pouco. Mas é bem pouca coisa, normalmente uma pequena frase que dá até para imaginar o que quer dizer dentro do contexto - mas sou meio chata com isso, gosto de ter certeza.

Foi uma boa leitura, mas não uma leitura excelente, daquelas que a gente guarda para sempre. Gostei de passar o domingo na companhia da Bea, de seus amigos e de sua família, mas aconselho que leiam sem grandes expectativas.

13 comentários:

  1. OOOi Ju,

    Eu me apaixonei pela capa! Queria muito ler o livro. Assim como você gosto de personagens secundários que cumprem seus papeis mas que se aparecem mais.
    Uma pena que o livro não é tão tocante assim :(
    Também não curto quando há frases de linguas que eu não conheço no meio do livro...
    Mesmo assim, gostaria de ler :)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!
    Tudo bem?
    Excelente resenha!
    Que bom que você deixou claro que o livro não empolga.
    Fiquei curiosa para ler por causa do enredo...eu era muito parecida com a Bae na adolescência e por coincidência, minha família tem casa em Malaga hehhee
    Obrigada pela dica! Vou ler e depois direi minha opinião.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju

    Não me interesso por esse livro, não faz meu estilo e nem me chama a atenção. Também gosto quando os personagens secundários enriquecem ainda mais a história com suas tramas, uma pena que eles não sejam tão aprofundados por aqui. Uma pena também ler com essa expectativa e ela não ser suprida. No mais, fico feliz que no fim das contas tenha gostado de passar o dia com esses personagens.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Que pena que o livro não atingiu suas expectativas. Confesso que fiquei com um pé atrás quando soube desse lançamento, e estou conferindo algumas resenhas para ter certeza de que a compra valerá a pena. Bea parece ser bem irritante por conta de ser tão certinha, acho que isso me incomodaria um pouco. Achei um pouco estranho ela não lutar pra sair uma vez por semana e, de uma hora pra outra, viajar para outro país. E o que será que aconteceu para ela se tornar tão indesejável?! T_T Juro que esperava uma trama mais elaborada, mas fico feliz em saber que os demais personagens foram essenciais para o desenrolar da história, e mesmo sendo um pouco ~pobre~ o romance foi um pouco significativo. Acho que precisarei ler para tirar conclusões.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que a princípio não me chamou atenção e depois da resenha confirmei que esse livro não me atraiu mesmo. :(
    Bom você alertar para mergulhar sem grandes expectativas.
    Bjús
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  6. O título 'Onde deixarei meu coração' é chamativo e nos faz pensar em muitas coisa, talvez até mais que a própria narrativa do livro, suas estórias, fatos e colaterais, pelo visto.
    De qualquer forma, alguns personagens chamaram à atenção e fizeram pensar, questionar...
    Vlw
    bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    A Capa realmente está linda né, mas não é tipo de leitura que eu curto. Quando não é o que você esperava confesso que eu também não me animo muito pra ler, afinal opiniões são importantes né.
    Beijos
    Luh
    http://www.blogsemprebelas.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,
    Esse livro chegou aqui essa semana e já está na fila aguardando para leitura.
    Gosto de romances fofos e água com açúcar e o fato dela ir a Paris, já me empolga.
    Que pena que ele não correspondeu às suas expectativas, com certeza pegarei sem esperar muita coisa.
    Adoro personagens secundários interessantes, dão vida à trama!
    Beijos
    Chrys Audi
    www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Seu texto está muito bem escrito, achei ótima a resenha. Que pena que não era tudo o que esperava. É chato quando isso acontece. Quando você começou a falar, na verdade não achei ela perfeita, pelo contrário, achei que havia algo errado que explicasse essa passividade. A autora poderia ter desenvolvido o perfil dela indo por esse caminho, ficaria mais fácil de aceitar e de se envolver com o personagem.
    No saldo final, acho que é uma leitura leve, então, em uma tarde calma eu leria.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju
    Não conhecia a autora e nem imaginei que ela já havia escrito outro livro. O enredo deste volume não me interessa tanto. É uma leitura que eu poderia fazer, mas não é uma das leituras que me deixam tão curioso. Achei interessante a construção da Bea, seus novos amigos, a viagem, o romance e os dramas familiares, mas é uma pena que esses fatos não tenham te comovido. Bom, eu já não tinha tanta vontade de ler e com sua resenha, acabei não tendo sido despertado!
    Só tenho que dizer que esta capa é linda!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju, ainda não li nada desta autora e esse livro não me pareceu interessante, além de no começo a protagonista parecer irreal pela sua resenha a mudança dela a fez mais humana, mas mesmo assim não te comoveu nem com os dramas familiares que são sempre os que mais mexem com a gente. Enfim acho que não lerei este livro, mas quem sabe o outro da autora que você gostou bastante.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Pra que fui ler sua resenha, agora quero ler o livro, super curiosa. Preciso voltar as minhas leituras que dei uma parada tem um tempo pra dar continuidade ao meu PROJETO 1 LIVRO POR MÊS, se quiser participar, passa lá no blog! bjuuu

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju,
    sei bem como é ser pega assim e não ficar contente com o que esperava da leitura.
    A historia da forma que você relatou parece mesmo meio surreal, pois ninguém é tão quieto e santo para aguentar e não reclamar de algo.
    Porem, ela se pega diferente quando a popular a enxerga, e ai começa a fazer as coisas diferentes, este é outro ponto que não me convenceu e achei um tanto exagerado. Tipo ela parece "Maria vai com as outras".
    Fico feliz da leitura ter sido algo agradável mesmo assim, porem não me convenceu a querer ler no momento. Quem sabe mais tarde.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo