Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do primeiro livro da trilogia.
Título: A Cilada
Livro #2 da trilogia Cidade das Sombras
Autor: Daniel Polansky
Tradução: Mariana Mesquita
A Cilada, segundo livro da série, é um livro ágil, absorvente, narrado na primeira pessoa, na tradição dos detetives clássicos como Sam Spade, de Dashiel Hammett, ou Philip Marlowe, de Raymond Chandler, com pitadas do policial do futuro, Dick Deckard, de “Blade Runner — Caçador de Androides”. O Guardião terá que resolver o mistério de uma garota desaparecida na Cidade Baixa, a pedido de seu pai, o general de uma guerra em que ele também esteve como soldado. Um romance que você não conseguirá largar, disposto a solucionar um mistério que vai ficando mais denso a cada nova página.
A Cilada conta uma história completamente diferente da do primeiro livro. Pode ser lido isoladamente sem problemas, mas quem fizer essa opção vai perder bastante sobre a história das personagens. E o final do primeiro livro é mencionado nesse, mas de um jeito que só quem leu percebe.
O Guardião (um traficante que é bastante temido e respeitado na Cidade Baixa, uma região bem pobre e perigosa da cidade) é chamado à casa de um general que foi seu superior durante a Guerra. Acaba concordando em procurar pela filha dele, que fugiu de casa para descobrir os culpados pela morte do irmão, que aconteceu há mais de dez anos e nunca foi investigada decentemente. Isso causa uma grande bagunça na, digamos, "estrutura política" do lugar.
Gostei mais desse livro que do primeiro. A história me convenceu mais, foi tudo melhor explicado. A Cilada é um ótimo título, na verdade tanta coisa acontece que fica difícil entender quem está armando uma cilada para quem, e o autor conseguiu me enganar durante quase todo o livro. Só quando tudo ficou esclarecido para o protagonista eu também consegui entender a história completa.
A verdade é a que o homem que segura o chicote diz que é, e justiça é o que o forte faz com o fraco.
A narrativa é mais ágil, mas densa, não é um livro para ser lido muito rapidamente. Fatos do passado são intercalados com fatos do presente, para que possamos entender melhor os acontecimentos. Mas confesso que os fatos narrados sobre o melhor amigo do Guardião me deixaram bem confusa, não entendi as atitudes dele nesse volume, principalmente depois de saber o que realmente aconteceu com ele há muito tempo atrás.
A magia está mais ausente nesse livro que no anterior, mas acho que ela ganhará destaque no último livro da trilogia, ou algumas coisas que foram ditas e que começaram a ser mostradas não fariam o menor sentido.
Confesso que esse realmente não é meu tipo preferido de livro, é completamente pessimista. Fica cada vez mais difícil ter fé no mundo e nas pessoas ao fazer essa leitura, porque todo mundo engana todo mundo. Só tem uma personagem de quem realmente sou fã, uma personagem secundária que sempre é importante para fazer o Guardião repensar suas atitudes e não se esquecer de suas responsabilidades, pelo menos das que não estão ligadas ao crime.
Um homem deve saber quem é, mesmo que não sinta orgulho disso.
Apesar dos dois primeiros volumes não terem realmente me conquistado, vou ler o terceiro e último quando for lançado. Agora que já cheguei até aqui, quero conferir o desfecho que o autor preparou para as personagens.
Olá
ResponderExcluirEu lembro de ter comentado na resenha de O Guardião que eu tinha vários motivos para não querer ler e alguns outros para querer fazer a leitura. Pois bem, fiquei mais animado ao saber que este é melhor que o primeiro e mesmo trazendo uma trama bem sórdida aparentemente pelo que comentou, acredito que gostaria de aprecia-la, pois gosto desses temas recorrentes. Mas ainda não sei se darei a chance devida à trilogia.
Abraço!
www.umomt.com
Só pela sinopse já me interessei e depois da resenha vi acredito gostarei do livro, apesar desse me parecer o mais morno dos três, e possivelmente da trilogia.
ResponderExcluirBjú
http://quadrofeminino.com/
Gostei bastante da resenha.
ResponderExcluirO livro parece bem envolvente, não tanto quanto os outros, mas parece prender o leitor.
www.satisfashionbrazil.com
Bjs
Oi Ju,
ResponderExcluirBom para ler esse tenho que ler o primeiro, quando tem uma série não consigo pular rs.
Mas confesso que não me empolguei muito com esse não :(
Luh
www.blogsemprebelas.com
Oi Ju, não curto este tipo de leitura e acredito que assim como você também só iria curtir a personagem que faz o guardião repensar as atitudes. A trama do livro até parece interessante, mas essa leitura eu passo, espero que você possa ficar satisfeita com o desfecho da história.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Oi Ju, tudo bem? Gostei da sinopse e gosto desse tipo de leitura, apesar de as vezes não me dar muito bem. Mas gostei do que você disse que você se sente tão envolvido no mistério que só consegue entender realmente o que aconteceu quando o protagonista também descobre.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oi Ju... não me lembro de ter ouvido falar desse livro ou dessa trilogia rs. Entendi os pontos que você levantou sobre a história e confesso que não entendi muito bem somente a parte de que parece que as pessoas não confiam uma nas utras e fazer qualquer tipo de coisa para se dar bem sem se importar se está passando por cima de alguém... estou errada? Enfim... não sei se leria o livro, mas não descarto também rs. Xero!
ResponderExcluirOlá Ju!
ResponderExcluirQue bom que você gostou desse livro. Seria muito ruim se o segundo continuasse chato, pois desmotivado a gente continuar lendo. Parece ser uma história bem interessante. Adorei a dica.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Adoro livros de investigação, já vai pra minha wishlist!
ResponderExcluirO livro parece muito interessante, apesar de não ser meu tipo de leitura sua resenha me despertou a vontade de ler
ResponderExcluirbjcas
www.estou-crescendo.com
Olá Ju, a ideia da trilogia e deste livros parece ser bem legal, mas acabei não ficando muito interessada nele, mas quem sabe depois da resenha do ultimo livro *-* vou ficar esperando ela.
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
Juuuuuuuu <3
ResponderExcluirAdoro as suas resenhas, indico o blog para todo mundo, porque aqui é muito amor <3 Sua linda <3
Acho que comentei na primeira resenha que não tinha ficado muito empolgada, mas fico feliz que esse tenha sido melhor. Posso olhar para a série de outro jeito agora. Mas fiquei feliz também de que eu posso começar pelo segundo livro que não interfere a compreensão HAHAHAHAH. Mas mesmo assim, irei esperar pela última resenha! Parabéns sua linda, muito sucesso!!!
Beijos, Rob
http://estantedarob.blogspot.com.br/
Oi Ju!!!!!
ResponderExcluirA trama do livro me interessou, gosto de leituras assim. Bom saber que não é necessário ler o primeiro, mas se um dia tiver oportunidade quero ler os três.
Espero que tu goste do último!
Vi pelas nossas trocas de comentários que temos gostos bem diferentes ^^ mas isso é bom! Parabéns pela resenha, muito boa e esclarecedora!
Um beijãoo
Lara - Magia Literária ^^
Oi, Ju
ResponderExcluirEu gosto desse gênero e desde que li as resenhas do primeiro volume que fiquei com vontade de conferir por conta própria. Acho legal que o segundo volume tenha te convencido mais, apesar de que ainda assim não foram leituras tão incríveis para você! Gosto desse mistério que circunda o guardião e como o passado é retratado no livro. Além disso, é bem reconfortante saber que os livros podem ser lidos individualmente rs
Abraços
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/
Oiiiii
ResponderExcluirConfesso que fiquei com muita vontade de ler, mas apesar do que você disse que pode ser lido separados, eu com certeza teria que ler o primeiro livro. Achei a capa incrível, espero ler em breve.
Parabéns pela resenha!
Beijos
http://sacudindoaspalavras.com.br/